Anthropic acaba de lançar o Claude 4! Saiba as novidades desta IA
A Anthropic anunciou hoje a sua nova geração de modelos Claude: Claude Opus 4 e Claude Sonnet 4, que estabelecem novos padrões em programação, raciocínio avançado e agentes de IA. Saiba mais sobre esta fantástica novidade.
A Anthropic acaba de lançar oficialmente a família de modelos Claude 4, onde se incluem os novos Claude Opus 4 e Claude Sonnet 4. O anúncio foi feito durante a conferência para programadores. Estes modelos representam um avanço significativo em capacidades de codificação, raciocínio e execução de tarefas complexas.
Claude Opus 4 - o mais avançado
O Claude Opus 4 é o novo modelo de referência da Anthropic, com melhorias significativas em:
- Raciocínio profundo
- Programação
- Gestão de tarefas complexas e de longa duração
Destaques deste modelo:
- Consegue manter um “raciocínio prolongado” durante várias horas
- Supera outros modelos de topo, como o GPT-4.1 (OpenAI) e o Gemini 2.5 Pro (Google), em testes de codificação e uso de ferramentas
- Integra um modo de pensamento prolongado (beta), ideal para análises profundas
- Mostra resumos explicativos do seu raciocínio – maior transparência
Claude Sonnet 4 – Mais rápido e eficiente
O Claude Sonnet 4 substitui o antigo modelo Sonnet 3.7. É ideal para quem precisa de boa performance com custos mais baixos.
Destaques deste modelo
- Mais preciso e coerente em tarefas complexas
- Menos propenso a erros e "atalhos"
- Muito eficaz a lidar com documentos longos e estruturas complexas
Juntamente com o Opus 4, a Anthropic ativou o seu novo sistema de segurança ASL-3, no âmbito da Política de Escalonamento Responsável e apresentou também novidade do Claude Code, uma funcionalidade da plataforma Claude que oferece um ambiente de programação assistida por inteligência artificial, semelhante ao GitHub Copilot da Microsoft ou ao ChatGPT Code Interpreter da OpenAI - pode ver e testar aqui.
De referir que o Claude Sonnet 4 está disponível gratuitamente para todos os utilizadores na plataforma claude.ai. Saber mais sobre as novidades aqui.























A ter em conta quando se usa o Claude. Perguntei-lhe:
P: Qual é a data de corte do Claude Sonnet 4?
R: É final de janeiro de 2025. Isso significa que não tenho informações fiáveis sobre o que aconteceu após essa data. [O Claude Sonnet 3.7 tinha data de corte de novembro de 2024]
P: Podes recorrer à internet para obter dados atualizados?
R: Não eu não tenho acesso à internet e não posso buscar informação em tempo real. Quando você me faz uma pergunta eu respondo apenas com base no conhecimento que já possuo, sem poder consultar sites, bases de dados atuais ou qualquer fonte interna de informação.
No fim: ou qualquer fonte – externa – de informação
sempre podes ter o melhor dos 2 mundos se queres em tempo real…o perplexity com API da claude ai. ele vai buscar info em tempo real e usa a AI do claude para processar informacao.
Isso não é bem assim. O Perplexity (pelo menos o Pro) permite escolher entre vários modelos de terceiros (GPT-4.1, Claude Sonnet 4.0, …), mas, independentemente da recolha de informação atualizada da net, a resposta que se obtém do Perplexity&modelo Claude 4.0 Sonnet pode diferir da que dá a app Claude com o mesmo modelo. E não e só em funcionalidades que tem o Perplexity, como a apresentação de resultados em tabelas.
Quando se seleciona um modelo de terceiros, não se passa do Perplexity para esse modelo de terceiros.
Aqui no Brasil a Claude possui a opção de busca na internet. Eles estão testando isso faz alguns meses. Em breve deve chegar ao mercado global. É muito boa a busca e bem rápida.
Para os Devs nada bate o Claude, infelizmente tem valores de uso muito altos que para dev portugueses são proibitivos.
Só costumo usar em casos que o (Gemini 2.5 pro) ou openai/deepseek não resolva.
usa http://www.galaxy.ai, tens acesso a todas as IA com um preço acessivel