Mais de 800 condutores apanhados ao telemóvel em apenas 1 semana
A revelação foi feita pela Polícia de Segurança Pública (PSP), a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), que informaram que foi feita a fiscalização de 5.448.726 veículos, entre 14 e 20 de maio, e detetaram 25.098 mil infrações.
No que diz respeito às infrações relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução, registaram-se um total de 815 infrações, sendo que 797 registaram-se no continente e 18 nas Regiões Autónomas, tendo sido 654 detetadas pela GNR e 161 pela PSP.
Foram ainda fiscalizados automaticamente por radar 5.387.981 veículos, dos quais 145.011 pelas forças de segurança (GNR e PSP) e 5.242.970 pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR. As forças de segurança fiscalizaram presencialmente 60.745 veículos e condutores.
De acordo com a comunicação, esta é a quinta das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025.
Segundo o Artigo 84.º - Proibição de utilização de certos aparelhos, do Código da Estrada:
- É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos;
- Excetuam-se do número anterior:
- Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
- Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
- É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.
Tipos de infrações quando usa equipamentos enquanto conduz
- Utilização do telemóvel para falar: segurar o telemóvel ao ouvido enquanto conduz constitui uma contraordenação grave;
- Envio de mensagens de texto: neste caso, normalmente o condutor tem de fazer o manuseamento de forma continuada do equipamento que requer também atenção visual e cognitiva.
- Mexer no telemóvel: qualquer ação que envolva mexer no telemóvel, mesmo que por instantes, como verificar notificações, é considerada também uma infração;
- Atividades de utilização do telemóvel em marcha: se usar o telemóvel para outras ações que não sejam ligar para alguém também é considerada uma infração, pois além de aumentar a distração do condutor e o risco de acidentes, o condutor tem de fazer o manuseamento contínuo do equipamento.
Multa ao telemóvel: gravidade e coima
Em Portugal, o uso de telemóvel enquanto se conduz é considerado uma infração grave. As multas e penalizações podem variar dependendo da gravidade da infração.
- Multa: O uso de telemóvel sem dispositivo de mãos-livres pode resultar numa multa entre €250 e €1.250.
- Pontos na carta: além da multa monetária, esta infração resulta na perda de 3 pontos na carta de condução.
- Situações específicas: se o condutor estiver envolvido num acidente enquanto utiliza o telemóvel, as penalizações podem ser mais severas.
- Equipamento permitido: É permitido o uso de dispositivos de mãos-livres, como sistemas Bluetooth, desde que o condutor não tenha que manusear o telemóvel durante a condução.
As autoridades têm vindo a reforçar a fiscalização, especialmente em áreas urbanas e em vias com maior tráfego, para reduzir acidentes causados por distração ao volante.






















Ainda ontem á tarde foi fazer a minha caminhada e desta vez fui por uma nova ciclovia que ainda não tinha utilizado, e a ciclovia é paralela a uma estrada com algum movimento em certas horas, o pessoal novo estava tudo a mexer nos tlf, impressionante claro que depois as filas ficam maiores porque estão distraídos a mexer no tlf e não reparam que os outros carros já avançaram, eu nem consigo imaginar este pessoal no dia do apagam, deviam parecer baratas tontas, se o apagam fosse as tais 72 horas que se falava, a taxa de suicídio tinha disparado. 🙂 🙂
O que é que esta gente têm de tão urgente para estar sempre agarrados aos tlf?
faz falta um detox.
HMD tem detox mode.
Força nisso, é multar essa malta à grande.
Isto é daqueles fenómenos que me irrita imenso e sou da geração de 90.
Não consigo entender mesmo o porquê deste vício horrível da malta.
A conduzir é para estar atento ao redor, não para ver mensagens, posts do Insta, tik tok, vídeos, chamadas de vídeo ou seja lá o que for! Será que isso é mesmo urgente enquanto conduzem?
E o que irrita mais é que hoje em dia nos carros modernos é só ligar o telemóvel ao carro através do Bluetooth e dá para fazer chamadas à vontade, controlar spotifys, e entre outras coisas…
E se ainda não têm carro moderno, basta comprar um suporte dos variados modelos que existem e colocá-lo no carro para poderem fazer chamadas à vontade sem terem de agarrar no telemóvel!
+1
Sinais dos tempos. Falam muito dos adolescentes e crianças estarem viciados, mas no adultos assume contornos muito severos também! Flagelo silencioso!
Simplesmente ridículo ver tantas pessoas a verem estados das RS, escreverem mensagens ou mesmo estarem em videochamadas ao volante. Se ficassem também sem o telemóvel piavam fininho! Injustificável!
Eu sou motociclista e todos os dias há um condutor de automóvel que tenta matar-me… Já tenho visto ursos com headphones nos 2 ouvidos todos contentes…
E se um “animal” está a usar as duas faixas ou aos SSS é garantido que está a olhar para o telemóvel (ou está bebado, ainda pior)…
Eu não desejo multas a ninguém mas a estes condutores desejo que lhes passe um autocarro em cima e que fiquem paralíticos para refletirem bem no que fizeram…
Quando são radares moveis dizem que é caça a multa, quando são apanhados ao telemóvel deve ser caça aos retardados, carregar forte neles, e nos que não fazem a porcaria de um pisca, carros cada vez mais inteligentes para pessoas cada vez mais burras.