Guia do Facebook: Como criar uma conta na rede social?

Saiba como criar uma conta no Facebook

Para todos aqueles que gostam de redes sociais e adoram o Facebook, decidimos criar uma nova rubrica, destinada à clarificação de determinadas funcionalidades do Facebook, pequenos tutoriais e dicas que pensamos ser úteis não só para quem já utiliza esta rede social, mas também para quem está a pensar iniciar-se neste pequeno mundo, dito ‘virtual’.

Desta forma, faz todo o sentido que o primeiro post que inicia esta rubrica, se destine a clarificar como é que, no final de contas, se cria uma conta no Facebook.

Pode parecer uma acção inerente ao senso comum, no entanto existem pessoas que não sabem, nomeadamente as que não estão familiarizadas com as tecnologias.

Vamos lá então saber: Como se cria uma conta no Facebook?

guia


Antes de começarmos, vamos aqui deixar uma breve descrição do que é o Facebook:

O Facebook é uma rede social que surgiu no ano de 2004, e teve como fundador Mark Zuckerberg, na altura um estudante de Harvard. A missão do Facebook é a de colocar o mundo aberto e ligado, e as pessoas utilizam-no para manter contacto com amigos e família, para saber o que se passa no mundo, assim como para partilharem e expressarem aquilo que lhes vai na alma. Actualmente são mais de mil milhões os utilizadores activos mensalmente (Outubro, 2012).

Então, para criarmos uma conta no Facebook, temos aceder ao link da rede social: Facebook.

Nessa página irá aparecer-nos algo idêntico ao apresentado na imagem seguinte:

registo

Antes de fazerem o registo, indiquem em que idioma querem que as informações/instruções vos apareçam. Essa indicação surge no final da página (indicado a vermelho na imagem).

Após escolherem, completem os vossos dados no Registo, com nome próprio, sobrenome, e-mail, palavra passe, sexo e data de nascimento.

Após clicar em ‘Regista-te’, receberá um e-mail para que confirme o seu registo.

Para informação, aceda aqui aos Termos e Políticas do Facebook.

Encontrar amigos

Depois de feito o registo, pode facilmente encontrar os seus amigos, ou pedir-lhe que também se registem, através somente do seu endereço de e-mail.

1

Se, por acaso, já tiver pedidos de amizade ou a rede social reconhecer que tem contactos que pode conhecer, irá sugerir-lhe:

2

Informação de Perfil

Neste passo, ser-lhe-á pedido que indique informação básica que será exposta no ‘Sobre mim’ do seu perfil. Essa informação prende-se com a escola/universidade que frequentou ou que frequenta, assim como o seu empregador.

3

Mais uma vez, neste passo, se o Facebook reparar que existem pessoas na rede que têm aspectos em comum consigo, como a mesma escola/mesmo trabalho, vai sugerir que os adiciona como amigos.

Colocar uma foto de perfil

Este é um dos passos mais importantes, uma vez que esta é uma rede social que se baseia muito na imagem, e os utilizadores dão sempre especial importância e atenção às fotografias.

4

Para colocar uma imagem no seu perfil, basta carregar uma foto do seu computador, ou simplesmente tirá-la com a sua webcam (caso tenha).

Página do Facebook – Feed de Notícias

No final de todos estes passos, irá então surgir-lhe, finalmente, a sua página do Facebook.

Primeiramente, surge-lhe a página do Feed de Notícias, onde recebe todas as actualizações dos seus amigos do Facebook, páginas de que gosta, subscrições, grupos, eventos, etc. Todas as actualizações será apresentadas aqui.

feed

Mas vamos agora saber qual a funcionalidade deste feed.

1. Aqui é onde recebe todos os pedidos de amizade que lhe são enviados. Pode aceitá, rejeitar, ou ignorar

2. Mensagens que recebe/envia

3. Todas as notificações da sua página, como comentários, likes, partilhas, etc.

4. Acede ao seu perfil

5. Encontre os seus contactos e amigos através de vários filtros como local, escola, trabalho, etc.

6. Aqui será direccionado para o feed de notícias

7. Todas as actualizações surgirão aqui, da mais recente para a mais antiga

8. Acesso rápido aos Favoritos como fotos, eventos e mensagens

9. Pode personalizar os seus amigos como família, relacionamento, amigos chegados, etc.

10. Aqui encontra todas as suas aplicações como jogos e música, que pode instalar e partilhar com os seus amigos

11. Todas as páginas que segue/gosta

12. Aqui pode verificar quais os seus amigos que se encontram disponíveis no chat. Pode colocar-se offline, ocupado, away ou disponível.

