Como ter Internet Gratuita da Zon… em qualquer lado

Hoje em dia, dado o número de fornecedores de serviço de Internet, temos de estar atentos aos tarifários que nos são propostos e cobrados. É nossa obrigação zelar pela melhor solução proposta pelos operadores e devemos estar atentos às supostas “ofertas” que nos fazem!

Assim, não devemos deixar de consultar os tarifários dos serviços de Internet, comunicações móveis, comunicações fixas e de televisão que existem no mercado, nos vários fornecedores…. foi o que fui fazer há dias!

Comecei por ver no site do meu fornecedor de Internet/Televisão que o meu pack estava desajustado… e apenas tinham passado 6 ou 7 meses da última vez que o reajustei! Então liguei para o número de apoio ao cliente e… “Boa tarde, eu quero renegociar o meu serviço de Internet e televisão!”

A minha ideia era redefinir prioridades no fornecimento desses serviços e remover tudo o que fosse desperdício. 200 canais! Telefone Fixo? Para quê?

Do lado do operador a resposta foi sendo composta à medida que eu ia aceitando e rejeitando ofertas, estes serviços hoje são “mais flexíveis” porque a concorrência aperta, então temos de “regatear”.

Então lá consegui um compromisso (mais ou menos satisfatório) em relação ao preço. Passei a ter menos canais, o que não é problema algum (de 200 via no limite 1 de cada vez e dentro de uma escolha de 5), com isso diminuí ao preço do serviço de TV.

Zon@Fon

Queixei-me que Internet era essencial e nem sempre tenho a qualidade pelo qual eles cobram o serviço e foi-me aumentada de 20 para 30 megas (Fibra segundo eles). O operador do outro lado, ao ver que não estava muito satisfeito (ainda) ofereceu a troca do modem que lá tinha pelo novo Router Zon Hub.

Primeira etapa cumprida, consegui baixar a mensalidade em 11 euros, consegui ter um serviço de internet melhor (supostamente) e recebi um Router que me possibilitou alargar o número de periféricos ligados à rede wireles (discos externos, impressoras, etc.).

Mas o mais interessante foi a possibilidade de activar o serviço Zon@Fon.

O que é a Zon@Fon?

A Zon@Fon é uma rede de hotspots WiFi construída para utilizadores que a partir do seu acesso Zon Net transformam a sua ligação num hotspot WiFi. Esta ligação permite-nos navegar gratuitamente sempre que estejamos fora de casa e que tenhamos acessíveis mais de 1,5 milhões de hotspots espalhados por todo o mundo e, mais concretamente em Portugal, que tenhamos disponíveis mais de 100 mil, desses hotspots WiFi.

Em 2008 o Pplware dava a conhecer a parceria feita pela Zon com a comunidade Fonera.

Como posso ter acesso?

Este serviço baseia-se na premissa “partilha a tua ligação e navega na ligação partilhada por outros”. A forma é simples, partilhamos o nosso router Zon HUb, sem perdermos qualidade no nosso fornecimento, apenas temos de “alimentar” com energia o router e este fornece à conta da Zon o sinal para fora da nossa rede privada. Ao registarmos o nosso Zon Hub no serviço Zon@Fon, passamos a estar disponíveis para quem quiser usar e passamos a poder usar o que os outros, a tal comunidades de mais de 1,5 milhões de utilizadores, também partilha.

Registe-se aqui.

É seguro?

Completamente. O canal Zon@Fon é separado do canal que está a fornecer sinal wireless em nossas casas e apenas podem ter acesso ao sinal Zon@Fon que estiver registado neste serviço ou quem queira “pagar” para usufruir desse serviço. A Zon “vende” sinal através dos nossos routers e “reparte” com o “dono” daquele router hotspot metade da verba cobrada a quem usufruiu dos minutos de Internet Wireless (clientes que não têm serviço Zon@Fon e não pertençam à comunidade).

É útil partilhar?

Bastante. No meu caso é importante partilhar e fazer parte da comunidade Fon. Ao nível internacional não precisei ainda deste serviço, mas “cá dentro” faz-me imensa falta ter sinal wireless quando estou fora de casa e preciso de ligar o Portátil, o iPad ou o iPhone e em vez de gastar dados 3G (pagos do meu bolso) usufruo de um serviço que está pago à partida e que me permite navegar com mais qualidade. Ter net em qualquer lado e “gratuita” é simplesmente fantástico.

