Utilizadores revoltados com Microsoft: “alguém quer a integração de IA no Windows 11?”
A IA é cada vez mais o centro do Windows 11 e os utilizadores vão ter de se habituar à sua presença. Esta é uma ideia transmitida há algum tempo pela Microsoft, mas que agora foi refutada. Os próprios utilizadores questionam se alguém quer a integração de IA no Windows 11.
Alguém quer a integração de IA no Windows 11?
Após discutir a evolução do Windows 11 rumo a um sistema operativo com agentes e inteligência artificial, o responsável da divisão Windows da Microsoft recebeu uma chuva de reações negativas por parte dos utilizadores.
Pavan Davuluri, chefe da divisão Windows da Microsoft, aprendeu uma lição importante. No Twitter, publicou uma mensagem inocente sugerindo que todos assistissem à próxima conferência Ignite, o evento anual onde a Microsoft apresenta as suas últimas inovações. Esta mensagem aparentemente inocente provocou uma onda de reações negativas quase unânimes.
Há meses que a Microsoft tem intensificado os seus esforços para integrar novas funcionalidades relacionadas com a IA no Windows 11. Esta mudança não está claramente a agradar aos utilizadores, que criticaram duramente Pavan Davuluri quando este mencionou a evolução do Windows para um sistema operativo baseado em agentes.
Windows is evolving into an agentic OS, connecting devices, cloud, and AI to unlock intelligent productivity and secure work anywhere. Join us at #MSIgnite to see how frontier firms are transforming with Windows and what’s next for the platform. We can’t wait to show you!…
— Pavan Davuluri (@pavandavuluri) November 10, 2025
Uma publicação que rebentou nas mãos da Microsoft
A mensagem do responsável do Windows, visualizada mais de 200 mil vezes, recebeu mais de 400 respostas unânimes dos utilizadores sobre a questão da IA no Windows 11. Uma coisa parece certa: ninguém quer isto. Entre as dezenas de respostas publicadas na plataforma, nenhuma elogia a IA da Microsoft; muito pelo contrário.
De todas as respostas recebidas pelo responsável do Windows, nenhuma parece abordar a integração excessiva da IA no sistema operativo. Diga-se que a ambição da Microsoft nesta área parece bastante substancial. Há algumas semanas, a empresa de Redmond anunciou a sua intenção de transformar todos os PCs com Windows 11 em PCs com IA.
Mas, dada a indignação provocada pela mensagem do responsável do Windows, talvez seja altura de a Microsoft reconsiderar o futuro que imaginou para o Windows. Há alguns meses, a empresa já tinha gerado fortes reações ao apresentar a funcionalidade Recall.
Será necessário repensar esta integração
Esta funcionalidade com inteligência artificial, considerada um pesadelo para a privacidade, tem como objetivo registar todas as suas ações no computador. Os utilizadores e alguns especialistas, preocupados com a confidencialidade dos seus dados, manifestaram as suas preocupações.
A Microsoft suavizou, então, um pouco a sua posição, adicionando novas medidas de segurança, mas, mais importante, permitindo aos utilizadores escolher se querem ou não ativar esta funcionalidade nos seus computadores.
Para satisfazer o maior número de utilizadores, a Microsoft faria melhor em oferecer as suas capacidades de IA no Windows 11 apenas para aqueles que as desejam. Ao dar aos utilizadores a opção de os ativar ou desativar, todos beneficiariam, incluindo aqueles que sonham com um Windows 11 estável, leve e livre de recursos desnecessários.





















+1
LLMs num SO, não obrigado.
Quando o utilizador é pouco inteligente, justifica-se !
O pior é mesmo obrigar.
É que as funções IA usam 5000% mais memória, mais escrita e, quase 900 milhões, de conexões online, por segundo. Para quem trabalhe (ou jogue), essa utilização, vai reduzir, brutalmente, o desempenho, a não ser que tenham 512gb de RAM e 8 Terabytes (com SSD de 5Gb, em cache). Talvez, no Windows 14 (em 2040) isso já seja normal. Até lá, pouca gente vai pagar 900000 euros, por um computador desses.
Quando o opcional vira obrigatório, ninguém gosta.
A Microsoft devia-se preocupar mais com o desempenho, a segurança e os bugs das suas aplicações e deixar para segundo plano a IA e a sua obsessão por andar sempre a mudar as coisas de sitio e a imagem dos seus produtos. A IA deveria ser sempre opcional.
A Microsoft e outras grandes empresas continuam nesta ilusão que o povo gosta de ter IA sempre disponível (o que eles querem na verdade é colectar dados). As pequenas minorias que querem isso, são certas pessoas que não posso dizer aqui se não o comentário é removido.
Não conheço ninguém com Mac que tenha o Apple inteligence desligado, igual com iPhone.
Acho que hoje em dia que não sabe fazer uso de AI em seu benefício é que é menos inteligente.
