Site do Xubuntu comprometido para enviar malware a utilizadores do Windows 10
Como seria de esperar, o fim do Windows 10 está já a ser aproveitado por atores maliciosos. Desde que foi anunciado que o interesse no Linux disparou e isso foi o suficiente para um novo ataque. Do que foi revelado, o site do Xubuntu foi comprometido e os utilizadores descarregaram malware para os PCs.
Site do Xubuntu comprometido com malware
O site oficial do Xubuntu, uma popular distribuição Linux, foi alvo de ciberataques no fim de semana de 18 e 19 de outubro de 2025. Os utilizadores que tentavam descarregar o sistema operativo através do site foram infetados, sem saber, com malware para Windows. O ataque teve como alvo específico o link utilizado para descarregar o ficheiro torrent da distribuição.
Os utilizadores que normalmente deveriam ter descarregado um ficheiro .torrent, acabaram por descarregar um ficheiro ZIP falso chamado xubuntu-safe-download.zip. Este ficheiro continha um executável do Windows (.exe) e um ficheiro de texto com os “termos de serviço”. Isto representava um risco sério, especialmente para os utilizadores que não estavam familiarizados com o Linux.
Após investigação, foi determinado que o ficheiro .exe dentro do ficheiro ZIP falso era um malware. O seu principal objetivo era capturar informações confidenciais, como endereços de carteiras de criptomoedas, que os utilizadores tinham copiado para a área de transferência.
Vítimas eram utilizadores do Windows 10
Acredita-se que os atacantes possam visar utilizadores do Windows com menos conhecimentos técnicos, aproveitando o aumento do interesse nas distribuições Linux após o fim do suporte do Windows 10. Este movimento já foi detetado em outras distribuições Linux, com os números de downloads a disparar, revelando o interessa que tem sido gerado neste sistema.
A equipa do Xubuntu removeu imediatamente a página de download afetada assim que foi notificada. O líder da equipa, Sean Davies, declarou em comunicado que iria acelerar a transição da infraestrutura do WordPress para um website mais seguro. Foi ainda salientado que o ataque apenas afetou o link de torrent no site do Xubuntu e que a infraestrutura para downloads de ISO ou outras versões do Ubuntu é segura.
Estes tipos de vulnerabilidades realçam a importância de utilizar apenas fontes oficiais e fidedignas ao descarregar software. A equipa do Xubuntu recomenda que os utilizadores utilizem o servidor oficial de imagens de CD do Ubuntu para downloads até que o problema esteja totalmente resolvido.





















WordPress nunca foi seguro e infelizmente muitos sites usam-no como base.
O problema não é o WordPress, o problema é quem faz a administração desses sites, nada está actualizado, versões do PHP antigas, etc…
deviam proibir todo esse lixo do Linux sao virus todos
Chegou o doido do bairro
O Windows é seguro até ser vítima do linux.
Kkkkk essa e boa, ate um hacker de windows deve usar kali linux na vm de tao arcaico q o windows é
Kali é feito em Gibraltar, uma porta de entrada do tráfego.
LixuX? O que é isso? 🙂
Olha quem é ele, o Anti-Linux, para ele é com alho para os vampiros.
Sem Linux ainda andavas a usar o Windows 98.
Linux não tem retrocompatibilidade. Windows 98 ganha por neucaute.
Neucaute…LOL…és uma personagem.
Título: “Site do Xubuntu comprometido para enviar malware a utilizadores do Windows 10”
No corpo da notícia: “…com malware para Windows.”
Em que é que ficamos?
Claro, os utilizadores do Windows 10, desejosos de mudar para o Linux, vão ao site do Xubuntu descarregar a versão disponível. O que encontram? malware que acabam por abrir e por ficar comprometidos. Nada do outro mundo, digo eu 🙂
O título da notícia induz em erro, porque não afeta utilizadores do Windows 10, como refere a notícia, afeta utilizadores do Windows.
Que são utilizadores do Windows 10, já é uma suposição.
Não deverá ser natural que quem mudou para o Windows 11 vá mudar para o Linux…
Comprei 1 maquina com o Windows 11 … Grande erro! Vou mudar o mais rapidamente para Linux ! O Windows 11 não é seguro. Não gosto nada de ser controlado por desconhecidos. 🙁 Aliás, é por isso que essa maquina tem passado dias e dias sem ser ligada. 8( A outra que estava com o Windows 10, está agora com o Linux 😉 Eu posso ser muito lento , mas não sou burro !!! 😉
É necessário algum contexto aqui, foi rapidamente resolvido o problema, e era apenas quem usasse torrents para descarregar. são coisas que podem acontecer com grandes empresas, aliás como já aconteceu até na google store e app store, quanto mais em projectos pequenos como o Xubuntu. De qualquer forma o importante aqui é como foi lidado o problema, na minha opinião, foram bastante rápidos a dar conta do mesmo.
Só podia. Querem tanto ser aceites que cometem crimes só para tentar ter mais aderentes. Só que, ninguém normal quer saber.
Esqueceste-te do “A” antes do normal.
Que absurdo gente. QUE COVARDIA. Galera querendo se protejer e refujiar um lugar seguro (um site de linux como xubuntu) depois da perda de suporte do windows 10 e o pessoal fazendo uma emboscada nas vitimas inocentes. Isso é a mesma coisa que atacar o mais fraco e o mais novo do bando quando uma manada vai atravessar um rio… Tipica covardia na natureza
Maior engano é o linux, que 99% não usa e ainda bem.
Mas se calhar usas linux sem saberes
Muito provavelmente, num telemovel … 😉
Tal e qual, mas a Microcosft é mesmo isso.
Não conseguiam estragar o Windows 11. A Microsoft já se encarregou de o tornar uma nódoa.
Não há problema, a comunidade já resolveu esta” coincidência”. É mudar sem problemas. Aos pro-micro$oft não fiquem preocupados, eles têm muito dinheiro, não vão passar fome.