Começou o fim do Windows 10! Chegou a última grande atualização do sistema da Microsoft
Falta pouco para chegar o fim do Windows 10. Em pouco mais de um ano, a 14 de outubro de 2025, a Microsoft terminará o suporte para este sistema. Isso levará a que deixe de lançar atualizações de segurança e do sistema. Esse momento está mais próximo de acontecer, agora que chegou a última grande atualização do sistema da Microsoft, que traz o Copilot.
Ultima grande atualização do Windows 10
A decisão de terminar o suporte do Windows 10 gerou alguma polémica. Este sistema continua a ser o mais utilizado, embora o Windows 11 esteja a crescer. Se tudo continuar, quando este suporte terminar, ainda existirão milhões de computadores com este sistema. Estes vão ficar à mercê de possíveis vírus e hackers que podem aproveitar vulnerabilidades descobertas e não resolvidas.
Apesar de este risco, esta semana a Microsoft deu mais um passo rumo ao fim do Windows 10. Para isso lançou a última atualização obrigatória deste seu sistema. Esta é, portanto, a última atualização com novidades importantes que os utilizadores vão receber.
É claro que muitos utilizadores esperam que a Microsoft se esqueça do Windows 10, pois a atualização lançada esta semana traz uma mudança bastante polémica. Falamos da chegada do Copilot à barra de tarefas deste sistema. Originalmente, a IA do Copilot era exclusiva do Windows 11, mas a Microsoft resolver reverter a decisão e logo retrocedeu e lançou-a também para o Windows 10, sob a forma de um widget.
Microsoft quer alargar o usad do Copilot
Com a última atualização do Windows 10, o Copilot deixa de ser um widget e é uma aplicação completa, que passará a aparecer na barra de tarefas. Esta irá estar junto do botão de pesquisa, no centro. Desta forma, a Microsoft quer encorajar os utilizadores do Windows 10 a começar a utilizar o Copilot e convencê-los a mudar para o Windows 11, que receberá mais funcionalidades de IA no futuro.
Não é claro se isto funcionará, mas é claro é que isto pode tornar-se um incómodo para muitos utilizadores. A mudança significa que o Copilot será integrado no Microsoft 365 e funcionará com aplicações como o Word. Pelo menos, a Microsoft afirma que o Copilot não deverá afetar o desempenho do computador.
Os requisitos técnicos são apenas 4 GB de RAM e um ecrã com uma resolução de 720p. Isto porque o Copilot para Windows 10 não é executado localmente no computador, como os portáteis Copilot+ podem fazer, mas depende exclusivamente da cloud e do acesso à Internet. Como é habitual, esta atualização chega gradualmente a todos os utilizadores do Windows 10.
Era bom, mas compensa a mudança o o W11 que está sucessivamente a ser melhorado! Contudo, acho que até seria vantajoso a Microsoft oferecer dois sistemas operativos!
Pois mas nem todos podem mudar, alguns milhões de utilizadores, como é o meu caso e não vou agora gastar 800 paus para poder ter o W11 quando o 10 serve perfeitamente…
Gastar 800 paus em quê? Hardware?
Consegue perfeitamente instalar o W11 em sistemas mais antigos usando o Rufus.
Tenta instalar o W11 num AMD Phenom X4 e depois volta aqui a dizer que é fácil LOLOL Apesar de dar “com erros” sempre que fazes aqueles big anniversary updates. Não vale a pena o trabalho que dá. Mais vale instalar o linux nesses pcs mais antigos, o Mx linux até ao momento é o que é mais compatível com hardware obsoleto de todos os linux que testei. E quem tem erros no Mx Linux é porque não percebe nada de linux e nem quer perceber. Em linux nunca se sabe tudo e os erros que nos aparecem já apareceram a alguém e está na net através do google a papinha toda feita. O pessoal é que é calão.
Mas porque é que pensa que alguém ainda tem sucata em casa com quase 20 anos que já nem para correr o Windows 7 quanto mais o Windows 11, Linux desktop é bom mais não serve a todos infelizmente…
O resto nem comento, pois já vi que isto é um curioso de informática que deu em expert na matéria, mas, só que não porque só se espalha a cada comentário…
Fica no W10. O W11 continua cheio de bugs.
Tenho o W11 há mais de 2 anos e nunca reparei em bugs. Uso o pc todos os dias, um com o 11 no trabalho e outro com o 11 em casa.
+1
Tens de comprar óculos.
Bugs tem vocês na cabeça, o Windows 10 quando foi lançado a conversa foi a mesma, ninguém queria mudar do Windows 7…
E tinha bugs, é normal no início. Mas o W11 está a demorar a ficar limado.
O problema é que tens de perceber, forçosamente vais ter de acabar por ter de te atualizar, alguma coisa vai ceder primeiro os programas que usas deixarem de funcionar, pois estes também vão deixar de atualizar para o win10 e gradualmente deixar de funcionar, ou o hardware deixar de cumprir, nada dura para sempre e quando se tem já pc’s com uma década e mais já está mais que visto que é isso que vai acontecer.
