PplWare Mobile

Guerra de patentes Microsoft VS TomTom

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. ivo says:

    Faz lembrar a guerra Apple Vs. Palm…

  2. Sergio says:

    O GPS não tem resolução sufuciente para navegar-se de forma pura (pelo menos o civil). O posicionamento é conseguido graças a algoritmos de posicionamento, baseados de onde vimos e para onde vamos. Basta reparar nos comportamentos dos TPA qd nao temos uma rota definida e como eles estão constatemente a colocar-nos em ruas ao lado. É normal as empresas como a Tomtom, Garimin e afins terem algoritmos para ulttrpassar estes problemas e os tenham patenteado

  3. Jonithu says:

    Enquanto fazem estas guerrinhas vão fazendo publicidade à pato…
    Por mim, já nem vou dormir esta noite. 😉

  4. ZiLOG says:

    Eu patenteei o “andar a pé”, portanto niguém pode andar a pé sem a minha permissão, ou então andem ao “pé cochinho”.

  5. DingoMD says:

    @ZiLOG

    Ridículo… Todos sabemos que eu possuo a patente de “andar ao pé coxinho”. Se continuas a incentivar os “utilizadores” a infringir a minha patente, vou ter de te processar…

  6. aver says:

    Muito sinceramente acho que a história da patente FAT é pura treta. Li (só o título, é certo) das patentes que estavam em causa e nenhuma falava disso.

    Nasceu de uma invenção de que a seguir a Microsoft ia partir para cima do Linux também por causa da infracção da mesma patente.

    Agora também já não se vai saber mais nada porque a TomTom e a Microsoft chegaram a um acordo extra-judicial.

  7. spulva says:

    entao ja esta tudo resolvido?

    E assim isto das patentes tem muito que se diga e verdade, por um lado temos que ver que todos temos direito ao que inventamos/inovamos, por outro prende muitos projectos, e complica muitas vezes obrigando muito seguindo rotas alternativas criando problemas nas suas invençoes.

    Agora as patentes existem por alguma coisa, como tal penso que os possuidores destas, tem o direito de reclamar os seus dereitos, mas se chegaram a um acordo ainda bem, antes assim…

  8. hydrogenated says:

    “Sou da opinião que a rigidez por parte das patentes tecnológicas, apenas atrasam a inovação, e em certos casos incentivam as empresas a agarrarem-se a elas, não sendo propriamente um mecanismo que confira motivação para inovarem”

    Não concordo com esta parte, pois as patentes são apenas e só uma garantia que o esforço e a enovação no desenvolvimento de uma tecnologia compensa.

    Acho que a Microsoft aqui está a ser um bocado “mesquinha” embora seja legitimo o estar a defender o sistema FAT que não está assim tão em desuso. Práticamente todas as pens e outros cartões de memória vem formatadas em fat/fat32.

    É claro que também há aqui uma retliação por parte da Microsoft pelo facto da TomTom não usar o Windows CE nos seus GPS mas sim a dita kernel do linux.

  9. hydrogenated says:

    spulva, exacto as patentes servem para afastar os chicos espertos e não é drama nenhum as empresas negociarem entre elas técnologia

  10. Tijó says:

    As patentes,como já o disseram,servem para salvaguadar os direitos de autor,até ai tudo bem,mas há certas patentes “bizarras”,para os lados do Tio Sam, diferente do sistema aqui da Europa e que muitos criticam e deveria ser alteradas,faz com que existam estes casos muito ambiguos,a dar azo a estas guerrinhas e por vezes a desvirtuar o própio conceito a que se destina as patentes.

    Haaa…só para avisar que já detenho a patente do “duplo piscar de olhos”,por isso eu que não veja ninguém a fazer isso senão levam com um processo em cima.
    Eu avisei.
    rsrsrsrsrsrs

    Bom Fim de Semana a todos os pplwarianos,
    Tijó

  11. Blizard says:

    As patentes são aquilo que assegura que a inovação seja compensada…
    Fazem todo o sentido.

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  12. HikariKyubi says:

    Faz-me lembrar o meu professor de Tecnologias de Informação a falar da IBM não largar o raio da patente dos códigos aritméticos (eu sou dos que pensa que patentes não se devem aplicar a algoritmos)…

    Odeio seriamente quando empresas ficam presas nestes assuntos… parece o diálogo entre o roto e o rasgado 😛

  13. Rui Oliveira says:

    @aver

    Não tenho informação que a Microsoft e a TomTom, tenham chegado a um acordo, tens aí algum link para comprovar?