E onde estão esses hotspots?

Existe um mapa que nos informa onde estão localizados esses hotspots Zon@Fon. Costumo verificar, antes de ir para algum lado, se existe naquela zona um desses hotspots. Podem ver neste mapa o que existe e onde estão.

Esse mapa serve também para consultarmos algumas informações quanto ao fornecedor desse hotspot. Principalmente as casas comerciais fazem questão de se identificarem e isso pode ser um ponto a seu favor. Já tenho esse cuidado, em alguns locais já escolho restaurantes ou hotéis onde sei que tenho Internet gratuita, isto porque Internet para mim é muito importante.

Existem informações relevantes – na página do serviço – em relação a esta comunidade e tecnologia envolvida. Já existem os chamados Bairos Zon@Fon que tem o “patrocínio” da Zon num bairro, com o intuito de propagar internet gratuitamente de forma a aumentar a produtividade comercial nesse mesmo bairro.

É um conceito interessante e que, para os clientes Zon, pode ser um factor importante, pelo preço que se paga. Analisem e vejam se podem usufruir desse serviço, pressionem a Zon para vos actualizar a custo zero o equipamento que têm em casa. Não facilitem!

Artigos relacionados:

Homepage: ZonFone



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


146 Comentários

  1. um serviço que existe a bastante tempo e o pplware só falou disso agora? looooooool

    • Melhor agora que nunca…

    • ate gostava de ver o teu website para ver as noticas todas do mundo da informatica.
      faço te um convite e manda tópicos teus para o pessoal do pplware, de certeza que eles aceitam sem problemas.

      este pessoal so sabe criticar, bom trabalho pplware

      • este pessoal só sabe criticar, porque és tu o único que não criticas??

        • Tu é que criticas por criticar.. nem sabes o que dizes mesmo, é mesmo de uma parvalheira tamanha. Lê com atenção e atenta os motivos do post.

          Já sabias disto? Então e já partilhaste esse conhecimento com alguém ou guardaste só para ti?

          • eu no outro dia ouvi umas palavras curtas, simples, e de fácil compreensão:
            “não lhes liguei”, neste caso é não lhe dês conversa
            :P

        • eu critico é a tua atitude de puto mimado.
          é domingo e quase que aposto que o pessoal não recebe mais por meter posts ao fim de semana, se é que recebe alguma coisa por ter este site activo.

          PS: continuo a espera do teu site para ver a tua obra

    • Carlos tu és mesmo distraído. Lê o que diz no fim do artigo. ;)

      • Vitor M, acho que deviam dar menos atenção a comentários como o do Carlos, na minha honesta opinião estraga um pouco os artigos. Como por exemplo:

        Acabo de ler o artigo, muitoooo bom, depois faço scroll para ver os comentários e estraga-me o prazer do post, não dos comentários dos usuários, mas dos vossos em resposta aos deles.

        Uma coisa em grande tem sempre mais defeitos a apontar, o caso do pplware.
        Ficava melhor por vezes fazerem “ouvidos de mercador”.

        É uma opinião, de um usuário. :)

        • Sim provavelmente tens razão, mas a paciência tem limites. Das duas uma, ou apago ou dá-se a educação.

          Educar é abrir os olhos dos desalinhados. Este, por exemplo, nota-se claramente que tem pouca cultura e que precisa de auxilio.

          E é também um pouco a nossa e a vossa função: educar.

          Apagar este tipo de comentários não mostra a realidade.

          Infelizmente é a nossa realidade (embora que nos outros países também os há, só que em menos percentagem), temos muita gente a dizer mal mas poupa a fazer.

          Há uma grande falta de cultura.

          Mas felizmente que, no nosso sitio, há muito menos destes “distraídos” e começa a haver uma preocupação por não fazer figura de parvo. Estes “carlos” estão a desaparecer. :)

          • Vitor M, mas não te cabe a ti ou a mim educar este pessoal. Aliás, na net isto acontece sempre que haja caixa de comentários, e vou repetir, em projectos grandes.
            Mas já vi em sites que apresentam-se bastantes “carlos” e os administradores ou colaboradores do site, apenas se limitam a escrever os artigos ou a responder a comentários quando valha a pena, e garanto-te que o clima é bem mais respirável, tentem fazer isso uma semana e verão os resultados. :P

            Mantenham a pinta/qualidade aqui como tão bem fazem com os artigos.

