“Volkswagen e não Luxuswagen”: Alemanha pede carros elétricos mais económicos
Na Alemanha, os dias da Volkswagen não têm sido fáceis, com conversações a decorrerem e decisões complexas a precisarem de ser tomadas. Agora, o ministro da Economia apelou à empresa para acelerar o lançamento de carros elétricos mais baratos.
Na Cimeira da Indústria do Handelsblatt, em Berlim, na sexta-feira, o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck (dos Verdes), manifestou dúvidas quanto à possibilidade de o país cumprir a eliminação progressiva do carvão até 2030.
Quando questionado se a data está em causa, respondeu que "para mim, a segurança energética tem sempre prioridade absoluta".
Não podemos correr o risco de criar uma situação como a que ocorreu após a perda do gás russo pelas nossas próprias decisões políticas.
Na sua perspetiva, as centrais elétricas a carvão só poderão ser eliminadas quando houver capacidade suficiente no mercado para garantir a segurança. Além disso, as autoridades devem encorajar as pessoas a mudar para a mobilidade elétrica, por via de subsídios à compra e incentivos fiscais.
Importa, também, segundo disse, estimular o mercado de segunda mão, pelo que está a considerar um subsídio de 100 euros para inspeções profissionais de baterias de carros elétricos usados.
Na mesma linha de pensamento de Robert Habeck, está o SPD, outro partido da coligação governamental. Este quer estimular a procura, por meio de um vale "made in Germany" (em português, "feito na Alemanha") para os automóveis elétricos produzidos no país.
É simples e fácil de implementar: compre-o, declare-o nos seus impostos, receba um subsídio diretamente na sua conta.
Volkswagen deveria ter carros para o povo
Na mesma intervenção, citada pela imprensa, Robert Habeck apelou à Volkswagen para acelerar o lançamento de novos automóveis elétricos mais económicos.
O seu nome é Volkswagen [carro do povo] e não Luxuswagen [carro de luxo].
Na sua opinião, o mercado só se tornará mais dinâmico quando existirem modelos de 20 mil euros que todos possam pagar.
Atualmente, o automóvel elétrico mais barato da Volkswagen é o compacto ID.3, do segmento C, que tem um preço inicial de cerca de 30.000 euros antes dos subsídios, na Alemanha. No início de 2026, o catálogo crescerá com o ID.2, do segmento B, que deverá começar abaixo dos 25.000 euros.
Ao contrário do ID.3, fabricado na Alemanha, o futuro utilitário será fabricado em Espanha.
A Volkswagen confirmou há alguns meses que está, também, a trabalhar num carro elétrico de 20.000 euros, previsto para 2027. Tal como o ID.2, o futuro modelo (conhecido na imprensa como ID.1) será fabricado fora da Alemanha devido aos elevados custos de mão de obra.
Apesar dos planos, quando o ID.1 chegar ao mercado, espera-se que rivais como a Renault e a Stellantis já tenham propostas elétricas a rondar os 20.000 euros: Dacia Spring, Renault Twingo e o Leapmotor T03. Este potencial atraso poderá deixar a Volkswagen vulnerável.
Carros eléctricos económicos??? Deixa-me rir. Peçam aos chineses.
Querem apoiar guerras e fazer sanções?
Aguennnntemmmmmm………..
O Problema não é o carro elétrico, combustão ou Plug-in… O problema começou à 5/6 anos quando começaram a aumentar disparatadamente o preço dos carros novos! Um Vw Gold que custava menos de 30mil Eur. a gasóleo, atualmente custa 35mil Eur. e por aí fora…. uma Passat não pode custar 50mil Eur. a gasóleo. A juntar a isto tudo, as empresas hoje em dia compram ou Plug-in ou elétrico por causa de poderem deduzir IVA e não levarem com TA em cima! Nos EUA acontece o mesmo problema, por lá aumentaram o preço dos carros ainda mais do que cá na Europa, ao ponto de agora não conseguirem vender e os stands estarem a abarrotar com inventário. Portanto, querem vender carros novos, independentemente da energia que os move? É simples… baixem os preços!
