Revelado – Microsoft Morro Antivírus
A Microsoft ao longo dos tempos, foi dando mostras da intenção de criar uma aplicação antivírus que pudesse ser integrada nos seus sistemas operativos de forma modular. Foi assim com a tentativa do Windows OneCare e foi assim com o Forefront. Depois do OneCare ter sido abandonado, a Microsoft apontou baterias para a criação do Morro.
O Morro foi prometido para o segundo semestre do corrente ano e a versão pré-beta está já nas mãos de vários utilizadores (funcionários) da Microsoft. O antivírus, ao contrario do OnceCare que custava 49 euros, será oferecido, é mais uma prova da nova estratégia vincada na segurança que a Microsoft talhou a partir da introdução do Windows Vista.
Recentemente, começaram a surgir no mercado, várias informações que apontavam como certa a saída ainda neste mês de uma versão do Morro. De facto concretizou-se e a versão pre-beta, que apresentamos algumas imagens, faz já parte do leque disponível de software de segurança. aliás, podem ver nos últimos dados sufragados do AV-Comparatives de Maio, onde a Microsoft já se destaca nos primeiros lugares.
O mercado começa a reagir o o impacto nas suites de segurança poderá ser significativo, no entanto e de acordo com Janice Chaffin, presidente da divisão de consumo da Symantec, "o Morro não terá tanto impacto pois é uma versão residual do OneCare que foi retirado das prateleiras e isso não será o que os consumidores desejam para a sua suite de segurança."
Segundo o site Neowin, que teve acesso ao Morro, este oferece protecção alargada a várias ameaças incluindo vírus, spyware, rootkits e Trojans.
Não será de esperar um produto de topo, pelo menos nestas primeiras versões, mas será certamente um produto que juntamente com outros, como a Windows Firewall, o UAC, o Windows Defender ou o Microsoft Security Essentials, fará um conjunto gratuito que impermeabilizará o Windows. Se repararmos na imagem das aplicações de segurança da Microsoft, vamos rapidamente apontar uma estrutura comum entre todas:
Se falarmos no Windows 7, onde poderemos ter apenas produtos gratuitos da Microsoft a tutelar a segurança, estaremos sim a dispensar a aquisição de qualquer outro produto de terceiros. Acredito que nessa altura, o mercado dos produtos de segurança reagirá de forma diferente. O Windows caminha para uma independência e para uma maturidade face ao flagelo da insegurança que sempre foi o calcanhar de Aquiles dos sistemas operativos da empresa de Redmond.
Ficaremos a aguardar que nos seja facultado o acesso a uma versão do Morro para que possamos tirar conclusões acerca deste produto que, na minha opinião, irá no futuro ser alvo de particular atenção do mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me bem.
E se virá incluido de raiz no windows ou por update… é-me indiferente, se for grátis e tiver qualidade.
Firewall apenas uso a do Windows e se isto substituir o Ad-Aware + AVG será perfeito.
eu n me fiava mto, vão ser encontradas imensas frakezas nisto!
mas é uma atitude de louvar!
Estou ansioso para ver aqui um comentário teu que tenha jeito!
Mas será que quando não consegues ser o primeiro a comentar tens sempre que responder ao primeiro para fazeres publicidade ao raio do teu site?
Já irrita…
por aqui kaspersky toma conta de tudo! claro que não e grátis! vou esperar pelos testes! mas se for equiparado ao kaspersky fico com este!
mas ha 1 senao! tudo o que é da microsoft cria um “desejo” por parte de muita gente de tentar abater tudo o que leva selo microsoft! e dai o meu receio desta aplicacao ser facilmente falivel!
Não vejo isso como problema pois é so um antivirus, e a sua função e detectar as viroses, mais nada.
Se for boa não me parece que seja o desejo de alguém preocupante. A ver vamos do que sai de ali.
hehe… olha que giro! um AV da Microsoft…
Uma jogada muito arriscada, na minha óptica, uma vez que tem de ser obrigatoriamente muito bem desenhado! Pois se a Microsoft falha nesta aplicação de segurança… Para além de já estar a assumir directamente que o seu querido SO tem falhas (e nós sabemos que são muitas falhas de segurança) não se compromete a protegê-lo eficientemente! Vamos ver o que o futuro nos reserva, o primeiro user estava a falar em substituir AVG e tal… eu não iria por aí, pelo menos por enquanto!
