Primeiro jogo 3D do estilo FPS para Android?
A plataforma Android está a registar valores de adopção absolutamente elevados. A disponibilização gratuita do SDK para a plataforma, juntamente com o facto do Android ser Open Source, ajudam os programadores a perceberem a camada inferior de comunicação com o hardware do smartphone. O projecto Chronos pretende ser um marco numa área que até agora está em falta no Market do Android.
O projecto Chronos pretende ser muito provavelmente o primeiro jogo 3D a tirar partido da infraestrutura 3D do Android, fazendo uso da plataforma de renderização gráfica OpenGL ES. Não se sabe actualmente muito do projecto além do que é mostrado no vídeo que lhe apresentamos. O que se sabe é que será um título do estilo first person shooter passado no tempo da segunda guerra mundial com uma boa dose de inspiração na saga Wolfenstein.
Esta notícia não seria tão importante se não estivéssemos talvez perante o primeiro exemplo de um jogo para Android que faz uso massivo das capacidades de renderização do hardware. É notável que numa fase ainda embrionária do Android já estejam a ser exploradas capacidades avançadas de renderização 3D.
Um dos pormenores mais impressionantes na minha opinião é o facto de se notar uma certa fluidez (embora actualmente seja prematuro assumir tal facto devido à curta duração do vídeo), mesmo usando o smartphone HTC G1. Este smartphone a nível de características, nomeadamente armazenamento e memória RAM, é mais modesto que o HTC Magic que actualmente está a ser comercializado no mercado nacional. O uso do acelerómetro no G1 denota também um controlo moderno do jogo ao estilo do que se vê em vários jogos no iPhone.
Jogos como estes que irão surgir nos próximos tempos ou outras aplicações que já estão disponíveis no Market, demonstram que o Android é uma plataforma tão ou mais atractiva que o iPhone, para programação. Pelo menos não existe um regime ditatorial e ausente de coerência nos critérios usados, quando se trata da aprovação das aplicações como o que se tem verificado na empresa de Copérnico.
Este artigo tem mais de um ano
Fabuloso. Por vezes fico mesmo espantado com a capacidade gráfica dos actuais PDA’s.
É verdade.
Já vi alguns jogos no iPhone 3GS e fiquei de boca aberta, completamente parvo ao ver a qualidade visual e fluidez. É espantoso!!!
portanto, é so uma questao de tempo ate termos telemoveis que sao maquina fotografica, gps, agenda, consola de jogos, etc etc….daqui a uns dias fazem tb o pequeno almoço 😀
Algo deste género? http://www.pomegranatephone.com/ 😀
UAU! O Android a seu tempo vai ficar mesmo algo de fantástico!
Vou adquirir um PDA com ele a se tempo sem duvida.
E realmente é incrível que os smartphones hoje em dia corram jogos melhores que os pcs corriam à uns 10 anos atrás
Faço as palavras do Bruno Bernardino as minhas. E este é o primeiro do tipo ou seja é medida que aparecer mais gente a fazer mais jogos do estilo mais a qualidade vai melhorar.
“como o que se tem verificado na empresa de Copérnico”
Não será empresa de Cupertino???
Apple
1 Infinite Loop
Cupertino, CA 95014
408.996.1010
Só é pena é que os aparelhos Android estejam relutantes em entrar em Portugal (falo exclusivamente de aparelhos LIVRES de operador).
Por exemplo, onde estão o HTC Hero e o Samsung i7500 (Galaxy). Estou farto de procurar informações e ninguém os vende 🙁 .
Tens vários modelos do Hero neste site:
http://www.expansys.pt/d.aspx?i=184572
Também encontras o i7500 para reserva já, todos desbloqueados.
vc tem orkut o meu e camila_guedes.2009@hotmail.com
Espetacular… este Android vai dar muito que falar tou a ver..
Tenho visto videos, e como este ao inicio tenho mesmo curtido dos menus e do tempo de resposta…
É isto que eu gosto…uns lançam telefones para revolucionar, e alguns conseguem dar luta.. HTC com Android vão ser os telefones a reinar em 2010.. é quase certo…
Boas,
Pelo vídeo tem boa qualidade de imagem, embora parece que tem alguns “breaks” o que os gammers não irão gostar.
