Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?
Com o mau tempo, os sinistros tendem a aumentar. Algumas vias de circulação passam a acumular resíduos, há fraca visibilidade, os carros fazem aquaplanagem... o que fazer num cenário destes?
O que é aquaplanagem? Como reagir num cenário destes?
A aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecida como lençol de água ou aquaplaning, acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do seu veículo é capaz de a deslocar.
O resultado é que a água provoca uma certa pressão por baixo do pneu, criando assim uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da estrada, fazendo com que os pneus percam a aderência.
Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.
A GNR aconselha:
- Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
- Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
- Reduza a sua velocidade.
Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?
Esqueceram-se da segunda parte do artigo?
Definição, check!
Cuidados para evitar, check!
O que fazer em caso de aquaplanagem?…………..
Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.
A GNR aconselha:
Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
Reduza a sua velocidade.
Ou seja segura o volante, mete o carro em neutro e larga os pedais.
Neutro nunca. Pezinhos longe dos pedais sim.
Tens a certeza? Em todas as mudanças tens velocidade, se o carro aqua-planar seja qual for a mudança vai ganhar velocidade mas em neutro não haverá ganho de velocidade pelo contrario vai existir uma perca de velocidade.
“Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o
veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.”
Ler o artigo até ao fim – check!
O leitor assíduo, anda a ler mal….
Se tiver fé em algum deus pode também rezar. Não resolve, mas fica com quem dividir o resultado.
Eu penso que travar com o motor e não por de imediato o pé ao travão também são boas recomendações.
…
Travão de mão apenas para exibições e piões:)
A melhor opção é mesmo pé na embraiagem, assim as 4 rodas giram todas a mesma velocidade impedindo que haja peões.
Eu devido as minhas antigas funções tive um curso de condução defensiva de 5 dias no cartódromo de Palmela e é assim que recomendam nestes casos, pé na embraiagem.
O ACP tem um teste de 7 perguntas. Essa foi uma das que errei 🙂
https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/aquaplaning-sabe-o-que-e
Obrigado. Já fiz o teste. Nada como andar com muito cuidado (mesmo muito muito cuidado). 😉
Nada que desencadeie força é aconselhável. O melhor conselho é segurar o volante e tentar manter a direção com os pés longe de qualquer pedal e esperar que o carro recupere a aderência.
Desculpa, mas o pé em cima da embraiagem, quando estamos a fazer a formação eles têm uma pista para simular estas coisas, primeiro não te dizem nada e andas como sempre andas e começas a fazer “asneiras”, depois explicam tenta agora mas com o pé em cima da embraiagem e é totalmente diferente.
Entramos em pião por dois motivos, ou viramos mais para um dos lados do que do outro ou as rodas de um lado estão a girar mais depressa do que do outro, dai a necessidade de colocares o pé na embraiagem, para as rodas rolarem todas a mesma velocidade.
Meu caro, tens de fazer ainda muitos milhares de kms para aprender. Eu só dei um conselho. Aproveita que é de borla. Quando estiveres na situação lembra-te dele…
É melhor acreditares nos cursos de condução defensiva. O ACP diz o mesmo – carregar na embraiagem.
Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?
Geralmente, o povo português anda com terços no carro, e, se for o caso, é agarrar o terço e rezar para não bater em nada (outros carros, pessoas ou bens). Se bater, analisar os estragos e, por descargo de consciência, rezar um Pai Nosso antes de sair do veículo.
Se não bater em nada, é voltar a colocar o carro em segurança e, assim que possível, estacionar e limpar-se, pois estas coisas, quando acontecem, fazem uma pessoa borr**-se toda!
Já me aconteceu e o melhor é mesmo não fazer nada, segurar no volante e deixar o controlo de tracção gerir
E sem mexer em qualquer pedal…é isso mesmo !
dar umas voltinhas de kart para aprender a segurar o carro
Aprender a segurar o carro? Em aquaplanagem? Boa sorte nisso.
Menos filmes. Só te vai fazer bem.
Se for num Tesla estás safo porque ainda estás seguro no posto de carregamento.
Cuidado cmg.
Se for num Tesla, é melhor chamar um reboque e depois ir buscar o para-choques que deve estar a uns boas centenas de metros atrás.