Cumprimentos e aguardamos resultados efectivos do Morro!
Espero que seja um anti virus com qualidade , com tanto dinheiro já é tempo de fazerem alguma coisa em questao de anti virus.
PS: Nao deixei de ler certos comentarios infelizes , sem duvida esse brasileiro que veio dar flame para este site nao passa de um jovem reles sem formaçao e cultura … triste nao tens culpa de nascer num pais de indios com a mania que sao bandidos aka MTV favela
Também não concordo com a atitude dele, mas isso é racismo!
Viva,
A solução apresentada é apenas AV, pelo que para protecção global do vosso computador é necessária uma solução integrada.
Digamos que isto abre um caminho, a MS está a sair do pensamento fechado que tem, ainda que seja infimo.
Vamos ver os desenvolvimentos.
Creio que para o utilizador padrão, e não percebendo nada de computadores, é salutar a integração de um AV.
Só AV? Que eu saiba, remove vírus, trojans, spyware e rootkits. Não é só um anti-vírus mas sim um anti-malware. E não é uma solução integrada? Deveria sê-lo no Windows 7 (Windows Firewall + Morro + UAC). E retirei o Windows Defender pois é apenas um anti-spyware e o Morro é isso e muito mais, ou seja, um anti-malware. 😉
Na esperança que a Microsoft tenha adquirido experiência e conhecimento com os (seus) erros, leva-me a crer que o “Morro” será um sucesso. Sim , reconheço que sou um optimista, mas é assim que gosto de viver.
Acerca de outros comentários efectuados fora do tema, custa-me a ver num mundo global este ‘bairrismo’ do tempo da pedra. Nós vivemos, no mundo Intelectualmente tecnológico, mas por vezes parece que ainda gostamos de alguns actos pré-históricos!! Basta ver as noticias em ‘Israel/Palestina’,Irão, Coreia Norte, China, Brasil .. e até mesmo em Portugal.
Por favor, antes de criticarem, respirem fundo, façam uma reflexão e dêem um passo para um futuro melhor para todos, sem racismo/bairrismo. Eu sei que por vezes custa, principalmente quando lemos comentários como o do “Ricardo”.
Um abraço a todos,
100% 😎
Ele que venha para ser testado 🙂
Parece-me que houve aqui um discução, mas como apagaram metado dos comentários já só se apanham alguns xD
Amigo Samuel… discução não…. discussão. na boa amigão, eu sei que foi um lapso 😉
A Microsoft há muito que entrou numa nova via.
Sabe que a sua fatia de mercado continuará intocável, até porque sabe que a comunidade Linux convive bem c/ os 2 SOs e os Macs serão sempre residuais.
Graças à Google que cresceu incrivelmente à custa do free, a Microsoft aprendeu depressa e a sua abordagem ao mercado é mais soft, comercialmente falando.
Ainda bem, ganhamos todos 😉
Poxa, pensei que ja tinhamos um link para baixar… aí fui no google e coloquei la e o que apareceu foi um monte de Ave MAria
do Morro…. desistí 😛
carlos rajas
Quero saber se fica bom o suficiente para substituir o Avira. Se sim até troco.
“podem ver nos últimos dados sufragados do AV-Comparatives de Maio, onde a Microsoft já se destaca nos primeiros lugares.”
Eu não iria tão longe, onde a Microsoft se destaca é no número de falsos positivos, já que em termos de detecção está em 14º lugar num total de 15, e foi classificado como standard (ou suficiente assim a atirar para o mediocre). Para além disso o teste foi feito com o OneCare, e o Morro deve ter muito desenvolvimento em cima que o destaque desse, não deverá ser apenas uma cara lavada.
Bom ao que parece o meu comentario foi removido.. se foi o caso não percebo porque… apenas comentei o facto de ultimamente a Microsoft ir buscar nomes Português-Brasil aos seus produtos…
Windows Vista…Project Natal…Morro Antivirus…
Foi apenas uma referência que fiz, não estava a fazer uma critica nem tão pouco querer ofender seja quem for do outro lado do oceano… o que queria dizer é que quem dá os nomes, ou percebe pouco ou nada de Portugues ou é maluco, porque Morro não se parece com nada..qualquer diz chamam o Windows 8 de Windows Favelas e pensam que têem um bonito nome para o proximo sistema operativo..