13. Pesquise por amigos, páginas, eventos, grupos, etc., que tenham uma conta no Facebook.

14. Aqui encontra todas as informações acerca do Facebook, opções para personalizar o seu perfil quanto a privacidade, bloqueios e funcionalidades, cancelar a sua conta, entre outras opções.

Página do Facebook – O Perfil Pessoal

Por fim, basta então clicar no seu perfil para editar e completar com os restantes dados.

perfil

Depois de começar a explorar, vai verificar que é tudo muito simples e rápido. Mas até lá, vamos explicar para que serve o quê:

1. Este é um útil guia para que saiba o que fazer, onde fazer e como fazer aqui no seu perfil.

2. A sua foto de perfil. Basta clicar na imagem, ou no botão ‘+ Adicionar foto de perfil’, para que carregue do seu computador, das suas fotos no Facebook, ou tirar uma com a webcam.

3. Este é a sua imagem de capa. Clique em ‘Adicionar uma capa’ e escolha das suas fotos do Facebook ou carregue do seu computador.

Para os mais criativos, a foto de perfil e imagem de capa são autênticas obras de arte:

02

4. Aqui pode aceder e actualizar toda a sua informação, desde trabalho, data de nascimento, escolas, estado civil, etc. A imagem abaixo demonstra quais os campos que pode actualizar:

info

5. Aqui irá surgir-lhe todo o registo da sua actividade no Facebook, como posts, likes, pessoas das quais se tornou amiga, páginas, etc.

6. Neste espaço pode escolher ver o ser perfil como um outro utilizador, de forma a confirmar as suas definições (por exemplo quando quer que determinada informação apenas seja acedida por amigos).

7. Cada quadrado diz respeito a uma categoria como amigos, fotos, subscritores, mapa, etc, e são uma forma rápida de aceder as seus conteúdos.

8. Este é o espaço que vai alimentar a sua página no Facebook. É aqui que vai colocar todas as suas publicações, imagens, textos, eventos de vida, notícias, fotografias, etc.. e que posteriormente serão visualizadas e comentadas pelos seus amigos.

9. Em cada publicação, poderá escolher se a partilha publicamente, só com amigos, apenas para si, ou personalizar a seu gosto.

Vamos partilhar algo com o Mundo inteiro?

Agora que tem uma conta no Facebook com todos os seus dados, e tem alguns amigos que fazem parte da sua lista de contactos, vamos fazer aquilo para o qual o Facebook foi criado: partilha de informação.

Vamos então clicar novamente no Feed de notícias, que agora surge com nova cara, e escrever/colocar qualquer coisa na caixinha que diz ‘Em que estás a pensar?’

comments

Espero que este primeiro tutorial tenha sido esclarecedor para quem se quer iniciar agora na criação de uma página no Facebook, mas que também possa ter clarificado algumas dúvidas de alguns utilizadores que já têm conta mas ainda não sabem bem para que serve o quê.

Gostaram deste primeiro tutorial? Que outros temas acerca do Facebook gostariam de ver clarificados aqui nesta rubrica?




  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


48 Comentários

  1. Apesar de não ser nenhuma incógnita e difícil, nunca é demais ter um tutorial para os mais distraídos.
    Parabéns

  2. Olá
    Ótimo tuturial!
    Agora só falta um para o Google+
    ;)

  3. Excelente tutorial Marisa. Certamente servirá de base a muitos que se querem “aventurar” neste mundo virtual. Penso que “formação” em Facebook e outras redes sociais é necessária!

  4. Por momentos pensei que estava a ver o Pplware que está na cache da google de 2006. Estão uns 6 anos atrasados, nao?

    • Boas João,

      Pois ainda bem que não era cache..pois já passaram 6 anos e continua a não haver “formação” sobre as redes sociais…toda a gente usa e muitos deles nem sabem como e quais os efeitos de usar a mesma. Por isso, e andando tu na Universidade..até devias ter outra abordagem .

      • Concordo, com o Pedro! este tutorial é bom para pessoas com mais alguma idade, que não têm tanto a vontade como os jovens! acho que poderia existir a parte 2, 3, 4,…
        Parabéns pelo artigo, Marisa!

    • Atrasados porque?
      O facebook está em altas e continuará a estar porque está constantemente a ser actualizado.
      Há muitas pessoas que vêm ter cmg porque não sabem criar uma conta, e este é um tutorial para que sejam mais autónomas.

