PplWare Mobile

Última hora: sites de serviços nacionais atacados por ransomware

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Patinhas says:

    Quero ver o que vão fazer com os certificados do cartão do cidadão.

  2. Uddu says:

    Não foi há alguns dias atrás que fizeram um post acerca da “segurança” electronica em Portugal?

  3. Eduardo says:

    São uns meninos ao pé do site da AT 🙂
    portaldasfinancas.gov.pt

    • Zeca Esteves says:

      O que conheces tu da AMA para fazeres essa afirmação?

      • Eduardo says:

        A AT nunca cai, está sempre pronta a sacar uns €€ dos contribuintes 😉

        • Antonio Ferreira says:

          vê-se mesmo que não trabalhas com os sites da AT. Á boa maneira portuguesa de deixar tudo para a ultima, quando coincide as entregas de declarações de IVA com a submissão de ficheiros SAFT, bem podes esperar sentado, é erros atras de erros, e o famoso “Pedimos desculpa pelo incomodo, tente mais tarde”.

          • Eduardo says:

            BZ
            Passe bem sua alteza sabe tudo, devias deixar de entregar tantos sfts e
            dedicar-te a outras coisas 😉
            VPC

          • Helder Ferreira says:

            a AT são um verdadeiro caso de ransomware…ahahahahha

          • Antonio Ferreira says:

            @Eduardo, ahahahahahahahahhahha, eu nao sei tudo, contrariamente a ti que abres a boca e dizes o primeiro disparate que te sai do cérebro, eu trabalho e sei do que estou a falar. Putos, enfim
            VPC

          • PeterJust says:

            Mas isso acontece porque se o prazo de entrega for de um mês, 99% vão ser entregues no ultimo dia e claro, isto é como tudo, não aguenta tantos pedidos ao mesmo tempo. Claro que podíamos investir em mais servidores para aumentar as ligações mas esse investimento ia ficar sobredimensionado e seria usado ao máximo 2 ou 3 dias num ano, como é óbvio, não é viável. Entregue as coisas 2 ou 3 dias antes de terminar o prazo que não terá qualquer problema.

          • Antonio Ferreira says:

            @ PeterJust, eu sei disso, os safts dos meus clientes pelos quais eu sou responsavel são todos submetidos no dia 1 de cada mês, e mesmo assim, por vezes só os consigo submeter já na madrugada de dia 2. Agora veja os gabinetes de contabilidade responsaveis por fazer esta submissão, e cujos os clientes entregam os ficheiros no último dia (dia 5) e alguns atem se esticam e utilizam o prolongamento que a AT dá até dia 8. A somar a isto, os prazos de entrega das declarações de IVA, época dos IRS, é um cáus. Depois os “informáticos” ainda se põem a fazer manutenções aos servidores durante o dia.

            Cada vez mais todos os processos contabilisticos e de faturação estão a ser feitos via webservices, para os servidores da AT, por isso, qualquer investimento em melhorar as infra-estruturas não é para usar apenas 2 ou 3 dias por mês. Por exemplo, a comunicação de Guias de Transporte, obrigatório por lei, sao feitas durante 365 dias, 24 horas por dia.

  4. PAULO PEDROSO says:

    Todas as lojas do cidadão, serviços online e presenciais foi tudo afetado, o problema nao é estar sem serviço 24h ou 48h é sim o facto de dados biométricos e todos outros dados que estão comprometidos nesta situação, esperemos um comunicado com responsabilidades a apurar no caso possíveis fugas de informação sigilosa

  5. alexander de Moraes says:

    o ataque de ter sido feito mario machado e seu grupo 1143 segundo a SIC e o EXPRESSO

    • ripwareztuga says:

      Posso te dizer que isso é treta. Tenho um familiar próximo que anda com esses restartados e se fizessem isso já tinham anunciado isso

    • Linux Fan Boy says:

      Tendo em conta que nem conseguem manter as suas conversas anónimas podemos deduzir que os membros desse grupo não possuem capacidade cerebral para realizar algo do género.

      • PeterJust says:

        Claro que não tem capacidade nem para preencher o IRS mas podem pagar a mercenários, há que investigar e meter os culpados ou quem os mandou, pagarem por crime lesa pátria e crime contra o estado. Aguardo noticias do MP. (sarcasmo, o MP é só fachos)

  6. freakonaleash says:

    Serão os Norte Coreanos ou os Russos desta vez?

  7. Rodrigo says:

    Pronto lá vamos receber mais SPAM e SMS de treta, vai parar tudo online 🙁

  8. António says:

    Portal das finanças, segurança social direta, sns 24.
    Nenhum desses sites está a funcionar com a chave movel digital.

  9. ûlme says:

    conseguir afetar o Autenticacao.gov parece algo demasiado grave…

    nao ha comunicados do governo ?

  10. Samuel says:

    O que foi afectado foi a infraestrutra..sao coisas diferentes

  11. Marcos says:

    Isto não é grave, é gravíssimo…. é que se pedirem resgate para a chave de desencriptação, vai ficar caro….mas é o mal menor, o que é preocupante é se os hackers vão ou não decidir manter se na posse de informação altamente comprometedora…..

  12. Nuno Nunes says:

    Eles deviam mudar os servidores para base opensource enfim

  13. ripwareztuga says:

    Podem pagar e os dados vão à mesma para quem pagar mais…

    • PeterJust says:

      Já houve empresas que pagaram, mas foi milhões! O estado também pode pagar mas acho mais difícil, alguém ia ter de se atravessar. Alguns white hats com 1st days são pagos pelos estados, black hats já é mais obscuro mas de certeza que já aconteceu cá ou noutro local qualquer.

  14. diese Nüsse says:

    Investir em segurança e funcionalidade não… alterar o aspeto, dominio e logótipos isso é que é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.