Com isto e resumindo, a Microsoft nunca teve muito jeito para publicidade…
ps. mais uma vez desculpem se ofendi alguem ao ponto de o meu comentario ser removido, mas o que é certo é que nem disse nada de mal…se foi mal interpretado, aqui já está mais explicado o que quis dizer…
Bom e nao tive oportunidade de ler o que responderam, mas a avaliar pelos comentarios coisa boa nao foi… o que posso afirmar, mas uma vez, é que foi de longe ofensivo aquilo que quis dizer…
Se foi motivo para alguem do Brasil ficar mais exaltado, o que nós portugueses podemos dizer sendo alvo de xacota em tudo o que é anedota contada por Brasileiros, e que aprendem desde crianças?…
Felizmente conheço bem o Brasil e sei as qualidades desse mesmo país, mas existe um racio de analfabetismo elevado que tem dificuldades em intrepertar um comentario e gerar uma guerra com isso…Que mania da persiguiçao…
Voltando ao topico, espero que o antivirus na detecçao de Virus, supere as espectativas e venha reforçar o sistema de segurança do Windows, mantendo estabilidade e velocidade…
meu querido, é perigoso generalizar. Analfabetos não frequentam este sitio 😆 e só para te corrigir, na boa, não é persiguição > é perseguição.
😉
Obrigado pela correcção.. normalmente quando erro a escrever é a pressa e desleixo apenas..
Quando falei de analfabetos, não generalizei, disse apenas que o racio por cada X pessoas é elevado.
Portugal também tem muitos analfabetos, como qualquer pais do mundo, mas nos países Sul-Americanos a percentagem, comparada com a população, é bem mais elevada… Muita densidade populacional no interior, deficiencia (não toda, mas quase) no ensino, falta de escolaridade obrigatória, e numero de escolas de criminalidade (nas ruas) superior ao ensino cultural…e claro, muita falta de justiça, o que torna o crime mais forte.. (e este ultimo já se nota cá em Portugal) 😉
é verdade meu amigo A friend, valeu pelo bate papo… boa sorte e bom trabalho. 😛
Interpretar;Chacota;Comentário;Tópico;Expectativas.
Não me parece haver o direito de chamar analfabeto seja a quem for.
hm.. erros gravissimos os meus, grande parte por falta de acentuação.. que boa avaliação de analfabetismo…
especialmente num meio de comunicação como a internet onde trocar os “X’s” pelos “S’s” é moda, já se escreve Kuando em vez de Quando…. e os comentários vindos do Brasil no Youtube, dizem “naum” em vez de não, “nois” em vez de nós..entre outros mais que o próprio presidente diz…
Se é pela escrita que avalia o analfabetismo, eu avalio pelas atitudes e respeito para com o proximo… como no caso do tal Ricardo.. Mas pelos vistos para sí analfabeto é aquele que escreve sem acentos… 😉 é bem…muito culto da sua parte…
Vá minha gente, isto não leva a lado nenhum, e porra, detesto quando começam a pegar com os erros ortográficos, caso não saibam se percebem tanto de língua portuguesa « para intendido, meia palavra basta» com isto penso que não preciso de dizer mais nada, isto muita das vezes é mais acento menos acento, mais letra menos letra, não vamos criar confusões por causa disso.
Anyway A friend, a meu ver não crio que seja por causa de eles não saberem nada de português mas simplesmente podem achar o nome giro, e bamba, está feito, se eles fossem ter cuidado com os nomes estavam desgraçados com a quantidade de línguas que existem no mundo.
Portem-se.
Microsoft que é uma das gigantes internacionais tem que ter obrigatoriamente cuidado com os nomes…
Ja empresas mais pequenas por vezes lançam produtos e quando esse produto é vendido em um pais que nao estava inicialmente, ja aconteceu mudar o nome do produto porque nesse mesmo pais o nome nao tinha boa conotação…
E como muitos sabem, ou nao… na publicidade o nome de uma marca tem muito peso… muitos produtos vendem só pelo nome e são avaliados so pelo nome… Morro, tirando o seu significado, até mesmo nos EUA para eles náo deve soar nada bem… “My antivirus is the MOuRRouW” 🙂
Pplware pplware…
O Neowin não teve acesso a nada. Recebeu sim 3 screenshots que são os que colocou no post.
