PplWare Mobile

Linux tem 15 anos, parabéns ao Pinguim!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Morbus says:

    Parabéns e que venham muitos mais, e com muito mais cota de mercado 😛

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. N_Lite says:

    Parabéns! Espero que continuem a evoluir.

    http://www.nyzux.net

  3. Johnny says:

    Então em que é que se baseiam as pessoas para dizer que o Linux é português?

    Estou a perguntar porque não sei mesmo…

  4. Nuno Amaral says:

    Já lá vão 15 anitos.

    Na minha opinião deviam lançar uma versão paga. Para ver se ganham alguma cota de mercado.

    ——-
    http://www.cidadeviseu.com

  5. LOL says:

    15 anos de borla e não conseguem cota de mercado significativa!!!!!

    deve ser mm bom!!!!

    mas apesar de tudo parabéns por existires assim tenho com que me rir a ler o pplware 😉

  6. João Campos says:

    @Johnny:
    Onde leste isso?

    @ LOL:

    LOL, mas que comentário tão… ignorante… É por culpa de gente como tu que o Linux tem essa cota… Quem quiser que complete com as razões…

  7. Mrodrigues says:

    @LOL
    A tua cultura informática deve ser qualquer coisa como um grande e redondo 0 … Qualquer uma pessoa com o mínimo de cultura na área reconhece a importância do linux…
    Se calhar és daqueles utilizadores Windows tão vidrados, que se alguém apagar o atalho para a pasta dos Meus Documentos, chama um engenheiro informático dizendo que a pasta dos documentos desapareceu….
    “Open your mind”

  8. Ryan says:

    Parabéns pinguim que continues por muitos e bons anos e sempre à borla porque esta coisa de andar a dar dinheiro a ganaciosos já chega. Ficamo-nos pelas máquina mas nada de se estenderem pelo software. Acho que cada um com o seu conhecimento pode contribuir uns por gosto outros por trabalho pagos por outros… mas continuem

  9. racoq says:

    os trolls tinham que vir aqui opinar.

  10. akueda says:

    já agora, parabens… e muitos anos de vida…

  11. akueda says:

    @Mrodrigues

    e olha que já fui chamado algumas vezes para repor alguns atalhos(normalmente do office), em que as pessoas pensaram que tinham eliminado o programa quando na verdade apagaram apenas os atalhos… é de risos… mas é mt triste…

  12. sandro - xCiRe says:

    So não percebo, mesmo entre a comunidade Linux, como é que Gostam tanto do Linus Torvalds…quando na realidade o Linux é o que é por causa do Richard Stallman.

    Ele sim é o verdadeiro defensor open source.
    O Linus queria vender licenças e se não fosse o Richard, bem……era parecido com Windows.

    o Linus merece todo o respeito por ter criado o kernel…mas daí até ser homem “The Free-Software Champion”.

    Só prova que o que vende revistas não é a verdade, mas sim o que as pessoas querem ler.

    Mas de qualquer forma um grande “hey” para os 2

  13. Eu says:

    Parabéns ao LINUX pelas conversas de longas horas que me tem dado com os meus “amigos”…

    @LOL : concordo contigo é gratis, e tem não sei quantas distribuiçoes, ele é Red Hat, é Fedora, é Ubuntu (versao feup, versao brasil,etc) é a caixa mágica…. e mm assim não tem argumentos para morder os calcanhares ao Windows….

    Pq será? hum Não será pq as pessoas gostam de coisas PRÁTICAS?

    Ps: eu não insultei ninguem 😉

  14. Rui Oliveira says:

    @sandro – xCiRe

    “O Linus queria vender licenças e se não fosse o Richard, bem……era parecido com Windows.”

    Não tenho conhecimento que assim seja, até como referi no texto o Linux sempre ofereceu o Linux. Talvez tenhas um link que possas colocar aqui para provar o que dizes não? 😉

    @Todos do “Contra”

    Mentalizem-se uma coisa… encontrem que defeitos quiserem ao Linux. se não fosse este, e os Mac claro, a Microsoft não se esforçava em ouvir os utilizadores e provavelmente nem lançava o Seven, pois não tinha concorrência e dominava ao seu belo prazer 🙂 Procurem ao longo da net, e verão “N” especialistas e colunistas de rubricas tecnológicas em sites de referência a dizer o mesmo que eu 😉 Todos ficam a ganhar com um linux forte e saudável.

    Por isso tenho sinceramente certas dificuldades em entender certas guerras que às vezes por aqui se passam. Lembrem-se… o sistema operativo que usam, não é o melhor que existe, apenas o melhor para cada uma das vossas necessidades, o que não quer dizer que para outras necessidades de outros utilizadores hajam outros SO’s melhores! Até há pessoas que usam 2 e 3 sistemas operativos diferentes e são felizes com isso! 😉

  15. Miguel Guerra says:

    @Todos os que ainda duvidam da qualidade do Linux

    Vejam este exemplo e pensem um bocado antes de dizer uma barbaridade:

    http://exameinformatica.clix.pt/foco/especial/997339.html

  16. kenny says:

    @EU

    “as pessoas gostam de coisas PRÁTICAS?” Deves estar a brincar comigo…já alguma vez experimentas-te Linux para deixares esse comentário infeliz?

    É que se já experimentas-te deves ter reparado que não existe nada mais prático do que o Linux…

    Outro exemplo são os Mac…achas que instalar um programa no Windows é fácil? “seguinte, seguinte, concordo, seguinte, concluir”…no Mac basta arrastares a pasta do programa para o disco…

    HASTA

  17. Alexandre Pinto says:

    @Mrodrigues, @akueda,

    Não sei qual é o problema de se ser ignorante tanto em windows como linux. Trabalho no mundo informatico considero-me com excelentes conhecimentos e até avançados a nivel windows, mas pouco sei de linux.

    Eu poderia ser exactamente uma dessas pessoas que apagar o atalho do programa e depois nao o sabe encontrar…

    E quando falam de utilizadores windows vidrados… Aí é que me dá vontade de rir! Os maiores vidrados são os utilizadores Linux que se sentem na obrigação de passar a mensagem da boa nova! Viva o Linux, Viva!

