Luzes do painel do carro: o que significa cada cor?
Os carros possuem um painel onde os condutores têm vários tipos de informação. Além da velocidade, horas, consumo... por vezes também aparecem uns símbolos, que podem aparecer em diferentes cores. Descubra hoje o que significa cada cor do painel de informação do seu carro.
Os carros estão equipados com as mais diversas tecnologias. Hoje em dia o painel de instrumentos do seu carro alerta-o para eventuais problemas, mas é preciso que saiba o que significa.
Há 3 tipos de cores: verde, amarela e vermelha
As luzes do painel são uma boa forma de rapidamente o condutor perceber o que se passa com o seu veículo. As luzes do painel estão normalmente divididas em três categorias de cores: verde, amarelo ou laranja e vermelho. Cada cor tem o seu significado.
- Luzes verdes: indicam que um determinado sistema está ativo. Estas luzes indicam que o sistema está a funcionar corretamente e não qualquer tipo de problema.
- Luzes amarelas ou laranjas: indicam que há um problema, mas não é um problema grave. No entanto, existindo um aviso, é melhor ver o mais rápido possível a resolução do mesmo. Por exemplo, pode aparecer a verificação do motor ou a luz do óleo.
- Luzes vermelhas: são aquelas que ninguém quer ver. São as mais críticas e indicam um problema grave que requer atenção imediata. Alguns exemplos de luzes vermelhas incluem a luz do travão ou a luz da temperatura do motor.
Por exemplo, se a luz do motor apareceu no painel do seu carro pode tratar-se de algo grave ou então um erro temporário.
O facto deste indicador ter aparecido, pode dever-se ao seguinte:
- Injetores entupidos
- Velas de ignição danificadas ou em mau estado
- Válvula EGR danificada e/ou entupida
- Sensor de temperatura em mau estado
- Catalisador entupido
- Erro na centralina
- Sensor de oxigénio (sonda lambda) danificado
- Falha genérica de um sensor
Pode saber mais aqui.
@Yamahia que luz é esta que me acendeu?
https://i.ibb.co/n6sCwGj/FB-IMG-1720203047054.jpg
😀
Ele vai dizer que Elektros tem tantos problemas que nem apanham as luzes
*apaga
Desde q ardeu o camião de teslas q é visível a desorientação da malta elektra. Até ja trazem para cima da mesa imagens q nada têm a ver com os artigos q estão a comentar.
Não vale a pena tentar branquear @Realista, o asunto já é falado além fronteiras. https://cargreen.es/2024/07/04/bl-wlv/rtsd379333ltcu44uihtml/truck-loaded-with-new-teslas-caught-fire-in-portugal-rekindling-old-discussion
@Yahamia tem calma homem! É uma brincadeira…
https://media.13wmaz.com/assets/WMAZ/images/a041974a-f366-4fd8-b20b-c39e636e0ade/a041974a-f366-4fd8-b20b-c39e636e0ade_1920x1080.jpg
Então e o incêndio com máquinas de lavar, foi devido a quê?
Óbvio que falamos, normalmente falamos de anormalidades e não de coisas que acontece todos os dias.
Esse não é a unica situacao, já se fala disso faz anos.
https://www.foxsports.com/stories/motor/over-400-cars-burned-in-fire-at-portuguese-festival
E a organização lá se conseguiu safar das responsabilidades, apesar de ter destinado para estacionamento um terreno coberto de erva seca.
Só espero que comecem a proibir Elektros para nao acontecerem mais desastres destes.
“De acordo com os dados reunidos, em 2021, foram registados 52 incêndios com veículos 100% eléctricos, número que é muito inferior ao registado pelos modelos com motor de combustão, visados em 199.533 incêndios. Numa posição intermédia ficam os híbridos, com baterias mais pequenas e capazes de aceitar potência de carga inferior, o que deveria pressupor um esforço mais reduzido, tendo sido detectados 16.051 incêndios.