A história do serve para o gasto, já lixou a Microsoft no Windows xp e win7 dai eles terem dado a volta há situação para evitar que agora volta-se a acontecer…
Eu ainda uso versões antigas do Windows e mesmo Ms-Dos em maquinas virtuais para situações especificas em trabalho, de resto, já não me servem para o dia a dia no restante uso porque já não trabalha quase nada do que preciso porque o suporte foi abandonado dos programas…
Quase 30 Anos a Utilizar o Win e deixou de me convencer que seria um SO com Privacidade desde do 8.1 até ao 11 só vẽ quem quer o que está acontecer, por isso saltei fora estou com o Ubuntu 24.04 já vai 2 meses e estou satisfeito
Prefiro o Mint…
Só não o instalei no portátil ainda porque o Windows que trazia de origem é “original” e fico na duvida se perco a chave do Windows caso um dia queira voltar a instalar…
ElectroescadaS, penso que se o portátil veio com o windows, a licença fica registada permanentemente na BIOS. Ou seja, se voltasse a instalar o Windows, este reconheceria automaticamente a chave original. Para confirmar tal informação, bastará iniciar a BIOS do seu portáril e ver se a chave se encontra lá em algo como “informações do pc”
Obrigado!
Abraço…
Hoje em dia a licença fica associada à nossa conta Microsoft. Já mudei algumas vezes de placa mãe e nunca tive problemas. Bastou instalar com a conta. Não precisou da “bios” para nada.
O W11 é muito estável e sem bugs. Não inventem! Tive mais problemas com o Linux, além do Windows ser muito mais versátil, operacional e intuitivo. O Linux para o conhecimento de alguns utilizadores só serve para o uso básico!
Melhor coisa que vc fez amigo… Eu fiz o msm Tb, tb usava a mais de 30 anos isso..
Portanto você é daqueles que ainda acredita que ao mudar de windows para linux deixou de dar dados, pois lamento mas a unica forma de estar com toda a privacidade como pretende é deixar de estar ligado online…
Ubuntu e Mint é para noobs, quem quer linux a sério vai de Debian ou Arch linux. Se querem distros dedicadas as melhores são Mx Linux ou EndeavourOS. Para gaming vão de Pop OS ou. Depois de estarem as que disse começam a entender que ubuntu e mint é para meninos LOL Depois têm as distros para quem gosta de uma experiência desktop estilo MAC como o elementaryOS, garuda ou até o próprio SolusOS.
Em anos de experimentações de sistemas oprativos que tive a oportunidade de testar a nível de utilizador comum, encontro no Mint a experiencia de utilização mais confortável.
Se é ou não para noobs é uma escolha que aliás é o que Linux nos proporciona. Cada qual usa o que quer.
O linux MInt foi uma versão criada mesmo a pensar no utilizador banal sem grandes conhecimentos, com um interface mais perto do concorrente windows, dai agradar a muitos, no entanto, para utilizadores mais experientes tem de ser outras versões tipo debian,ubuntu, seja como for acaba por haver várias opções que se adaptam a todos os gostos e cada um depois ajusta mediante as suas necessidades…
Já usei o MX Linux mas fiquei com um certo ódio por ser tão difícil reparar pacotes quebrados. Algo que é fácil de fazer no Mint.
No Mint é tudo fácil. Não dá pika. E só é assim “fácil” se não mexeres em nada porque assim que personalizares o mint à tua maneira, saindo do que já vem por defeito começam os tais erros que tanto odeias no Mx Linux, mas percebo que algumas pessoas querem algo que funcione sem se chatearem e nisso o Mint é capaz de ser dos melhores, mas para isso podiam ter ficado no W10 LOLOL
Um utilizador linux pode começar no Mint, mas nunca deve lá ficar lol
Portanto o amigo tem literalmente material obsoleto com quase 20 anos e quer milagres, milagres só em Fátima, linux pode safar muita coisa mas não é a solução para tudo mesmo em maquinas em que o hardware já não acompanha as novas tendências que é ai que reside o maior problema, tudo tem o seu tempo, nada está feito para durar para o resto da vida…
Se bem que o outro user se referiu a situações em que a maquina tenha menos de uma decada pelo pelos…
Lembras-te dos bugs que atingiram o Linux este ano? O Mint não teve nenhum mas o MX Linux apanhou com todos eles. Recentemente a Debian, que tanto adoras, teve de lançar 164 correcções de bugse 84 actualizações de segurança só no mês de Junho.
Arch Linux para quem quer Linux a sério?? LOLOLOL
Slackware tás perdoado…
Para mim tambem o slackware e de longe das melhores distros linux. No meu caso uso zenwalk baseado no slackware. Quem o usar nunca mais quer outra coisa. Obviamente que nao e assim tao facil de usar no inicio mas com calma e dedicacao qualquer pessoa chega la, e se o sistema quebrar tambem esta desenhado para que se resolva essa quebra de pacotes. Se alguem quizer mudar para linux eu recomendaria certamente slackware. Se ja vao aprender a usar linuux com outras distros porque nao experimentar logo com o slackware ? Ja vendi o meu peixe.
