PplWare Mobile

Já fez um ponto de restauro hoje?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. t@ndre says:

    Promete…
    mas gostava de saber quem formata o PC todas as semanas 😐

    É favor acusar Vitor!!!

    Obrigado 🙂
    ——————————
    http://www.sounatural.com

  2. Lápis Azul says:

    Bom, uma vez por mês não, mas, uma vez de dois em dois meses talvez…
    E já agora pergunto: Existe um “Mito Urbano” em que se diz que formatar muitas vezes o disco o pode “estragar”! Existe alguma verdade nisto?

  3. Vítor M. says:

    Lápis Azul, é um mito.

  4. Eolo says:

    Um off topic, quando é que podemos começar a ver aqui uns “digg it” ou “StumbleUpon” “del.icio.us”, para poder-mos indexar alguns tópicos?

  5. Hugo Costa says:

    Porque é que os fanáticos por testes de software não usam simplesmente o VMware Workstation, assim escusariam de estar frequentemente a formatar a maquina. Ou têm pouco software para instalar ou gastam imenso tempo a instalar todo o software… Enfim…
    Aconselho-vos a utilizar software de virtualização! É muito mais simples e eficaz!
    Cumprimentos

  6. Aspirina says:

    @Vitor M.
    ainda desconfio, se uma formataçao mensal, nao comprometera o”bom-funcionamento” do disco rigido, chegando mesmo a perder capacidade de memoria e até rapidez e eficiencia….

    até poderia este assunto ser motivo da abertura de um novo topico, em que se discutiria sobre este assunto…
    é um assunto, que nunca vi ninguem comprovar que seja real ou mito…mas ja ouvi muita gente falar disso….

  7. Manuel Dias says:

    Vítor: Onde é que são guardados os Pontos de Restauro feitos pelo SysRestorePoint?
    Obrigado.
    Cumprimentos.

  8. Lykan says:

    Estou com o Hugo Costa, um sistema operativo numa vm é a maneira mais facil de trabalhar para quem testa muito software.

    @Aspirina, não estou mesmo a ver para que possa servir a abertura de mais um tópico sobre esse assunto, acima acabaram de dizer e com razão que isso é um mito, porque raio uma instalação nova do windows pode danificar o disco rigido ? não será esse um processo normal, como o da escrita e leitura ?

    As mesmas pessoas que se preocupam com o formatar regular dos discos são os mesmos que descomprimem filmes enormes em que o processo de escrita e leitura está no mesmo disco, isso sim é saudavel. (desculpem se parecer demasiado irónico) 🙂

  9. zarauuu says:

    Utilizadores do windows toca a fazer!!!!
    XD

  10. Sérgio A. says:

    Por isto gosto muito do pplware, com a papinha feita pelo Sr. Vitor e Cª, evito testes às aplicações.
    O restauro do sistema já me deixou ficar mal pelo menos uma vez… agora só mesmo em últíssimo recurso!

  11. Lykan says:

    @Manuel

    C:\windows\System32\restore folder por defeito

  12. Sniffer says:

    Acho que deveria existir uma ferramenta dessas para a vida.

    Se eu pudesse, por exemplo, restaurar minha vida para aquele verão de 1993, não seria mal.

    Ou então que pelo menos houvesse uma outra como aquele History Brush Tool do Photoshop. Não seria mal dar alguns retoques em algumas manchas do passado…

    Sabem, o nosso defeito é que não somos máquinas.

  13. carlos rajas says:

    concordo com a maioria ; formatar não danifica o hd, pelo contrário. quando voce formata voce faz que o disco, após a instalação do sistema, trabalhe muito mais compacto. o mfator mais importante é o registro, que voltou a estaca zero, por assim dizer. qunado o disco não é formatado por muito tempo o registro sofre um inchaço levando o sistema a uma lentidão agonizante.
    Porem uma máquina virtual em seu pc para testes evita e muito o tal inchaço do registro (vmware workstation ace 6.2….é o meu)
    formatar por formatar é perda de tempo e na maioria das vezes de arquivos que nos esquecemos onde estavam e vão pro beleléu….

