DIGI começa os testes em Portugal. Internet já está em funcionamento
A DIGI visa fornecer serviços a todos os clientes em Portugal. Isto significa Internet gigabit, televisão digital por fibra de alta qualidade e uma experiência de cliente digna. Pelo menos, são estas as promessas com que se apresenta ao país. Os testes já começaram e mostramos o que está a ser instalado na casa dos "primeiros clientes".
Já testámos o serviço da DIGI
A DIGI é uma empresa de telecomunicações com raízes na Roménia que atua principalmente na Europa, oferecendo serviços de comunicações móveis, Internet e TV. A empresa é conhecida por fornecer serviços de telecomunicações com uma boa relação custo-benefício, muitas vezes com preços competitivos e pacotes atraentes para os seus clientes.
Em termos de presença internacional, a DIGI opera em vários países da Europa, incluindo Espanha, Roménia, Itália, Hungria e Portugal. Em cada um destes países, o oferta comercial é diferente, por forma a adaptar o serviço às necessidades locais.
A DIGI é conhecida pela sua estratégia de preços agressiva, procurando oferecer serviços a preços mais baixos do que muitos dos seus concorrentes. Isso pode incluir pacotes de serviços combinados e ofertas especiais.
Os primeiros clientes em Portugal
Depois de todo um esforço para dar início às operações, a empresa iniciou o recrutamento de utilizadores prontos a testar o seu serviço de Internet. Através da página da empresa, os candidatos podem deixar alguns dados para serem escolhidos.
Candidatura aceite, o utilizador recebe no seu e-mail a informação e os serviços passam a manter contacto por telefone.
Com o dia marcado, foi só esperar que os técnicos da empresa viessem para instalar o serviço.
No que toca aos equipamentos, o router é da Zyxel e o ONT (GPON sigla em inglês de Gigabit-capable Passive Optical Network, ou Rede Ótica Passiva com Capacidade de conexão em Gigabits) é de fabrico chinês - será marca própria da operadora(?).
Conforme podemos ver, o ONT tem saída para cabo de rede (o amarelo) e coaxial (que está protegido com a capa de plástico transparente). Atualmente só está em teste o serviço de Internet por fibra.
Segundo o que foi referido, estes equipamentos não deverão ser os definitivos para a versão comercial. Serão os que estão a ser colocados para os testes iniciais.
O software do router é simples de perceber, e já está traduzido para português.
Em termos de fibra, foi instalado um acesso de 1Gbps e, efetivamente, nos testes, o valor ainda não está como esperado. Contudo, deve-se ainda à afinação e otimização da rede.
Os primeiros testes, logo que o serviço foi instalado, foram via Wi-Fi:
Nos testes feitos no momento (via Wi-Fi), a melhor velocidade de download conseguida foi de 773 Mbps. Já no que toca ao upload, os valores nunca passaram dos 511 Mbps. A latência inicialmente foi significativa, à medida que novos servidores são encontrados, os valores melhoram, conforme as imagens em cima.
Quando ligado ao cabo, os valores melhoram para se aproximar do que é o esperado.
No que toca à latência, os valores também melhoram, e enquadram-se no que é padrão dos operadores em Portugal.
Em atualização.
Só uma correção
A latência vai depender diretamente do servidor, rotas físicas e outros fatores que podem ou não depender da DIGI. Ter em atenção que para a MEO e para a Vodafone as latências serão maiores inicialmente, pois a Vodafone com a Cogent segue a Espanha, e a MEO com a Telia segue a Londres (NOS fica inteiramente em Portugal)
Mas testes internacionais? Traceroutes das rotas? Isso era interessante se puderem partilhar!
Sim, iremos fazer alguns testes mais específicos de agora em diante. Para já, “à boca das urnas” foi o possível. Agora, com mais tempo, iremos trazer outros testes.
Força nisso Vitor, obrigado pela resposta!
meo.pt/speedtest
é servidor nacional 🙂
GPON separado do router? começam bem
Com ONT dedicada, que mimo!
ONT dedicada talvez será para quando houver serviço tv contratado pelo cliente…
Pelo menos as imagens da instalação que mostraram a ONT é separado do router em si.
Por isso que comentei
Vou ficar á espera.
Ainda não vi cá pela minha zona
+1! ONT separado é impecável!
Quem em dera. Mandava o router deles à couves, e ligava o meu router diretamente escusando de ter duplo NAT
Testes feitos por wifi. Facepalm
Sim, basicamente aqueles que todas as pessoas vão tirar mais proveito. Com tempo, haveremos de ter outros testes, aí já com outros dados. Mas tem de haver tempo jovem. 🙂
Não podem é esperar 1Gbps garantido com WiFi. Alem do Servidor usado para o speedtest, depende do dispositivo movel utilizado, do ambiente RF, da distancia entre o AP e o dispositivo, etc etc
Sem mais detalhes sobre todas as variaveis envolvidas até me parecem valores bastante bons.
