SOFA 1.1.6 – Uma alternativa ao SPSS para análise estatística
Recentemente em conversa com um colega da área da contabilidade, ele questionava-me se eu conhecia alguma aplicação gratuita para análise estatística de dados. Neste segmento o SPSS (Statistical Package for Social Science) é considerado o melhor dos melhores, mas apesar de ser poderoso é pago e caro. Lembrei-me então que em tempos tinha visto um software com um nome engraçado e que talvez cumprisse os requisitos que ele necessitava. Apresentei-lhe o SOFA (Statistics Open For All) e ele ficou simplesmente maravilhado com as funcionalidades que o software oferece. Vamos conhecer alguma dessas funcionalidades.
O SOFA é uma aplicação bastante completa para análise estatística e criação de relatórios com gráficos. Esta super aplicação é gratuita, e está disponível para Windows, Linux e MacOS.
Introdução/edição/eliminação de dados
O SOFA oferece um interface user-friendly que permite aos utilizadores introduzirem, editarem e eliminarem dados estatísticos, assim como alterar o nome de campos, tabelas, etc . Além disso, existe ainda a possibilidade de importar dados a partir de ficheiros .csv, Excel, Google Docs, Open Office, etc.
Criação de gráficos atractivos
Com base nos dados estatísticos, o SOFA permite aos utilizadores criarem vários tipos de gráficos bastante atractivos e com excelentes detalhes. Além disso, o utilizador pode exportar essa informação para HTML e assim publicar facilmente num site. Os gráficos são interactivos, sendo apresentadas várias informações quando passamos o rato por cima. Podem ver aqui um Demo
Escolha do teste estatístico
O SOFA oferece a possibilidade de realizar vários tipos de testes estatísticos.
Vejam o SOFA em acção
Novidades do SOFA Statistics 1.1.6
Relativamente ao Statistics 1.1.6, estão agora disponíveis algumas novas funcionalidades das quais se destacam:
- Possibilidade de adicionar facilmente percentagens e frequências aos gráficos
- Todos os gráficos têm agora mais consistência no sistema de coordenadas no eixo dos Y (estilo trellis)
Veja outras novidades aqui
Esta aplicação impressionou-me pelo interface e funcionalidades que oferece ao utilizador. Para quem procura um ferramenta para análise estatística e que produza gráficos bastante interactivos, o SOFA é sem duvida uma excelente aplicação. O SOFA permite a criação de base de dados para guardar a informação, tendo suporte para o MySQL, Microsoft Access, SQLite, PostgeSQL, e Microsoft SQL Server. Já disse que é gratuito? Pois, a página do projecto já registou mais de 45.000 mil downloads.
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Windows] sofa Stats-1.1.6 (25 MB)
Download: [Ubuntu] Sofa Stats-1.1.6 (1.3 MB)
Download: [Mac] sofa Stats-1.1.6 (38 MB)
Download: [Linux] sofastats-1.1.6 (1,7 MB)
Homepage: Sofastatistics
Este artigo tem mais de um ano
Tem exelente aspecto… infelizmente tenho de saber usar o SPSS sim ou sim, era bom que as faculdades adoptassem por vezes ferramentas OpenSource, pois creio que o SPSS para o uso que lhe damos nao fazia falta tanta coisa…
Kekes,
Tens o R (www.cran.org) que é opensource…
Tens o PSPP (clone do SPSS Statistics: http://www.gnu.org/software/pspp/)…
Tens o Sofa…
Tens o…
(bom percebes a ideia…)
Acho que tu é que não percebeste a ideia:
“era bom que as faculdades adoptassem por vezes ferramentas OpenSource”
O problema dele, claramente não é encontra-las…
Por vezes ler faz falta… 🙂
Concordo que as Universidades podiam (e deviam) utilizar mais software open source, mas infelizmente o Sofa ou o PSPP não são alternativas ao SPSS ou ao SAS (por exemplo). Dos programas gratuitos que conheço, apenas o R o é (ainda que difícil de utilizar).
Na minha opinião, programas como o sofa ou o PSPP possuem dois grandes problemas: são muito limitados naquilo que fazem (normalmente fazem pouco mais que testes não paramétricos e ANOVAs simples) e, no caso específico das Universidades, não possuem credibilidade científica (isto é, os resultados dos testes estatísticos realizados com estes programas podem não ser considerados válidos por revistas peer reviewed, por exemplo).
Dito isto, em casa utilizo o PSPP, que considero superior ao sofa (que sempre “crashou” com alguma frequência no meu pc).
