Portugal vai ter diretor de sistemas do Estado (CTO)! Que cargo é este?
Hoje, quinta-feira, foi dia de Conselho de Ministros, e há algumas novidades interessantes. Hoje foi a aprovada a simplificação e digitalização transversal a todos os ministérios com recurso a IA. Portugal vai também ter um CTO! Quais as responsabilidades?
As novidades do Conselho de Ministros de hoje são muitas, com destaque para a criação de uma Agência para a Reforma Tecnológica (ARTE) e o cargo de diretor de sistemas do Estado.
Nova entidade: ARTE — Agência para a Reforma Tecnológica do Estado
De acordo com as informações, a ARTE vai resultar da reestruturação da AMA (Agência para a Modernização Administrativa), que será liderada pelo CTO do Estado.
A ARTE assume a missão de liderar a transformação tecnológica do Estado, assegurando interoperabilidade total dos sistemas de informação e centralizando a adoção de tecnologias emergentes como IA, além da gestão de aquisições de tecnologias de informação e comunicação.
Cargo de CTO do Estado: diretor de sistemas e tecnologias
Será criado um novo cargo de diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Administração Pública, equivalente a um CTO (Chief Technology Officer). Como referido, este diretor será simultaneamente presidente da ARTE, garantindo a função sem custos adicionais para o Estado.
Até à nomeação, a liderança ficará a cargo da direção atual da AMA, liderada por Sofia Mota. O novo CTO será escolhido por concurso público
As linhas orientadoras estão contidas numa resolução que define que "todas as medidas têm por objetivo, com isto promovendo a competitividade económica a atração de investimento, a criação de riqueza e o bem-estar dos cidadãos", revelou o Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias.























Uiii. Mais um tacho.
Seria, se fosse nomeado. Vai ser por concurso, logo, quem tiver competências pode-se candidatar.
Com essa idade e ainda acreditas no Pai Natal ?!
Tachos e mais tachos…
Mas não faz mal, o povo é que paga.
Vamos ver se vamos ter alguém a concorrer para o cargo com a miséria que vão pagar, em PT os CTOs ganham muito mal, entre 80k a 120k para empresas nacionais e até 300k para multinacionais, agora imagina receber um valor abaixo de um PM para executar uma função destas ao nível governamental, só alguém maluco
80k ao ano é ganhar mal? O mundo está é a ficar cheio disto, pessoas que ganham mais do que deviam
É a logica de mercado.. se lhe pagarem +50% do que ganha, vai recusar ? É como jogadores de futebol..
Como CTO? É ganhar muito mal, tens devs a ganhar mais que isso em Portugal sem nenhuma responsabilidade de gestão
Há muitos gestores sobrevalorizados…
até jogadores da bola, não quer isso dizer que o mercado não funcione
Criou-se um cargo para analisar quais cargos vão ser eliminados… E não quer isto dizer que sejam eliminados. Mas que se criou mais um cargo, disso não há dúvida !
Isto já era feito pela AMA, bastava darem-lhes mais autonomia e budget.
Vai ser o CTO mais mal pago do mundo e com a menor equipa
E com menores resultados. Quando tentar entrar nas quintinhas geridas pelos burocratas bafientos de todos os serviços públicos vai ver que é melhor desistir.
Mais um tacho, normal neste Portugal!
Todos pensamos o mesmo
Mais um tacho (inutil) para dezenas de gente ligada ao PSD….
Mais uma capela para colocar um uns menbros do partido….
E pagarem mais que salarios minumos nao? Trabalho ha 2 anos no pingo doce e continyo a receber uma miseria de 1500 euros mensais. Isto e gozar com as pessoas
Trabalhar no Pingo doce e receber quase o dobro do salário mínimo já é ordenado ótimo…
Se quer receber mais tem de procurar um trabalho mais técnico e que envolva mais conhecimento e não um trabalho do pingo doce que são trabalhos repetitivos e que um robo poderá substituir num futuro próximo. Em vez de virem para a internet reclamar que recebem pouco, façam alguma coisa para mudar isso….
Bom ordenado.
Há engenheiros no estado com muito mais responsabilidades que não ganham isso nessa tarefa de grande necessidade mental
Em que funções? Só depois de declarada a função se pode dizer se é muito ou pouca remuneração. Já se é suficiente para suprir as necessidades e/ou o nível de vida pretendido é outra conversa.
Agora são 8 milhões de euros, para o concurso público. Aparecem 500 candidatos. O que pede menos, pede 980000 euros anuais. Pelo meio, 499 são excluídos e fica o, membro do PSD, que pedia 26 milhões, de salário e 16000 milhões, de orçamento anual. É contratado para 10 anos e com 50% de aumento, do orçamento, por cada ano, em que atinja os objectivos.
E ainda vamos pagar os 90000000000000 milhoes de euros mensais a esta gente?
Portugal, se quiser ter desenvolvimento ao nível dos melhores, tem de fazer como se faz nas empresas e ir buscar os melhores lá fora. Os nossos políticos são amadores, têm visão reduzida e mentalidade tacanha. Por muito que tentem, não dão para mais. Está na hora de os reduzir à sua insignificância e despedi-los a todos. O partidarismo é um cancro na nossa sociedade.
Hummm invejoso?
Filia-te.
Inveja de gente decadente? Só quem nunca saiu de Portugal é que acha que, com estes políticos, alguma vez estaremos ao nível dos melhores do mundo.
Bem, eles saem da massa que constitui o país. Não sei porque me espanto. País de bêbados e drogados.
És filiado em qual, parasita?
Espero que seja alguém que dê valor ao opensource e consiga diminuir a dependência de empresas norte americanas como a Microsoft ou a Google nestes tempos em que cada vez é mais importante a soberania digital. Mas com sorte ainda vão contratar alguém que trabalhou nessas grandes empresas e lá vão mais uns contratos milionários para as engordar ainda mais. Espero estar enganado…
Fala-se por aqui em tachos ? Mas….gostava de saber qual foi o partido político que nunca produziu tachos quando deteve o poder….nacional e/ou autárquiso ? Bem…certamente que vou receber milhares de exemplos e factos de todos estes comentaristas 🙂 Ah…Aviso: eu não tenho tacho !
O problema não são os tachos é a comida que se confeciona lá dentro.
Mais um novo cargo… Cada vez mais tenho a sensação que os ministros nomeados não tem competência.
verdade que alguns não têm, os ministros competentes foram-se com a troika, já ninguém está para ser escrutinado para ganhar 1/10 do que poderia ganhar numa empresa privada e ainda serem percepcionados como os maus da fita..
mesmo não sendo o ideal estamos melhor que nos 8 anos de governação de esquerda onde eram todos fantoches do Costa que fazia papel de bobo da corte