Radar na Ponte Vasco da Gama deteta veículo a 246 km/h
Desde junho de 2024 que a Ponte Vasco da Gama passou a ter um radar de velocidade média. De acordo com as informações, em apenas um mês foram detetadas 273 infrações. A velocidade mais elevada registada foi de 246 km/h.
Em Portugal há radares por "todos os lados"... O objetivo é garantir a segurança rodoviária, obrigando os condutores a cumprirem os limites de velocidades. Na Ponte Vasco da Gama passou a existir, desde junho, um radar de velocidade média.
Segundo a GNR, "A elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos e os acidentes rodoviários, muitas vezes graves devido ao excesso de velocidade, evidenciam a necessidade e importância da implementação de medidas de segurança proativas na Ponte Vasco da Gama".
1,8 milhões de veículos controlados por radar num mês na Ponte Vasco da Gama
Segundo os dados mais recentes da GNR, em apenas um mês foram controlados 1,8 milhões de veículos. Foram registadas 273 infrações, sendo que 10 foram muito graves, por condução acima dos 181 quilómetros por hora.
Registaram-se também 134 infrações graves (151 Km/h a 180Km/h) e 129 infrações leves (121 Km/h a 150 Km/h). Como referido, o maior excesso de velocidade registado foi de 246 Km/h.
Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto. De relembrar que em Portugal temos radares de velocidade fixos, radares de velocidade móveis e agora radares de velocidade média.
Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão sempre sinalizados.
O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.
Para quem não quiser "decorar" as posições dos radares, pode sempre usar o Waze.
haaaaaaa, mas e tal, é caça á multa. Que belo animal a 246Km, ele é que estava certo.
Registaram-se também 134 infrações graves (151 Km/h a 180Km/h) e 129 infrações leves (121 Km/h a 150 Km/h). Como referido, o maior excesso de velocidade registado foi de 246 Km/h.
Não entendi, a velocidade média mais elevada foi 246km/h…?
Se sim, FÓNIX!!!
Se o Radar de velocidade da Ponte Vasco da Gama é de velocidade média, como é que se sabe que a velocidade maxima desse veiculo foi de 246 km/h? Quanto muito pode-se saber que essa foi a velocidade média naquele percurso mas o carro pode ter ido metade do percurso a 192 km/h e a outra metade a 300 km/h sendo que a velocidade média seria essa mas a velocidade máxima seria 300km /h.
se estamos a falar de um radar de velocidade média, os 246Km/h será a média feita entre os dois pontos.
o johnny Macarrony não chega la, esquece la isso…
Eu percebi, dai a minha explicação.
“A velocidade mais elevada registada foi de 246 km/h.”
Errado, deveria estar escrito:
“A velocidade MEDIA mais elevada registada foi de 246 km/h.”
Pois como disse não significa que ele pudesse ter andado a 300.
Se já se tinha indicado que era velocidade média não é necessário estar sempre a mencionar isso.
Ainda assim numa amostra de 1.8 milhoes haver apenas 273 infrações é uma percentagem inferior a 0,02%
Não tarda tiram de lá porque não “rende”. Ah ah ah
Sim e? A percentagem de assassinos no país também é muito baixa porque é necessário tantas prisões?
Era o JL a mostrar as tenebrosas qualidades da locumoção eletrica. E o mais impressionante é que segundo ele vinha directo de Faro onde perdeu 6 minutos a carregar 108% da bateria!
Ah ah, priceless!! 😀
*locomoção, mas era para escrever Loucomoção
Porque é que ia a 250km/h??? Porque vinha um carro á frente se não ia a 300!!!!
Coitadinho, deve ter-lhe dado algo na perna e ficou o pé a fundo, deve ser chato, aposto que sabe código de estrada, passou nos exames, sabe os sinais todos.
Foi sem querer, de certeza. Ele até nem sabia que o carro dava tanto, e de certeza que o enganaram quando o comprou… vamos ter pena do homem
Só que não, quero mais que seja caço, fique sem carta e vá de novo fazer exame, mas que raio de cowboys da treta, as regras existem para segurança de todos, quer fazer isto, que vá para uma pista se espete lá sozinho. Gente burra.
Se existe limite de velocidade pra ter carros que ultrapassam estes limites?