    Basta ver aqui no pplware quando os posts são sobre o windows… Os comentários na sua grande maioria são de anti-microsoft boys a mandar a baixo, quer seja bom ou mau… Quer tenha exprimentado ou nao… Agora se o tema for uma nova release qq de um linux qq, poucos são que aqui vêm mandar a baixo.

    É esta atitude que me irrita, esse tom de superioridade. Eu concordo que o linux é no seu conceito um sistema operativo melhor, mais eficiente, seguro e barato. Nem questiono. Mas considero que é uma falta de visão enorme aqueles comentários de “linux fanboys” que dizem que o linux vai substituir o windows, que isto e aquilo e não conseguem perceber que a maioria que so ve youtube, hi5 e MSN nunca se vai dar ao trabalho de aprender sequer muito basicamente porque nao vale a pena.

    De qualquer das formas, e ja em tópico, mtos parabéns ao Linux. Eu apesar dos meus comentários tendenciosos sobre windows, consigo também visualizar todo o potencial que o linux tem (Mais até que o windows) e perceber que são estes momentos precisos na história que nos fazem avançar.

    Parabens Linux!! 🙂

  18. Alexandre Pinto says:

    @kenny

    Desculpa mas não posso concordar ctg.
    O linux nunca será mais prático que o windows enquanto as tarefas curriqueiras forem efectuadas por comandos.

    É que essa ideia faz-me lembrar que para ti é mais facil ires á frente do carro dar á manivela para o pores a trabalhar, que teres uma ignição feita rodando apenas a chave do carro.

    Há que ter censo comum e ser coerente. No mac é mais simples instalar um programa. OK, concordo, mas no windows é mais simples que no lnux e com isso tb tens de concordar.

    Qualquer pessoa olha para um instaler windows pela primeira vez e sabe o que fazer… Agora instalar o que quer que seja em linux pela primeira vez… Uiii 😛

  19. Rui Oliveira says:

    @Alexandre Pinto

    Não é verdade o que dizes, as operações normais em linux, como instalar aplicações são feitas geralmente em interface gráfica.

    O linux apenas tem uma diferença, podes tambem usar a consola, e instalar esses programas à base de comandos (dado que para certas pessoas é mais rápido instalar em consola que gráficamente).

    O que dá “mau nome” ao linux para novatos é que para aí 80% dos tutoriais que se encontram na net, acentam sobre comandos de consola, o que é do meu ponto de vista uma abordagem errada aos novos utilizadores. Práticamente tudo o que fazes nesses comandos fazes gráficamente.

  20. Ana Narciso says:

    @ Alexandre Pinto

    Desculpa discordar da tua opinião. Quando formatas com Windows não tens nada. É procurar drivers disto, drivers daquilo. Em Linux? Tens tudo out-of-the-box.

    É complicado? Não acho, porque podes fazer tudo pela parte gráfica, se bem que muitas vezes a linha de comandos seja bem mais simples, por exemplo para instalar um programa.

    Terceira razão: tens uma comunidade fantástica. Tens dúvidas sobre o que fazer após formatar com Linux? Força: https://pplware.sapo.pt/2009/03/14/e-depois-de-formatar-o-ubuntu-810/

    Não pretendo com isto lançar nenhuma guerra, mas sejamos realistas e como já alguém aqui disse “open-minded”.

    Parabéns ao Linux!

    PS: sou utilizadora massiva tanto de Windows como de Linux. Apenas para propósitos diferentes.
    SE a maior parte das pessoas só usa MSN e Hi5, força, fique com Windows, ninguém as obriga a mudar. Agora não venham dizer que Linux é super complicado, porque não é.

  21. Hugo de Guerra says:

    @LOL

    São comentários como esses que… bem, não faço comentários…
    Até o meu sobrinho, com 5 anos… CONHECE E RECONHECE o Linux -.-

    De certo és daqueles que vive no mundo Windows e não sais de lá, porque o Windows é o melhor -.-

    Desengana-te daí 😉

    Parabéns Linux 😀

  22. TM® says:

    @Nuno Amaral
    Como “Lançar” uma versão “Paga”, sendo que o “Linux” e seus “Sócios”, obtem “Lucro” através do uso do sistema operacional em “Redes/Servidores/Segurança em Servidores/E afins”.
    O Linux não é “Gratuito” se for ter uma visão mais ampla.
    Leve em conta o fato de que as “Distribuições” vem a partir do Kernel do SO, e que empresas que utilizam essas distribuições, por exemplo uma web hosting, precisa de “Pagar” funcionários para agilizar a “Segurança” do servidor que utiliza a distribuição linux e afins…
    Pesquise um pouco sobre o kernel e suas distribuições, e verifique como vem o lucro das mesmas, assim, verás que nada é gratuito.

  23. Álvaro Anjos says:

    Parabéns Para o Linux !!! Os meus votos é que tanto Linux como Windows e Mac evoluam para nos oferecerem melhores SO e acima de tudo mais robustos a todos os níveis.

    Parabéns 😉

  24. Alexandre Pinto says:

    @Ana Narciso, @Rui Oliveira

    A verdade é que tudo o que falo, faço-o por exprencia própria. E até nem vou discordar do que disseram, porque sei que têm razao em alguns pontos. Alias eu nem posso falar sobre linux porque pouco o conheço.

    Não quero que me interpretem mal, sei dar todo o valor ao linux que o tem. Mas as coisas são mais complicadas que em windows. E quando digo isto digo-o por experiencia própria. Achei absurdo que para alterar a resolução da minha gráfica tivesse de andar a dar comandos e a editar ficheiros, isto porque sempre que mudava pela interface gráfica dava-me sempre erros de permissões e nao sei mais o quê. E depois foi o sacar um programa da net, fazer duplo clique em cima e Nada!

    Ainda hoje não sei como instalar programas em linux, mas é verdade que também nunca me dediquei a isso.

    É claro que a comunidade que existe é maravilhosa. Aí estou totalmente de acordo. Mas não é logico estar sempre á procura de respostas para as coisas que deveriam ser directas.