    @logo

  14. Calaça says:

    Não sei porquê mas no pc só aparecem os pontos de restauro criados no mes corrente, só vejo os ponts criados em Outubro, em Setembro e anterior népia. Alguém sabe o k está a passa? Eu até não faço muitos pontos de restauro 1 ou 2 por mes.

  15. carlos rajas says:

    quis dizer “… na maioria das vezes nos faz perder arquivos que esquecemos onde colocamos e são apagados na formatação….”

    obrigado

  16. joao says:

    To ctg Sniffer..
    Certamente havia de reparar alguns erros cometidos no passado!

  17. aver says:

    Não se esqueçam que de vez em quando, quando o sistema estiver completamente estável (não é a seguir a ter instalado mais não sei o quê, que ainda não se sabe que efeito tem) é preciso elimirar os pontos de restauro, senão acabam por ocupar muito espaço em disco, completamente desnecessário.

    As contas são simples, considerando um disco de 200GB, dividido em duas partições de 100GB
    1 – O XP por defeito reserva para os pontos de restauro 12% (vejam a imagem do post) de cada partição, o que dá 24GB (=24.576MB)
    2 – Por dia o XP cria um ponto de restauro (ao instalar programas ou programas como o Windows Live One Care podem criar mais). Cada ponto de resturo ocupa cerca de 50 MB.
    3 – Ou seja, no vosso disco podem ter entre 200 e 400 dias de pontos de restauro. É fácil de ver a quantidade deles inúteis.

    Que fazer ?
    – Ir a Painel de Controlo / Sistema /Restauro do sistema / Definições (imagem do post) e reduzir o espaço reservado para pontos de restauro para cerca de 1GB. Dá para 20 pontos de restauro.
    – Ou, pelo menos, periodicamente eliminar os pontos de restauro (se e só se o sistema estiver estável).

    Tudo isto e muito mais num link da Computerworld que pus aqui há dias no post sobre o XP SP3 e que penso que vale a pena http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9026940&pageNumber=5

    P.S. Sobre o formatar constante, como dizia o Iv@n aqui há uns tempos, que tinha lido no livro de um sábio: “Quem sabe concerta, quem não sabe formata”.

  18. amordemadrugada says:

    Os senhores são uma preciosa ajuda! Bgda

  19. Lápis Azul says:

    @Vítor M.
    Amigo, quando falei no suposto mito de muito formatar, faltou especificar que me referia a um Low Level Format, embora não faça esta formatação de 2 em 2 meses, (obviamente!) suponho que a resposta seja a mesma.

    Só uma achega:
    @aver:
    Que “brilhante” comentário final… quase que acredito que nunca formataste a tua máquina! Deves ser um “mecânico” e pêras… 😉

  20. FX says:

    Só formata e estraga o PC quem quer! 😀
    lool

  21. Hugo says:

    formatar o disco de mes a mes nao afecta por ai alem o disco… mas escrita intensiva de dados afecta e nao e pouco. por escrita intensiva refiro-me a programas que escrevem zeros no diso 6 ou 7 vezes pra garantir que os dados que la se encontravam nao sao recuperaveis, programas que re-escrevem o disco pra remagnetizar alguns sectores danificados etc…

  22. Iv@n says:

    Muito por aí amigos….fico por muito tempo sem formatação e sem perder em nada da eficácia do meu pc.Qdo muito um Restaurar no OP. É que já é o costume…complicou um pouco FormatC, resolve tudo mas não se fica sabendo o porquê do pane e é aí que me interessa. Coisa de técnico eletrônico. O Format é rápido para quem tem pouco no pc mas com softwares adequados bem usados o Win. se mantém eficiênte por muito tempo.
    Prefiro deletar os pontos de restauração antigos mas mantendo sempre o mais recente: MeuComp-DiscoLocal com direito-Propriedades-Limpeza de disco-depois Mais opções-Você pode liberar mais…..exceto o mais recente-Limpar.
    Ótima aula Vitor!!Aprendi mais um pouco.

