Cápsula portuguesa com IA promete revolucionar endoscopia
Uma tecnologia inovadora nacional que combina uma cápsula endoscópica com inteligência artificial (IA) está prestes a transformar o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo em Portugal e no resto da Europa.
Capsula tem integrada uma microcâmara. IA processa rapidamente imagens
A cápsula é um dispositivo ingestível do tamanho de um comprimido, equipado com uma microcâmara que percorre naturalmente o trato gastrointestinal enquanto regista imagens internas, da mesma forma que as cápsulas endoscópicas já usadas clinicamente há anos.
A grande diferença? Inteligência Artificial integrada que processa as imagens captadas em questão de minutos. Isto significa que um enorme volume de imagens, que normalmente teria de ser analisado manualmente por um médico, pode agora ser rapidamente analisado com apoio de algoritmos de IA.
Esta iniciativa insere-se no projeto “Artificial Intelligence in Digestive Healthcare”, que já tem atraído atenção e distinções no meio médico internacional.
Segundo o JN, esta tecnologia deve ser certificada em breve na União Europeia, o que abre portas à sua utilização mais ampla em hospitais e clínicas europeias, não só em Portugal.
Esta certificação pode acelerar a adoção clínica e ajudar a diagnosticar doenças do aparelho digestivo de forma menos invasiva e mais eficiente, com impacto direto na vida dos utentes.






















Não percebi se faz apenas endoscopia ou também colonoscopia, uma vez que a cápsula sai naturalmente no fim da viagem.
Não aproveita a viagem turística para tirar fotos até ao último dia? 🙂
Para já só endoscopias e só algumas não todas.
Faz ao estômago e intestino, no entanto não substitui a endoscopia e colonoscopia tradicional, porque nunca endoscopia gástrica é possível colher amostras para biópsia e também inflar o estômago com ar para permitir uma melhor imagem. No caso da colonoscopia, com a cápsula não permite extirpar pólipos. É uma tecnologia muito pouco usada, pois é muito limitado.
Estou a perceber. É como se fosse uma actuação de primeira linha.
E se estiver o canal obstruído um tumor?
Mas no teu caso, ao encontrar uma barreira/tumor, a tecnologia detecta e faz o relatório.
Antes de mais Bom Ano a todos! Quanto ao artigo é triste ver aqui um artigo tão pobre sobre o dispositivo que não diz quem é o fabricante Português nem onde e quando estará em ação generalizada!
Fabricante: CHUSJ, FMUP e FEUP
Onde e quando só para bruxos uma vez que não há sequer certificação de uso.
Em vez de fazeres um post desnecessário e passares por ignóbil era só teres perdido 10s numa pesquisa e teres pensado sobre o que já tinhas lido