            Parabéns pelo pplware que sigo (quase)desde o seu nascimento ;)

          • Bruno olha que não tenho a mesma opinião.

            Nos ditos sites grandes em Portugal e recentemente estive no JN a conversar sobre esse assunto, eles “permitem” linguagem obscena, “permitem” troca de ofensas… mas só acontece porque eles simplesmente não conseguem controlar o fluxo.

            Dou-te exemplos nacionais e estrangeiros.

            Dá uma espreitadela ao site mais visitado de notícias de futebol, dá uma espreitadela no maior jornal online nacional (em casos fracturantes usam troca de ofensas mesmo), vai à engadget e vê o tipo de comentários… e não me vou alongar mais.

            Eles simplesmente tentam controlar com métodos “mecânicos” de esconder e banir os comentários… mas não conseguem.

            Continuo a entender que passa pela educação.

            Temos obrigação de educar, não no sentido paternal mas no sentido cultural da convivência numa sociedade.

            E fazemos isso muitas vezes, quando na sociedade damos exemplos construtivos. Isso é educar socialmente.

            Já tivemos imensos “carlos” ao longo destes quase 6 anos de existência… mas felizmente que agora, inversamente ao crescimento da comunidade Pplware, eles estão a desaparecer.

            É um reflexo da maturidade desses mesmos “carlos”, é um reflexo do trabalho que temos vindo a desenvolver em prol da sanidade dos nossos comentários e é um reflexo da reacção dos visitantes “de bem” que repelem esse tipo de comportamento “troll”.

            Obrigado pela tua dedicação, é também de tua responsabilidade o que hoje somos como comunidade Pplware.

            Abraço.

          • no meu tempo não havia esse tipo de linguagem… quero dizer na minha terra porque tenho apenas 13 anos embora eu seja um bocado violento nas palavras não uso esse tipo de linguagem… já não sou deste tempo, já me ultrapassaram, ainda ioso musicas dos anos 80 e por isso me poem de lado na escola, só me poem junto deles quando temos testes e eles preferiram jogar a bola do que estudar, claro que tambem gosto de jogar a bola mas há tempo pra tudo, esse carlos não fala coisa com coisa, se ele morase aqui em sesimbra chamava uns compadres meus e lhe dava umas boas jovas(brincadeira) mas se não vai a uma maneira vai a outra, é assim que o mundo vive, é assim que se formam guerras, protestos e coisas do tipo, eles não se contentam com o que tem. são uns miudos minados que nunca trabalharam com suas proprias mãos. são pessoas ingratas que nunca passaram fome e deitam comida boa no lixo, este mundo esta a mudar a cada dia a começar pelas musicas.

            tudos começa num passo em direcção a uma ravina. essas pessoas nunca agradeceram pelo prato que tem pra comer, tecto pra dormir, nem pelos pais, podem ser chatos mas estam contigo em horas sofredoras, a mentalidade humana esquece as coisas boas mais rapidamente que as más, por isso é que sofrem, sempre tiveram vida facil…
            esse carlos se ler isto nunca vai se esquecer, isto tambem vai pra outros “carlos” por ai que não falam coisa com coisa

          • Vitor, não te dês ao trabalho: foca-te no essencial, que é continuar o bom trabalho! bom ano de 2011

          • Antes de mais quero dizer que me chamo Carlos mas não sou o Carlos que comentou aqui, não sou o “tuga” :)
            Sinceramente também concordo que a maneira do Vítor se expressar não foi a mais ponderada, mas por outro lado creio que se chegou a um ponto de “sensibilização” para com estas pessoas tipicamente bota-abaixo sem causa aparente, pelo que creio ter sido tomada a única opção de tratar esta “marginalização cultural”, tal como em tudo por vezes é necessário fazer as coisas de maneira mais agressiva…
            Algumas vezes não concordei com coisas que o Vítor disse ou da maneira que falou, ninguém é perfeito mas nesta particular situação é a melhor maneira de “educar”.
            Cumps.

          • Isso já vai há uns anos, hoje está tudo bem mais educado, mais tranquilo e graças a determinadas acções que incuti nalguns “comentadores” e graças a políticas que tivemos de implementar, tudo melhorou.

            Hoje as coisas estão, como referi, melhores, mas há sempre uma necessidade de ser mais cáustico quando as pessoas não sabem estar e usam a capa do anonimato para dizer aquilo que não dizem quando estão a falar com o pai ou mãe.

