PplWare Mobile

Diretor do Instagram sobre a IA: será mais prático autenticar o real do que detetar o falso

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Carlos Bonaparte says:

    Portanto preparem-se: daqui a nada aparece uma forma paga de certificar os nossos conteúdos. Por isso é que ele não está preocupado. Não é com marcas d’água que se vai lá. É com outras tags que não podem ser removidas, e que o sistema deve detetar na altura do envio, se aquela imagem é, ou não, feita por IA. E quem diz imagem diz por exemplo, música. A questão não é ficar mais fácil detetar o que é falso. A questão é: é mais rentável certificar o que é real. Sendo que o que é real é relativo porque a própria plataforma está cheia de filtros que torna o real irreal, gerado por inteligência artificial, ainda que tal não seja assumido. A malta esquece-se que aqueles videojogos de 4bits da Atari já tinham inteligência artificial. Ou seja, isto não é uma novidade. Novidade é a sua liberaçãol para uso civil, porque alguém calculou mal o passo, e heis-nos aqui. Mas é muito fácil. Basta que sistemas de geração de conteúdos, como ChatGPT, Gemini e afins, apliquem a inclusão de marcas não removíveis, e não me refiro às marcas d’água, mas metadados que as plataformas conseguem ler e fazer uma distinção do que é real e artificial. Até porque as plataformas em causa vão ter de tomar esta medida. Porquê? Simples; porque o real será uma minoria. pOrtanto, para que a plataforma consiga armazenar uma quantidade tão grande de dados, ela vai ter que, ou limitar, ou impedir salvo pagamento, a colocação de material gerado por IA.

  2. Simão says:

    Voltem a meter o Instagram como era há anos atrás.
    Só se podia fazer upload de Fotografia, e uma breve descrição ou apenas escrever breves palavras.

  3. says:

    Portanto resume-se a “nós não conseguimos porque verdade seja dita, somos incompetentes, então os fabricantes de telemóveis que metam algo nos vídeos criados para a certificação”.
    Pura tristeza. Como se isso não fosse facilmente manipulado também. Tantos biliões investidos e continua a ser uma empresa fracassada. Olha, metam paywalls na geração de conteúdo dos vossos serviços, sempre trava alguma coisa. Aí não, parar é que não.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.