  14. curioso says:

    Eu acho que as patentes de hardware a existirem deviam ter um período muito limitado de tempo, tipo de 1 a 2 anos, a partir dai a patente nunca mais teria efeito. Digo este período de tempo, pois muitas vezes as empresas fazem avultados investimentos e é saudável dar-lhes algum tempo para o rentabilizar (mesmo assim…)

    Então, meus amigos, patentes para software, por favor!!!! É ridículo.

    O mais ridículo ainda é aceitarem patentes de tudo e mais alguma coisa, muitas patentes dizem coisas muito vagas e mesmo assim são aceites, como é possível?

    Depois é o que se vê, vai tudo para tribunal tentar matar ou chupar o mais que puder.

  15. aver says:

    Rui Oliveira

    Diz Matt Asay (“inimigo” ajuramentado da Microsoft), depois de referir que gostava que a luta fosse sobre o FAT e não sobre o GPS:

    “Ambos os lados (Microsoft e TomTom) envolveram firmas de advogados excepcionais (…) mas duvido que o caso alguma vez vá a julgamento, Muito poucas acções judiciais vão tão longe e os conselheiros de ambos os lados são pagos para resolver o caso ao custo mais baixo possível, o que invariavelmente significa acordos extra-judiciais”.

    “Isso também não favorece o open-source. Penso que é legítimo dizer que o open source beneficiaria – qualquer que fosse o resultado – em ver as patentes da Microsoft submetidas a julgamento, as que têm relação com o Linux. Não apenas a contestação da TomTom (à acusação da Microsoft) ignora as patentes relacionadas com o Linux, mas dada a incerteza do caminho da acção, é provável que o open source seja ferido, não ajudado, pelo medo, incerteza e dúvida ateado pelas acções judiciais”.

    Tinha ficado com a ideia que já havia acordo extra-judicial, mas ainda não há.
    http://news.cnet.com/8301-13505_3-10200948-16.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-20

  16. hydrogenated says:

    Não sei porque que patentes em software são ridiculas acho que são tão válidas como as outras pois o hardware sem software não serve para nada!

    Por exemplo uma empresa que gaste recursos a pagar a matematicos para desenvolver um sistema mais eficaz de encriptação não tem direito a patentear esse algoritmo?

    Não investiu tempo e recursos para o desenvolvimento desse mesmo algoritmo? Não tem direito a salvaguardar o retorno ou deve deixar tudo na mão dos chicos espertos?

    Vivemos numa economia de mercado se as empresas não tiverem estimulo nem que seja monetario para o desenvolvimento dos produtos qual é o interesse em gastar recursos nessas tecnologias?

    Quanto ao open source ai está porque o open source não funciona pois não tem forma de proteger a propriedade intelectual e mata completamente a inovação!

  17. Gerardo says:

    As patentes claro que têm razão de existir. Se eu inventar um algoritmo fantástico claro que devo ganhar uns milhões á conta do meu algoritmo (não esquecer que pode ser um algoritmo que demorou anos a desenvolver por uma equipe de varias pessoas remuneradas) Parece-me mais justo do que ganhar milhões por dar pontapés numa bola. Para não atrasar o desenvolvimento talvez não devesse ser proibido copiar mas sim pagar pela utilização dessa patente, um valor justo (não que a empresa queira claro) Por exemplo no caso da FAT, se uma pen nao funciona sem um FS e se a FAT é um dos 10 possíveis para essa FS, era justo a Microsoft receber uns cêntimos por cada pen, cartão de memoria, disco, etc vendido.

    Ou seja, sempre que existisse LUCRO com uma patente de alguém, esse alguém devia receber uma quantia estipulada por lei, durante uns 10 anos por exemplo. No caso do da comunidade open-source não seria prejudicada por uma medida assim porque é grátis, mas a TOMTOM que usa o open source para ter lucro já teria de pagar. Até a comunidade podia registar patentes, que seria usadas gratuitamente por quem eles quisessem mas se a MS ou a APPLE as usassem tinham de dar parte dos lucros de volta à comunidade.

  18. EacHTimE says:

    Patentes só atrasam a inovação e tecnologia!!

    Nenhuma empresa se preocupa em fazer coisas boas e que sirvam o consumidor mas apenas com o lucro.

    Em vez de se preocuparem a criar algo, gastam as energias todas em guerras mesquinhas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.