            Abraço Carlos.

        • Concordo, não devemos dar importância a comentários destes. Este artigo, para além da referência à FON, fala também da questão de renegociar o tarifário do ISP. O acesso à FON é bastante útil e nem toda a gente de certeza que já conhecia, por isso não se perde nada em relembrar ou recordar. Perde-se sim com comentários sem nexo e em nada construtivos.

    • Eu por acaso desconhecia, e mesmo para quem conhecesse nunca é mau voltar a relembrar os serviços existentes, obrigado PPLWARE, BOM ANO para todos

    • Oh Vitor.. o Carlos tem razão.. então até o Mac já existe desde 1983 e o Windows desde 1985 e só desde 2005 é que o pplware fala deles também..

      Já tinha notado que vocês andam sempre atrasados pa.. alias, o mundo tecnologico anda todo atrasado.. fala-se de C, C++… etc. tudo linguagens com decadas e as pessoas insistem em falar nelas vezes sem conta.. isso só se fala uma vez…ou seja, quando sairam…!!! Vê-la se aprendes pa.. lol :D

  2. Muito bom, pena que ainda não exista isso aqui no Luxemburgo, salvo erro meu claro :)

  3. mais vale tarde que nunca, claro que eu sendo ZOn ja sabia disso e ja tenhu isso da zon hotspots activo..
    so que mesmo assim ainda sao poucos espalhados.

    • são poucos os que estão activados*.

    • Depende. Olha que tenho visto muitos recentes, principalmente depois da zon começar a colocar o ZON HUB.

      Quando era modem e router… obviamente não era possível, mas com esta necessidade de controlar o consumo, para servir ao cliente o contratado, a Zon tem de colocar novos equipamentos deste género e isso tem feito aumentar o número de hotspots Zon. Mas ainda há muita gente que não sabe que pode partilhar e beneficiar com isso.

  4. “Em 2008 o Pplware dava a conhecer a parceria feita pela Zon com a comunidade Fonera.”

    completamente desnecessário o comentário. é sempre bom relembrar os nossos direitos enquanto clientes…

    se tivesse ZON em casa teria o serviço activo. já me fez falta e a forma gratuita do zon@fon é uma bela de uma caca… quem tem conta nisso diz que aquilo funca 5* (pelo que conheco)

  5. Uma pergunta só quem tem internet da zon é que pode aceder a essa comunidade não é? Ao partilhar-mos a nossa net para a comunidade não há problema nem perigo de poderem aceder ao nosso pc?

    • Esta comunidade existem a ja muito anos, e antigamente eles fornecial routers para o efeito.

      Das duas uma, mandas vir um router deles ou arranjas um router(linksys por exemplo) e mudas o firmware para poder ter essa função, em precisa ser o teu router principal, pode ficar apenas para a partilha.

  6. Olha lá… por acaso não conseguiste baixar o preço quando lhes disseste que farias um artigo para o pplware a falar dos tipos… pois não? ;) LOL.

    • Por acaso não :d não me lembrei disso. Mas provavelmente, muitos clientes desconhecem este serviço e vão passar a usufruir desta pequena benesse. Aliás, como falámos no VoIP gratuito do Sapo e da Meo, temos de realçar este serviço da Zon como vantagem da rede.

      Resta aproveitar quem souber avaliar o proveito ;)

      • E da Clix, não há nada? Ou isso já não se usa hoje em dia? :P

        • Em Portugal só a ZON TVcabo é que dispõe deste serviço. Só para teres uma ideia, dentro das cidades onde a ZON dispões de serviço por cabo garanto-te que em cada rua tens lá pelo menos um ZON Free Internet, para não falar dos milhares de lugares wi-fi que podes aceder fora de Portugal :D

          • tenho uma pergunta.se me puder ajudar.na rua procuro zonfree e no tlm direciona-me para uma pagina em ingles da fonspot a pedir o mail e a password quando coloco diz que é invalida mas no pc é valida.a questao é como faço para esta pagina deixe de aparecer no tlm e ligar-me aos spots da zonfree

  7. Boas dicas.
    Tanto do ZON@FON como de baixar o tarifário.

    • O baixar o tarifário é o mais importante. Muitas pessoas acomodam-se. As operadoras lançam campanhas para atrair novos clientes e esquecem-se dos muitos que durante muitos anos sempre os ajudaram a crescer.