    Antes que comecem a disparar contra mim, quero só deixar tres pontos:
    1 – A minha opinião é baseada apenas em função da minha experiencia com linux, e não por ser adepto de windows ou outra coisa qq (o que nao sou definitivamente)
    2 – Se eu tive esta experiencia que não me deixou muito á vontade, lembrem-se que como eu existem milhoes. E se trabalharem no sentido de colmatarem estes entraves, muito mais sucesso alcançarão.
    3 – Apesar de tudo o que correu menos bem comigo, não perdi a vontade de continuar a explorar, se bem que os meus projectos profissionais não me deixem muito tempo para isso.

    Espero que tenha ficado claro o meu ponto de vista.:P

  25. sheers says:

    Parabéns aos criadores de Linux.

  26. curioso says:

    Parabéns Linux 🙂

    É triste, parece impossível, mas memso numa noticia como está, estas gerrinhas sem qualquer significado tinham que dar o ar da sua gloria, … que tristeza…

    Qualquer pessoa que diga que o Linux nos dias actuais não dá já cartas no mundo dos PCs pessoais, deve ser mesmo muito ignorante e nunca ter ouvido nada sobre o Linux à já muito tempo, logo se não sabe nada do Linux, façam-me um grande favor, não digam disparates, OK.

    Façam a vocês próprios um grande favor e experimentem uma distribuição Linux, só para sentirem um bocadinho do gosto, pode ser mesmo um LiveCD e usem na um pouco, tenho a certeza que podem continuar a não gostar do Linux, mas vão chegar à conclusão que as grandes baboseiras que são ditas do Linux, não passam de puros mitos.

    Eu sou um utilizador do Windows, não vivo sem ele (pelo menos por agora), para algumas tarefas tenho mesmo que usar o Windows, mas isso não me impede de conhecer o Linux e saber reconhecer os seus méritos.

    Eu possuo sistemas com Windows, mas também com o Linux e sabem que mais, vivo feliz da vida 😉

  27. Scenewoman says:

    Parabéns ao Linux e a todos que colaboraram na construção do mesmo!

    http://scenewoman.pt.vu/

  28. Nelson N says:

    Parabéns ao Linux e a toda a comunidade que o torna possivel.
    Com alguem disse, se não houvesse mac’s linux’s com todas as suas variantes, que windows teríamos agora?
    Mas também não me venham dizer que é mais fácil que win, que não é. Já vi muitos comentaários com dificuldades na instalação de compts. Por exemplo: desinstalar o FF, nicles. Instalar o Adobe Player no Opera, desisti! No entanto não digo mal dele, eu é que já estou velho e sem paciência.
    Ainda não desisti de o instalar num PC da administração do prédio porque neste caso dá e sobra para o que preciso. Para acabar, digo-vos que a versão que mais me agradou foi o Alinex, por causa do dicionário que vem no Oo
    obrigado ppl

  29. Pedro R. says:

    Gosto muito de ouvir este gajos que nunca experimentaram linux e falam sem saber.

    Sou utilizador de windows e linux. gosto dos dois, mas tenho sempre razoes de queixa de ambos.
    Eu quis experimentar linux e decidi coloca-lo em dual boot com o windows.

    Eu pensava como vocês, linux é um pouco aborrecido para trabalhar com comandos.
    Ao fazer updates ele instala quase tudo, não é necessário ir buscar drivers de isto e daquilo. o Linux reconhece quase tudo automaticamente e está tudo a funcionar. não sei qual a dificuldade.
    Se quiserem instalar drivers de som, instalar java, flash, programas para reproduzir vídeos, para reproduzir musicas… basta ir ao gestor de pacotes e escolher o que se pretender e é so fazer num botão aplicar. ele saca e já está feito. tão dificil.

    Sendo assim, já é um pouco mais prático que o windows.

    Como o windows nasceu primeiro que o windows é claro que empresas como Shockwave (flash), Logitech e tudo mais desenvolva as coisas para windows.
    Quando as empresas começarem a desenvolver os seus programas não só para windows mas também para outros SO então aí poderíamos ver com clareza qual é que seria o melhor SO.

    PARABÉNS LINUX!

  30. Pedro R. says:

    @ Scenewoman

    so tenho duas palavras.

    muito bom!

  31. aver says:

    De facto o Linux já tem 15 anos. O Windows (sem MS-DOS) tem 16. Convém reflectir por que é que, em número de utilizadores, um cresceu tanto e o outro não.

  32. Tijó says:

    Antes de mais parabéns a todo o universo crescente da comunidade Linux que feito um óptimo trabalho na sua evolução.
    Acho que muitos utilizadores estão presos ao passado e esqueceram-se que este SO já não é o tal “monstro de sete cabeças” como há alguns anos atrás,evoluiu,tudo(quase)por interface gráfica,é estavél e pode muito bem substituir um outro qualquer.
    Pela minha experiêcia não é preciso ser nenhum geek para lidar com Linux,tenho-o á menos de 1 ano e muito raramente tive que ir à consola,até porque sou um nabo no que toca a Linux e, no entanto, escolho-o sempre na hora do boot.
    Como vêem,para mim foi fácil,e talvez por o computador não ser recente e o Linux ter todos os drivers,reconheceu-me todo o hardware.
    Agora só falta fazer drivers como fazem para Windows e o Linux até “bate asas”.
    Não entendo os fanáticos(do W. ou L.),um Linux evoluido significa directa e indiretamente um Windows ainda mais evoluido,veja-se o caso do Seven,dizem que está muito bom;a concorrência é saudável para todos os utilizadores,não é com o “bota abaixo”que vamos lá:)

    Sem mais,
    Tijó

  33. _Planax_ says:

    aver, o Windows correu sobre MS-DOS até ao Windows ME.

    E a resposta à tua pergunta é fácil: Comodidade. Se as pessoas utilizam algo com que funciona e com que já se sentem à vontade, mesmo que dê alguns problemas elas não vão mudar. Para quê?

    É assim com toda a gente.

    Eu também ainda usaria Windows se só precisasse do computador para ir à net e para jogar uns jogos. Mas são SOs diferentes, com um publico alvo diferente, não sei porque continuam a comparar alhos com bugalhos.

