The Spectrum: o icónico computador dos anos 80 já está à venda
Muitos ainda o têm como o pináculo da diversão nos idos anos 80. Está já à venda o The Spectrum, uma prenda de Natal que promete ser uma celebração do extraordinário ZX Spectrum, o primeiro computador de muita, muita gente. Sim, já o pode comprar e usufruir de 48 jogos icónicos pré-instalados.
ZX Spectrum é lembrado como um símbolo de inovação
A Retro Games, conhecida pelos seus projetos de revitalização de clássicos da informática, anunciou o lançamento do The Spectrum, um novo dispositivo que promete trazer de volta a nostalgia do ZX Spectrum, um dos computadores domésticos mais icónicos dos anos 80 e que até tem um museu em Portugal.
Este dispositivo, que já está nas lojas nationals, ao preço de 99,99 euros, destina-se tanto a fãs de retro gaming como a novos entusiastas que desejam experimentar o charme dos videojogos clássicos.
O projeto é uma recriação moderna do ZX Spectrum, desenhada para capturar a essência do original, mas com melhorias significativas para se adaptar às tecnologias atuais. Mantendo o design característico, com o teclado em borracha, este novo dispositivo inclui saídas HDMI para ligação a televisores modernos e portas USB, facilitando a conectividade com periféricos atuais.
A Retro Games foi meticulosa na recriação da experiência autêntica do ZX Spectrum. O The Spectrum vem pré-carregado com 48 jogos, incluindo títulos lendários como Manic Miner, Jet Set Willy e "Chuckie Egg". Além disso, o dispositivo oferece a possibilidade de carregar novos jogos via USB, ampliando as possibilidades de entretenimento.
A interface de utilizador foi redesenhada para ser intuitiva, permitindo que tanto os veteranos como os recém-chegados possam navegar facilmente pelo catálogo de jogos. Uma novidade interessante é a inclusão de modos de exibição que simulam a aparência dos antigos ecrãs CRT, adicionando uma camada extra de autenticidade visual.
O The Spectrum já está a gerar grande entusiasmo na comunidade de retro gaming e as pré-encomendas revelam uma procura elevada. Espera-se, por isso, que o dispositivo seja um sucesso de vendas, especialmente na época natalícia.
ZX Spectrum: breve história de um ícone
O ZX Spectrum, lançado em 23 de abril de 1982 pela Sinclair Research, é um dos microcomputadores mais emblemáticos da história da informática.
Criado por Sir Clive Sinclair, é amplamente reconhecido por ter popularizado a computação doméstica um pouco por todo o mundo.
Foi concebido como um sucessor do ZX81, outro computador de sucesso da Sinclair. O objetivo era criar uma máquina acessível que permitisse ao público em geral explorar o mundo da informática.
Equipado com um processador Zilog Z80A de 3,5 MHz, e disponível em versões com 16 KB ou 48 KB de memória RAM, o ZX Spectrum destacava-se pelo seu baixo custo e pela capacidade de exibir gráficos a cores, algo raro na época.
A caraterística mais icónica do ZX Spectrum era o seu teclado em borracha, compacto e com um layout incomum, que continha comandos BASIC pré-programados para facilitar a programação.
O uso de uma cassete para armazenar e carregar programas era outra inovação que permitia aos utilizadores gravar os seus próprios jogos e aplicações, tornando o ZX Spectrum numa plataforma muito versátil.
Ascensão e queda
O ZX Spectrum rapidamente se tornou num fenómeno cultural, especialmente entre os jovens. A sua acessibilidade e a vasta biblioteca de jogos ajudaram a criar uma geração de programadores autodidatas, muitos dos quais seguiram carreiras na indústria dos videojogos e da tecnologia.
No Reino Unido, o ZX Spectrum vendeu mais de 5 milhões de unidades, e em Portugal, tal como noutros países, teve uma influência duradoura, com muitas escolas e instituições de ensino a adotá-lo como ferramenta educativa.