      Liguem… pressionem, peçam mais serviços, obriguem a baixar o preço. Peçam um router novo, digam que querem mudar de operador pois têm ofertas melhores.

    • Se não tiveres o ZON HUB 2.0 (ou 1.0), liga para a linha de Apoio (16 990) e pedes para trocarem. Se pagas para ser cliente ZON tens direito de ter a oferta deste equipamento, mas se não te quiseres chatear, podes sempre pedir (sem reclamar) e pagas 25€ pela activação do mesmo.

  8. Li esta notícia mas sou cliente da Vodafone, sabem se exsite o mesmo com esta operadora?

  9. Mesmo quem não é ZON pode ter o serviço activo, adquirindo um Hotspot pelo site da FON. Então pela epoca natalicia os portes são gratuitos.

    O problema é que muitos desbloqueiam o Router para não partilhar Internet.

    Eu estou a vender o meu AP da FON por 10€, como já tenho o novo ZON HUB, não havia necessidade de ter o AP ligado, foi apenas mudar a Account para o Zon Hub e voilá!

    Tem me dado imenso jeito, então por Lisboa onde existem imensos, muitos deles nem estão sinalizados nos mapas, eu também para minha protecção, sinalizei o meu uns prédios ao lado, mas é engraçado que uma vez criei uma Guest Account no meu AP, e tinha “amigos” que vinham cá para a minha rua estacionar o carro e ficavam com os portáteis. Lixavam-se é que Torrents não funciona lá muito bem, e que Rapidshares e afins, também são horas para sacar um episódio de uma serie.

    Basicamente é um serviço para consultar a Internet, e quem tem Skype e anda pela zona de Lisboa, dá um jeitaço, por vezes ficamos sem rede, mas existem zonas que o sinal é tão bom como 3G, existem muitas habitações com ZON a partilhar o que criar uma área de sinal perfeita.

    Uso desde 2007 e não quero outra coisa! E não custa nada, nem interfere com questões de segurança. Alias, uma vez fiz um pequeno teste e senti uma ligeira subida de velocidade quando dois amigos se ligaram à rede FON, como se a ZON compensasse a velocidade global, quem beneficiou fui eu que estava a fazer Downloads à força toda xD

  10. vou tratar de pedir o meu :D

  11. Boa Noite,
    A iniciativa é boa, a vossa dica também.
    É sempre útil ter acesso à Internet em qualquer lado :)
    Tenho de pedir a troca do meu, ainda é o antigo!
    Continuação de bom trabalho!

  12. Como seria bom se tive-se algo parecido aqui no brasil.
    aqui somos reféns das operadoras uma unica empresa prestado serviço de telefonia fixa em são paulo é o cumulo

  13. Eu tenho esse serviço activado e funciona muito bem.

    O pior é a miséria de serviço de net em casa.Cai continuamente e a velocidade real nem se aproxima da contratada (apesar de ser fibra, supostamente).

    Estou desejoso que a Vdf instale a fibra por estes lados para voltar ao melhor ISP que já experimentei até hoje.

  14. E para quem tem sapo fibra, não há nada parecido?

  15. Algumas correcções:
    - novo zon jub? rly? do género… ate já há o my hub, e o zon hub tem mais de um ano
    - não é seguro: a qualidade do sinal vai-se degradar se dividirmos com mais 5, mas para quem mora no fim do mundo esteja à vontade que é seguro.
    - não é fiável: o zon hub e o my hub não tem assim um GRANNNNDEEEE alcance… por isso se esperam que dÊ tipo mais do que 4 edificios a “andar”, desenganem-se.

    Rui

    • Explica lá a parte que não é seguro.

      Falaste da qualidade do sinal dividido por 5 e isso tem a ver com a segurança?

      Descruza lá as ideias sff para não estares a dar ideias erradas às pessoas.

      Depois não é fiável? Por não dar para 4 edificios? Que raio de informação tentaste tu passar?

      Estás sempre a andar à volta do mesmo… intensidade do sinal no 4 andar repartido por 5 utilizadores…. :D achas isso determinante?

      • Explicando:

        Já foi indicado aqui que de novo não tem nada. Apelidar algo de novo quando o próprio pplware já tinha falado disso demonstra um bocado de estranhesa da minha parte. Embora raramente poste, e quando poste é para criticar, leio a maior parte dos post’s de qualidade que são postados aqui. Este não é um deles.