  34. BigLord says:

    Ai linux linux, eu usava-te se não fosse isso mesmo: comodidade 🙁

    Feliz aniversário! 😀

  35. Eu ia jurar que tinha sido no dia 14 de Março! Andei enganado 🙁

  36. pedro says:

    Vê se bem k a faixa etária k visita o pplware deve rondar dos 20 aos 25 anos…. estão a tirar cursos de informática ou a procura do primeiro emprego… Não é para ofender ninguém desde já kero dizer k gosto mt do pplware… mas os comentários sobre linux na vida profissional não são tão “cor de rosa” como aki… Os utilizadores comuns, estão mt habituados a win. E passar pa linux é muito complicado, daí o linux ser mais utilizado pelas empresas e jovens universitários… Acho que ate aki todos estamos de acordo, certo? depois para um profissional a linha de comandos não é complicada mas para os utilizadores comuns já é…. e eu já cheguei a ter que lidar com uma situação que o utilizador só sabia ir ao Word e IE. Instalar programas para ela era um “sonho”… isto em win k têm interface gráfica… No linux, em linha de comandos ter k localizar e abrir por “códigos” e instalar por “codigos”, dificulta muito mais a situação…
    Enquanto o linux não estiver mais familiarizado entre os utilizadores comuns enquanto o linux não tiver uma interface totalmente simples, linux vai ser sempre rejeitado no mercado…

  37. EacHTimE says:

    Parabéns Linux!!

    A imagem com o pinguim bebé está mesmo fofa lol

  38. @pedro

    Falas pouco e pouco ou nada acertaste… Desde quando linux é só códigos? Tens interface de instalação para a maioria dos programas muito mais simples que windows: Abres um programa (pelo menu Aplicações Software), procuras, clicas para instalar e já está.

    Claro que coisas mais complexas (que raramente alguém necessita) é necessário utilizar a linha de comandos, mas quando é necessário, existe sempre uma alternativa com interface gráfica, normalmente.

    A rejeição de linux no mercado não está relacionado com o ser necessário utilizar linha de comandos ou não, ter uma interface simples ou não.

    São comentários como os teus que leva as pessoas a terem medo de experimentar linux, e a espalhar esse medo.

  39. Paulo Gomes says:

    Muito bom recordar isso…

    Cumps,
    PGomes

    http://aventux.blogspot.com

  40. alexandre says:

    ai instalar software em linux é dificil e é pela consola e tal e a malta tem medo?

    que dificuldade tem por exemplo no ubuntu escrever na consola apt-get install xpto ? e depois carregar no y e no enter?
    e usar o synaptic? ai que ainda é mais dificil é de meter medo ao susto com a dificuldade de tal

    cada um tem as suas vantagens e desvantagens como é obvio nao ha nenhum sistema operativo perfeito, ha sim os que nos melhor satisfazem a nossas necessidades. uso ubuntu diariamente desde à coisa de 6 meses ainda estou em fase de aprendizagem mas estou a gostar é saudável aprender coisas novas.

    quanto ao post em si. Parabéns linux 🙂

  41. Rui Oliveira says:

    @sandro – xCiRe

    Tive a ver o teu video, e não concordo com a tua perspectiva. Baseias-te na perspectiva que um tipo disse que o Linus pensava no inicio lançar o Linux pago, mas para já o próprio não admitiu isso. E segundo o que percebi, o Linus Torvalds apenas ponderou que licença ia usar para lançar o Linux livremente, no fundo que “Copyright”. Se fores a ver a GPL é uma copyright, defende valores de liberdade, mas tem restrições. O Linus apenas procurava a licença certa para distribuir gratuitamente o Linux.

    Sim o GPL e o Richard Stallman foram importantes para o Linux, mas… secalhar se não fosse o Linux não havia GPL nem Free Software Foundation nem nada. O Linux foi o grande potenciador da cultura GNU, por isso devemos sempre agradecer o trabalho notável do Linus Torvalds, e claro do Richard Stalman, uma dupla de sucesso 😉

  42. Francisco says:

    tem usado o linux faz mais ou menos um ano e tenho gostado bastante, tem um problema, é facil de mais instalar um programa
    yum install qualquercoisa
    sim é só isso
    quer dizer….
    ainda nao consegui instalar um anti-virus (alguma sujestão)

  43. pedro says:

    @Bruno Bernardino
    @alexandre
    volto a repetir é fácil pa kem sabe… ou seja tec de informatica e mais algumas pessoas… para os utilizadores comuns… já é difícil…. não vejam da vossa óptica vejam a óptica dos utilizadores comuns… que pensam computador -> Internet ou Word

  44. @pedro

    Obviamente que tens razão que será mais fácil para um mecânico arranjar um carro do que uma pessoa que só sabe conduzir (se bem que não compreendendo o funcionamento do carro não será um grande condutor, mas isso é outra conversa), mas eu não falei nesse caso, falei mesmo na óptica do utilizador comum.

    O que é mais fácil para uma pessoa que não perceba?:

    1. Windows
    – Abrir o browser
    – Procurar o site para fazer download
    – Fazer download
    – Executar o programa
    – Instalar
    – Usar

    OU

    2. Linux
    – Abrir o programa
    – Escolher
    – Instalar
    – Usar

    Estás a confundir a facilidade de uso com a dificuldade de adaptação a algo diferente.

    Por exemplo, conduzir um carro com transmissão automática é mais fácil do que manual, no entanto, tens um período de adaptação que nem toda a gente consegue realizar em tempo útil.

  45. Pedro says:

    Que espectáculo, queremos instalar um program que nao temos… em linux abrimos o programa e fazemos instalar…..

    hummmmmmmmmm fonix…. estranho….

    cadaum faça o juizo de “fanatismo”

    @ Bruno Bernardino

    O que é mais fácil para uma pessoa que não perceba?:

    1. Windows
    – Abrir o browser
    – Procurar o site para fazer download
    – Fazer download
    – Executar o programa
    – Instalar
    – Usar

    OU

    2. Linux
    – Abrir o programa
    – Escolher
    – Instalar
    – Usar

  46. @Pedro

    Espero que isso sejas só tu a fazer-te despercebido e que na realidade tenhas uma melhor compreensão do que digo, senão não vale a pena continuarmos esta troca de ideias, dado que não me faço entender.