No entanto, mesmo com o estrondoso sucesso do seu computador, prejuízos acumulados e projetos pouco conseguidos (como o C5, um pequeno carro movido a eletricidade), obrigaram Sir Clive Sinclair a vender a linha de computadores ZX Spectrum à Amstrad, que ainda lançou vários modelos do 128k.
Apesar de a produção ter cessado definitivamente em 1992, o ZX Spectrum deixou um legado indelével. O seu impacto vai além da nostalgia. Foi uma força motriz na democratização da informática.
Hoje, o ZX Spectrum é lembrado como um símbolo de inovação, educação e criatividade, e continua a ser celebrado por colecionadores e entusiastas em todo o mundo.
lagrima ao canto do olho…sniff sniff 🙂
O meu primeiro foi o Sinclair, com a extravagancia de 1KB de RAM. Se não ma falha a memória, em1982! Que saudades.
Estás fora de orbita! Foi o ZX80 ou o ZX81?
è que eu tive e tenho os dois…
O Spectrum é muito mais tarde!
Foi o Sinclair zx 80 com a sua caixa branca. O Sinclair zx 81 tinha a caixa preta. Mais tarde apareceu o Sinclair Spectrum , uma verdadeira bomba !
O Sinclair ZX80 tinha 1 KB. Mais tarde foram distribuídos em Portugal pela Timex como, Timex Sinclair.
Eu tive o meu sinclair spectrum ligado ao timex fdd 3000. Criei um sistema de ficheiros indexados no sinclair spectrum. Numa floppy ficava o programa e na outra ficavam os ficheiros. Acedia ao ficheiro por chaves e tinha um sistema de indexação por chaves indexadas.
Quando tirei o meu curso de analise de sistemas no INA, um dos professores quis ficar com o sistema à borla para poder apresentar como trabalho de curso dele. Como é evidente, não comprou e portanto, não ficou com ele. O sistema encontrava os registos num tirinho, pois estavam indexados.
🙂
Faltou o ENTER no nickname….
😉 pois, saudades.
Tive o Zx Spectrum + (48k) e o Timex 2048. Íamos jogar uns a casa dos outros. Bons velhos tempos. Comprava a revista Microhobby, que trazia jogos. Foi a minha introdução à programação Basic… Os jogos que mais jogava talvez Enduro Racer, Double Dragon, Match Day, Match Point, Bomb Jack, Professional Soccer, International Soccer, Comando, Robocop e vários mais ( uns 50). Ia a casa de um amigo jogar o Navy Seal (para 128k), wow que jogo dizia eu na altura… Quanto custa uma coisa destas? Imagino que leia os ficheiros tzx ou tap. Devo ter os ficheiros dos emuladores de (quase) todos os jogos que jogava mais.
Custa 99 euros na FNAC
Obrigado, acabei por fazer um pesquisa rápida, e apareceram logo três grandes superfícies de venda de eletrodomésticos e todos ao mesmo preço. Estava curioso por saber quanto custaria.
E chegaram ao jogar ao Café Paradise?
– Reinaldooo!
– CUCU!
– Este não quer pagar…
Timex 48k.
No entanto, não vou comprar nada disto. Já foi tempo e agora os jogos são mais interessantes.
tive um, mas sempre preferi o meu amiga, zx era a budget option da altura
Sim o Commodore Amiga era mais caro e era superior ao ZX. Um amigo meu tinha um e de vez em quando lá ia eu a casa dele.
Cresci nos anos 80 e posso dizer que tive o privilégio de juntamente com o grupo de amigos de passar horas a jogar nestas máquinas…Pessoalmente eu tinha o concorrente do zx …Timex 2048…bons tempos.
O meu primeiro foi o ZX Spectrum 48K e depois passei para o 128k
Foi no primeiro que eu comecei a programar. Com o Basic.
Que saudades.
Pois , pois … O tempo passa que nem um tirinho … mas ficam sempre aquelas saudades …
O meu Pai teve uma maquina de jogos de ligar à TV que lhe perdi o rasto, acredito que ainda dos anos 80, entre os apetrechos tinha uma pistola preta que dava para acoplar um extra também preto que a transformava numa caçadeira.
