Ataque à Segurança Social faz 531 vítimas! 45 pessoas detidas
Há mais uma vítima de um ataque informático. Segundo a Polícia Judiciária, que emitiu há minutos um comunicado, um ataque à Segurança Social resultou na detenção de 45 pessoas por desviarem centenas de reformas.
Operação policial “Constelações”! Burlões mudavam IBAN
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em inquérito titulado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, desencadeou hoje a operação policial “Constelações”, no decurso da qual foram realizadas 51 buscas domiciliárias em Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Bragança, e detidas 45 pessoas, fortemente indiciadas pela prática de crimes de associação criminosa, burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo e indevido.
De acordo com a investigação desenvolvida, pelo menos desde junho de 2024, a organização, constituída por vários grupos com ligações entre si, conseguiu aceder ilegitimamente às contas pessoais de centenas de utentes do serviço Segurança Social Direta e proceder à alteração do IBAN que estava registado para recebimento de diferentes prestações sociais (pensão de velhice, subsídio de desemprego, subsídio de doença, rendimento social de inserção e abono de família), que passaram a ser transferidas para contas bancárias controladas pelos suspeitos.
Foram identificadas até ao momento 531 vítimas, muitas delas especialmente vulneráveis, que necessitavam daqueles rendimentos para sua sobrevivência, ascendendo o prejuízo sofrido a cerca de 228 mil euros, apurado até agora.
Na sequência das buscas domiciliárias procedeu-se à apreensão de equipamentos informáticos, documentação bancária e telemóveis.
Os detidos, 35 homens e 10 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos, serão presentes à autoridade judiciária competente, no Ministério Público.





















Muito mudam os IBANs nos portais do governo.
https://pplware.sapo.pt/internet/cheque-de-125-euros-adulteracao-iban-no-portal-at-ja-se-pronunciou/
Aqui nestes casos é que devia existir aquelas penas de 347 anos de prisão. Ou enviá-los para El Salvador…
Sou fã da CECOT
Ou reabrir a Alcatraz
E eu que pensava que as burlas eram sinonimo de criptocoisas.
Acabem com essa porcaria do dinheiro fiduciario, raios.
Tentem lá vir a minha carteira, tentem…
(aproveitando … acho que daqui a uns 10 anos, nao vei ter quem consiga lucrar com fraudes na SS porque nessa altura já não haverá qualquer sistema de pensão de velhice.
Não comecem a fazer a vossa poupança em Bitcoin, não…
Este tipo de burla nao tem a ver com o tipo de moeda!!! Poderia acontecer com crypto caso a segurança social aceitasse pagamentos em crypto… o problema foi o acesso indevido a contas da segurança atravez de ataques de fishing a pessoas com pouca ou nenhuma literacia informatica.
Não percebeste que eu estava a ser irónico?
A tua certeira? Só se tiveres uma física porque desde que esteja na web é alvo fácil para quem se debruçar sobre isso a fundo, por isso não chames por eles LOLOLOL
Fisica, obvio. duh
mas guarda isso bem ou a tua mãe ainda a deita para o lixo a fazer a limpeza. Olha mete-a dentro de ti hahha (não é preciso ser no sítio que estás a pensar)
Se soubesses a barbaridade que estás a dizer calavas a boca antes de dizer asneiras. O valor não está lá dentro. A carteira apenas faz a gestão delas. Pode bem ser destruída. Duh.
Moedas digitais roubadas foram 80000000000000% do valor dos roubos em dinheiro vivo ou dos balcões bancários. Valor de roubos online sobe 540000% a cada ano, desde 2016.
@Manuel da Rocha
Mas tu ainda não te cansaste de atirar valores estapafúrdios para o ar???
Tens sequer a noção da grandeza dos números que acabaste de escrever???
Vai apanhar pinhas, moço… só falsa informação…
«Os detidos, 35 homens e 10 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos, serão presentes à autoridade judiciária competente, no Ministério Público.»
Se tivessem roubado impostos ao Estado, até lhes poderia acontecer alguma coisa … como roubaram “cidadãos comuns”, na próxima semana já estarão de volta ao ativo.
Mas então são mais de 50, ou são 45?