    Abraço

    Iv@n

  23. Nuno Peralta says:

    Formatar o disco todos os meses????

    Fogo… Tive o mesmo Windows XP durante 4 anos e instalei o Windows Vista este ano….

  24. Vítor M. says:

    Formatar o disco dá vida ao PC. É verdade, o disco dpois de formatado fica com a informação devidamente indexada, mais compacta o que torna a vida das cabeças bem mais facilitada.

    Depois formatar não é polir com lixa de 1/2 heheheh. A saber voa Wikipédia:

    Existem dois tipos de formatação: a formatação física e a formatação lógica.

    A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabrico,que consiste em dividir o disco virgem em pistas, sectores, e cilindros, depois estta formatação isola os badblocks(danos no HD).

    Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco de encontra, e onde deverá gravar os dados.

    A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software.

    No entanto, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operativo, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica.

    Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando FORMAT do DOS por exemplo.

    O processo de formatação, é quase automático, basta executar o programa ou comando de formatação que é fornecido no cd do sistema operatovo.

    Quando um disco é formatado, simplesmente é organizado à maneira do sistema operativo, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de ficheiros”.

    Um sistema de ficheiros é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao SO controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operativos usam diferentes sistemas de ficheiros.

    A formatação em nada prejudica a vida útil do disco, a fragmentação da informação pode, essa sim, fazer um disco gerar mais pesquisas, mais rotações que leva a um desgaste maior.

    O calor também é um inimigo do disco, como dentro do disco forte placas magnetizadas controlam o movimento da agulha, o calor além de ter influência nas partes electrónicas, diminui a velocidade de gestão da agulha.

  25. Anibal Ferreira says:

    Eu em cerca de 3 anos formatei 1 vez (teve que ser) normalmente tenho o cuidado de fazer 1 ponto de por semana para que se tiver que reverter não perca muita coisa (?) e elimino os restantes.

  26. Olá, bom dia,

    De facto é uma publicação muito interessante

    Só tenho uma questão:
    “O ponto de restauro do Windows funciona mesmo ? Funciona a 100% ?”

    Um abraço
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blog/

  27. aver says:

    César Oliveira

    Se a tua pergunta dos 100% inclui um ataque de vírus, violento, que danifique bastante o windows, a resposta é não. Depois de um ataque de vírus, dificilmente se pode voltar a um ponto de restauro anterior e encontrar tudo igual como nada se tivesse passado.

    O ponto de restauro usa-se quando se instala um programa que cria instabilidade que não se consegue resolver, ou ao instalar uma nova versão de um programa se perdem as definições que já se estava estabelecidas e não há outra maneira de recuperar, senão reverter para a versão anterior. É por isso que não vale a pena ter uma grande quantidade de pontos de restauro

    É importante, nestes casos, para a reversão resultar, que não se tenha instalado ao mesmo tempo vários programas. O melhor é instalar um de cada vez, com tempo de intervalo, e ver o que acontece.

    Nota: Quando se faz um ponto de restauro, muita coisa que tenha sido alterada a partir desse ponto desaparece. Em príncípio são só aplicações (programas) e ficheiros temporários, não sendo afectados os ficheiros de trabalho. Isto não é completamente certo. É melhor gravar (em CD) os ficheiros que tenham sido alterados e se tenha receio de perder com a reversão.

  28. mjmft says:

    Olá a todos.
    Não tem a ver com o assunto. Que é feito php? Quinta feira passada não foi publicado nada. Pelo menos eu não encontro. Desistiram? I Hope Not…

  29. aver says:

    No comentário anterior, na nota, saiu:

    – Quando se faz um ponto de restauro…, queria dizer,
    – Quando se faz o retorno a um ponto de restauro anterior.

