BatteryCare 0.9.7.2
O BatteryCare é uma aplicação gratuita e nacional, desenvolvida por Filipe Lourenço, que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção de um dos seus elementos mais importante, a bateria.
Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado. Além disso contribui para uma maior autonomia.
Nesta nova versão a possibilidade de troca automática de planos de energia é agora suportada também em Windows XP. O suporte nesta plataforma é muito bem-vindo e era de facto uma necessidade. Os crescentes utilizadores de NetBooks com Windows XP irão com certeza agradecer esta novidade.
Além disso, o programa agora regista todos os ciclos de descarga da bateria, assim é particularmente útil para quem acaba de adquirir um portátil, pois o BatteryCare permite começar a registar os ciclos desde o início.
Nas anteriores versões, quando um computador não fornecia o tempo restante, o programa encarregava-se de o calcular através de um método estatístico onde regista o tempo que demorou a descarregar os últimos 3% e com base na média desses 3 registos estima o tempo restante. Nesta versão essa opção está agora disponível a todos os utilizadores nas opções.
Também anteriormente, quando ocorria um erro no programa e este era obrigado a fechar, era mostrada uma caixa de diálogo com os detalhes técnicos do erro e uma frase onde eu pedia para que o utilizador tirasse um printscreen da mensagem e me enviasse via e-mail. Ora este método era bastante rudimentar e então desenvolvi um mecanismo em que o utilizador pode submeter um relatório de erro, onde os detalhes técnicos me são enviados de forma totalmente automática e transparente para o utilizador.
Adicionalmente este pode inserir os seus dados e descrever as circunstâncias em que o erro ocorreu.
Todas as novidades nesta versão:
- Novos idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Turco e Letão.
- Novidade: Novo e melhorado sistema de relato de erros.
- Adicionado suporte para servidor de actualização redundante.
- Correcção de bug: Aumentado o valor máximo permitido na caixa do valor do ajuste manual dos ciclos de descarga.
- Correcção de bug: Quando um utilizador confirma uma descarga total, todas as percentagens registadas até esse momento são reinicializadas.
- Correcção de bug: Corrigida a leitura de temperatura em CPUs Intel de 45nm (Penryn) e em Intel Atom (usados em NetBooks).
- Correcção de bug: Era mostrada uma mensagem de reinicialização das opções numa primeira instalação do programa.
- Correcções menores e optimização de performance.
Abaixo as funcionalidades actuais do programa:
- Monitorização das descargas da bateria
- O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo.
- Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total
- Informação completa da bateria
- Possibilidade de calcular de forma estatística o tempo restante estimado. Útil para portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria.
- Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.
- Informação na área de notificação
- Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria
- Comutação automática dos planos de energia
- Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir.
- Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes
- Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior) Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos
- Actualizações automáticas
- Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente
- Leve e imperceptível no sistema
- Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória
Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.
Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista: O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.
A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia. Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.
Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!
Um muito obrigado ao Pplware por publicarem o meu trabalho.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: BatteryCare 0.9.7.2 [618.91KB]
Homepage: BatteryCare
Este artigo tem mais de um ano
Aqui está mais uma actualização ao programa mais catita feito em Portugal! 😛 eheh
Qualquer coisa que corra mal já sabem, agradeço o feedback.
Abraços
És pouco modesto, és!!! 😛
Como diz a senhora do leite: “Se eu não gostar de mim… Quem gostará?…”
lol 😀
Uma coisa Filipe! 🙂
Na versão 0.9.7.1, quando clico em “Actualizações” ele mostra-me uma mensagem a dizer que já se encontra na versão mais recente.
No entanto já existe uma nova.
De qualquer modo, parabéns! 😉
Utilizo diariamente, e muitas são as vezes em que vou ver a temperatura do CPU.
Já me perguntava quando seria lançada a nova versão! 😀
Epa descobri um bugsito de última hora que não copiava os ficheiros de idiomas novos do updater para a pasta do programa e então tive que desactivar o auto-update para só agora poderem actualizar correctamente. Experimenta agora que já funciona. 🙂
Tá quase tão bom como o gestor de energia do gnome, agora falta uns gráficositos para o histórico de energia.
Adoro este programa.
Configurei a o Windows para dar aviso aos 25% de fraca e 20% de muito fraca.
Parece que deixar ir ao 5% é perigoso.
A minha ideia era, instalar apenas o BatteryCare num sistema operativo, no meu caso XP. Como tenho o Seven noutra partição aproveitava a directoria onde está instalado no Xp e criava um atalho para o ambiente de trabalho do Seven e assim aproveitava a contagem do XP. Será possível realizar esta ideia?!
Filipe Lourenço parabens pelo programa. No Xp não aparece as carateristicas da bateria. Tenho um Acer 5737Z (E-escola).
Não é possível porque o programa guarda as definições na pasta %appdata% do sistema em que está a correr. Então se arrancas no Seven, ele cria as definições na pasta do Seven. Se arrancas no XP, cria na pasta do XP.
Mas neste programa não dá para deixar ir a bateria aos 5%. Isso só é possivel através das opções de energia do Win. Ou estou errado?
A configuração para deixar ir até aos 5% tem que ser feita através das opções de energia do Windows para já. Mas está pensado ser o programa a tratar da descarga sozinho.
Sim Sr.! Apenas no sábado passado fui contratado como beta-tester num netbook e já hoje há novidades para mim! 😀
Força no projecto, tens todo o meu apoio.
Abraço
@Filipe Lourenço
No Windows Vista quando vou às opções avançadas do plano de energia actual e na parte que diz “bateria” e depois “Acção da bateria muito fraca”, não tenho a opção de hibernar apenas SUSPENDER e ENCERRAR.
Como posso hibernar o sistema aos 5%?
Cumps
Podes activar a hibernação abrindo a consola e escrevendo: “powercfg /hibernate on”
Mas se não quiseres activar a hibernação, podes simplesmente suspender. A fase após a hibernação a essa percentagem durante a calibração é somente para a bateria arrefecer. Com o PC suspenso continua-se a consumir bateria mas é uma coisa mínima, desde que não o deixes a 5% suspenso por mais de 12h não tens problemas. Assim que suspender aos 5%, esperas 2 horitas e depois metes a carregar, como é dito no site.
——————
Já tive que lançar outra versão, já que com a com uma correcção de leitura da temperatura para os Intel de 45nm e Atom, estraguei a leitura dos velhinhos Pentium M! lol 🙂 Mas agora já está tudo bem outra vez!
Fantastico. Rápido e eficaz na resposta. Já está a hibernar.
E também já está a nova actualização feita 🙂
Cumps. e continuação de um excelente trabalho
Eu sei que é difícil mas quem sabe um dia não funcione também para Linux e de preferência no ubuntu! 😉 Será que funciona bem com o novo processador AMD Athlon L110 que vem no meu netbook? Continuação de um bom trabalho.
Não foi a versão 0.9.7.3 que saiu hoje?
Cumps e parabéns pelo bom trabalho.
Saiu a 0.9.7.2 de manhã, mas depois como eu descobri um bug que foi introduzido com essa versão, apressei-me a lançar uma versão com apenas essa correcção. 🙂
Esclarecido. Thanks.
(Que rapidez na resposta!!! 🙂 )