Acho que nos próximos 3 anitos, mais coisa menos coisa, o que têm hoje num portátil terão no “telemóvel” ou será o contrário? Ter no portátil o que existe no “telemóvel”??? Enfim…
Se entretanto o mundo não acabar acho que este tipo de tecnologia nos vai permitir muita coisa! Desde identificação, nova forma de pagamento, acabar com a necessidade de TV’s, Monitores, etc., porque não servir para “chaves do carro e da casa”…
Hehehe bem ppl do desenvolvimento estão aqui ideias é só pegar e tornar real (algumas até são reais mas num tamanho que não cabe nos bolsos, mesmo que os mesmos estejam vazio depois de investir…)
Muito bom, apsar de ter bastantes breaks no jogo, mas em maquinas mais potentes isso irá acabar, mas fps para PDA’s nao acho nada fixe, acho que a jogabilidade nao é a que se tem noutras plataformas, mas prontos, podiam investir noutros tipos de jogos tipo simulaçao de carros, e tal isso sim deve ser altamente.
O proximo mercado a atacar para os telemoveis é o dos jogos, ja a microsoft disse o mesmo, que irá ser coisa a implementar nos proximos WM’s como prioridade e penso que vai ser isso que vai decidir o proximo vencedor, com os novos PDA’s com 1ghz para sair… Irá ser a revoluçao? Será o fim das consolas portateis como as conhecemos? De lembrar que em termos de processamento os actuais PDA’s ja passam PSP’s e NDS’s portanto temos grande margem de manobra. Só tenho pena que com tantas plataformas algumas possam ficar de fora, pois a apple tem a fama e a MS tem os conhecimentos que usa com a Xbox, o android pode sofrer com isso mas espero que nao.
Olá,
O android é realmente uma plataforma com muito potencial, penso até que a primeira plataforma a rivalizar com iPhone (se bem que só ainda chegou aos calcanhares do iPhone).
A seu tempo esta plataforma vai dar muitas cartadas, não só no mundo mobile como no mundo dos MID e dos smartbooks e netbooks.
Uma certa fluidez?’ Não devem estar a ver o mesmo que eu…
Gráficos péssimos (o iphone corre, por exemplo, quake 3 arena, e o iphone é a base de comparação para este género de aplicações), framerates fraquíssimos, controlos nada intuitivos…
Enfim… Parece que só porque é “novo” e é android têm que dizer que é bom.
É difícil de fazer? Sim.
É tecnologicamente interessante? Talvez.
Mas é um mau jogo e ninguém estará interessado em jogar tal coisa, logo esperem por algo de jeito para dar as notícias…
São exactamente esses comentários que fazem a tecnologia avançar… Obrigado pela colaboração.
Sim é fluido, para o aparelho que é (mas eu creio que deixei isto implícito no texto) .
Lembro que o Smartrphone em que está a ser testado no vídeo é um G1, com menos memória e armazenamento que que o HTC magic actualmente À venda no mercado português. E a versão mostrada é mais uma demo, ou “proof of concept” que uma versão final. Eventualmente alguns bugs e melhorias ao nível de performance vão ser melhoradas para a versão final do jogo.
É tudo fluido no iphone porque o hardware é muito melhor. Se metesses o iphone OS num hardware destes e tentasses explorar as capacidades de renderização de hardware dele, digo-te que nem se mexia.
Comparas um ARM cortex A8(dual core) com um ARM mas apenas single core. É a mesma coisa que comparar um ferrari com um mini, com a diferença que o Mini até se safa bem a fazer o rendering de jogos com algum detalhe.
O Android tem muito potencial mas ainda é novo e para um SO gratuito os terminais sao CARISSIMOS!
No futuro se houver terminais mais baratos tem um grande potencial mas de momento se querem apostar nisto é melhor apostarem por um iPhone. O Android ainda nao tem vantagens suficientes IMO para garantir um lugar á frente do WinMo e iPhone OS e S60.
Quer dizer, os modelos WinMo são mais caros 100 ou mais euros do que estes Android, para além de que passado um mês, o android na TMN pode ser adquirido por 389 euros 😉
Este Android fazme lembrar a entrada da Optimus nas redes móveis. A Telecel e TMN começaram logo a baixar os preços.
Alguém já jogou este jogo.
Gostava de saber se é um bom jogo.
Não vou tar a ocupar o cartão de memoria com jogos de xaxaxa