Se a diferença entre estes valores impressiona, o que importa é comparar o número de fogos por cada 100.000 unidades em circulação, pois só assim se determina um maior ou menor risco de incêndio. E, nestas condições, é fácil verificar que os veículos que revelam um maior risco de arder são os híbridos, com 3474,5 casos por cada 100 mil unidades, o que os coloca em pior situação do que os automóveis com motor a gasolina, em que o número de fogos por 100.000 veículos é de 1529,9 casos. Os eléctricos registaram o melhor valor, apenas 25,1 incêndios por 100 mil carros em circulação.”
https://observador.pt/2022/01/18/electrico-hibrido-ou-combustao-que-carros-ardem-mais/
@Toni, como é evidente, não tem nada a ver com o tipo de carro mas sim com o tipo de combustível q havia no terreno destinado ao estacionamento das viaturas.
Um terreno alagado de gasóleo era capaz de ser mais seguro.
@Realista. Boatos lançados pelo KuKluxKlanElekto.
Dados governamentais de UK e CH provam exactamente o contrário. Ou seja, a taxa de incêndios em elektros é 10x’s superior a comparar com carros a combustão.
Claro que sim, nada melhor para regar as plantas do que gasóleo, os peixes e as aves que o digam.
@Yamahia Tudo bem. Então mostra fontes…
https://www.independent.co.uk/news/uk/rishi-sunak-government-failure-society-of-motor-manufacturers-b2470209.html
“Just 2.3% of the EV callouts the AA received in the year to the end of October were due to batteries having limited or no charge, the company said.”
(…)
To quote Lee Puffett, Managing Director of Start Rescue: “Our figures show electric cars ranging from new to 10-years old are 59% less prone to breakdowns than ICE cars.
(…)
“Once drivers have made the switch they will not look back.”
AA figures show it received 83,000 call outs by EV drivers in the 12 months to the end of October.
The most common faults were related to: tyres (21.5%); problems charging the battery used for driving the vehicle (19.8%); and the 12v battery (16.8%), which is the same type used in conventionally-fuelled vehicles.”
https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/unfall-schaden-panne/adac-pannenstatistik/
(traduzido)
ADAC Roadside Statistics 2024: Winners and Losers
Comparison of technology: E-car against combustion engines
Are electric vehicles puncture-prone than combustion ? This question has been asked many times in recent years. Thanks to the increased number of approvals for e-vehicles – and a sufficient database – there was a response for the first time last year.
Result : Young electric cars continue to become less susceptible to break than passenger cars with petrol or diesel drive. For vehicles with initial registration (EZ) 2020, the distance between e-vehicles and combustion engines remains at roughly the level of last year: on 1000 registered vehicles, e-vehicles have 1.9 breakdowns less than combustion engines. In the 2021 EZ-Egrad vehicles, e-vehicles can extend this lead to 3.6 breakdowns.”
…
Enfim.
Tanto não provam que nem você conseguiu provar.
@Yamahia sim, realmente a culpa foi da erva… então fuma-a menos. xD
Ainda na segunda feira foi mais um:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-destruido-pelas-chamas-no-centro-de-estremoz
@Yamahia se ardeu é porque eram carros Elektros, Esse são os unicos que ardem á maluca.
É como essa noticia do camião, se tivesse a trasnportar carros a combustão, nem em caso de acidente iria arder.
Parem de falar em arder que hoje ardeu mais um a gasóleo…
https://www.cmjornal.pt/mais-cm/eu-reporter-cm/detalhe/leitor-partilha-imagens-de-um-carro-a-arder-na-segunda-circular-em-lisboa
LOL!!!
Já me aconteceu!! O problema foi filtro entupido do fumos entupido. Nada que uma valente aceleração não resolve-se.
Ainda falta a azul…
Essa foi o máximo…
Mal habituados!
Deviam ter tido um Lancia na década de 80.
Era um festival, aquilo piscava as luzes do painel até quando passava pelas lombas!
E quando chovia parecia as luzes do 2001 ao sábado à noite!
Qq italiano trazia de extra uma árvore de Natal.
É curioso,
O meu Fiat 126 não trazia.
Malditos italianos, fui enganado!
É curioso,
O meu Fiat 126 não trazia.
Malditos italianos, fui enganado!