PplWare Mobile

Google torna ainda mais difícil instalar apps no Android fora do Play Store

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rui says:

    O Android tem código de 2010, é ultrapassado. Não é sobre software. Querem é controlar os desenvolvedores…

    • David Guerreiro says:

      O código do Android tem sido alterado bastante ao longo dos anos, e é bastante diferente do seu início.

        • David Guerreiro says:

          Ah claro, o Android ainda usa a Dalvik VM em 2025…

        • virtuacool says:

          O kernel, garantidamente já não é o mesmo!

          Depois, à volta do kernel tem sido feitas melhorias e evoluções tecnológicas, assim como no IOS.

          Portanto, não é o mesmo desde o início.

          Estás a propagar desinformação.

          Qualquer narrativa que utilizes para degradar o android, vale também para o IOS, que tem evoluído junto com o android, na mesma direção, e factualmente, a roubem tecnologia um ao outro.

          O IOS, tem ficado para trás nos últimos, pois a Apple não investiu na sua própria IA, e está refém da tecnologia dos outros.

    • Oh says:

      +1

      Exatamente. Quem ler este título vai ficar com a ideia errada.

  2. Luis Trabalha says:

    Android a tornar se iphone mas sem as vantagens do ecossistema apple.

  3. David Guerreiro says:

    Como se uma app presente na Play Store fosse sinónimo de segurança. O que não falta são apps com malware descobertas na Play Store. Se matam o sideloading, matam uma das vantagens do Android.

  4. Miguel+A. says:

    E Europa obrigou a Apple a fazer sideloading. Será que vai ficar calada em relação a isto?

  5. Luis says:

    Se lessem o que está escrito viam que não se trata de deixar de ser possível o sideload, mas pronto… É o que temos! Comentadeiros à La Marcelo!

    • David Guerreiro says:

      É dificultar o mesmo, e aliás o objetivo é acabar com o mesmo de fininho. A desculpa da segurança é tola, o problema da Google com o sideloading é que não controla nada, nem recebe dinheiro. A Google é uma vergonha, permite anúncios de apps inúteis e que enchem o Android de popups e avisos, e ao denunciar dizem que não há nada de errado. Pessoas idosas abrem o Youtube e aparece logo uma imagem a dizer que o leitor PDF está desatualizado e carregam. Acabam por instalar tralha, que lhes enche o smartphone de publicidade e mensagens. Nisso a Google não está preocupada.

      • Tux says:

        A google vai exigir ID a todos os devs, mesmo que as apps não sejam publicadas na playstore. O android fica mais seguro, isso acaba com os gangues de malware. Os primeiros países, em Setembro de 2026, são o Brasil, Indonésia, Singapura e Tailândia. Em 2027 será para todo o Mundo.

      • Manuel da Rocha says:

        A razão é para evitar os 90000000000 milhões, de perfis, em redes sociais, que fazem publicidade a apps, semelhantes ás verdadeiras. Os 2000 milhões, de humanos, vêem aquela app, que custa 80000 euros, numa rede social, a ser promovida a 2,99 euros, pagam e instalam. “Yeah, ganhei 79998 euros”. Até ao dia que descobrem que estão a dever 120000 euros, ao banco.

    • Mario says:

      Vão acabar com os devs, ao exigir ID e conta desenvolvedor (99$/ano). Não é com o sideload que tens de te preocupar. Pois sem devs não há apps. É com o controlo. A ditadura da google sobre o Android.

      • Luis says:

        Acaba o lixo!

        • Pedro says:

          Perdes bem mais do que algum lixo na playstore e certamente não vais acabar com a porcaria na playstore apenas reduzir, abdicar de liberdade para isso não é um bom negócio. Se nunca usate nada de fora da playstore é normal que não percebas o problema, sejam projetos teus ou de outros que por motivos legais ou práticos jamais poderiam estar na playstore ou ser aprovados pela google isso acaba, não é só “lixo”.

    • Oh says:

      +1

      Este titulo também não ajuda

    • Pedro says:

      Podes pôr paninhos e dizer que não bem é assim, mas ideia é exatamente matar o sideloading de uma forma geral, tudo o que não for autorizado pela google não entra.

  6. André says:

    É só instalar outra loja, problema resolvido.

  7. Degoogle says:

    Não vão verificar as apps logo não trás segurança nenhuma. Apenas vão ‘verificar’ os IDs dos developers. É um absurdo exigir conta paga mesmo para quem não publica na Playstore.

    É só para controlar e acabar com a concorrência. Não é para a segurança dos utilizadores nem do Android. Na Rússia, que têm a loja deles, a Google não faz nada e na China também não, já que estam proibidos.

  8. Trues says:

    Pergunta aqui para o forum: a aplicação da Santa Casa que ainda não está no Google Play, sendo necessário instalar através de APK???

  9. Roombo says:

    Resumindo todos os dispositivos android passam a ser 100% propriedade da Google, à la Apple. Como sempre resta linux, por mim nada contra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.