    Não sou fanático de nada, cuidado com os “insultos”.

    A questão é que em Linux dizes para instalar e ele faz tudo automaticamente (o download e a instalação), enquanto que o mesmo não acontece em Windows, e pensei que fosse muito fácil entender isso na explicação que dei.

    Cuidado também com os acentos, fazem parte das palavras e com um Português mal escrito perdes credibilidade, não ajudando também a falta de argumentos.

  47. francisco says:

    passo a citar:
    2. Linux
    – abrir o programa (konsola ou yum grafico)
    – escolher (escolher o programa a instalar)
    – instalar (carregar no botão instalar)
    – Usar (carregar no link do programa escolhido)

    obs:
    (alguém precisa de oculos de cabedal)

  48. Jack says:

    @francisco
    Preciso instalar o Pro/Engineer e o Mastercam no meu PC com o UBUNTU
    Como faço?
    Intalo o windows no pc?
    Preciso de outro programa que não exista na lista de programas do Linux,tenho que fazer o download da net e depois? Tenho que inserir comandos para o poder instalar?
    Mas os computadores são para facilitar a vida ou complicar?
    Será que além de ser perito a trabalhar com Pro/Engineer e Mastercam tenho que saber todos os comandos como por exemplo para instalar o Realplayer?
    Será que é assim tão facil como dizem?
    Será que qualquer pessoa trabalha com o Pro/Enginneer ou Mastercam?
    Claro que não, mas para isso existem pessoas qualificadas para isso, assim como existem pessoas qualificadas para trabalhar com o Linux, que não está ao alcance de qualquer utlilizador, ou seja, qualquer pessoa não consegue simplesmente instalar um programa ni Linux com a facilidade com que faz no Windows.

  49. @Jack

    Se precisas de instalar um programa que não funciona em Linux (porque não foi feito para Linux), não uses Linux.

    Como o Helder te disse aqui: https://pplware.sapo.pt/2009/02/12/duelo-de-titas-ubuntu-vs-vista-vs-seven/#comment-190475 , não podes querer que o teu carro funcione com água se o motor precisa de gasolina.

    Outra coisa, eu escrevi para ler, não é para repetir o que já tinhas dito antes, como quem nem leu o que escrevi… para isso não vale a pena… refiro-me à “facilidade” que já expliquei ser diferente de “dificuldade de adaptação a algo diferente”. Ou trocamos ideias, ou tu dizes o que achas sem te interessar em aprender e aí não vale a pena trocar ideias.

  50. Pedro Morais says:

    @ Bruno Bernardino
    o comentário n50 não é meu… desde ja aproveito e vou alterar o nick pa nao haver confusões… de pedro para Pedro Morais….
    Não sei se sabes mas praticamente desde o win95 e ate no ms dos os cd’s de instalação de drivers, programas,…, vem com suporte para Windows, e poucos são os que têm pa linux… portanto no Windows é escusado ir a net… e não te eskeças k os repositórios de linux não têm todos os programas. alguns é preciso fazeres manualmente o download e instalar… e ja agora, já fizeste a experiência de instalar o linux sem net e usares sem net? depois de fazeres com linux faz com o Windows e vê a diferença…

  51. @Pedro Morais

    Então para haver justiça fazemos o seguinte:

    Só com o CD de instalação (sem os cd’s de drivers do outro hardware, porque isso supõe que sabes sempre onde isso anda e tens sempre contigo para uma instalação, o que nem sempre é verdade), instala o Windows e o Ubuntu, por exemplo, e vês com qual dos sistemas operativos ficas com mais coisas a funcionar.

    Quanto à questão dos programas, obviamente que não tens todos, já viste o que isso seria? Mas tens um leque muito grande que não tens em Windows, e quem precisa de mais, vai à procura, exactamente como no Windows, e aí fica semelhante, faz download de um .deb ou .rpm (em vez de um .exe) e instala-o.

    Não vás por aí porque continuo a ter razão…

    O máximo que podes argumentar neste caso é que existem mais alternativas de software para Windows do que para Linux, mas aí o SO não tem nada a ver.

  52. Pedro Morais says:

    @Bruno Bernardino
    olha no meu portátil instalo windows vista e fica o essencial a funcionar… no linux audio e placa grafica….. acho k escuso de falar por k tu ja sabes o kvou dizer… sempre ouvi dizer k o linux não ia muito a bola com as placas de audio e mp3… ahh e depois de instalar o audio continuava a não dar… pesquisei na net e no forum do ubunto e muitos mais tinham esse problema… (isto aconteceu-me com a primeira versão 8 do ubuntu acho k era 8.04…)

    já agora não consegui é instalar este programa http://hbasic.sourceforge.net/
    e se fores ver a instalação usa linha de comandos…. http://hbasic.sourceforge.net/user_guide/installation/hbasic_install.html
    keres mais exemplos ou xega? pork tenho n… ultimamente não tenho usado linux… mas kando instalei no meu portátil…. uiiiiiiiiii…. na altura tinha modem sagem fast 840 usb pesquisei na net e mais uma vez nd… acho k chega 2 exemplos de drivers e um de programas… se kiseres mais é só pedir…

  53. @Pedro Morais

    Primeiro, vai de máquina para máquina e com o Ubuntu 8.10 e até 8.04 em portáteis antigos e recentes não tenho visto problemas a não ser com placas gráficas VIA onboard, ou algumas ATI recentes (as NVIDIA recentes podem ter um ou outro ocasional bug com alguns plugins do compiz activos).

    Trabalho diariamente com Linux (Gentoo, Debian e Ubuntu) e pelo menos uma vez por semana faço uma nova instalação de Ubuntu a clientes, familiares ou amigos.

    Podes dizer que realmente contigo ou no teu portátil tiveste problemas, se foi esse o caso, usa Windows e está tudo bem, mas não podes dizer que Linux funciona mal quando a tua experiência foi apenas num computador

    Quanto às placas audio e mp3, posso-te dizer que já instalei com SB Live! antigas (não tenho experiências com recentes) e não tive problemas, funcionou de início, o que normalmente acontece é que há um dispositivo com o som em mute, em 90% desses casos que referiste em que o som não funciona é esse o problema, aliás, já se resolveu assim um problema (pelo menos) no Fórum do Pplware.