Não conheço literalmente ninguém que trabalhe em tech que não use AI para ajudar em algumas funções do dia a dia, coisas tão básicas quanto atas de reunião onde é preciso identificar toda a gente, resumir os tópicos e definir action plans, algo que demorava a alguém a reunião toda para tirar notas e no final umas horas para trabalhar essa informação e formaliza-lá em ações com responsabilidades e timelines, hoje em dia é feito em segundos..
Um exemplo simples num mar de exemplos que só quem não trabalha não sabe o nível de eficiência que pode ser atingido.
Isso tudo que referiu a título de uso pessoal faz sentido?
Só para que fique a conhecer, eu uso iPhone a título pessoal, e a primeira coisa que fiz foi desativar siri e IA. Para o meu uso não tem a menor utilidade.
Não podemos ter a arrogância de pensar que o que mara mim é correto ou sensato, o é para o outro.
Se usa as funcionalidades de IA, parecendo-me a mim, que as que referiu fazem parte de um pacote pago e não das que o Windows ativa por defeito, ótimo para si.
Devemos respeitar quem tem ideias diferentes das nossas, o que não quer dizer que seja mais ou menos inteligente.
logico, muda por completo a tua interação com os equipamentos e com os dados nele contidos.. tu é que és velho do restelo e não queres usar funções de AI porque gostas de fazer como fazes até agora, não percebendo sequer as vantagens que terias
Mesmo que isso fosse verdade, tenho esse direito ou não?
Uma coisa é comentar o artigo e tem direito a sua opinião, outra bem diferente é comentar um comentário só porque não concorda com ele.
Só porque se acha a última bolacha do pacote e mais conhecedor da IA do que os outros, entende que está certo e os outros errados?
Utilize lá a IA para ver o significado da palavra “Narcisista”
tens o teu direito enquanto os fabricantes te quiserem dar esse direito..
NÃO.
E se vier que seja por escolha para eu descartar como o meu papel higienico que só uso quando preciso dele.
Eu instalei recentemente um Win 11 25H2 com conta local sem qualquer pegada de IA. Se quiser o Copilot ou o Chat GPT terei que instalar atravez da MS Store ou usar via browser. Assim é que deve ser…
Fiz o mesmo e sem qualquer dificuldade. Basta não instalar com o cabo de rede ou internet e voilá.
Ja é a segundo comentario que envio agora e nao dá certo, ta com problema esse site, vou para de enviar. O problema é ate quando isso estao deixando essa brecha? Hoja dá certo, e amanha? Cabuloso
Pois, o teu problema e de todos os que comentaram neste post é que para vocês AI são chatbots.
Precisam de se educar.
A questão não é os chatbots. O maior problema da IA é a privacidade, que não é nenhuma. Quando os ficheiros que temos nos PC’s começarem a não serem vasculhados, vamos ver quais vão ser as opiniões, acerca da utilização da IA, nos SO’s.
Para muitas pessoas a privacidade acabou quando puseram ficheiros na nuvem, começaram a usar emais hospedados na internet, telemóveis com a localização ativada, redes sociais, e por aí fora.
As empresas já sabiam tudo antes da inteligência artificial, que só veio acrescentar uns detalhes insignificantes.
Há uns anos atrás houve um escândalo nos EUA, a Boston Analitis, se bem me lembro do nome, em que eles fizeram tudo e mais alguma coisa que quiseram, e na altura a inteligência artificial que temos efetiivamente hoje era só uma teoria da conspiração de pessoas que usavam chapeus de alumínio.
Primeiro, a inteligência artificial já existe há muito antes de começar a ser badalada. Mas sim, concordo… Por isso é que se puder escolher também não coloco os meus ficheiros na nuvem, não ativo a minha localização quando claramente não preciso dela ativa e muito menos exponho os detalhes pessoais mais sensíveis nas redes sociais. Aliás as únicas redes sociais que utilizo são o WhatsApp e o YouTube e estou vivo malta. Há vezes que menos é mais e, embora isso seja um clichê, isso não deixa de ser verdade.
Winutil trata disso https://github.com/ChrisTitusTech/winutil
Tudo errado. Nada haver isso de ficar obrigando o sujeito a se adaptar. Nada haver esse pensamento monolítico apostar todas as fichas “tudo numa coisa só”. Ja ta na hora de microsoft dividir o windows em 2 sistemas e atender os dois públicos, mesmo que seja pouco o público que quer a integracao da IA no OS pelo ao menos está dando opcoes de liberdade. Pelo ao menos está respeitando a decisao de muitos usuarios, mesmo que seja pouco isso melhora a reputacao da firma em relacao ao respeito. Pelo ao menos não está sendo ditador e opressor como está sendo a Microsoft nesse momento em querer unir joio e trigo tudo numa coisa só. Só falta falar que é “impossivel” de fazer isso devido aos custos envolvidos, duvido muito que seja complexo fazer isso na prática, conta outra que essa eu nao caio mais. Até parece que a microsoft nao tem capacidade de fazer 2 sistemas (1 online outro off-line para atender ao público mais reservado e privado) pois alarmantemente eles já estão indicando e avisando que vão oprimir a decisao de outras pessoas, que vão colocar mandatório para criar conta online na microsoft se for instalar e usar o sistema operacional deles. Pouca vergonha isso, falta de respeito com o proximo
Recebeu a mensagem ai VITOR M? Nao entendo porque as vezes eu nao recebo a confirmacao de foi entregue “Aguardando aprovacao do administrador”. Porque as vezes isso nao aparece heim? Acho que uns 15-20% das mensagens nao dão confirmacao de entrega.
