Backup do Registo do Windows
Este tema não é novo, volto a deixar a recomendação. Antes de mexer no seu registo do Windows faça uma cópia de segurança, se algo correr mal poderá voltar a repor essa cópia dando estabilidade de novo ao seu Windows.
Esta sugestão serve para todos as versões do Windows, quero apenas deixar este truque básico pois vou entrar numa fase de vos sugerir algumas alterações no sistema operativo que passam por mexer dentro do registo.
É muito simples, cliquem no botão iniciar, no XP e anteriores escrevam na barra Executar (Run) "regedit" no Vista podem executar esse comando no campo de pesquisa.
Agora que deram enter e estão com a janela do registo aberta dirijam-se ao menu "Ficheiro" e façam "Exportar".
Reparem que na janela, tem duas opções de cópia, uma que apenas faz a cópia de um "ramo seleccionado" e a outra opção que faz de todo o registo, como é óbvio vamos seleccionar todo o registo.
Agora será pedido para indicarem o local onde colocar a cópia do registo, por sugestão coloquem na raiz em C: com o nome "copia_registo". Cliquem em Guardar e uns segundos depois na raiz em C: terão um ficheiro com o nome "copia_registo.reg".
Deverão fazer esta cópia imediatamente antes de mexerem no registo do Windows, assim parte de um grande problema pode estar protegido.É uma sugestão básica, mas alguns de vós certamente ainda não está sensibilizado pela ela.
Restaurar a cópia do Registo. Como o Windows em funcionamento carrega e abre processos, o restauro manual não é possível de ser executado, recorremos então a esta ferramenta ver aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Tudo muito lindo no papel. Depois ao repor a copia, dá erro:
“Cannot import C:\Copia Registro.reg: Not all data was successfully written to the registry. Some keys are open by the system or other processes”.
E agora?
FNP.PT em caso de emergência o primeiro passo está tomado, a cópia está feita.
Agora seguimos alguns procedimentos que podes ler aqui e aqui. Acho que deveremos conhecer estes procedimentos, estes ensinam a recuperar a máquina quando o arranque, restauro de um ponto e restauro de registo são necessários executar manualmente.
Olá Vítor.
Este poste destina-se (penso eu de que) a actores informáticos pouco atentos à questão de segurança: antes de….
Eu sei, mas quis “obrigar-te” a dizer mais qualquer coisa sobre o assunto! 😉
Já agora aproveito e informo um pequeno/grande programa ERUNT. Faz o backup e depois é só restaurar em boot Dos! E pronto, problema resolvido, sem a confusão das instruções Microsoft.
Um abraço e felicidades para logo….
FNP.PT se reparares no fim do post verás o que eu sugiro para restaurar o backup 😉
Disse ou não disse mais qualquer coisa?
Venho só lembrar que a ferramenta indicada para fazer o restauro (ERUNT) pode (e deve) ser usada também para o backup, e consegue faze-lo com um click.
A forma indicada funciona, mas usando o ERUNT para o backup e para o restauro torna a coisa mais simples.
Cumprimentos
@Vítor! Claro que de ti tudo é perfeito! Mas para um principiante, como EU, o restaurar (import) depois o backup (export), dá erro! Por isso…
@Carlos N… de acordo! O problema e partindo do principio que este poste é para os “principiantes” é preciso dizer o que é boot Dos! Uma disquete ou CD ou DVD com o boot Dos do Windows 98 é suficiente… penso eu de que!
Abraço
Correcção: depois o…digo do…
@FNP.PT
O que eu tentei dizer é que caso se use o ERUNT para o backup e posteriormente para o restore não precidas de DOS para nada.
Tal como o Vitor colocou o link para o ERUNT : https://pplware.sapo.pt/2006/04/22/erunt-v11j-o-seu-registo-a-salvo/
Apenas acho que se torna mais complicado para principiantes fazer o backup fazendo a exportação do registry a partir do mesmo e depois usar o ERUNT para o repor. No meu ponto de vista é melhor fazer o backup e o restore com o ERUNT.
Aproveito para aconselhar a fazer um backup antes de instalar qualquer software, caso se queira desinstalar depois é só repor o backup do registry que fizemos com o ERUNT (ou da forma que o Vitor sugere). Este tipo de procedimento pode fazer com que uma instalação do Windows dure mais tempo, aquele “cansaço” que sentimos no sistema muitas vezes deve-se a instalações de desinstalações consecutivas, o registry torna-se um emaranhado de chaves órfãs.
Claro que isto é apenas a minha opinião, não sou principiante mas ainda estou longe de ser “geek”.
Cumprimentos
@Carlos..
Desculpa mas se fizeres o restore com o ERDNT no Windows, pode acontecer o mesmo que importares o reg pela via Regedit. Pode dar erro…
O melhor é fazer segurança com o ERUNT para C: e restaurar ERDNT pelo DOS!
E não és principiante, não! 😉
@FNP.PT
Uso o ERUNT há uns anos e nunca me deu erro, mas… vivendo e aprendendo, se um dia der já sei o que fazer.
Por estas e por outras é que venho aqui “n” vezes por dia, ainda há vicios bons 😛
Muito bom. Dicas sobre o registro são sempre interessantes, ainda mais agora que estou me aventurando no WinVista, e tenho muito ainda a aprender.
Se tiveres dicas de como desativar certas “frescuras” que inicial junto ao Vista, seri de grande valia para mim. 😀
Olha gente estes procedimentos são bons, mas tenham em mente que isso só funciona realmente bem se não forem feitas muitas mudanças no sistema a partir da data da mudança, pois quendo se instala e desinstala varios programs ou se faz muitas mudanças, restaurar o registro para uma data muito antiga não funciona direito não. Pelo menos essa é a minha experiência. Boas a todos.