PplWare Mobile

PJ lança alerta nacional de burla devido a esquema

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Luis says:

    Como é que, através de uma chamada telefónica, premindo uma tecla ganham acesso ao telemóvel? Alguém que me explique como se eu fosse muito nabo?

    • saposalhxoxo says:

      O acesso ao teu smartphone só pode ser feito se instalares uma app e deres acesso remoto e mesmo assim tens de lhe dar um código e provavelmente ligares opções de desenvolvedor que essas sim podem ser ligadas com base em atalhos de chamada.

      Lá está, o assustar a vítima é o factor decisivo aqui. Façam como eu que bloqueio chamadas de nºs ocultos e de quem não está nos contactos. Simples!!! E só atendo chamadas de quem não está nos contactos quando tou á espera delas 😉

      Protejam-se. Sei que o tuga gosta de falar ao lélé, especialmente as mulheres e depois lixam-se e nunca ninguem pense que está livre disto. Um dia estão mais sensíveis e distraídos e PIMBA já foram sapados!!

    • Miguel Sousa says:

      São backdors.
      Mas a rede GSM pode aceder aos TMs mesmo sem a confirmação do utilizador.
      O meu está sempre a sofrer interferências, asiaticos a esmiuçar o trafego.

  2. Rafael Domingos says:

    “Tenta levar a vítima a seguir instruções durante a chamada, incluindo premir uma tecla específica, que serve de armadilha.”
    “O objetivo final é obter controlo sobre o dispositivo ou extrair informações sensíveis.”
    Não entendi como é que a vitima ao premir uma tecla, o atacante obtém o controlo do dispositivo…

  3. Xtremis says:

    É por essas e por outras que praticamente não atendo chamadas telefónicas de números que não estão nos meus contactos.

  4. Sail says:

    Não percebi e nem sequer entendo esta burla 🙁

  5. Miguel says:

    Luis e Rafael, da mesma forma que quando vocês fazem uma chamada e têm um serviço de atendimento automático do outro lado e seguem as suas instruções para vocês chegarem onde querem.

    É isto que significa, apenas é mais sofisticado e intrusivo, os burlões fingem ser úteis como sempre e burlam com a sua simpatia e usam sentido e urgência e/ou medo para conseguir o que querem.

    Mais uma vez, posso não ter o direito de dizer isto (pois mais tarde ou mais cedo também posso ser vítima das circunstâncias) mas vou dizer na mesma: desconfiem sempre de números que não conhecem, especialmente se estes vierem de autoridades (sejam elas de qualquer tipo). Pois a PJ nunca iria usar uma chamada telefónica (ou até um email) para seja o que for.

  6. Miguel says:

    (continuação)
    nas chamadas automáticas, cada tecla premida tem pré-programadas um set de instruções para encaminhar a chamada, esse set de instruções pode ser qualquer coisa, desde aceder a net e fazer levantamentos de $$$$$ não autorizados ou até outras coisas mais ou menos macabras (dependendo da info que conseguem obter)

  7. andre l says:

    Isso está muito mal contado. Não existe isso de premir uma tecla mágica que dá para o burlão te burlar. Há algo aqui muito mal explicado. Será eventualmente o burlão a tentar que a vitima lhe dê acesso VPN ou será o IVR do burlão que pede para carregar na tecla “X” para ser tranferido para o apoio (vulgo burlão para a clássica engenharia social).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.