Teste por cabo é que ainda não está lá.. se o que vendem for 1Gbps garantido ainda terão alguns ajustes a fazer.
No Post dá uma ideia do que está atualmente disponível. Pelo que mostram, não está nada mal.
Acho que estás errado, eu consigo sempre 1Gbps em WiFi na Vodafone
Deves querer dizer que em determinadas circunstâncias, tens 1gbps.
Ricardo, o grosso modo dos utilizadores usa WiFi é natural que os testes tenham sido feitos assim
Podem fazer testes por wifi, mas depois não faz sentido dizer que o serviço tem uma latência alta ou que não atinge as velocidades contratadas.
Vê o que está no artigo, está lá tudo o que é necessário saber a esta altura.
Venham eles.
Bem mandei o pedido para ser tester.
Em Setembro vai a NOS com o raio que os parta.
Nem imaginam a quantidade de vezes que me ligam… pura e simplesmente não atendo.
Se a Digi estiver a funcionar já, vou para eles, caso não, vou para WOO….
Mas WOO também é da NOS
Tem diferenças, a WOO apenas trabalha com FTTH. A NOS trabalha com HFC e FTTH. Se só tiver HFC NOS, não vai ter WOO
S Pimenta, pago pela NOS cerca de 94 euros mensais.
Pela WOO , se eles tiverem serviço na minha zona, passarei a pagar 55 euros para o que preciso.
É da NOS e ao mesmo tempo não é…
Exato, a WOO pertence mas tem ideologias diferentes.
WOO = NOS, correto?
https://www.woo.pt/content/dam/woo/pdf/PoliticaPrivacidade_ClienteOut20.pdf
´Comigo tem acontecido o mesmo não de ligar é irritante,,
É possível usar modo bridge? Para conectar outro router pessoal, sendo que o router da Digi funcionaria só como modem para passar sinal de internet.
Neste momento só a NOS permite.
a meo tambem permite
Informação falsa, não espalhe mentiras por favor, a Meo também permite, convem informar-se para não criar duvida aos utilizadores do forum.
A Meo também permite bridge, e já agora, a utilização de 4 boxes.
Equipamentos tudo uma chinesice barata.
Façam testes exaustivos pplware!
É o que estamos a fazer.
Deviam fazer era em modo cliente mistério ! 🙂
Quando vem a rede móvel
Ainda vai demorar mais um pouco, mas as equipas andam fomegantes no terreno. É tudo questão de tempo.
Vou ficar á espera ..
Cá pela minha zona ainda não está nenhum instalado
E a ONT ligada a outro router?
era capaz de jurar que o NDA indica quem nem podem mencionar que fazem parte do teste.
Tem possicao especial no teste?
Quem assinou o NDA? Não faço ideia o que diz no NDA nem sei da existência de tal.
Mesmo assim a operadora LIGA T tem melhores resultados e bons tarifários procurem.
E a LIGA T tem serviço a nível nacional? Não. Obrigado.
Tu como podes andar comparar isso, uma operadora regional com uma nacional ainda por cima sem oferta publica, vocês gostam mesmo de pôr o carro à frente dos bois
Venham para cá para o Porto!! Precisamos de vocês por cá
O Zyxel é porreiro, instalo da NOS em clientes empresariais e tenho boa impressão dele.
Venha a DIGI com força!!
Isso já é muito melhor do que tinha em Benfica com a operadora de 3 letras na estrada de Benfica.
Tanto a MEO como a NOS têm três letras…
Boa noite Senhores.
Pois acho excelente que haja mais uma opção no mercado pois é preciso fazer frente a essas operadoras pois acho que estão mal abituados.
Bem vinda.
Antonio Oliveira
Tenho LIGAT em casa muito bom estão a expandir para varias zonas e mesmo sendo regional como falas da 10 a zero a muitas
Ontem vieram cá colocar o modem e afins, mas até à data…sem sinal…ainda estão a resolver os problemas na central (resido na zona de Loures)…
Vou esperar evolução nos proximos dias…
Tentei sacar mais informações, mas sem grande sucesso…segundo o que os técnicos disseram, é que os testes vão até ao final do ano…
Bom…os clientes precisam de mais alternativas visto que as principais operadoras juntaram se para monopolizar os clientes .Alguém que se preocupe com o dinheiro dos ciientes….