Vamos aprender a instalar um servidor Web no CentOS – Parte1
Na semana passada apresentamos dois artigos que ensinam a instalar e configurar um serviço de FTP no CentOS (ver artigos relacionados), mais concretamente o vsftpd. Como administrador de uma rede informática, já referi em vários artigos que a distribuição Linux CentOS é a minha de eleita para implementar os populares serviço de suporte a uma rede de dados (ex. DHCP, DNS, HTTP, etc).
Hoje vamos aprender a configurar o servidor Web Apache no CentOS.
Pessoalmente considero que as distribuições GNU/Linux têm as características perfeitas para implementar serviços de rede. As configurações dos serviços são normalmente realizadas em ficheiros, podemos gerir/controlar facilmente qualquer serviço remotamente usando por exemplo SSH e o backups das configurações é também algo simples de implementar.
Apesar de existirem muitos serviços Web disponíveis gratuitamente, o Apache continua a ser o mais popular e flexível.
Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCoolque na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas impressionante, deste o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e etc.
Como instalar o Apache no CentOS?
A instalação do Apache no CentOS é algo relativamente simples. Para isso basta abrirem o terminal e inserir o seguinte comando:
yum install httpd |
Depois de instalado, o serviço pode ser iniciado através do comando:
/etc/init.d/httpd start |
Para verificar se o serviço está a correr correctamente, abram o browser na própria máquina e insiram o endereço http://localhost
Por omissão, no CentOS a directoria por omissão para colocar sites é em /var/www/html. Relativamente à configuração do Apache (será abordado em próximos artigos), o ficheiro principal de configuração encontra-se em /etc/httpd/conf/httpd.conf
Caso pretendam que o serviço inicie automaticamente após reiniciarem a máquina no runlevel 3 ou 5 (Saber mais sobre RunLevels aqui) devem executar o comando:
chkconfig --levels 235 httpd on |
Esperamos que este artigo vos seja útil e prometemos num próximo tutorial explicar algumas configurações que são possíveis de realizar no Apache. Lembrem-se que o Apache é simplesmente um dos mais poderosos servidores Web. Se tiverem algumás duvidas ou sugestões, não se esqueçam de as deixar nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Muito Obrigado
Muito bom. é deste tipo de artigos que o blog precisa. Principalmente mais para mostrar ao publico que o linux permite fazer tudo o que desejarmos e não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Bom trabalho Pedro Pinto.
Tenho um Personal Server em casa num laptop com o LCD avariado, que tem apenas 1 giga de Ram, e consigo ter o CentOS 5.7 com MySQL, Apache, Subversion, 2 sessões VNC, FTP (chrooted obviamente), OpenVPN e scripts de Auxilio como o phpMyAdmin, uSVN, Webmin, virtual hosts para os meus projectos pessoais e crons de backups automáticos por rede.
Obviamente arranca sem modo gráfico, mas nas sessões de VNC o modo gráfico funciona mt bem.
Uso este SO desde o centOS 3 e para servidores, não vale a pena experimentarem mais nada.
Super estável, rápido, muitos updates, especialmente com o CentOS plus (Cuidado com o Kernel do CentOS plus e a degradação de performance), e principalmente LEVE!
Há montes de documentação e packages na net para esta distro. Para não terem trabalho, uconfigurem repositórios do Yum como o rpmforge, atrpms, e similares.
5 Estrelas! Não se vão arrepender. Percam umas horas a brincar e vão ver o que conseguem fazer em pouco tempo.
Pois, CentOS é CentOS 🙂
Correcto sou da mesma opinião.
Mas, sabem muito bem que se possuírem um NAS da QNAP ou outro, temos la tudo isto e não só num simples click.
Bem haja.
clearOS, n?
Preciso de aprender a trabalhar com o clearOS, de preferência virtualizar. Alguma dica?
Boas, é idêntico a virtualzar o centOS https://pplware.sapo.pt/linux/instalacao-do-linux-centos-5-4/
Parabens muito bom simples e pratico.
Aproveito para perguntar se há alguma solução opensource e gratuita que permita efectuar o mesmo que o ISA server faz no que diz respeito a captar um URL e a reencaminhar para um respectivo servidor:porto
Exemplo
http://www.xpto1.com IN A 193.1.1.1
http://www.xpto2.com IN A 193.1.1.1
sendo o 193.1.1.1 a solução que procuro e depois internamente ele publicar e reencaminhar o pedido respectivamente:
http://www.xpto1.com —> 172.16.1.1
http://www.xpto2.com —> 172.16.1.2
Com isto procurava poupar IP’s para publicação de sites para a internet.
Obrigado
ola amigo venho fazendo varias pesquisas e vi seu site estou com um problema em um server gostaria de falar com sr para resover este problema e ter alguem para dar me assistencia em maquinas linux meu contacto é skype hostradiokiko tm 919284089 obrigado e agurdo sua resposta.. abraço
desculpe o meu skype principal é este radiokiko43 obrigado e agraco que nao publiques estes meu comentarios pelo motivo de ter os contactos se pagar eles pode publicar
Olá boa tarde estou com um serio problema! Com o meu apache no centOs, instalei normal o apache só que minha maquina não consegue encontrar o servidor pelo browser já adcionei regras no firewall para abrir a porta 80 e ate agora nada. Alguem tem alguma ideia de como resolver esse problema??? Obrigado!