PplWare Mobile

Adeus às passwords! Microsoft quer eliminar palavras-passe de mil milhões de utilizadores

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. dfs says:

    Alguém me podia explicar porquê uma chave de acesso por PIN é mais segura do que uma palavra passe, visto que esta última é mais complexa.

  2. trolha333 says:

    pois claro… e a autenticação de 2 fatores por um dispositivo que identifica o dono serve acima de tudo para controlar! não tenham a menor dúvida disso!

    • menosFilmes says:

      Autenticação 2FA é uma evolução e melhoria duma autenticação de apenas um passo / password. Não há sequer margem para uma teoria de conspiração como descreve. Se as empresas usam dados de 2FA ou mesmo localização dos utilizadores para os controlar é abuso de poder e uma falha de privacidade que facilmente se consegue fazer queixa às autoridades competentes.

      • trolha333 says:

        Abre a pestana e não sejas mais um anjinho!
        o 2FA que use um telemóvel e respetivo nº que identifica a pessoa é uma forma de terem as coisas sobre controlo.
        Pensa um bocado fora dessa caixa! Ou será que ainda não entendeste o que eu quis dizer.
        Agora qqer coisa é uma teoria da conspiração. Não é teoria, são factos!
        É um esquema brutal que a maior parte nem se dá conta… mas como tu deves viver num conto de fadas nem sabes o valor que é ter privacidade ou anonimato!

        • ⓐⓘⓝⓓⓐⓝⓐⓞⓢⓔⓘⓣⓤⓓⓞ says:

          “É um esquema brutal que a maior parte nem se dá conta”

          Ora aqui esta algo que os anjinhos Tugas deviam estar mais atentos, mas como por vezes querem coisas “fáceis” com a promessa da segurança, esquecem-se de outros fatores.
          Acordem para vida agora, porque daqui a uns tempos já vai ser tarde.

        • Bruno says:

          Nem vale a pena tentar mudar essa mentalidade. Não queres usar o teu telemóvel porque te podem espiar ou whatever, compra uma yubikey… Gente inculta que gera desinformação…

          • Camões says:

            O pior é gente culta (supostamente) que pensa saber toda a informação.
            O pior cego é aquele que não quer ver, o caso de alguns brunoS.

        • Ska says:

          Anjinhos são aqueles que pensam que 2FA, são apenas biométricos ou sms.
          Hardware token fisico… tens de vários fabricantes com vários custos e são totalmente offline..

        • Zero.kill@gmail.com says:

          Não precisa de ser com um telemóvel usas telemóvel para não ter de adquirir mais um acessório

  3. Hacker Alhinho says:

    Isso, coloquem os ovinhos todos nessa cestinha…

  4. Luis+Henrique+Silva says:

    eu quero ver como fazem com as pessoas leigas no assunto, para muitas pessoas jánem entendem nada de 2FA nem nada, preferem password pois é o mais simples que conhecem agora, querem meter coisas complicadas de chaves de acesso, boa sorte…..

  5. abilio e silva says:

    A minha password não elimina pois eu próprio já a eliminei.

  6. jorge says:

    A microsoft nao consegue eliminar a minha passe .

  7. Marcos says:

    Isso acho bem que metam todos os vossos dados mais importantes de borla na NET em base de dados gigantes , impressão digital,a cara, a iris…. tudinho…. Em nome da segurança baixem as calças até aos tornozelos…..
    Nunca tive um único problema com passwords…..
    No fundo querem é implementar a cena deles para ter os dados a borla…..
    O número de ataques pode até passar a ser 1000 vezes superior… interessa é saber os ataques com sucesso…
    Tretas…..

    • Bruno says:

      Este tipo de comentário retira o call to action para avançar na adoção de autenticações mais seguras. Ainda não tiveste problemas, mas podes vir a ter. Consulta as estatísticas de ataques cibernéticos, que têm vindo a aumentar consideravelmente. Como mencionei anteriormente, se não queres partilhar os teus dados, tudo bem. Usa então um método de autenticação 2FA alternativo que não implique a partilha de dados pessoais, como por exemplo, uma YubiKey.

      No entanto, evita espalhar desinformação, especialmente quando demonstras uma clara falta de conhecimento sobre o funcionamento destas tecnologias. Referindo-me especificamente ao uso de PIN, reconhecimento facial e impressão digital. Quando utilizados em sistemas de confiança (normalmente oferecidos por empresas altamente qualificadas), estes dados nunca saem do dispositivo. Estão encriptados de tal forma que nem o próprio sistema operativo consegue aceder-lhes, sendo toda a validação feita diretamente pelo chip.

      • Marcos says:

        Posso vir a ter se ceder a password ou se usar uma pass tão simples como 12345678……
        O único método que para mim ainda faz algum sentido é uma pen como chave mas isso já em 2003 a ABIT empresa de placas mãe de topo usava por isso não é nada de novo.
        Escolhe lá uma pass como deve ser, configurar bem por exemplo três tentativas e caso de erro tens de esperar um intervalo de tempo para conseguir tentar entrar e bem podes esperar sentado até conseguir entrar ….
        Se calhar a Microsoft é que não mete limites às tentativas de login e abre portas ao brute force attack

        • Bruno says:

          Vai aprender um bocado mais sobre o tópico e depois falamos.

          • Marcos says:

            Se calhar tu é que tens de aprender a configurar bem as coisas, por exemplo no router tenho duas tentativas de login, se erras tens de esperar 90 minutos para poder voltar a tentar, uma pass forte com letras, números, símbolos, maiúsculas e minúsculas…. vá desafio te a tentar entrar, se tiveres 7 vidas como os gatos, talvez consigas…..
            Já para fazer uma transferência bancária, sim o sistema que o banco utiliza faz sentido…..o SMS e depois ainda tem o outro sistema de dígitos …
            No MB way ainda me custa a perceber como é que há pessoas que mesmo a fornecer o código, é necessário adicionar o telemóvel de terceiros a conta bancária…..venha lá o sistema que vier se o utilizador fizer asneira ….. pouco adianta

          • Bruno says:

            No mundo em que vivemos, o SMS não é suficientemente seguro. Daí haver apps de autenticação que gerem códigos. Os bancos ainda usarem SMS é assustador. Percebo o teu ponto, é valido, mas há metodos mais seguros e faceis de utilizar que ter passwords com 100 caracteres (que muito provavelmente vão estar escritos algures) e bloqueios à segunda tentativa.

  8. Nirelle says:

    Isto ainda vai dar porcaria e da grossa. Vai ser como um hipopótamo a largar-lo em terra.

  9. Zero.kill@gmail.com says:

    Já faz muito tempo que não uso password na Microsoft hpe redhat e tantos outros, pode seim usar telemóvel ou outros métodos como chave USB com impressão digital. Se é seguro é eu que tenho centenas de tentativas de entrada diariamente nunca mais tive problemas

  10. zedomalho says:

    Na microsoft, melhor do que ter passwords, pin, 2FA, etc, o melhor é criar um ALIAS para o vosso email e nunca dar esse ALIAS a ninguém. Por exemplo o vosso email é 123456789@outlook.pt, criam um ALIAS 987654321@outlook.pt. Quando forem entrar na vossa conta, só conseguem entrar com o ALIAS + password. Se voces sempre usarem como email o 123456789@outlook.pt ninguém sabe que para entrar na conta teem de colocar 987654321@outlook.pt + password.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.