Tesla Model Y pode perder o estatuto do carro mais vendido na Europa para o Dacia Sandero
O posicionar do Model Y no topo das vendas na Europa no final do ano passado, surpreendeu muitos. O carro elétrico da Tesla bateu toda a concorrência e assumiu uma posição que se pensava ainda demorar muitos anos a ser realidade. Agora, e um ano depois, há um novo líder a preparar-se para a assumir a liderança. Falamos do Dacia Sandero.
A não ser que a Tesla consiga um milagre na reta final, o Telsa Model Y muito provavelmente não assumirá a liderança como veículo mais vendido na Europa este ano. Essa honra parece ir para um tipo de veículo totalmente diferente, o hatchback ICE Dacia Sandero.
O Dacia Sandero saltou para a frente após grandes lideranças nas vendas de novembro e de 11 meses, segundo a informação mais recente que foi disponibilizada. O Dacia Sandero lidera, com os seus concorrentes mais próximos, o Volkswagen Tiguan, com 21.506 a 18.618, em novembro.
Estas posições surgem conforme os números preliminares da Dataforce. Os dados mais recentes representam 97% das vendas na União Europeia, nos mercados da EFTA e no Reino Unido. A Hungria, Portugal e Eslováquia ainda não divulgaram os seus números finais, refere o relatório.
Até ao momento, o Model Y está em sexto lugar até novembro, com 181.781 vendas. Isso significa que tem 65 mil vendas a realizar para alcançar o Dacia Sandero. Ainda assim, a Tesla tem historicamente oferecido grandes ofertas para impulsionar as vendas de final de ano. Isso inclui um ano de Supercharging gratuito para os compradores do Model Y na Europa que adquiram um veículo antes de 31 de dezembro.
No ano passado, o Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa, tornando-se no primeiro carro elétrico a fazê-lo. Embora tenha assumido o seu lugar durante alguns meses no ano passado, os resultados de final de ano foram muito próximos aos do Dacia Sandero, com um preço competitivo de 13.051 dólares (12.000 euros).
É claro que a BYD teve o maior número de crescimento de vendas, com o modelo Song. Este está a ser um sucesso com um aumento de 42% nas vendas em comparação com o período homólogo, pelo que 2025 provavelmente trará alguns novos concorrentes para o top 10. A Tesla, também, espera-se lançar a atualização do Model Y chamada Juniper no início do próximo ano, pelo que poderemos muito bem ver o Model Y de volta ao topo das tabelas em breve.
Só demonstra a pobreza que vai na Europa que ninguém aparentemente quer admitir…
1000x o Sandero ao “assoprado” model 3. Que grd trambolho saiu dali, feio que dói e zero harmonia de linhas.
No tem nada a ver com pobreza, até porque quem tem um carro novo não é pobre nem muito menos é da classe baixa.
O pessoal escolhe este carro porque faz o que interessa que é de ir A a B a um preço reduzido.
só demonstra a pobreza da tesla, é onde competem em qualidade, entrada de gama
A Tesla vai lançar um modelo Y renovado no início do próximo ano, também se fala nalgumas alterações ao modelo 3. Quem quer comprar Tesla está a a adiar a compra.
Não confundir carro mais vendido com marca mais vendida. Como marca a Tesla é irrelevante.
Nos carros novos matriculados na Europa (UE+EFTA+UK) por marcas, em novembro e no acumulado Jan-Nov – a Tesla:
– Em novembro de 2024 comparado com novembro de 2023: teve uma queda na quota de mercado de 3,4% para 2,5% e uma queda nas vendas de 28,4% (vendeu 26.191 carros em Nov/2024 contra 36.563 em Nov/2023)
– No acumulado de janeiro-novembro de 2024, comparado com o período homólogo do ano anterior: teve uma queda na quota de mercado de 2,8% para 2,4% e uma queda nas vendas de 13,7% (vendeu 282.691 carros contra 327.635).
https://www.acea.auto/files/Press_release_car_registrations_November_2024.pdf