Starlink prepara acesso à Internet para smartphones e Elon Musk revela pormenores
A Starlink tem sido uma proposta que muitos escolhem para acesso à Internet, especialmente em zonas remotas e com ligações fracas. Os planos da empresa de Elon Musk alargam-se e o dono do X anunciou que em breve o serviço Starlink irá fornecer acesso ininterrupto à Internet para smartphones.
Elon Musk revelou, num anúncio que fez no X, que a Starlink iniciará um serviço direto de Internet para smartphones. Numa primeira fase, este serviço será apenas oferecido através da T-Mobile nos Estados Unidos. No entanto, Elon Musk afirmou que o seu objetivo a longo prazo é abrir este serviço a todas as operadoras móveis.
A Starlink fornece um acesso muito rápido à Internet através dos satélites em órbita terrestre da SpaceX. Oferecendo um serviço revolucionário, especialmente em áreas rurais e remotas onde a conectividade à Internet é fraca, a Starlink está agora a trazer este serviço diretamente para os dispositivos móveis.
Esta nova proposta permitirá que os utilizadores acedam à Internet em quase qualquer lugar com os seus dispositivos móveis, sem interrupções. Assim, e seguido os planos do que é já oferecido com o serviço atualmente, criará uma proposta verdadeiramente universal, e com uma modularidade única.
Starlink direct to mobile phone Internet is exclusively with @Tmobile in the US for the first year, then other carriers thereafter.
— Elon Musk (@elonmusk) August 31, 2024
We are starting off working with one carrier in each country, but ultimately hope to serve all carriers. https://t.co/CDVeiftVNT
A parceria entre a Starlink e a T-Mobile estará inicialmente disponível apenas para utilizadores desta operadora nos EUA. No entanto, e como afirmou Elon Musk, existem planos para começar testes com uma operadora em cada país e eventualmente abri-lo a todas as operadoras. Ou seja, prevê-se que em breve este serviço seja oferecido por outros operadores.
De acordo com informações partilhadas por Ben Longmier, 26 novos satélites foram colocados em órbita no âmbito do programa “Direct to Cell” da SpaceX. Estes satélites cobrirão principalmente a área de serviço da T-Mobile nos EUA. Agora os utilizadores destas regiões poderão experimentar uma Internet ininterrupta, sem zonas mortas.
A colaboração Starlink e T-Mobile está prevista para resolver as dificuldades vividas especialmente no acesso à Internet. Em última análise, proporcionará uma grande liberdade a muitos utilizadores em termos de Internet.
Quem vai para regiões remotas e não leva uma parabólica ãs costas, normalmente usa um inreach da Garmin ou similar. Espero que finalmente baste o telemóvel…
Starling Direct to Cel
Se o acesso é por satélite, porque precisa da parceria da operadora? Se o satélite chama direct to cell, pra que a operadora? Eu duvido que o acesso se dê diretamente do telemóvel ao satélite. Uma antena da starlink chega a gastar entre 50 a 100w. Isso eh mais uma lorota desse salafrário. Como o tal autopilot da tesla, que de auto, não tem nada.
Porque caso contrário as operadoras começam a acusar o Musk de competição indevida… ou outras coisas que as empresas que detêm certas fatias de mercados dizem/fazem quando entra um novo “menino na caixa de areia onde eles ditam as regras”
E as operadoras de Internet acusaram por acaso acusaram a starlink de competição indevida? Não. Então porque as se telefonia o faria?
Tens de melhorar os teus conhecimentos tecnológicos. Há cursos no IEFP que te podem ajudar.
Ah sim, disse o tal especialista de sofá. Aguarde e verá
resposta está no leilão de frequências
Gostaria muito que fosse verdade, poderia fornecer internet de graça e sem censura na China, na Coreia do norte, na Venezuela, no brasil, assim ajudava o povo a livrar-se das ditaduras.
Espero que seja verdade e não exija nenhum telemóvel especial, mas estou cético pois parece-me fruta a mais.
Seria óptimo se este serviço fosse mesmo gratuito para que os Países Europeus que estão subjugados à tirania da união europeia – como é o caso de Portugal – pudessem ter acesso à Internet sem censura.
Tirania da União Europeia?! Pode aceder a todos os sites que quiser, sem restrições.
