Wi-Fi ajuda universitários a tirar melhores notas
Framingham – Estudo em universidades dos EUA aponta que 75% dos estudantes acreditam que Wi-Fi gratuito no campus ajuda directamente nos estudos.
Um estudo realizado entre estudantes universitários nos Estados Unidos confirma que para 75% dos alunos, o acesso à Internet através das redes Wi-Fi no campus, ajuda a tirar melhores notas.
Os estudantes gostam tanto de Wi-Fi, que 48% desistiria de cerveja em nome do acesso à Internet, segundo a pesquisa conduzida pela Wakefield Research encomendada pela Wi-Fi Alliance. Este estudo foi realizado em Setembro com um total de 501 estudantes.
O estudo confirma o que CIOs de universidades nos EUA e Canadá têm referido nos dois últimos anos: novos estudantes preferem Universidades que tenham o sinal aberto. Quase 60% dos estudantes questionados afirmaram que não iriam estudar para uma universidade sem Wi-Fi. 79% dos questionados referiu que seria mais complicado acabar o curso sem a possibilidade de acesso à Internet.
A pesquisa apontou ainda que alguns estudantes usam a rede durante as aulas. Ainda que professores em algumas universidade possam decidir pelo uso ou não, responsáveis pelas TI referem que é difícil impor este tipo de restrição.
Mais de metade dos estudantes afirmou ter consultado as suas contas no MySpace ou Facebook ou enviado e-mails pelo computador durante a aula e quase metade deles enviou mensagens instantâneas.
O estudo apontou também que 55% dos estudantes acedem a redes Wi-Fi em cafés ou restaurantes , 47% em parques, (24%) no seus carros perto de locais com acesso à Internet, além de bibliotecas e laboratórios.
Um total de 43% dos estudantes acedeu à rede por um smartphone ao invés de um computador portátil.
Por fim, 90% acredita que a rede Wi-Fi é um componente educacional essencial. Segundo a ABI Reserach, 99% dos campus deverão ter redes Wi-Fi até 2013. Até mesmo níveis mais primários de educação deverão gastar milhões com a instalação de redes - colégios que cobrem o ensino primário deverão gastar 644 milhões de dólares com equipamento até 2013.
Em Portugal, para saber mais pormenores sobre redes wireless em instituições do ensino superior, consulte o projecto e-U.
Este artigo tem mais de um ano
claro deveria haver rede wi-fi gratis em todas as escolas e universidades!
“…Os estudantes gostam tanto de Wi-Fi, que 48% desistiria de cerveja em nome do acesso à Internet”
Aqui está uma diferença cabal entre os estudantes universitários americanos e os Portugueses…e mais não digo…
Cada um interpreta da forma como quiser…obviamente…eheheheh…
Abraço
Esperimenta trocar a pergunta por coca cola nem um desistiria da coca
Se fossem forçados a escollher:
– 48% prescindia da cerveja em vez do Wi-Fi
(e 72% preferia vestir as cores de um colégio rival a prescindir do Wi-Fi).
Tenho muita fé nos 52% que não prescindia da cerveja (e nos 28% que sendo do Benfica não morrem se tiverem que usar uma camisola, uma camisola, …da Académica). LOL.
@Jorge Barreto,
Já existe, chama-se e-U (eduroam na sua vertente pan-europeia). Abrange se não todas a maioria das universidades e politecnicos de Portugal e oferece net gratis aos alunos de todas as instituições aderentes ao projecto, quer esteja na sua instituição, quer esteja de visita a outra (em roaming).
O título do post está incorrecto.
Não foi provado que ajuda a tirar melhores notas.
Segundo a descrição, nenhum índice de desempenho escolar foi avaliado.
O que foi provado é que os estudantes universitários gostam muito de ter interent onde quer que estejam.
Qualquer coisa como provar, a soldo de uma organização de promoção do oxigénio na atmosfera, que os seres humanos gostam muito de poder respirar.
Se me perguntarem eu também direi que internet grátis para todos ajudaria a aumentar a produtividade Portuguesa (Só uma ideia para o Engª Socrátes) 😉
mas tenho de concordar com o título.
em portugal, muitas das nossas universidades têm subscrições on-line de revistas científicas, cujos artigos só seriam acessíveis aos estudantes caso estes pagassem uma pequena fortuna por 3 ou 5 páginas, que às vezes nem era bem o que se procurava.
assim, com o wi-fi (e outras tecnologias de acesso), os estudantes têm acesso a milhares de artigos gratuitamente que podem utilizar como fontes de informação nos seus trabalhos académicos – o que melhora as suas notas!
“48% desistiria de cerveja em nome do acesso à Internet”
LOL!!! se as estatísticas forem as mesmas para Portugal então, eu estou nos outros 52% 😀