Criptomoedas: Centro Nacional de Cibersegurança alerta para riscos
Com o universo das criptomoedas a crescer e a evoluir, também aumentam as oportunidades e, infelizmente, os riscos. É essencial estarmos atentos às boas práticas para proteger o nosso investimento e, acima de tudo, a nossa segurança financeira. O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) deixa algumas dicas.
Criptomoedas são formas de dinheiro digital baseadas em criptografia que funcionam de maneira descentralizada, sem a necessidade de intermediários como bancos ou governos. A tecnologia blockchain (ou cadeia de blocos), permite transações seguras, transparentes e registadas publicamente.
Dicas para se manter seguro no mundo das criptomoedas
- Desconfie de ofertas demasiado boas: se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Promessas de retornos exorbitantes num curto período de tempo devem ser um alerta.
- Verifique a autenticidade das comunicações: ao receber e-mails, mensagens ou SMS sobre investimentos, confirme sempre se a origem é confiável.
- Pesquise a reputação da marca: antes de tomar qualquer decisão, pesquise informações, opiniões de especialistas e de clientes;
- Cuidado com abordagens inesperadas: se alguém entrar em contacto através das redes sociais com uma proposta de investimento, desconfie;
- Registe todas as transações: ao realizar qualquer transação financeira, mantenha um registo detalhado, isso não só ajuda a controlar os seus investimentos, como também é essencial para uma queixa, em caso de irregularidades.
No mundo das criptomoedas, a informação é a sua melhor aliada. Mantenha-se ciberseguro!
Quem não está familiarizado com criptos, só se mete em aventuras se sofrer de um espírito de aventura kamikaze.
Mas enfim… penso que também seria útil as práticas de segurança das nossas chaves.
Neste momento, as vigarices à volta das criptomoedas são as “donas brancas” do século XXI.
Onde é que não há vigarice hoje em dia ?
desisti de investir nisto e noutras “coisas”, e não foi por estar a perder dinheiro, foi para pagar a totalidade do crédito da minha habitação … contas feitas, sem o crédito e os seguros associados, bem como, as obrigações de cartões, etc. impostas pela entidade bancária, estou a ganhar bem mais dinheiro do que quando investia nestas “coisas” 😉
Contas feitas um crédito habitação paga uma taxa de juro anual de 5% atualmente, antes ainda pagava menos
Bitcoin tem uma média de valorização de 90% nos últimos 5 anos.
Se está a ganhar mais dinheiro agora então nunca soube investir em criptomoedas, devia ser do tipo que comprava Dogecoin ou Shiba Inu em vez de Bitcoin, porque o achava caro.
Pegue o dinheiro de volta e invista-o em Bitcoin e vai ver que nunca mais vai fazer tananho erro de pagar ao banco.
Sócrates tinha toda a razão:
“Dívida é para ser gerida e não para ser paga.”
FIAT é que está em risco. A perder 10% por ano…boa sorte.
Bitcoin + Solana FTW!
Q4 2025 cycle top e volta o disco e toca o mesmo.
Eu sabia que existia algo na panela pois ganhar dinheiro em tão pouco tempo trás água na fervura
Existem vigarices em todos os ramos de atividade humana. Por que é que as criptomoedas seriam diferentes?