Segurança Social: Ativação da Autenticação de Dois Fatores (2FA) no Portal
Com o objetivo de reforçar a segurança e a proteção dos dados pessoais dos seus utilizadores, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e Palavra-Chave passará a ser efetuado através da Autenticação de Dois Fatores (2FA).
A ativação da 2FA será obrigatória para os acessos não efetuados através de Chave Móvel Digital - um método certificado pelo Estado português que lhe permite aceder a vários portais públicos ou privados e que, por si mesmo, já garante a segurança e proteção dos seus dados.
Esta medida alinha o Portal da Segurança Social com as melhores práticas internacionais de cibersegurança e visa garantir uma proteção robusta contra acessos não autorizados.
O que é a Autenticação de Dois Fatores (2FA)?
A 2FA é um método de segurança que exige duas formas de verificação para confirmar a identidade do utilizador antes de conceder o acesso. Em vez de depender apenas da sua Palavra-Chave (o primeiro fator), será exigido um segundo fator, que é um código temporário enviado para um dos seus contactos validados: telemóvel ou e-mail.
Ative já e valide os seus contactos
Para que a transição seja suave e para evitar a interrupção do seu acesso ao Portal quando a obrigatoriedade entrar em vigor, a Segurança Social incentiva todos os utilizadores a ativarem já a 2FA.
A ativação prévia permite que valide e confirme os seus contactos de segurança (e-mail e telemóvel) atempadamente, garantindo que estão corretos e atualizados.
O processo é simples e rápido:
- 1. Aceda ao Portal da Segurança Social e autentique-se com o seu NISS e palavra-chave
- 2. Siga as instruções que surgirão no ecrã para ativar a 2FA
- 3. Confirme os seus contactos atuais (e-mail e telemóvel). Se os seus contactos estiverem desatualizados, aproveite para corrigi-los.
Se optar por avançar sem ativar o 2FA, poderá fazê-lo da próxima vez que voltar a iniciar sessão com o seu NISS e palavra-chave no Portal da Segurança Social.
A Segurança Social reitera a importância desta medida para a segurança de todos os cidadãos e apela à colaboração de todos para que a ativação da Autenticação de Dois Fatores seja feita o mais brevemente possível.
O Pplware agradece à Dra. Joana Vallera, Diretora de Departamento de Gestão de Serviços e Relações Externas da Segurança Social pela elaboração do artigo.






















Portanto os métodos disponiveis são e-mail e sms -_-‘ bela mrda. Sim é melhor do que nada mas qual é o motivo para não permitirem também o uso de apps genéricas para a gestão de totp e isso seria o minimo…
Se já é mau… dar acesso a 800000 milhões, de empresas, que recebem, dados, dessas apps, é pior do que o simples código, que já era segurança premium.
O problema é que, o governo, não quis admitir, que houve, um problema com a app, que deu acesso a 298000 contas, permitindo que, um grupo de hackers, da região norte, mudassem os IBAN, dessas pessoas, sem precisar, de validar, a opção, recebendo 320000 euros, de subsídios, em contas Revolut e Paypal. Se o tivessem assumido, as pessoas podiam perder, a confiança, na $&/#/# das apps, que estão cheias, de crateras, acessíveis.
Estava a tentar decifrar o teu comentário porque como é costume parece que estás com os copos ou algo pior, mas desisto. Procura ajuda.
As vírgulas, o, problema, são, as, vírgulas…
Os contabilistas, vão adorar, a autenticação de 2 fatores, no portal da segurança social.
Mesmo!
Isto é tudo muito bonito, mas será que o governo pensou nos contabilistas? Como é que os contabilistas vão ter acesso ao portal das finanças ou da Segurança Social para tratar de assuntos dos seus clientes? Sempre que forem aceder ao portal das finanças ou da Segurança Social vão estar a ligar para todos os seus clientes, para que lhes facultem o código enviado para os seus telemóveis? Não acho prático
É muito mau para os contabilistas…
Como vai ser a vida dos contabilistas que na maior parte das vezes é quem acede à página da segurança social? Ainda por cima alteração obrigatória. Por mim irão passar a ser as empresas a tirar guias e fazer o que for preciso porque vai ser impraticável para cada cliente aceder, entrar na página, ficar a aguardar o enviou de um código e sabe-se lá mais o que a segurança social vai inventar. Se a página actualmente estiuma porcaria vai ficar uma bosta.
e quando a autenticação de 2 fatores começa a falhar? vão meter um terceiro fator?
é que já estou a tentar aceder vai fazer 3 dias e o código nunca chega..