  30. Carlos Alves Correia says:

    cuidado com o CCleaner, ainda ontem o usei e deu-me cabo do logonui.exe, fiz restauro do sistema mas nem assim recuperou, aparecia sempre a mensagem na esntrada do windows e não passava dalí!

  31. Duke says:

    olá, alguem me ajuda, eu tenho k formatar o pc +/- de duas em duas semanas, isto pq ao ligar ele ñ arranca com o xp… depois de formatar já arranca normalmente, tendo eu k instalar e actualizar td de novo, e isto dura umas duas semanas, depois tenho k voltar a faz td de novo!!
    Espero k alguem me ajude, desculpem ainda sou um nabo nisto td!!

    Um abraço e parabéns plo excelente blog

  32. Eolo says:

    @duke Começa também por instalar os drivers correspondentes ao hardware ,por instalares um antivirus e uma firewall e, um programa de remoção de spyware. Aposto que te vai durar mais uns tempos…

  33. Duke says:

    @Eolo Eu faço sempre uma reinstalação do sistema hp, penso k os drivers já lá estão, pq fica td “normal”… uso tb o AVG e o Avast ao mesmo tempo e ainda o Spybot, a minha firewall é a do windows, penso k ñ seja por isso, pq quase tds os dias o anti virus faz um scan…

  34. Iv@n says:

    @Duke
    Nem em Modo Seguro não faz o logon do XP? Se faz não é do Win. e sim algum software ou driver incorreto que está instalado.
    Não gosto de dois anti-vírus instalados simultaneamente, dá conflito.

    Abraço

    Iv@n

  35. Duke says:

    @iv@n Ñ sei como é o Modo seguro, como disse, ainda sou um nabo nisto… Mas ñ fazer o logon do xp poderá ser por ter 2 anti-vírus??

  36. aver says:

    @ Duke
    Modo seguro = Modo de segurança
    Para veres como se arranca em modo de segurança vê na Ajuda do XP.

    Para ver a Ajuda:
    Iniciar / Ajuda e suporte, abre o Centro de Ajuda e Suporte

    Fazendo a procura por “iniciar segurança” (sem aspas) uma das opções que aparece há-de ser “Iniciar o Windows em modo de segurança”.

    Quanto aos antivírus não precisas e não deves ter dois residentes (instalados). Podes usar um instalado e periodicamente usar outro online.

    O que tu dizes é muito estranho. O XP trabalha bem duas semanas e depois deixa de arrancar, reinstalas e a cena repete-se. Ou é hardware (computador com componentes antigas e incompatíveis com o XP, memórias ou placa gráfica a criar instabilidade) ou são os controladores (os programas que controlam o hardware).

    Com as memórias e a placa gráfica, se não for coisa séria, costuma resultar limpar a parte dourada de encaixe na slot com uma borracha, das de apagar lápis.

    Quanto aos controladores, vai a Iniciar / O Meu Computador /Botão direito – Propriedades / Hardware /Gestor de Dispositivos e expande os vários controladores de hardware. Se por lá houver pontos de interrogação e amarelos vais ter que instalar os respectivos controladores. Geralmente o CD/DVD da motherboard tem todos os controladores necessários.

    Como os computadores são máquinas simples, se não for hardware nem controladores, nem vírus ou spyware então é um programa manhoso qualquer que tu instalas e que cria instabilidade (conflito com o windows ou outros programas). Se for isto o arranque em modo de segurança ajuda a fazer o diagnóstico.

    P.S. Se tens um computador novo e está dentro da garantia, não mexas na parte do hardware e leva-o à loja.

  37. aver says:

    … só para terminar.

    O windows tem uma certa capacidade de auto-reparação. Quando não se consegue arrancar em modo normal, se se conseguir arrancar em modo de segurança (ou outro modo, como a diskett ou CD de arranque) por vezes é possível arrancar a seguir em modo normal sem ter feito mais nada.