Rigor e fontes precisam-se.
E rigor a comentar?
Teveram acesso, como falamos no post, nem que seja pelos screens, que não chegaram a mais ninguém… há muita forma de informar… a nossa é com rigor tal, que não encontrará em nenhum post, em nenhum site no mundo, uma estrutura comparativa e riqueza de pormenor como este que fizemos.
Sim é como eu digo, rigor a comentar precisa-se. 😀
Mas são estes comentários que nos “obrigam” e bem a estar atentos e a escrever mais e melhor… mas precisamos de mais rigor a criticar sff, ok?
Forte abraço.
Precisas de rigor sim Vitor. Isto parece jornal da TVI em que tu fazes o papel de Manuela Moura Guedes já a outra notícia
já a outra notícia da microsoft foi o que foi..
As notícias são o que existe neste mundo e tentamos tratá-las pelo melhor ponto de vista, os comentários reflexo do que se passa emocionalmente nas pessoas… sejam elas de que extracto social for…
abraço
Não és tu que me vai orientar nessa filosofia de algibeira… de certeza. E comparativamente fazes-me lembrar o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, sem saber nada, opina sobre tudo.
Mas eu cá estou todos os dias, e os dias são já muitos e o resultado está à vista, já tu… ninguém sabe o que és ou o que fazes… mas opinas 🙂 enfim… é uma questão de cultura meu caro.
Uma coisa é opinar outra é apresentar notícias como a Manuela Moura Guedes faz, que é o que por acaso tens feito e o ppl tem dito. Titulos que parecem do jornal Crime ou da TVI.
Caro Vítor M.
Se como diz, e bem, o Neowin foi o primeiro site onde foram parar os screenshots não lhe custava nada fazer uma referência ao site, como por exemplo:
http://www.neowin.net/news/main/09/06/16/exclusive-microsofts-anti-virus-morro-revealed
Se depois, achar que se pode avaliar um produto pelos screens que aparecem pela Internet, não foi a isso que me fui habituando quando passo pelo seu/vosso blog, não encontrando assim o rigor que me apregoa no seu último comentário.
O reparo que lhe fiz é factual. Não é um argumento, e como já se sabe. Contra factos não há argumentos.
Forte abraço e continuação de bom trabalho.
O José leu o post todo?
Parece incrível, certos comentários, então não tem no post o link para a Neowin???
Vá abram os olhos 😉
Está mesmo precisando de férias Vitor!!
Morro! Rico nome, bem escolhido sim senhor!
penso ser um antivirus leve e eficiente. vamos esperar reviews.
daqui a uns tempos andam as empresas de segurança a reclamar com a microsoft por ter firewall, antivirus e o defender incorporados no SO como fizeram com o internet explorer…
referi que usava o kaspersky mas esqueci-me que é proteção global ao contrario deste que é parte da protecao!
mas acho que usar várias coisas para construir uma protecao total nao da jeito nenhum!
Nao sou eu que vou ter uma aplicaçao chamada MORRO no meu PC..que horror.
“Não será de esperar um produto de topo”
Pois … eles não querem levar mais uma das famosas chapadas da união europeia …
Acho é mal que andem sempre a mudar de nome aos produtos … os utilizadores começam a ficar familiares com um nome, mas em vez de melhorarem esse produto faz-se mais outra real cagada e dá-se um novo nome com cheiro diferente …
Bing anyone !?
Realmente o comentário do tal Ricardo foi deveras ridículo… Eu respondi-lhe logo a seguir, mas bem fez o Vítor em apagar aquela treta toda.
Quanto ao nome do novo antivirus da Microsoft, não me parece um nome muito apelativo, mas desde que a qualidade seja boa, isso torna-se irrelevante.