Eu compreendo a lógica, a questão é, Há margem para baixar os preços?
Não sei mas os ordenados mal ou bem têm vindo a aumentar em Portugal e acredito que no resto da Europa ainda mais, logo esta despesa têm de ser paga por alguém.
Mas partilho da mesma ideia que tu, não há carros baratos neste momento há é carros nemos caros.
a margem que há vê-se na remuneração multimilionária dos acionistas 😉
A meu ver os ordenados não têm acompanhado a inflação ao longo dos últimos anos… o que ano após anos causa uma quebra no poder de compra. O grande problema atualmente, não é só os carros que aumentaram e todos nós sabemos que um carro, na maioria dos casos, não é um bem essencial, tal como é uma casa ou os gastos que temos com alimentação mensalmente o são. Quer se arrende ou compre uma casa, os preços duplicaram… os gastos com alimentação também têm vindo a ter um aumento bastante significativo. Todos estes aumentos (e outros mais), são em muito superior ao percentual que os ordenados subiram no mesmo espaço de tempo. Para mim o problema está aqui.
+1
A VW posicionou-se como marca “premium”, tendo levado também a skoda e a seat para cima. A seat vendia carros que se fartava, por exemplo. Eram bons, fiáveis e baratos. Os VW eram mais caros mas eram mesmo bons. Neste momento um VW é caro, um seat é caro, um skoda é caro… e nada de especial. Além disso, marcas como Dacia, Kia, Hyundai e outras oferecem soluções com um custo/benefício (e acrescentemos custos de manutenção) no geral mais interessante.
Daí o título da notícia ser perfeito. Querem vender carros de luxo, mas a malta quer é carros acessíveis.
Ah, e o Dieselgate…
VW, Audi, Seat e Skoda são todos os mesmíssimos carros. É só mudar o emblema da marca, mais uns plásticos mais luxuosos ou mais proletas, e está a andar. Aos clientes arrogantes vende-se marca premium, por umas milhares ou dezenas de milhar extra. E para avariar é igual, só que a conta das marcas “premium” escalda mais. Eles sabem que ali há gravete, portanto, toca a esfolar o cliente. E é justo: afinal de contas ninguém os mandou ser parvos e comprar alemão.
Europeus se querem fazer concorrencia a china ponham os salarios a 400 euros por mes em toda a europa e sen ferias.
Um operario na china ganha em media 1.000€ por mes….. Simplesmente a china é mais produtiva e possui dos sistemas de producao/fabrico mais avancados do mundo.
https://tradingeconomics.com/china/wages-in-manufacturing
https://www.statista.com/statistics/743509/china-average-yearly-wages-in-manufacturing/
Bem que muitos salivam só de pensar em por o trabalhador europeu a pão e água, sem direitos e a produzir que nem um escravo, seria o fim da europa. Os patrões tanto trantam uma pessoa de cor como um branco da mesma maneira, explorar até ao tutano.
Onde isso já vai… Os portugueses já são miseravelmente pagos, mesmo em relação aos chineses.
«será fabricado fora da Alemanha devido aos elevados custos de mão de obra»
Não seria preferível baixarem aos ordenados e promover a economia local?
Ai credo!! Que sacrilégio!!
Dirão os sindicalistas e outros parasitas …
Não sei se estás a gozar ou a falar a sério, mas pelo que percebo és a favor de te baixarem o ordenado para promoverem a economia local. É isso?
voluntaria-te para seres escravo na Alemanha
Os parasitas são os capitalistas. Esses, por definição, não produzem nada porque a missão deles não é produzir. É por os outros a produzir para eles. Um sindicato é um cartel de trabalhadores, criado e organizado para vergar capitalistas ou impedir que eles verguem os trabalhadores. Os capitalistas e seus propagandistas conseguem enganar algumas pessoas todo o tempo , todas as pessoas por algum tempo, mas não todas as pessoas por todo o tempo,
Oh vendedores de BTC, deixem lá a VW e venham ver os impostos e salários ridículos do Portugal dos pequeninos. Deixem de brincar com os popós a pilhas e satélites e tratem de coisas sérias.