Excelente programa Pedro
Off Topic , ando a volta da infraestrutura do servidor que eu criei em minha casa com a ajuda dos teus tutoriais , optei por construir uma rede baseada em powerline , essencialmente porque para ver fotos ou ouvir musica o streaming via Wifi era suficiente , mas para ver filmes em 1080p a coisa mudava de figura e quantos mais pcs estivessem a usar o canal Wifi pior , mudei no router de canal , mas não me resolveu , apesar da minha net ter 120 MG de velocidade os dispositivos N em transmissão caiem rapidamente para valores ridículos , bom fiz mais um investimento e agora estou satisfeito parece que tudo está a funcionar como deve , já coloquei em carga o sistema e deu provas de uma fiabilidade muito interessante .
Agora o que eu preciso de ajuda tua ou da comunidade era de um programa que me fizesse a extracção e conversão para Flac dos meus 2000 e tal cds , estou a usar o AUDEX , já usei o K3 que também dá para fazer e também o Asunder , o melhor é o Audex e o próprio K3 , só que as taxas de conversão não me ultrapassam os 900 KBs e também não colocam nos metadados as capas , para infelicidade minha encontrei 1 fantástico em Windows que sem qualquer compressão atinge e ultrapassa os 1400 Kbs e coloca-me as capas nos metadados , uma alminha que me possa dar uma dica de um programa em Linux que faça o mesmo ?
Desde já os meus agradecimentos
Serva
Ja agora que programa estas a usar em Windows?
Boa noite ,
DBpowerAMP Music converter 14 , eu quero mas é um em Linux , malta ajudem lá sff .
Cumprimentos
Serva
Serva,
não sei se poderá ajudar, mas experimenta o WINFF pois dá para converter em muitos formatos. Geralmente encontra-se nos repositorios das distros linux.
espero ter ajudado.
cumps.
Outra alternativa ao SPSS é o clone PSPP (http://www.gnu.org/software/pspp/).
Acham que serve como alternativa ao QlikView? Ou recomendariam outro?
Dou habitualmente apoio em trabalhos de estatística a alunos e por vezes até o Excel é suficiente para resolver o que pedem aos alunos para fazer.
Com o R faz-se praticamente tudo o que se pode fazer no SPSS e até mais, e existem interfaces gráficos que facilitam a utilização do R.
No entanto, muitas faculdades pedem mesmo o SPSS.
As faculdades têm preços especiais mas o preço para estudantes começa em cerca de 600 euros com todos os módulos.
Para empresas este mesmo pacote ficava por valores acima de 15 000 euros.
O pacote básico ficava acima de 1000 euros por ano e acresce uma manutenção elevada.
Quando se entra nas funcionalidades avançadas é habitual os alunos não perceberem o que se está a fazer.
Trabalharem em cima de modelos que explicam 1% da variância total é apenas um exemplo.
Para quem interessar, eu tenho uma aplicação de estatística para Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cgollner
ai ai ai, Christian faz-me urgentemente um artigo e envia.
Pedro Pinto
Outra alternativa são os torrents.
Hum interessante..
Mas resta saber se os utilizadorews de spss se iriam passar para esta alternativa..
Boas.
Instalei em Windows 7 Pro 64 bits, e ao abrir dá o seguinte erro, que só fecha pelo gestor de tarefas:
“sofastats.exe error \device\harddisk1\dr5”
Alguém pode ajudar?
Já consegui. Instalar como administrador no botão direito do rato. Se alguém me conseguir dar umas luzes de como ligar a MS SQL SERVER agradecia, pois não consigo ligar, dá sempre erros de utilizador, password, estando estes correctos.
Boas 🙂
Estudo no IPLeiria e este semestre em Estatística, utilizámos o programa R. Pela experiência de todos nós da turma, por vezes bloqueava, embora a versão x64 seja mais estável. A aplicação foi desenvolvida para ser funcional e não tanto apresentável.
O programa é completo embora o sistema de menus e janelas sobrepostas seja um pouco confuso. Tem uma área de comandos e facilmente se entende o comando utilizado para realizar qualquer procedimento, assim como, poderá ser utilizada para fazer cálculos matemáticos, tais como funções, integrais, etc, que também são necessários para Estatística.
Para o pretendido, foi uma aplicação que satisfez.
O que me parece que seja um fator para utilizar determinada aplicação ou não de estatística em organismos de ensino, seja a informação em excesso que alguns programas dão, o que para os professores não interessa, pois para consulta do aluno durante uma prova em questões teóricas, poderia dar imenso jeito! 😉
SPSS poderoso? Talvez… quando não rebenta.