Lá pelo Vista e pelo OneCare e outros terem sido o descalabro total em termos de falhas e isso que impliquem a nossa segurança não quer dizer que o Morro seja um desses casos… Como muitas boquinhas invejosas que andam para aí a falar… Vejam como a Microsoft tem vindo a evoluir… O novo Windows 7 promete e eu já o tenho e tou muito contente com ele… Muito bom mesmo (diria que é o pai do Vista e que o Vista é um filho mal comportado e chunga) 😉
Mas acho que seria muito bom, certas pessoas, aqui no que toca a comentários pensar primeiro no que diz… Não dizer barbaridades e fazer logo falsas expectativas acerca do Morro.
Lá pelo Vista e pelo OneCare e outros terem sido o descalabro total em termos de falhas e isso que impliquem a nossa segurança não quer dizer que o Morro seja um desses casos… Como muitas boquinhas invejosas que andam para aí a falar… Vejam como a Microsoft tem vindo a evoluir… O novo Windows 7 promete e eu já o tenho e tou muito contente com ele… Muito bom mesmo (diria que é o pai do Vista e que o Vista é um filho mal comportado e chunga)
Mas acho que seria muito bom, certas pessoas, aqui no que toca a comentários pensar primeiro no que diz… Não dizer barbaridades e fazer logo falsas expectativas acerca do Morro.
Normalmente nos post da Microsoft, por várias razões, algumas ainda por explicar (sejam em produtos, notícias ou serviços) aparece sempre o exemplo do saco de areia, mesmo para quem nunca experimentou o que se está a anunciar.
Primeiro é necessário testar, depois analisar e só depois enquadrar com a história para poder informar/opinar.
Este produto da Microsoft poderá ser de facto um excelente produto tendo em conta a experiência adquirida ao longo dos anos, pela Microsoft em relação ao comportamento dos vírus nos seus sistemas operativos, que melhor que eles para saber como se defender desse malware?
Logo que este software apareça para download, testaremos para observar mais de perto e não através de screenshots a qualidade do mesmo 😉
Uma coisa que gosto nestes vossos artigos é a quantidade de exemplos que aparecem e que desconheço!!!
Microsoft ForeFront? Microsoft Security Essentils?
Desconhecia… isso ainda existe?
Fantástico sim senhor… parabéns meus amigos, mesmo com os cinzentos que vos criticam, não vejo paralelo em Portugal na informação tecnológica….
nem eles 😛 mas está-lhes no sangue dizer mal…. coisa de tuga de mini sagres e bolinho de bacalhau hehehehe
Gostaria que o Sr Vitor M me explicasse onde o meu comentário foi idiota ?
Por defender-nos de um xenofobo sem cair no mesmo erro ?
Já deixei de comentar aqui porque os comment baixaram de nivel e a maioria roça a infantilidade, mas ao contrario nunca deixei de aqui vir pela qualidade de Artigos .
E mais Sr. Vitor M o Sr. já aqui escreveu coisas bem piores e mais agressivas e mesmo xenofobas e nacional separatistas, mas como o blog é seu está no direito de remover o que entender, pode ser um grande entendido em Informática que não nego e confirmo, mas parece que a nível de relacionamento humano anda a perder qualidades, deixe os monitores umas horinhas e viva a vida real um pouco é um concelho Amigavel de alguém que o Sr. apelidou de idiota e o seu meu comentario apagado é xenofobo agradecia que o repusesse para ver a opinião geral .
Bom já sei que vai apagar mais este comment mas tenho o meu msn o Sr adicionado e estou preparado para debater este assunto consigo se assim o entender .
Bem Haja
Carlos
Amigo Carlos, você é aquele que sempre participava e defendia a Microsoft e a galera do Linux e cia se enfurecia e tal ? Me veio à memoria pois era a única pessoa que sempre deixava no final a despedida “bem haja”, que eu acho uma frase muito bonita. Rapaz, que bom que estas bem ! por que não participas mais do sitio ? Deixa as magoas pra la… É só fazer ouvidos de marcador e não ligar. Vamos amigo, sua participação é importante. Um abraço my friend !
Bem haja para você ! 😀
hehehe olha o Carlos… eu não me referi a ti, nem me lembro de ver um comentário teu homem, aliás, nem sabia que ainda andavas por aqui 🙂 parece que sim que afinal andas… o conteúdo do post que coloquei, foi em resposta a um outro comment apagado, mas com tanta violência a responder, eu pergunto “serviu alguma coisa o que escrevi ao meu caro Carlos?