    Vi que esse programa que referiste é indicado para KDE, e deduzo que, como tiveste problemas, o tentaste instalar em Gnome, o que não impossibilita a sua utilização, mas necessita obviamente de alterações, dado que não fio construído para esse ambiente. Usando uma analogia em carros, se queres colocar um motor de um Aston Martin DBS num chassis de um DB9, não é impossível, mas obviamente tens de fazer muitas alterações na carroçaria.

    O Linux é muito dinâmico, como tal, consegues fazer muita coisa nele. No windows ou dá ou não dá, não tens muita margem para “manobras”, isso para mim é um “Deal-breaker”, assim como o EULA, onde se vende a alma e pouco mais, e os utilizadores nem têm noção disso. Podes considerar bom para ti, porque se não dá, não podes “inventar”, isso já é uma opinião.

    Tu se calhar vês isso como “ui, tenho que fazer muita coisa e não percebo nada, prefiro não fazer”, eu vejo como: “epá, até dá para fazer uma coisa que não é suportada, tenho é de dar-lhe aqui uns comandos ao gajo para permitir este dinamismo”.

    Pelas tuas comparações continua-me a parecer que queres que o Linux seja como o Windows, e isso nunca acontecerá, porque o windows é mau em muitos aspectos, simplesmente “é suficiente” para muita gente, e contra isso não tenho nada.

    Lê isto: http://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm

  54. Jack says:

    @Bruno Bernadino
    Mas é isto o que o que o Pedro Morais está a dizer e o que eu digo mas parece que não quer entender.
    O Linux tem que deixar de ser um S.O. em que algumas pessoas conseguem trabalhar com ele o que não se passa com o Windows, em que qualquer pessoa com poucos conhecimentos consegue trabalhar com ele no dia-a-dia o que não acontece com o linux e por ser um sistema tão pouco usado as grandes empresas de software não se dão sequer ao trabalho de o desenvolver para o Linux porque não é economicamente viavel.
    Repare no Google Chrome, primeiro para Windows e depois para Linux e mesmo assim não sabemos para quando.No entanto o Google Chrome é um software opensource.Não estou aqui para dizer que o Windows seja melhor ou que o Linux seja pior, o que quero dizer é que se o Linux fosse tão de tão facil compatibilidade como o Windows agora mesmo intalava o o Linux sem qualquer tipo de duvida. Agora no dia-a-dia preciso do PC para executar tarefas que no Linux não são possiveis de executar com o meu nivel de conhecimentos de informatica, mas que no Windows essas tarefas são executadas mesmo sem eu ser um perito.

  55. @Jack
    (não me trates por você, aqui somos todos “amigalhaços”, desde que nos respeitemos)

    Lá estas tu a confundir as coisas. Eu nunca disse que o Windows não é mais usado que Linux, mas aí entra o eu dizer que vocês estão a confundir facilidade de uso com hábito de uso.

    Qualquer pessoa não habituada a nenhum SO pega no Linux e usa, muito facilmente e rapidamente, tenho provas disso!

    Agora, qualquer pessoa que já está habituada ao Windows, tem de se habituar ao Linux porque são diferentes, não pode nem deve esperar que sejam iguais! Aí usam o que mais lhes der jeito! Se precisam de coisas do Windows ou não conseguem adaptar-se ao Linux, usem Windows!

    Quanto ao “economicamente viável” é um mito, já se quebrou o mito dos jogos e falta quebrar esse mito do software de uma igual forma “bombástica”.

    Quanto ao Chrome, ele não é open-source, o que é open-source é o projecto em que é baseado, o Chromium.

    Vou repetir-me novamente, mas estás a confundir facilidade de uso com hábito de uso!! Compreendes!?

    “Agora no dia-a-dia preciso do PC para executar tarefas que no Linux não são possiveis de executar com o meu nivel de conhecimentos de informatica, mas que no Windows essas tarefas são executadas mesmo sem eu ser um perito.”
    ? Podes-me dar um exemplo?!

  56. Jack says:

    @Bruno Bernadino
    Sim claro
    Para o Windows:
    Fiz o download do real Player para Windows e com alguns cliques instalei o programa. Facil
    Para Ubuntu:
    Fiz o download programa para linux e depois?
    Pesquisar na net como instalar.
    Abrir a linha de comandos, digitar montes de comandos,digitar password (não sei por que motivo não resultava ou password não reconhecida, não me lembro bem, mas a pass era digitada correctamente)
    resultado final após seguir as instruções na net,nem sequer consigo instalar um simples software.
    Se forem precisos mais casos que se passam com o Linux e não se passam com o Windows posso expo-los

  57. @Jack

    Não precisas de fazer download do Real Player para veres ficheiros do mesmo, o leitor de vídeos Totem (que vem por defeito em todas as distribuições) dá para ver tudo e mais alguma coisa…

    Preciso ainda de um caso então…

  58. flamarro says:

    Muitos e muitos parabens ao linux…
    Deixem-se disso, dessas guerras. Há coisas que funcionam em windows e há coisas que funcionam melhor em linux.
    É mais fácil instalar cenas em linux, para mim é, no ubuntu é abrir o synaptic, por os piscos nos programas que quero e aplicar, acho que mais fácil do que isto é dificil, só preciso saber os nomes das coisas que quero….
    O prob do linux é e acho que será sempre o calcanhar de aquiles, o problema de drivers para o hardware…. Enquanto eu precisas de um driver para um qualquer aparelho e esse aparelho só tiver drivers para o windows e ter que ser uma bacano qualquer a marrar com a coisa para fazer um para linux, estamos mal, porque o grande marketing da microsoft, e aqui está a grande diferença para todos os restantes SO’s consegue levar um cem numero de empresas atrás e isto limita em muitos a resposta de utilizadores para sequer poder experimentar outro SO. É o caso da empresa onde trabalho, tudo é windows, preciso levar trabalho para casa, tenho que ter windows, se tenho windows, o meu filho vê e quer até jogar um joguito, como fazer, ensino-lhe a por o jogo a bulir e pronto está lançado, vai ser windows para aqui e para ali, quando falar em linux, o que é isso?????? né???? Mas parece que as coisas estão a mudar, pois já há grandes empresas, finalmente a disponibilizarem o codigo dos seus drivers, estou a falr bem?
    Outra coisa que acho mal é a cena do WINE, nada contra o programa, mas porque ter cenas do windows a funcionar em linux, se existem um cem numero de programas para linux que fazem a mesma coisa ou melhor em linux. progrmas para windows em windows e para linux em linus, mai nada….. lol
    Real player para windows encontraste e foi facil instalar, pois foi feito a pensar nele, para o linux foi atamancado de certeza, mas dou-te um exemplo também, gosto muito de media centers e adoro o boxee, existe para linux e mac ( ?!?!?! sim, há coisas que primeiro foram pensadas para linux e só depois foram migradas para windows), e só agora está a ser feita a versão para windows, vai lá ver os estouros que dá e os pedidos de ajuda que existem…..
    Por gostar da filosofia do linux, tento fazer tudo em linux, e só quando não consigo mudo para o windows que também gosto muito diga-se a bem da verdade, achando eu até que estes tipos da microsoft são os grandes responsaveis pela massificação dos pc’s ao comum dos mortais…… ambigua a minha resposta né, sim gosto dos 2 e o seven está mesmo espetacular, mas se funcionar bem o linux, aí fico neste até dar o que quero, senão largo uns euritos e compro o seven, mas sou livre para fazer o que quiser, tentando escolher o que os meus conhecimentos me permitirem achar melhor
    Para primeiro post foi grande à brava, não foi…. VIVA O LINUX; PARABENS,
    PS: também gosto do windows
    LOL

  59. Francisco says:

    Pedro Morais,
    se um dia tiveres a oportunidade de instalar um SO a uma pessoa que nunca usou PC experimenta instalar linux
    e depois tiras conclusoes.
    eu ja fiz isso (alias) na altura que fiz instalei Fedora e WinXP e passado um ano a pessoa em causa disse-me que deixou de usar o windows, problemas com anti-virus porque se esquecia de o actualizar e os sobrinhos usam o pc e infectam aquilo tudo com as pens da escola, etc, etc, etc,

  60. Pedro Morais says:

    @Francisco
    tas a ver as coisas um bocado mal…. pk primeiro não se sabe quantos virus há para linux… não venhas com tretas k não há pk o Bill Gates não é la mt burro…
    segundo knd o linux tiver metade dos utilizadores do windows os vírus triplicam, quadruplicam…
    ———————————————————————————————————————–
    Sou fá do open-source, gosto das cenas free. imagina compras um pc por 500€ e depois se vais a por tudo legal com os programas que necessitas pagas mais de 1000€ só office…
    agora a k admitir uma coisa win vence linux… neste momento linux é um projecto… está a amadurecer mas não chegou lá…
    ——————————————————————————————————————-
    @Bruno Bernadino
    Lê isto: http://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm
    olha só li o primeiro ponto e parti-me a rir….linux não igual a win… mas tenta imitar…

    é escusado dizer k não…
    -wine
    -vixta
    -linux xp http://www.linux-xp.com/
    -existe mais um linux brasileiro a imitar o win mas não me lembra do nome…

  61. Pedro Morais says:

    @nuno gomes
    sim… é verdade… terminal server…
    tens em windows e linux… eu a penas configurei em windows 2003 e windows xp… ubunto nunca tentei… tens um contra… é que quantos mais ligados ao mesmo servidor menos desempenho tens… tipo imagina k 1 cliente esta a jogar e outros estão na internet, jogos, e por ai fora o pc fica lento….
    só justifica usares caso só kiseres os clientes pa cenas k puxem pouco…. tipo internet, office, e jogos com pouco grafismo…

  62. @Pedro Morais

    Não são relevantes os “vírus”, tens de ser mais palerma/descuidado em Linux para apanhares um vírus do que em windows. Essa teoria dos vírus aumentarem com o uso tem tanto de verdade como de lógica…

    Aqui já estás a tentar alterar as coisas, isso é mau!

    1. O Wine não é uma imitação de forma alguma, é uma espécie de API que “traduz” comandos windows para comandos que o Linux saiba interpretar. Existe para simplificar a portabilidade, não é para imitar de forma alguma… nem faz sentido algum essa afirmação.

    2. É um tema, e? Há quem goste do grafismo do Windows, mas não fo seu funcionamento, é algo que o Linux tem de fantástico, consegues colocá-lo tanto ou mais bonito que Windows a usar menos recursos, não vejo imitação mas sim dinamismo e possibilidades.

    3. Nem te deste ao trabalho de ler o que é o Linux XP pois não? É um Linux com algumas aplicações instaladas com temas de Windows, e um tema de Windows para o Gnome para simplificar a transição de utilizadores do Windows para Linux, não é uma imitação de funcionamento de forma alguma.

    4. Se estas tentativas de “imitar” existem, é por causa das pessoas a quem custa mais fazer a transição, e não por causa do funcionamento.

    Não devias ter parado no primeiro ponto do artigo que referi, deverias lê-lo na totalidade.

    Parece-me que o teu problema na argumentação (ou contra-argumentação) é mesmo que não tens uma amostra razoável para fazer afirmações globais.

  63. Pedro Morais says:

    oh pa tu axas k não são imitações… é uma opinião… eu ca axo k são mas cada um tem a sua opinião… para mim imitar é tentar fazer algo parecido k é o k acontece tanto no vixta como no linux XP….
    Vais dizer que não esta parecido?
    http://www.bestlinux.com.br/images/stories/4.jpg
    ~http://www.teknobites.com/wp-content/images/tekno/vixta2.jpg
    Nunca vi nenhum windows ubuntu ou linuxe…

  64. @Pedro Morais

    E são temas semelhantes, obviamente, que tentam fazer com que a pessoa se sinta o mais no “windows” possível e não critico isso. Estás a confundir o motor com o chassis caramba!

    E claro que não consegues tornar o windows igual ao ubuntu, não tens esse tipo de personalização no windows, é muito mais limitado 🙂

    Pelos teus comentários noutros artigos já percebi que o teu intuito é destabilizar e que na realidade não estás interessado em discutir ideias mas sim impor as tuas, como tal, penso que podemos dar esta conversa como terminada.