Não estão a falar de carros a pilhas, a vw nem sequer os tem.
Comecem por utilizar processos de fabrico modernos e e ser mais produtivos ajudava.
Fala o gajo que tem uma produtividade abaixo de zero.
Exatamente. VW, carro do povo. Mas acho que com o crecimento da marca, começou a ficar aburguesada e a esquecer que é o povo que lhe deu fama e dinheiro. Deveria ter modelos para todos.
A natureza tem horror ao vazio e alguém acabará por ocupar o espaço que a VW e seus parceiros deixaram. Por isso é que eles vêm com a loucura das barreiras alfandegárias. É o desespero.
A questão principal é que ultimamente existe demasiado humanismo na política 🙂 Todos querem ganhar muito mas querem ter as coisas baratas 🙂 E os políticos, especialmente os que não mandam nada – oposições, querem todos aumentar vencimentos e benefícios …. estão fora que se lixe a economia 🙂 É tudo bonzinho até a economia rebentar e aí …. vão todos comer lixo dizendo mal dos políticos 🙂 Esta Humnidade é uma anedota em todos os sentidos !!
Aprendam a viver com menos que assim muitos outros terão acesso à fatia do bolo e no conjunto seremos mais felizes.
nem mais!
Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém
Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem
Jorge Palma
“The things you own end up owning you. It’s only after you lose everything that you’re free to do anything.” Chuck Palahniuk
e depois temos esta minha: Amem os vossos filhos para que eles no futuro não tenham necessidade revirar e destruir o mundo à procura da felicidade.
os alemães querem carros baratos, os tugas querem carros caros e andam todos contentes
Ninguém manda os tugas serem burros, a não ser a vontade de em alguma coisa serem os maiores.
Hilariante,
Robert Habeck é só o maior responsável pelo aumento dos custos de energia na Alemanha e países vizinhos, o que aumenta os custos de tudo, além de ser o maior responsável pela desindustrialização da Alemanha
Cada vez mais carros e trânsito na cidade. Entupidas estão as cidades. De que serve mais limpos se não circulamos? A evolução vai ir no caminho do controlo remoto destas viaturas. Elétrico pode ser, mas até agora o que funcionou foi sobre carris: elétricos, comboios, metropolitano.
A evolução é ir de bicla. É de borla e demora muito menos no trânsito de cidade. Ou seja, poupas em transporte, em ginásio e em tempo. Se prescindires completamente do carro e deixares de pagar prestação, combustível, seguro, revisões, reparações inspecções e o raio que os parta, metes ao bolso metade do ordenado. É como se ganhasses num ano o que ganhas em 2. E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a saltar, só tens uma coisa a perder: barriga! (as gajas gostam….)
O problema é os políticos viverem no mundo da fantasia, não descerem à terra e verem como é o mercado automóvel. Para mim carros a pilhas não muito obrigado. Quando criarem condições e me conseguirem provar que é real o que proclamam de que os carros a pilhas poluem menos que os carros convencionais no seu ciclo de vida, depois falam s
Os carros a pilhas realmente não funcionam, tanto que nem se vendem cá.
As vendas da volkswagen aumentaram na Europa, como é que as politicas podem ser más se as vendas e lucros aumentaram (na Europa)
O problema não é dos políticos, é dos eleitores otários que só sabem eleger crápulas. Os 2 partidos grandes estão de acordo numa coisa: fazer com que os menos de 5% de cima acumulem muito mais riqueza e rendimento que os 60% de baixo. Até um dia em que os 51% resolverem mesmo enfrentar os 5% de cima.
Eu continuo a dizer que a WW não tem hipótese, menosprezaram as novas tecnologias com o tal ego germânico, depois viram que era a serio, foram atras e não vai ser bonito. O da Stellantis teve de sair, porque nunca acreditou na eletrificação, dizia que a culpa era dos lideres europeus, tiraram-lhe o tapete, e assim vai acontecer com muitos mais.
A Stellantis fez pior: saqueou os clientes com o esquema da correia de distribuição armadilhada do 1.2 Podre Tech. E agora ri-se deles.