Era interessante aparecer no messenger,de facto, assim esclarecíamos uns… argumentos.
Homem calma nesse dedo a teclar 🙂
Pelo que indica este antivirus está sendo desenvolvido realmente para proteger afinal a MICROSOFT que ter seu nome respeitado, oque nao vinha acontecendo com os diversos erros……….
Por ser um software gratuito terá um grande numero de aquisição….
Parabés a Microsoft qeu oferece mais um software ao mercado.
alguem sabe quando sai esse anti-virus?
cumps..
O pplware deveria filtrar mais os comentários “lixo” pois estes são os causadores dessas grandes polémica, e criando raízes para offtopics do tipo portugal X Brasil, MAC x Microsoft…. Ja não tenho paciência para ta a ler esses tipos de comentários….
Boa tarde a todos
deixem lá isso de brasileiros e portugueses e
pensem mais no âmbito global; afinal quando
estamos na net somos todos iguais… os mesmos
direitos e as mesmas oportunidades.
Quanto ao tópico, o termo “morro” não irá vingar
Os dept. de imagem vão pronunciar-se e informar
a sede nos states acerca de más conotações.
Acontece em todas as marcas e com todos os produtos.
…Morro!! logo existia…
eu Morro com um anti-vírus destes =’)
Nao pude conter-me no comentário anterior. Mas visto que sempre entrei aqui e como brasileiro sempre fui respeitado e nunca tinha percebido tal racismo conosco, sempre recomendei este site a todos com sendo muito respeitavel. Espero que lampejos de idiotisses nao se tornem realidade por aqui.
Mas voltando ao assunto do anti-virus, creio que ninguem conhece melhor o sistema e suas vulnerabilidades, que alias lhes rende milhoes, que a propria microsoft.
Amigo, eu tambem pensei que existia discriminação, mas na realidade é somente alguns, diria, parcos participantes, que não merecem serem respondidos. Vamos deixar disso e vamos participar na boa, compartilhando informações que o sitio, atraves do Vitor e equipe nos oferece. Na boa my friend 😉
Pois há sempre alguém que manda a pedra e esconde a mão… enfim, mais trabalho para quem modera e para quem tem de responder. é vida.
Caro Vitor, continuo sem perceber se foi o meu comentario que fez gerar esta confusao toda, e se foi nao era a minha intensão como expliquei nos comentarios mais acima…
Não sou a favor de guerras muito menos deste tipo, gosto discutir ideias e dentro do respeito que cada um mostre a sua opiniao… enfim so acho é de lamentar insultos e acusações xenofobas, por causa de um nome, ainda por cima feio… :S
Não foi… eu entendi o trocadilho, mas digamos que foi a ignição para a confusão que se criou, é porque depois, aparece sempre uns “incendiários” que adoram uma boa peixeirada e que aparecem só quando há confusão.
Mas penso que está debelado o fogo e vamos dedicar o nosso tempo ao que importar.
aquele abraço.
uff.. fico mais descansado… porque realmente não disse por mal e nem era de longe ofensivo.. mas é incrivel como se tem gerado tanta guerra por meias palavras.. o pessoal precisa desfragmentar os “discos”, andam todos muito stressados! 😀
Abraço 😉
O meu parecer da Microsoft desde que o Bill Gates “se foi embora
” da presidência da Microsoft foi, se não for este variado da cabeça “Steve Balmer” a levar esta empresa para a frente mais ninguém a leva.
O facto é que realmente desde que ele se meteu a frente da empresa começamos a ver um lado mais competitivo por parte da empresa, apesar de a mim ainda não me levar a trocar de S.O o certo é que vivemos tempos de mudança e com estas investidas da empresa num mercado cada vez menos seu, a tendência se inverta. Pois apesar de não gostar do seu trabalho, louvo os seus esforços, que tem sido muito bons por sinal.
Ok Vitor estás perdoado 🙂
Nunca deixei de aqui vir um só dia apenas me abstenho de comentar pelas razões que apontei em cima .
Um Enorme Bem Haja para ti e para todos os frequentadores do PPlware .
Carlos
WAIT AND SEE.