    Bem haja.

  65. Andrade says:

    Boa noite,

    acho muito engraçado que digam que não usam linux porque funciona através da linha de comandos, isto porque qualquer distribuição que se preze hoje em dia faz tudo e literalmente quase tudo gráficamente, sendo que até se tem a vida mais simplificada por todas as aplicações e drivers estarem em repositórios públicos quando no windows é necessário andar de página em página, de fabricante em fabricante só para conseguir uns drivers de som realtek…e quando os encontras sacas a 13kb/s…muito bom…

    Contúdo nem tudo é tão simples, é verdade que o windows 7 finalmente vem trazer alguma coisa ao sistema operativo da microsoft, já que o vista é ridiculo do ponto de vista de performance e fiabilidade. Quanto mais não seja por estar a fazer o trajecto – em termos de segurança – que o linux já fez à muito tempo…e ainda mais rídiculo as versões que a microsoft deseja lançar do win7, sejamos realistas alguém trabalha num windows somente com 3 aplicações abertas?

    Não digo que o linux seja melhor que o windows pois não tem a qualidade de aplicações que o windows tem, mas sejamos realistas, em termos de segurança, performance e fiabilidade o linux encosta o windows a um canto. Só não tem mais cota de mercado pois os utilizadores de windows querem é jogar e não trabalhar, é tão simples quanto isso.

    ps: quantos de vós pagaram um sistema operativo windows – não conta o que vem com o portátil – ?
    sejamos realistas e digamos, se o que querem é jogar então usem windows, se desejam trabalhar tanto um como o outro são suficientes sendo o linux muito mais capaz de aguentar múltiplas e mais pesadas tarefas (edição de video/imagem/som/3D) que o windows, pese embora não conte com plataformas de trabalho como as da Adobe – excluindo o Adobe AIR -.

    cumprimentos.

  66. Pedro Morais says:

    @Bruno Bernadino
    @Andrade

    Eu também vou dar esta conversa como terminada… so me resta dizer uma coisa… se o Linux é assim tão bom e é gratuito deveria de ser o topo de vendas ou utilização… Pk as pessoas não são estúpidas se podem ter gratuitamente uma coisa k é melhor k uma paga é óbvio k tudo vai mudar po gratuito pk alem de ser gratuito é bom… Pois acho k o linux nem sequer ta perto dos 50%…

    Foi muito fixe discutir contigo… deu para ver que se calhar não sou o único com esta opinião… Pois o jack também disse a mesma coisa… Agora se não te importas vou me embora… pois acho k este ultimo argumento meu não tem resposta… a não ser k a crise seja fictícia e todos gostam de dar dinheiro à Microsoft…. Mais uma vez obrigado por tudo… há ainda não respondes-te a como instalar o hbasic no linux…. Mas pronto eu tmb não estou a pensar em utilizar linux… agora só se for Mac….

  67. johnny says:

    pois isso tmb eu digo… pk o linux não é top de vendas?

  68. flamarro says:

    @Pedro Morais
    Amigo, gostas de windows, usa e abusa, eu gosto de linux e uso windows também, maravilha…. usas aquilo que mais te apetecer, ninguem tem nada a ver com isso, achas que é melhor, usa e abusa é o que digo…. eu não acho que é melhor, mas também uso….
    o gratuito não está macificado porque a microsoft é muito boa, é mesmo….
    é como o iphone, muita bom e tal, tenho um htc antigo com umas actualizacoes só de freewares que instalei que faz o mesmissimo que o iphone, grande coisa…. marketing acima de tudo é o que é… e os jogos e empresas, ui ui, a esse nivel muito bem jogado…
    como claro que tu a experimentar algo a serio irias logo para um mac, ainda mais restritivo que o windows, dá para perceber que nem queres dar uma hipotese construtiva ao linux ( por acaso até dá para por num MAC, agora o windows…parece que “agora” já dá também)… Acho até que linux seria o SO ideal para ter naquela pessoa que só usa o PC para ir à net e mensageiros e documentos e mails, tem tudo logo depois da instalação, não precisa fazer mais nada.
    Detestas tanto o linux porque sim, ou porque detestas os acerrimos defensores do linux (é verdade, há cada um!!!!) ou porque realmente experimentaste e não gostaste? Quando se experimeta linux, acho eu, tem que se ir com a prepectiva que aquilo não é windows e que funciona diferente, não é usar como se estivessemos a usar windows…
    bem haja Pedro Morais e indo na direção do topico, PARABÉNS LINUX, outra vez LOL

  69. johnny says:

    “Acho até que linux seria o SO ideal para ter naquela pessoa que só usa o PC para ir à net e mensageiros e documentos e mails, tem tudo logo depois da instalação, não precisa fazer mais nada.” isso concordo mas se só o keres para isso…. isso vai contra a regra PC=Multifunções… eu ensinei muitas pessoas a mexer no pc começo por ai e logo depois elas kerem saber mais… o k vais dizer a elas? olha o linux não têm muita compatibilidade com o software… temos é outros alternativos…. looool ela diz-te logo então kero windows e ponto final

  70. flamarro says:

    @johnny
    LOL, resposta em 9 minutos…..
    “muita compatibilidade com o software” windows queres dizer né? e como essa pessoa quer é usar windows, porque no trabalho usa e habituou-se aos programas lá do trabalho e um puto falou-lhe num jogo coisa e tal, põe lá windows que é melhor, não me apetece aprender aquilo tudo outra vez, já me custou para aprender a mexer no rato lá no trabalho. É como os pc’s do eescolas que vinham com o linux, tinham lá tudo, mas o pc de casa tinha o programa tal e coiso e este não tem, formata isto e põe windows que é melhor, né… as coisas até funcionam mas não é como estou habituado, então formata, porque se puseres um pc com linux a quem nunca viu um, nos moldes que o linux está agora, não vai notar diferença e depois acaba por estranhar o windows…. como os putos do magalhães, vão à caixa mágica para jogar o supertux LOL LOL, pode ser que vejam outras coisas e por lá fiquem….
    vá lá, dá lá os parabéns ao linux, anda lá…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.