  5. Para quando uma comunidade Pplware no google+ ?

  6. Excelente tutorial Marisa, acho uma boa ideia criar este tipo de ajudas para as pessoas menos habituadas a estas andanças da internet. Eu diria que é quase “serviço público” tentar “incluir” no acesso à informação e à partilha de conteúdos, os mais info excluídos :-)

  7. Gostava em particular de ver abordado o porquê do facebook passar a vida aos utilizadores que enviam pedidos de amizade.

    Afinal as redes sociais não servem exactamente para socializarmos?

  8. Gostava em particular de ver abordado o porquê do facebook passar a vida a bloquear os utilizadores que enviam pedidos de amizade, supostamente em excesso?

    Afinal as redes sociais não servem exactamente para socializarmos?

  9. Deviam criar era um tutorial de como apagar uma conta deste “sitezinho”, e sim falo com um tom pejorativo porque é extremamente dificil… Faz-me lembrar uma relaçao de gémeos siameses mesmo que se queiram separar nao é possivel quase sempre.

  10. uiii! já fiquei elucidado, é mesmo muito difícil criar uma conta numa rede social (tal como criar em qualquer outro mail) :D

  11. Ai está a ferramenta de trabalho de muito boa gente…

  12. Bom post!! Eu gostava de ver um tutorial a explicar como se limita a informação que as outras pessoas vêm no nosso facebook, e também como fazer para que só certo grupo de amigos veja os posts, comentários e fotos desses amigos, e não todos os meus amigos.

  13. Trabalho muito completo.
    Todavia, se estão na base em que uma pessoa precisa de ajuda para criar uma conta no facebook acredito ser pertinente associarem mais informação relativa ao facebook.

    O que é?
    Para que serve?
    Quem usa?
    Quais os riscos de ter uma conta facebook?!

  14. Gostaria que me informassem se é legal partilhar fotografias pessoais no facebook, sendo estas fotografias de amigos ou não. Obrigado.

  15. Bom seria ensinar a acabar com uma conta do FACEBOOK.
    É quase impossível!!!!

  16. Antes deste devia vir o tópico de “como ligar um computador”, ou “como aceder à Internet”…

    • Acho que não precisamos de descer tanto :)

    • Rsqueceste-te do tópico: como respirar. Lol

      espero que este seja o primeiro de muitos tutoriais. Creio que seja fundamental explicar como criar grupos de amigos a fim de restringir as publicações. Tal como explicar os amigos chegados, etc. A maioria das pessoas nao tem noção dessas opções mais avançadas um bocadinho.

      Parabéns pelo artigo

  17. Gostaria que me informassem se é legal partilhar fotografias pessoais no facebook, sendo estas fotografias de amigos ou não. Obrigado.Alguem pode responder?

    • A premissa do facebook é justamente essa: partilhar fotografias tuas, com amigos lá incluídos ou não.

      Se os teus amigos não gostarem de lá estar incluídos, podem sempre pedir-te para removeres a foto, heh.

  18. Acho que seria importante, para muita gente menos avisada, incluir alertas sobre os cuidados a ter com a colocação de certa informação pessoal, do ponto de vista da PRIVACIDADE E SEGURANÇA.

  19. “Como aproveitar para criar novos amigos nas redes sociais, combatendo a solidão e a depressão”. Fica a dica.

  20. E o comentário estilo Forever Alone em que responde a ela própria.. ahah xD

  21. Excelente tutorial! Parabéns :)

  22. Um post muito bom!! Afinal de contas, ninguém nasce ensinado. Há pessoas (como o meu pai e não é nenhum velho) que têm duvidas quanto ao mundo da Internet. Pessoas que ainda não se habituaram como mexer, navegar e que, e esta situação poderia ser uma delas.

    Cumprimentos :)

  23. Respondendo à questão: gostaria de ver abordada a política de privacidade do facebook.
    Obrigado

  24. acho que este artigo era bom para o ked :)
    temas para serem clarificados: boas práticas de utilização do facebook.

  25. boas,fui blokeado praticamente há 1 semana no faccebook,já fiz praticamente de tudo para me desblokearem,mas querem os meus documentos eu isso não dou,alguem me de 1 dica sff,como posso me desblokear,tenho la coisas importantes,e não consigo entrar,meto o mail e a pp bem,simplesmente diz que fui blokeado,se alguem souber como eu de fazer para me desblokear agradeço xau obrigado.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.