Desaconselho.
Praticamente todos as distros usam systemd, e pelo que vi, slackware usa SysV. systemd foi lançado para mitigar algumas lacunas que o SysV tem.
Para quem quer aprender Linux, diria que uma distro com systemd seja o mais adequado, porque é o init software mais utilizado e moderno.
Nunca usei slackware.
Da experiência que adquiri na fase distro hopping, achei que Arch Linux é realmente a distro com uma learning curve mais acentuada. Uma vez que a distro de raiz só vem com o que é necessário para ter um sistema funcional. Depois tens de instalar o restante, onde muitas das vezes, requer alguma configuração manual. O que é excelente para pessoal que quer aprender mais sobre como funcionam as coisas em Linux. Outro grande bonus é que a documentação de como fazer as coisas em Arch linux está no wiki deles. Os forums, no entanto, dão vontade de desinstalar o sistema.
No final de contas, todas as distros apresentam as suas caracteristicas, mas no resultado final, vai dar tudo igual. Eu, pessoalmente, prefiro ter um sistema de raiz com 500 packages que sei o que fazem, e construir a partir daí..
Agora se querem ser hardcore e os maiores do vosso bairro, Linux from scratch. Good Luck!
O Windows 11 pode ser instalado de raiz ou ainda precisa do Windows 10 para ser instalado primeiro?
O windows nunca precisou da versão anterior para ser instalada, não confundir com upgrades de versão anterior via update…
Interessante. O meu portátil tinha o 10 de origem e o 11 veio por upgrade.
Havendo instalação de raiz é sempre melhor. Agradecido…
A primeira vez que a Microsoft deu a possibilidade de upgrade via OTA aka update do Windows foi quando lançou o Windows 10 ou seja era possível fazer upgrade direto do Windows 7 para o Windows 10 gratuitamente e ficava logo com o mesmo ativado, ao contrario de gerações anteriores que a versão de upgrade só mesmo os profissionais de IT é que dispunham de uma copia física para fazer upgrade, de resto era sempre as copias físicas versões totais para instalar de raiz que se podia adquirir numa loja, coisa que hoje é apenas se compra a licença o sistema operativo é descarregado gratuitamente do site da Microsoft…
Pode ser de raiz
Então quer dizer que ainda temos mais 10 anos de Windows 10?
Muito provavelmente! 😀
Ainda bem.
O W11 continua péssimo.
+1
10 anos não, apartir que a Microsoft puxe a ficha aos updates do windows 10, ficas limitado até ao momento em que os programas envolventes deixem de funcionar igualmente por falta de suporte e ai não tens como fugir de não transitar para o windows mais recente, algo que aconteceu naturalmente nas versões anteriores, muitos recusaram mudar e bem tentaram aguentar o máximo possível até que acabou por varios motivos tiveram que avançar…
Então ainda devemos ter uns bons 15 anos de Windows. E tens que ver que o Windows 7 e 8.1 acabaram mais cedo porque logo a seguir ao lançamento do 8.1 saiu o 10 e ficamos por aqui durante 7 anos. A ver:
Windows 7 lançado em 2009
Windows 8 lançado em 2011
Windows 10 lançado em 2014
Windows 11 lançado em 2021
E ainda não há nenhum Windows lançado após o 11, logo o 10 vai durar imenso tempo ainda. Arrisco a dizer que a microsoft muito em breve vai alargar esse prazo de updates do 10 para Outubro de 2026 e por aí fora até sair o W12, W13 ou W14.
A sério baseia em quê para tal afirmação???
O Windows 10 não vai durar muito mais assim que a Microsoft cortar o suporte, já lá vão 10 anos neste momento, e mais um faz 11 e acabou-se, a partir dai cada um faça o que quiser, isso de durar mais 15 anos só demostra que anda a leste de como as coisas mudaram nos últimos anos a nível de suporte Windows, talvez o ter andado em Linux como diz, nem tenha acompanhado as evoluções das coisas e depois vem para aqui dar previsões baseadas em achismos…
A previsão do lançamento do windows 12 seria este ano, mas pelos vistos a microsoft só o lançará em 2025, quando desconinuar o win10, o que fará todo o sentido.
Neste momento o Windows 11 é mais que funcional, isto de quem anda a tentar aguentar porque não gosta de mudar, é sempre a mesma lenga lenga a cada nova versão do Windows, no fim todos acabam por mudar e se adaptar ponto, o resto é conversa de café…
Microsoft crio os próprios vírus para obrigar os clientes a mudar de sistemas mas que liberdade
Não duvido não…
cuidado ainda ontem foi mais uma mulher violada em um Uber pôr os taradões da terra do bosta que se meteu a fresco de Portugal depois de ver tudo a arder
Isso foi por causa do veículo não ter “windows”?
Pois é petista ker por o bozo em td qto é tram q não tem nada a ver com a matéria… É imbecil msm…
Este é irmão do Boni…
Do Windows 10 vão para o Linux.
Com os preços dos pc’s a arrebentar pelas costuras