É que na pagina da Policia Judiciaria diz que são 45
“Operação “Constelações”: PJ detém 45 suspeitos de crimes de associação criminosa e burla informática”
Não foi nenhum ataque informático. Simplesmente criaram páginas falsas da Segurança Social e enviavam SMS e e-mails phishing para pessoas, e as pessoas simplesmente colocaram lá as credenciais, dando acesso à area pessoal na SS. Mas aqui a SS teve cota parte de culpa, pois nunca deveria ter permitido a colocação de IBANs que não pertenciam ao beneficiário. Na AT sempre foi assim, qualquer IBAN que não pertencesse ao contribuinte batia na trave. Depois disso já implementeram esse sistema. Se tivesse sido feito desde o início nunca teriam existido estas burlas.
O ataque foi feito, usando a app da segurança social. 100%, dos afectados, usavam a app, terão visto anúncios, em redes sociais (várias) sobre ganharem moedas digitais gratuitas, instalaram uma app, que passou a poder aceder à app da segurança social. Segundo dados, de uma fonte, 293000 pessoas instalaram essa app. Só não perderam nada, porque não recebiam prestações sociais. Outros também viram o nib alterado, só que deram por isso, antes de o valor ser encaminhado para o alterado.
Boa parte, dos detidos, serão jovens que usaram a mesma app, por onde recebiam as prestações, dos roubados, que eram transferidas para as suas contas, para serem investidas em criptomoedas, das quais, os hackers recebiam comissões.
Ora bem! Idades entre os 18 e os 39. “especialistas” em informática, aposto que iremos ver diminuição dos comentários por aqui. A solução é + digitalização; + integração, +, +, +, +, …
Ataques informáticos “pela prática de crimes de associação criminosa, burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo e indevido.” É o que está a dar. Eles nem se precisam de mexer. Estão sentadinhos atrás de um teclado e de um monitor a fazerem as vigarices que entenderem.
Mas qual burla, os velhos coitados dão logo tudo, até são eles que mudam o IBAN mal às vezes, mas neste caso deve ter mesmo sido um ataque de engenharia social a não sei quantos lares ou jardins de xadrez.
E “35 homens e 10 mulheres” ?? Ai as madames também já entram nestas trafulhices ?? Esta é boa !! Já temos “doutoras” a roubar o povo por trás de um computador. É para isso que elas “estudam”. O “trabalho” normal dá calos.
Falei das “madames”.
Ahhhh a seg social 🙂 Como é possível, com um instituto de informática inteiro como gestor, que se permita uma cena destas na maior e sem dificuldade 🙂 🙂 🙂 Provavelmente as vítimas vão ficar a arder 🙂
não sei se estou a confundir com alguma outra informação, mas a Segurança Social não tinha implementado uma validação extra para a alteração de IBaAn’s?
Possivelmente isso aconteceu depois de aparecerem varias queixas dos ibans alterados…até lá os que conseguiram alterar ficaram alterados…julgo que seja já uma investigação com alguns anos…
Eu sofro de demência, quando comecei a perder a memória, comecei a por tudo num ficheiro, encriptado.
Em 2023, com ataques via WIfi, e Bluetooth, atacaram a minha máquina e router, tem sido um filme de terro daí para cá.
As minhas coisas todas online, tudo vasculhado, algumas destruirdas, etc.
Nem comida podia encomendar, do hipermercado, porque a minha conta não funcionava, passei imensa fome.
A parte mais triste ainda é que neste momento sabem mais eles da minha vida, do que eu mesmo.
Desde tráfego de droga e produção, até crimes informáticos, estes asiaticos varrem tudo!
No banco, contantemente a ver a minha conta bloqueada por tentativas de acesso, de código inválidos.
Telefonemas de fulanos a se passarem por pessoas do banco, etc..
O terrorismmo informático tem que se julgado com mão pesada, 20 a 25 anos de prisão, sem possiblidade de voltar a aceder á internet, ou comprar um computador numa loja.
Tenham muito cuidado com informação colocada em formato digital, pois ai qualquer ataque no mundo vos pode roubar, os dados todos.
Não usem Wifi, e não usem bluetooth, em zonas urbanas.
Cuidado com os fones bluetooth, pois vocês passam horas com eles ligados, e eles apenas precisam menos de meia hora.
Desactivem o wireless nos cartões multibanco, é um perigo tremendo, é que eles com as mochilas ás costas, estão a varrer tudo sempre, vão acabar com o cartão clonado, e um rombo na vossa conta bancária.
Dirija-se ao banco e desactivem-no.