Alguém conseguirá identificar que modelo poderá ser?
Seria um Ataria (vários modelos) com pistola?
https://en.wikipedia.org/wiki/Atari_XG-1_light_gun
https://en.wikipedia.org/wiki/Atari_2600
https://en.wikipedia.org/wiki/Atari_7800
Também haviam umas consolas de marca manhosa com jogos como o Contra e que vinham com pistolas. O Contra penso que saiu para NES no final dos anos 80. Tendo depois aparecido nas ditas consolas, finais de 80s, anos 90s. Sinceramente já não sei bem.
Uma Famicom, talvez??
Mais informação:
https://en.wikipedia.org/wiki/Coleco_Telstar_Marksman
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_first_generation_home_video_game_consoles
https://www.videogameconsolelibrary.com/pg80-over.htm
Era uma NES que era o mesmo que famicon no Japão.
Tive uma, era giro o jogo dos patos mas para andar ao tiro, mas não a guardei, já a SNES, essa está guardada e a funcionar, só guardei a do passado as coisas mais iconicas que me lembro de passar mais horas a jogar, SNES, game boy e game gear, a última não conheço ninguém que ainda tenha uma a funcionar, o resto ou dei ou acabou por ir para o lixo, tech é tudo lixo ao fim de uma década.
Esqueceram-se de referir a existência posterior do QL com microdrive. Também fiz o mesmo percurso do TS ao Spectrum 128, QL e depois Armstrad. Os calculos do meu trabalho de licenciatura foram feitos num Spetrum, sem impressora num programa de Basic que criei. Só que o danadinho aquecia e de 15 em 15 minutos tinha que o desligar deixar arrefecer, carregar o programa e voltar a introduzir as variaveis. Na altura as impressoras eram de papel térmico e só para ricos. Não deixou saudades embora sinta uma certa nostalgia pela excitação e emoção da descoberta.
O QL era outra máquina completamente diferente (um verdadeiro Salto Quantico – dai QL – quando comparado com o Spectrum).
Não só já n era baseado em Z80, como suportava Multitasking, tinha uma GUI com janelas ANTES da Apple ou da Microsoft aparecerem com “macOS” ou o Windows.
e foi curiosamente onde o Linux Torvalds (criador do Linux) deu os primeiros passos em programação!
infelizmente, a pressa por bater a apple e apresentar ao utilizador “comum” o primeiro SO com uma Interface Gráfica, fez com que o sistema fosse lançado com uma série de bugs que lhe custaram uma má fama (além de ser mais caro do que os típicos Spectrum’s)
Alguns sites de interesse nacional:
http://www.zxspectrum.retrobox.org (o mais antigo site de Spectrum Portugues)
https://planetasinclair.blogspot.com (muitas novidades aqui!)
https://loadzx.com (museu Nacional)
Excelentes sites!
os primeiros 2 desconhecia!
Obrigado pela partilha!
ZX Spectrum, comprei quando foi lançado em 1982 que saudades, acho que anos mais tarde emprestei a um familiar e nunca mais o vi.
Além do Museu LOAD ZX também existe a Teknamic, publisher de jogos retro para ZX Spectrum, a única em Portugal, inclusive, vendendo ainda no formato de cassetes.
https://teknamic.com/
Muito bom.
**** Com a cassete TDK tamém é lembrada para o 128K
Foi no Natal de 84 que tive o primeiro ZX Spectrum +, hoje ainda o conservo e entretanto comprei outro, ambos a funcionar.
Muito interessante.
Curiosamente há alguns spectrum originais à venda em sites de classificados online, com preços superiores a este Spectrum novo!
PS: ainda tenho o meu Timex Sinclair 2048 guardado, e da última vez que experimentei, funcionava.
As máquinas dos anos 80 e 90 tinham um cheirinho a novo e digamos: eletrónico, era algo bastante mágico. As de hoje nada disso têm, que pena. Estive na Lisboa Games Week no ano de 2014 e estive mais tempo na sessão retro, foi um banho de nostalgia.