    Se o computador não arranca em modo normal e arranca em modo de segurança a “culpa” não é do win, como diz o Iv@an. Então é do quê ?
    Quando se faz o arranque em modo de segurança, o win carrega o mínino de controladores (seja o 1 e 2) e de programas (seja a e b). Em modo normal carrega mais tralha (controladores 1,2,3,4,5) e programas (a,b,c,d,e, ou seja, os que estão no menu iniciar e mais alguns que apanham “boleia”). Então o que está a criar instabilidade são os controladores e programas adicionais. A solução é ir desistalando-os um a um até descobrir o culpado (antes é melhor ir a Iniciar /Executar , comando msconfig, separador Arranque e ir tirando o visto a todos os programas que não sejam windows)

  38. Duke says:

    Vou experimentar fazer isso, se ñ resultar paciência, vou há loja, o pc já tem uns 2 anos e meio, a garantia já era!! Obrigado pla ajuda e tempo disponibilizado, um abraço…

  39. Paulo Carvalho says:

    @Lápis Azul
    Não é um mito o que ouviste dizer de a formatação danificar um disco. Passo a explicar: todo o componente eléctrico tem uma característica que se chama rígidez dialéctica. O valor desta rigidez dialéctica devia até vir escrita nas características dos discos rígidos porque, varia entre marcas e modelos. Por isso é que se vê, por exemplo, discos de 80Gb a 30 euros como a 70euros.. Basicamente essa rigidez é o número de vezes (ou de ciclos) que o disco consegue executar até começar a perder as qualidades vitais de funcionamento (vida útil), isto é, quando se faz uma formatação a vida útil do disco fica mais curta do que se não a fizessemos. É como um carro, exceptuando os casos de avarias percosses, um carro com mais rodagem (Km’s) tem mais probabilidades de avariar do que um com menos rodagem. Portanto, se comprasses dois discos hoje, iguaizinhos, e submetesses um deles a constantes formatações e o outro não, ias ver se ele não “morria” mais depressa do que o que não teve o mesmo número de formatações (volto a referir, exceptuando as avarias precosses que nada têm a ver com essa tal rigidez dialéctica).
    Cumps.

  40. Anibal Ferreira says:

    @Paulo Carvalho
    Desculpa a correcção, não é nem “percosses”, nem “precosses” é precoces. 😉
    As minhas desculpas por ser chato.

  41. susana pereira says:

    Esse programa não funciona com o meu windows vista porquê? O que é que tenho que fazer para funcionar, já que dizem que também funciona no windows visata. Obrigada.

  42. Anabela says:

    Boa tarde,ontem tive um grande problema c o pc.O ad-aware interpretou uma falha de corrente electrica com tentativa de modoficação de registro.O que se passa agora é que todos os meus atalhos no ambiente de trabalho e programas estao com terminação .INK.O que procuro é alguem que me possa ajudar a resolver isto,pois nada abre e mesmo já tendo tentado baixar EXEFIX,para correcção , não está a resultar pois ao fazer Executar diz pergunta-me com que programa quero abrir…Estou um pouco desnorteada.Também quis fazer um restauro do sistema,mas diz me que não tenho nenhum programa associado,e não abre a hipotese de restauro.Será que há aqui alguém que me possa ajudar?Agradeço desde já…
    Anabela

  43. Rogeer says:

    Uma vez formatando o disco ele fica como novo como se viesse da loja a 1 vez penso eu,pois já li algures que assim é,não faz sentido o disco com muitas formataçoes ficar gasto acho que seja mais um mito..abraços

  44. Ana says:

    Nao consigo restaurar o sistema no meu pc a nao ser no modo de segurança, ja tentei varias vezes no modo normal mas dá sempre erro. Alguem me pode ajudar??

  45. Estanislau Rocha says:

    Caros amigos
    Tenho 70 anos e vou apalpando algumas teclas do computador para vários fins, e gostaria de saber se existe um programa free para criar um ponto de restauro para Win 7 ; pois o sysrestorepoint do winxp não funciona no Win 7. Desde já grato subscrevo-me E.Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.