Usa o ChatGPT? Estudo diz que “não faz bem” ao cérebro
As ferramentas de IA são hoje uma excelente ajuda, mas há estudos da utilização da mesma que levantam preocupações sobre os potenciais “efeitos negativos” do uso excessivo das mesmas. Um estudo recente do MIT refere que o uso do ChatGPT pode reduzir a atividade cerebral.
Estudo analisou efeitos cognitivos do uso do ChatGPT na escrita
O estudo recente do MIT Media Lab (com participação da investigadora Nataliya Kosmyna) analisou os efeitos cognitivos do uso do ChatGPT em tarefas de escrita — especificamente redações ao estilo SAT. No estudo participaram 54 participantes que foram divididos em três grupos
- um grupo que usa o ChatGPT
- outro grupo que usa motores de busca
- terceiro grupo escreveu sem qualquer apoio.
Segundo a análise, os participantes que usaram exclusivamente o ChatGPT mostraram menor atividade cerebral (via EEG) em áreas associadas a memória, aprendizagem e pensamento crítico, comparativamente aos grupos que recorreram ao Google ou escreveram sem ajuda.
Ao longo de 4 meses e várias redações, os utilizadores de ChatGPT exibiram uma redução gradual na ativação neural e na originalidade dos textos, manifestando o que chamam de “cognitive debt” (dívida cognitiva). 83% dos utilizadores não conseguiam recordar o que tinham escrito minutos depois.
Mesmo após interromper o uso de IA, muitos participantes apresentaram níveis reduzidos de atividade cerebral nas sessões finais






















Não disseram o mesmo da televisão? 😀
Não tem nada a ver uma coisa com a outra:
Os programas de TV, a pessoa vê e ouve, conseguindo memorizar alguma coisa, aprendendo nesse processo.
Com uma “IA” (do género do ChatGPT), a imensa maioria das pessoas (pelo menos aquelas que eu conheço) pergunta à “IA” e faz colar-e-copiar da respsota fornecida, sem se preocupar sequer em ler o que a “IA” colocou e, muito menos, a consultar as páginas eletrónicas sugeridas por esta.
Ui.. ver tv agora é bom para fazer evoluir o cérebro?
Como explicas que vem ve reality tv é a franja da população que tem o cérebro mais derretido?
O estudo parece-me lógico e verdade relativamente a tv, telemóveis, redes sociais, etc etc
Não disse que, parafraseando o que escreveu, “ver tv é bom para fazer evoluir o cérebro”,
Ao contrário da “IA” (como o ChatGPT), a própria forma de ser da TV, permite que uma pessoa aprenda algo só por ver um programa de TV.
Naturalmente, não pensei ser necessário esclarecer que existem bons programas televisivos (sejam educativos ou não) e péssimos programas televisivos, com uma pletora de programas medíocres, de permeio.
Depois da geração Z vem a geração GPT, sempre a evoluir!
“GPT stands for “Generative Pre-trained Transformer,” which is a type of artificial intelligence.”
Que *G*eração vem a seguir à Z ?
🙂
LOL
Não é novidade nenhuma, visto que a primeira coisa que as pessoas fazem quando têm de fazer alguma coisa e não sabem, é ir ao ChatGPT. Nem se dão ao trabalho de usar o cérebro. Devem pensar que o mesmo se gasta.
Boa sorte para as gerações futuras.
A minha geração ainda teve de utilizar bastante o cérebro porque na altura a internet ainda estava, no inicio e se queriamos criar alguma coisa tinhamos de puxar pela cabeça. Não havia os facilitismos de hoje em dia, que vão levar à degradação da criatividade e da capacidade cognitiva, do ser humano.
Quando tivermos a papinha toda feita só nos vai restar uma revolução ou chamamento, a espiritualidade, tudo o resto é o intelecto a reorganizar e a remexer no que sempre existiu mas interpreta de uma maneira nova que depois o cérebro fica farto, a nossa realidade tem sido isto e agora até reciclamos muita coisa como filmes e música de outros tempos, é urgente que acontece algo realmente novo, transcender além do mundano.
“a minha geração foi melhor” algo que sempre ouvi os velhos dizerem LOLOL
Isto vem vindo a descambar desde a queda do império Romano!
Estudasses história… Não dizias asneiras…
lol até nem é uma frase minha, achei piada na altura quando a ouvi, quem sabe ainda é verdade…e foi dita por um tipo bem inteligente.
Esquece fiz confusão, é o império Romanov.
Num dos posts deste fórum, eu cheguei a dizer que a humanidade estava a esmerar-se para criar algo que o tornaria preguiçoso…
Não falhei muito…
+1
A tv, telemóveis e redes sociais não eram suficientes?
Tb nao faz bem cerebro ver.a CNN e nem por isso acaba
E o chatgp respondeu : O problema não é o ChatGPT. É como se usa.
“O lápis não torna ninguém analfabeto. Mas dá muito jeito a quem já sabe pensar.”
O mesmo vale para a IA. Quem pensa, usa-a como ferramenta.
Quem não pensa, usa-a como substituto — e aí sim, a dívida cognitiva instala-se.
Muitos pensado que estão á frente dos outros não percebem que são cobaias das tecnologias, depois sofrem as consequencias, nestas coisas das modernices vendidas como benéficas é bom estar um passo atrás deixando o canário na mina dar o sinal!
Esta modernice só está a alterar o modo de se trabalhar e quem não se adaptar nem terá futuro
Exacto seremos todos sugados pelo buraco negro, tens toda a razão e eu a pensar que vivíamos em democracia e liberdade e cada um escolhe como quer viver.
Cada um escolhe como quer viver dentro das democracia e sociedade onde te inseres, a própria lei da vida encarrega-se de tratar dos que gostam de estar à margem
Não subestimes os da margem, um alto QI está na margem mas consegue governar a carneirada lol
Esqueceram de postar o link para o estudo?
https://www.media.mit.edu/publications/your-brain-on-chatgpt/
não usem então, mais fica 😉
Parecem aquela malta que precisava de calculadora para fazer contas simples tipo 2+3.