Porque temos muitos pilotos de bancada cheios de guita sem saber o que lhe fazer
Isso acabava rápido se em vez de as multas serem valor fixo, fossem em função de % dos rendimentos. Acabava a brincadeira para muitos prevaricadores 😀
Quando andares num b18 turbo a 300km/h, vais deixar de fazer essa pergunta, e a seguir de meteres as cuecas no lixo, vais logo ao olx á procura de um para ti.
Como se 240km nos carros actuais fosse alguma coisa do outro mundo! Provavelmente não deu mais porque tinha o carro limitado electrónicamente.
Não é o excesso de velocidade que causa problemas mas sim a diferença de velocidade.
claro, o coitado que vai calmamente na sua viatura a cumprir o código da estrada, de repente leva com um gajo a 246km/h. Lá está, o problema é da diferença de velocidade, a culpa é do gajo que ia a 120km/h.
Claro porque vim o caminho todo a travar por causa dos gajos que vinham a dormir na via da esquerda e mesmo assim dizem que fiz média de 246km/h
vai já á oficina, ficaste sem discos e pastilhas de travão
Só vejo aqui comentários de gente que não te nada que fazer, a não ser… marcar presença em comentários da treta, com raras exceções. Se só têm isso para dizer, por favor calem-se!!!
Então e a liberdade de expressão, ó Manel?
O teu comentário vale tanto quanto o meu… e o de outros!
@Manuel, pelos vistos também não tem nada que fazer, ainda por cima marcou a sua presença com um comentário de “super” treta.
Pelo o que se diz, se fosse elektro não passava dos 90km/h para poupar bateria
Poderá até ser segurança rodoviária, mas ser apanhado e multado(?) a partir dos 121 kms hora, tenham dó! Para mim isso a ser verdade é caça à multa! Não há uma margem? Já agora, para a dita segurança rodoviária, porque não filmam e identificam o pessoal que vai a 80 kms hora (+ – Exemplo) toda a ponte na faixa do meio? Para quando mão pesada para essa malta? Porque não o fazem em nome da segurança rodoviária? Estes são mais perigosos que determinadas velocidades na referida ponte
Opa aquela ponte é uma recta quase, radares aí é só caça a multa deixem a malta andar
sim, vamos acabar com o código de estrada, com as regras, quando te baterem e quiseres ter direitos, vais-te agarrar onde? aos ditos cujos
Para se ter direitos é pré iso haver regras meu caro, no ensino público aprende-se isto,mas….
@Ricardo, você esta a precisar de apanhar um susto como um amigo meu apanhou. Á conta das corridinhas, ele que vinha com a mulher e os dois filhos calmamente na via da direita, ficou com o carro para a sucata. Milagrosamente apenas ele e a mulher ficaram com ferimentos ligeiros, mas o carro foi para o lixo. Gostava de o ver a falar de “galo” depois de um episodio destes.
Ele tem unhas, nunca lhe vai acontecer nada.
Seguramente que muito poucos dos que passam nos radares a velocidades dessa ordem (ou mesmo acima de 150km/h) são condutores normais com carta de condução verdadeira e carro registado em seu nome.
Pensando um pouco, seria preciso ser ultra distraído ou um verdadeiro idiota para passar num radar a essas velocidades, circulando legalmente, sujeito a ser identificado e penalizado em conformidade.
Para mim, a maior parte desses tipos circulam em carros roubados ou com matrículas falsas ou qq outro tipo de esquema que lhes permite não ser identificados.
Com isto conclui-se que, para a grande maioria das pessoas, os radares funcionam como dissuasores e apanham unicamente o pessoal que vai distraído e excede ligeiramente a velocidade permitida.
Os verdadeiros cretinos da estrada só são apanhados com operações no local, com este tipo de fiscalização remota, devem fartar-se de rir.
Para quem conduz diariamente na Ponte Vasco da Gama, aquele radar de velocidade média reduziu os acidentes que acontecem lá todos os dias? Não.
Contribui para que os condutores deixem de andar nas faixas do meio ou da esquerda a baixa velocidade quando têm a faixa da direita livre? Não.
O tempo de deslocação melhorou após a implementação de um radar de velocidade média que cobre praticamente a ponte toda? Não.
Tudo em Portugal funciona ao contrário! O estado em vez de investir em prevenção rodoviária investe em penalização sistemática. Coloquem na rua aqueles que acabaram de ter um aumento substancial a fazerem prevenção e não apenas aqueles que se escondem atrás das arvores…
A penalização (não induca ninguém)…