Claro que, como na vida “real”, na Internet também deve haver regras de convivência, até porque o facto da “informação” das redes sociais ter um alcance mundial enquanto que os “mexericos/informação não confirmada” da vida real têm um alcance muito mais limitado. Comparem os “mexericos” de aldeia/rua propagados de boca em boca ou, até, através da imprensa, com o mesmo mas através das redes sociais/sites na Internet.
A maior liberdade da Internet também deve implicar uma MAIOR responsabilidade no seu uso.
Não não podes, tens sites diretamente bloqueados na UE e tens sites que por causa da incerteza jurídica draconiana na UE foram bloqueados na UE pelos próprios autores do site para evitar chatisses
Conversa para boi dormir.
Tão boa esta tirania a que estou subjugado, posso ver o que quero, escrever o que quero (sem apelar à violência, óbvio) não sou raptado a meio da noite, etc.
Calhou apenas quereres ver o que eles permitem, e ainda não teres sido tu o raptado.
Mas a probabilidade vai aumentar cada vez mais.
Suponho que se o telemovel consegue apanhar sinal de GPS de um satélite em teoria também deveria conseguir algum sinal de Internet, no entanto, e não sendo eu um perito na área tenho quase a certeza que o sinal de GPS de um telemovel e feito com triangulação das torres a volta.
Com base nesta premissa eu acho que ele não esta a alimentar os telemóveis diretamente mas sim as antenas dos operadores que alimentam os telemóveis, mas posso estar enganado.
Para apanhar sinal de GPS, nas receber. GPS não transmite, então não se usa transmissão de sinal. Impossível um celular conseguir enviar um sinal a 400km de distância, sem uma antena enorme com consumo de energia enorme. No máximo algima mensagem de texto. Eh só mais um jogo de palavras do falastrao, igual al full self drive da tesla q de full não tem nada. No máximo vão falar direto com a torre. E tem gente achando a vai ter acesso no meio do oceano.
Por isso existe a inovação ! Pra fazer coisas que alguns acham ser impossível! Creia meu amigo, não seja tão descrente!
Meu Deus.. cada comentário pior que o outro
Correto. Então coloque uma bateria de nobreak em seu telemóvel antes de tudo.
Eu consigo contactar a estação espacial internacional com 2 watts em FM e uma yagi de pequenas dimensões. Em modo de APRS, só preciso meio watt. Tens mesmo de melhorar esses teus conhecimentos sobre rádio- frequência.
Boa sorte para o sr conseguir trasmitir mais que alguns bits no espectro do fm. Qual tentar em am? E sou eu que tenho q melhorar meus conhecimentos técnicos com mais de 15 anos de experiência na área. Saia do sofá e vá fazer um curso de engenharia de verdade em vez de lert tutorial de achismo no redit.
Eu até tenho dois cursos neste momento Mestre João, eletrotécnica e telecomunicações e Agronomia, este ultimo feito ao longo do tempo 🙂 Reddit é com a geração Z, não é comigo. Dei a modulação de FM no contexto que lhe descrevi para lhe explicar que tudo é possível em pequena escala de P.A.R. , desde que haja investimento. Melhor que FM era bem melhor que fosse em SSB 🙂 Tecnologia já temos, pelo menos, nesse contexto, de satélite diretamente para o telemóvel. Uma boa multiplexagem de sinal e eventualmente a próxima geração de telemoveis com antenas internas mais optimizadas farão bem a festa, sinal dentro de casa é que vai ser mais difícil. Não se zangue, e também não se zangue com o Musk, que ele é bom rapaz 🙂
Claro que nesses países esse serviço não estará disponível, o Elon é muita coisa mas não é parvo.
Mais um produto / serviço a acrescentar à minha lista de coisas que nunca vão crer do Musk.
Vai espiar toda a malta que cair neste esquema.
Se os sites abordam assuntos que, na “vida real”, são proibidos por lei porque não o devem ser na Internet, mesmo numa democracia? A Internet tem muito impacto na sociedade pelo que também tem de seguir as leis daquela porque se isso não for feito
a democracia pode ser vítima dela própria.
As operadoras vão ficar com a parte de leão, o que inviabiliza pelo preço.