Passaporte português é “forte”: saiba a posição a nível mundial em 2025
Apesar de sermos um país pequeno, Portugal destaca-se em várias áreas pelos melhores motivos. Na área da tecnologia, Portugal tem desenvolvido boas soluções e um dos bons exemplos é o passaporte. Sabia que o passaporte português é atualmente dos mais "poderosos"? Veja o ranking mundial.
Passaporte português na 5ª posição
O Henley Passport Index assume-se como o ranking original dos passaportes do mundo, considerando o número de destinos para os quais os seus titulares podem viajar sem necessidade de visto. De acordo com a Euronews, a empresa de consultoria em cidadania global e residência utiliza os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), por forma a classificar os 199 passaportes do mundo.
Os países obtêm um ponto por cada destino que os titulares do seu passaporte podem visitar sem visto. Por sua vez, não são atribuídos pontos aos destinos onde é necessário um visto.
Em janeiro deste ano, encontramos o passaporte português encontra-se na quinta posição com 190 destinos. Dos destinos que não pode visitar sem visto estão o Afeganistão, Azerbaijão, Congo, entre outros.
No índice deste ano, a Singapura é o país com o passaporte "mais poderoso", permitindo viajar para 195 países ou territórios sem necessidade de visto. Segue-se o Japão, com 193.
O fundo da tabela dá ainda lugar ao Afeganistão (26 destinos), Iémen e Somália (35 destinos), Síria (27 destinos) e Iraque (27 destinos).
Que sejamos fortes em mais alguma coisa, para além dos impostos, que pagamos.
Eu tenho um passaporte do país mais rasca da Ocidental! Onde em igualdade de trabalho e horas se leva para casa menos de um terço do que se leva na Dinamarca ou na Holanda.Eu sou importante!
Gostaria de partilhar a minha preocupação com o custo e a validade do passaporte português. O preço é relativamente elevado, especialmente considerando que o documento é válido por apenas 4 anos e meio. Nos últimos seis meses de validade, o passaporte não pode ser utilizado para viajar ou para comprar/marcar voos nos sites das companhias aéreas.
Além disso, muitas vezes, devido a greves, os funcionários das conservatórias informam que não têm certeza de quando os documentos estarão disponíveis. Embora o site do governo indique um prazo de 5 dias úteis para a emissão do passaporte, na prática esta previsão raramente se cumpre.
Espero que as autoridades possam considerar estas questões e implementar melhorias.
O passaporte até pode ser bom. O problema é consegui-lo, a não seja judeu ou russo milionário.
Ah e mais uma coisa, não conte com os serviços consulares portugueses porque são um autêntico inferno, por isso que tantos emigrantes aproveitam as suas férias em Portugal para tratar dos documentos e mesmo assim essas férias têm que ser em épocas baixas porque senão correm o risco de apanhar com as greves do pessoal dos registos.