PplWare Mobile

Cofundador do Twitter criou um rival do WhatsApp baseado em Bluetooth

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mário says:

    Tudo vai depender se conseguir ter uma parceria com android ou Apple para usar a sua rede bluetooth, se depender que as pessoas instalem a APP para poder partilhar fazer parte da rede de mesh o projecto está morto a nascença.

    Existe o meshstatic que é mais interessante para comunidade pois atinge Kms e não precisa de internet, só que claro temos que ter um dispositivo meshstatic perto de nós para poder comunicar via bluetooth/WiFi.

    • Mário says:

      Faltou dizer que mesmo usando rede Android ou Apple precisava na mesma de internet.

      Talvez seja algo para um nicho como eventos, de resto não tem utilidade pois não consegue passar de um raio de metros em tempo real.

      • TouNaMesma says:

        Errado. É uma Mesh Network que funciona com Bluetooth. Em termos práticos, o telefone que manda a mensagem, irá procurar dispositivos Bluetooth por perto (esses sim precisam de estar ligados á net) e anonimamente mandar as mensagens para esse dispositivo para ser feito o envio. Em termos mais simples, funciona da mesma maneira que as AirTag da apple 🙂 . Isto significa que o teu dispositivo, não irá recorrer a servidores para fazer o envio da mensagem mas sim usar uma mesh network para o mesmo efeito e descentralizar o serviço.

        • Mário says:

          Não tem sentido o que estás a dizer já que eles dizem que é offline, não podem usar a rede de bluetooth de terceiros assim como dá a aquela palha, iriam precisam que o terceiro tivesse a APP também instalada.

          Quando falas na rede Bluetooth e mesh estás a esquecer das limitações que mesmo com a APP instalada existe tanto em android como na Apple, usar o Nearby da Google ou o Find My da Apple usar uma apl para mandar mensagens esquece não é possível tanto pela questão de autorização da Apple mesmo o Nearby em BLE não permite troca de msangens mesh.

          Como expliquei se tiver parceria de um dos 2 players até pode ter alguma lógica mas mesmo assim é um nicho.

        • PeterJust says:

          Penso que o objetivo é estar completamente desligado da internet, se fizerem como dizes deixa de fazer sentido e passa a ser igual ao WhatsApp ou outro qualquer. Usar apenas relay BT, claro que para grandes distancias fora das cidades provavelmente o pessoal vai ter de arranjar relays de aldeia em aldeia, mas se virmos bem, 90% do pessoal está em grandes cidades e pode ser que funcione bem.

  2. Nome says:

    Portanto, isto é bom para quando estão no restaurante mandarem mensagens uns aos outros… riiiight.

    • Mário says:

      A ideia talvez seja armazenar as mensagens por coordenadas por utilizador que costumam estar nesses locais e quando passar lá transmite as mensagens mas isso obriga a que todos os equipamentos armazene mensagens de outros para entregar que podem só ser entregues passado x dias, resumindo acho que não tem pernas para andar.

  3. Manuel da Rocha says:

    Só funciona em zonas locais.
    Residências de estudantes, bares, discotecas, hotéis e grandes eventos.
    Aí é possível usar, de forma individual e sem estar, a enviar, 6000 milhões de dados, por segundo, para a internet.
    Será mesmo para eventos muito locais, como as salas da Websummit.

  4. Joao Ptt says:

    Utiliza a Curva Elíptica Curve25519, quando a NSA recomenda que não se utilizem chaves de curvas elípticas, e até os europeus concordam que uma chave RSA de 3072 bits é mais segura que a chave elíptica de topo mais comum de 521 bits. (fonte: Algorithms, Key Size and Protocols Report (2018), H2020-ICT-2014 – Project 645421, D5.4, ECRYPT-CSA, 02/2018, page 52, 4.6.1 Post-Quantum Security.)

    E como escreveram nos comentários a ideia definitivamente não é nova! Já há anos que tinha visto tal tipo de aplicativos. Mas se ajudar a popularizar, e estiver bem feito, não vejo problema.

    • PeterJust says:

      Opa… quando a NSA não recomenda algo… aposto que é tão bom que nem eles conseguiram crackar!

      • Joao Ptt says:

        Se tivesse lido tudo entendia que até os Europeus da ECRYPT chegaram à mesma conclusão, que até a RSA 3072 bit é mais segura que a curva elíptica comercial de topo de 521 bits… e na maior parte dos casos usa-se a de 256 ou de 384 bits… nem lá perto da de topo.

  5. PJA says:

    É evidente que muitas pessoas querem estar longe do mainstream e Dorsey viu que há lugar para estas app. É sempre bem-vindo. 

  6. says:

    Faz lembrar aquelas apps de walkie talkie por WiFi. A rede não precisa de ter internet para funcionar, basta haver um router ou alguém fazer hotspot e está a funcionar e com maior alcance que bluetooth. Se calhar devia explorar outras tecnologias porque o bluetooth ainda é muito limitado em grande parte dos dispositivos.

  7. Que_Va_Tio says:

    Isto é tipo o Bridgefy??? Da para falar no chat geral ou em privado via BT

  8. KingSOL says:

    Mais uma rede para scams.

  9. Pedrocas says:

    Acho que isto terá mais a ver com os sistemas meshtastic e Lora, do que de resto.
    Que funcionam apenas por RF e nao necessitam de internet.
    O grande problema é o numero limitado de utilizadores, pois como o meshtastic quantos mais melhor, e ano.prwcisa de passar por uma estrutura, pois usa os próprios aparelhos para “saltar” e chegar ao destino, ficando a mensagem apenas no aparelho que envia e nk que eventualmente será o destinatário.
    E nao, nao é possível ver a mensagem, pois ela é encriptada com uma chave pessoal e bastante longa.
    Eu uso e deu bastante jeito no apagão…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.