Mensagem? Que tipo de mensagem?
IA é um lixo e usa muitos recursos do PC.
Tentei denovo e nao deu. Vou tentar escrever de novo. Pensa bem, nao deixo ninguem mexer no meu computador e nem futucar meu computador quem dirá uma IA. E porque eu deixaria uma IA ficar vigiando tudo que eu faco no pc? Ta louco. Obvio que isso é invasao de privacidade. Eu acho absurdo a Microsoft implementar isso mandatoriarmente. A microsoft está sendo agressiva, invasora, ditadora, opressora e mandatoria nesse momento querendo forçar a mudanca de todos, forcar o Recall, forcar a implantacao e uso da IA no windows, sendo que antes previarmente o povo nem queriam e estavam rejeitando a mudanca. Microsoft só quer roubar seus dados. Por respeito aos antigos usuarios e clientes da microsoft deve criar outro sistema operacional windows mais privado igual sempre foi. Eu acho que já está na hora da microsoft dividir o sistema operacional (Windows) em 2 projetos. Um online e outro privado/offline. O projeto online é com a IA agentica embutida e obrigando a de ter conta e autenticacao e login online da microsoft para usar o windows OS. O outro é o projeto privado do windows offline, é sem a IA embutida e sem a obrigacao de autenticacao e de ter conta online na microsoft para instalar e usar o OS. Não venha com desculpas que ira aumentar o custo do orcamento anual deles mantendo 2 projetos simultaneos sendo 1 mais privado e 1 agentico online. Acho que irá melhorará a reputacao da empresa frente ao publico libertário que visavam a privacidade acima de tudo. Se continuar assim, vai acabar espantando e dividido a base de clientes deles e muita gente e vai acabar migrando para outro sistema operacional mais privado, seguro e mais leve que é o linux, sem IA intervindo e vigiando tudo que voce faz, como sempre foi ate hoje e antigamente, livre de intervencoes tanto no widows como no linux. Se tivesse uma IA me vigiando eu nao conseguiria nem digitar um texto desses, nem ter opiniao, ta doido maluco. Ta doido, maluco, opressivo pra carai, nem deveria embutir isso. Em tempos normal isso nem aconteceria. Mandatório puro
Não é obrigatório, tu podes desinstalar qualquer uma das duas aplicações do copilot apenas clicando com o botão direito do rato e selecionar a opção desinstalar, e como é um programa da Windows Store normal dos novos, se trabalhas numa empresa, e se não foi feito nada específico nem vais precisar de nada, nem da autorização do administrador para fazer isso.
E se quiseres usar apenas parcialmente podes configurar os programas do Copilot como quiseres.
Quanto aos dois sistemas, podes fazer isso se quiseres através das configurações, mas tens que ter a noção que não podes ter motherboard com secureboot e TPM2 ativo (podes desligar isto em alguns computadores na bios / uefi, não em todos) e tens que ter a noção que isto tem consequências (se perderes um computador portátil sem criptografia de disco que usa estas coisas basta ligar o disco a outro computador como segundo disco para conseguir fazer tudo e mais algum coisa, e não te podes esquecer que a larga maioria das pessoas até usa o gesto de palavras passe do browser ou tem a sessão memorizada.
Quanto ao copilot basta desinstalares usando o botão direito do rato, e como é um programa à moda do windows 8 nem precisas de administrador se tu trabalhares numa empresa e a tua empresa não fez nada de especial.
Quanto ao Windows, já tens isso, basta mexer em duas ou três configurações no windows e depois, quem não percebe grande coisa de computadores tem que desligar o secureboot e o TPM (antigo ou o 2) da placa mãe na bios /uefi (se não sabe trabalhar com isto se não desligar mais cedo ou mais tarde vai perder tudo).
E precisa de saber que se desligar estas coisas e perder o computador (se for um computador portatil), quem achar / roubar não precisa de saber usar computadores para ligar o disco rígido como um segundo disco rígido de outro computador e roubar todos os dados (a criptografia de disco inteiro de todos os sistemas operativos está vinculada a coisas na placa mãe).
Já tens 99% disso no Windows atual, basta responder corretamente às perguntas feitas no primeiro arranque e alterar duas ou três configurações conforme tu queres (por exemplo desligar a criptografia de disco no Windows 11 home se tu quiseres).
O 1% que falta é a ligação da conta com a Microsoft, o que até é bom, não mau, se pensares que 99% das pessoas não sabe trabalhar com o secure boot que a placa mãe tem, e que em muitas não dá para desativar.
Mas ainda ninguém reparou que é só não instalar o programa ou desinstalar o outro programa, conforme quer?
Mas ainda ninguém reparou que tem maneira de, se se quiser continuar com o copilot pode configurar exatamente como quer?