56% dos utilizadores portugueses tapam a webcam do PC
Apesar de décadas de utilização de dispositivos digitais e do reconhecimento da cibersegurança como uma preocupação real e crítica, continua a ser difícil distinguir entre o que é seguro e o que não é. Para "jogar pelo seguro", 56% dos utilizadores portugueses tapam a webcam.
Portugueses acreditam que tapar a webcam é uma medida eficaz para a privacidade
O inquérito da Kaspersky “Excitement, Superstition and great Insecurity - How global Consumers engage with the Digital World” demonstra que os utilizadores podem ser contraditórios em relação aos seus hábitos digitais e às suas atitudes perante a privacidade digital. Por um lado, 56% acreditam que cobrir a webcam dos seus dispositivos é uma medida suficientemente eficaz para proteger a sua privacidade
Por outro lado, parte dos inquiridos em Portugal (36%) joga jogos online e envia os seus dados pessoais para fontes não fiáveis para conseguir aceder a esses jogos. Em geral, publicam os seus resultados nas redes sociais e envolvem os seus amigos nesta pirâmide de partilha de dados descuidada.
Este estudo também revelou que quase metade dos utilizadores em Portugal (49%) está preocupada com a possibilidade que os assistentes de voz estejam constantemente a ouvir as suas conversas e a recolher informações pessoais. Como consequência dessa ideia, aproximadamente 21% dos portugueses inquiridos coloca os seus dispositivos em modo de avião durante conversas privadas importantes.
Outra conclusão interessante deste estudo remete para a utilização do modo privado de navegação online. Cerca de 38% dos utilizadores portugueses inquiridos acreditam, erradamente, que a ativação do modo de navegação anónima garante a sua invisibilidade online.
Há que destacar que, dos inquiridos portugueses, apenas 9% estão dispostos a clicar em hiperligações desconhecidas nas aplicações de troca de mensagens e chats, comprometendo potencialmente a sua segurança.
É a malta do teletrabalho em que é muito télé e pouco trabalho. Quem não deve não teme…..
Mais um “trolha” que não pode dar serventia em teletrabalho e julga os outros pela mesma bitola
Eu se leva-se o meu pc para o quarto também o fazia, mas em ninha casa não há o habito de ter este tipo de equipamentos nos quartos, não sinto necessidade de o fazer.
Por acaso tenho alguns a trabalhar para mim. Eu não faço teletrabalho porque gosto de falar pessoalmente com o clientes. Mas coisas de apenas “papelada” trato por teletrabalho num dia que tiro só para isso.
Agora estou em teletrabalho na esplanada e a reinar com os falhados invejosos que por aí navegam.
Eu estou em teletrabalho à 5 anos por motivos de saúde, sofro de doença autoimune que me provoca por vezes incapacidade parcial ou total, e trabalho exatamente igual a quando estava presencial, quem gosta de trabalhar trabalha até de baixo de água, os calões são calões em todo o lado, em casa ou na praia até preferem apanhar escaldões a ter o trabalho de colocar protetor solar 🙂 🙂
As doenças autoimune são uma treta, eu tenho nas mãos mas felizmente não me atrapalha muito o dia á dia.
As melhores e que o teu problema se resolva da melhor maneira possível.
“há 5 anos” – verbo!
Levasse
+1
Escrevem escrevem escrevem, mas depois dao erros de meia noite.
Enfim!
Desculpa ser disléxico, e ter apanhado reguadas todos os dias na escola, ajudava imenso, na minha altura de escola não havia cá “mariquices” de dislexia.
Mesmo sendo disléxico tento escrever corretamente com acentos inclusive, há por aqui muita gente que nem se dá ao trabalho disso.
O que é que não compreendeste do que escrevi?
É com cada jumento Ahah. Se vais corrigir alguém tenta pelo menos não dar erros e usar a pontuação corretamente.
Diz-me que nao percebes nada de IT, sem me dizeres que nao percebes nada de IT.
“Quem não deve não teme” explica-me essa xDDD
Não sei o que os teu colaboradores andam a fazer em tempos de teletrabalho mas trabalhar não deve ser xDD
Os meus não trabalham em teletrabalho.
https://pplware.sapo.pt/informacao/teletrabalho-reduz-a-produtividade-do-trabalhador-em-18-diz-estudo/
Tens X websites para fazer em 1 mês, X chamadas para fazer por dia, X seguros para meter no programa, como é que estares em casa te vai fazer não produzires isso mesmo?
Tal como se não cumprires no trabalho presencial és despedido, igual acontece em teletrabalho…
Por isso não compreendo msm como reduz a produtividade.
esse estudo que mandaste foi feito a 235 indianos e todos na mesma empresa, achas honestamente que isso é um bom estudo?
Pelo teu comentário cálculo que não tens cortinas em casa, certo?
Opah lindo o Barão deve viver numa casa full vidro e no meio de Lisboa. é tudo para ver amigos
Por acaso ainda não tenho cortinados, casa nova e ainda não há € para os cortinados, mas tenho estores.
O que é que eu disse que provoca assim tanto alarido?
Eu uso um Imac e não tenho a câmara tapada, tenho o Imac no escritório, assim como não tenho Alexa e outros assistentes no quarto.
Qual é o espanto?
“Quem não deve não teme” então não posso prezar a minha privacidade somente?
Foi um bocado estranha essa afirmação, só isso.
Tens de ler com mais atenção, essa afirmação não é minha é do @Anung.
Têm razão sim senhor, peço desculpa.
Têm razão sim senhor, peço desculpa.
Fica provado que 57% dos portugueses sao bu rros mas a verdade e que em Portugal so ficam esses porque os bons emigram
Com ficaste por cá obrigado pela tua apresentação.
+1
Privacidade é coisa do passado! Hoje vivemos num Big Brother global, onde as grandes tecnológicas e não só, têm acesso milimétrico a todos os nossos passos. Recordaria apenas duas, NSA e o Google com a assistente de voz que ouvia as nossa conversas, desculpabilizando-se que era para aperfeiçoar o vocabulário…
Oh nerd vai la brincar com a linha de comandos do linux e deixa os temas importantes para os adultos
Comentário maduro, não haja dúvida. Ainda assim o Carlos disse algo r elacionado com o assunto…já de ti não se pode dizer o mesmo embora o tenhas vindo criticar.
Acho bem que tapem a webcam pois se hackers conseguirem acesso ao PC/portátil com Windows/MacOS podem ligar-la sem o conhecimento dos utilizadores.
Mas não tapam a do smartphone…
Mas os microfones continuam sem proteções… Estas são as mesmas pessoas que na mesma usam Siri, Alexa, Google… pq será que têm uma resposta?? E preocupam-se com a câmara… ahahahhah de rir
Pixel 6a com GrapheneOS e sem micro e cam….No PC, linux (Ubuntu – chega e sobra uma versão LTS) e para coisas mais “sensiveis…Tails…
Nunca fiz isso nem nunca farei.
Se uma pessoa tiver cuidado onde clica e onde vainão terá azares……