        Para explicar melhor: não sei se conheces o Zoo de Lisboa. Existe um router zon hub lá dentro do Zoo (penso eu) e que apanha bem perto do McDonalds. Se for à saída do zoon já não apanha. Isto em passos “rectos” são 4 ou 5 edificios de Lisboa. Ou seja, quero com isto dizer que o próprio Zon Hub tem menos alcance que o router MEO FIBRA que comercializam neste momento para novas instalações.

        Posto isto, o Zon Fone é para ser usado como um serviço de médio-baixo alcance, e não como uma internet “móvel”, como quiseste apelidar em “sempre que estejamos fora de casa” (não sei se tu se é tirado do site – se for tirado convém referir as fontes para eu não tirar conclusões precipitadas).

        E por último, os Wifi da PT são muito melhores, para quem tem Sapo ou produtos PT pode usar sem ter que partilhar do seu, e por exemplo em zonas muito mais importantes como o piso da restauração do Colombo existe é PT Wifi, nada de Zon.

        A ideia é boa, mas… falta-lhe dimensão e investimento. E com pessoas particulares a partilhar o serviço, não se chega aos pontos com mais novimento.
        Esta é a falha do serviço. Mas eu partilho. E uso, quando dá (raramente, portanto).

        Bem dito login do PT Wifi de um amigo meu. :)

        Rui

        • Falando dos HS PT WiFi, é degradante na época que nos encontramos, um centro comercial ter um serviço de internet PAGO! O real degredo…

          • Acho que estás equivocado: é pago se não fores cliente PT.

            Assim como o zon@fon é pago para quem não é cliente Zon.

            Faz como eu, pede um login a um amigo que tenha sapo ou meo. :)

            Rui

          • Vou repetir, é PAGO! preciso de explicar melhor?

            Exemplos de internet de GRATIS!

            Bibliotecas do Porto
            Parque da Cidade
            Alameda do Porto
            Praça da Liberdade
            Shopping Parque Nascente
            (Nem vou falar em cafés/bares)

            São exemplos de sítios onde a internet é disponibilizada gratuitamente por o estabelecimento/shopping ou mm por a câmara do Porto.

            Eu tinha vergonha de ter um estabelecimento comercial e ter internet (mas só para alguns), parece que estamos em 2005… simplesmente uma vergonha. Sim pq o facto de o estabelecimento ter internet gratuita é um ponto que levo em consideração.

          • E eu vou voltar a repetir: é pago se não fores cliente do ISP.

            E tinhas “vergonha”? Tu não deves estar mesmo a ver como é gerido uma empresa. Felizmente para mim, que faço a gestão da minha mini-micro-empresa de “one man job”, não vou explicar a teoria…

            Agora, dos sitios que falaste, não vejo nenhum assim GRANDE com a dimensão do Colombo, Vasco da Gama, Pavilhão Atlantico, etc. Porque aí irias ver o que era investir em hardware wireless e sistemas de rede para dotar uma quantidade de metros quadrados de wireless. Get real, please.

            Rui

          • Se tens uma mini-micro-empresa então por certo tens razão, quem sou eu p contrariar-te… ^^

            Não é com argumentos de “são grandes e não tem dinheiro p investir em hardware” que me ira fazer mudar de opinião. Alias parte-se do principio que quanto maior é a superfície comercial, maior é o lucro, caso contrario nem devia estar aberto. Mas isto é a opinião de quem não tem uma mini-micro-empresa.

            *Get real, please*

          • @Rui Cruz
            o Fon é pago para quem não é *associado Fon*
            seja qual for o ISP

        • Rui Cruz agora percebi um pouco melhor.

          Mas atenção, há situações que descreves que podem estar a ser influenciadas por causas externas ao serviço em si.

          A questão da captação pode não ter nada a ver com o próprio equipamento. Pode haver interferências pelo caminho. Pode haver uma má colocação do router, pode haver até uma configuração errada do próprio canal de propagação… enfim, há uma série de aspectos que podem estar na origem dos problemas que apontas.

          Agora a parte que eu falava anteriormente: isso nada tem a ver com segurança do serviço, erradamente no teu primeiro comentário misturaste as coisas, como deves calcular, isso pode ser complicado porque põe em causa a confiança do serviço nas pessoas que o distribuem.

          Em relação ao ser nova a informação. O intuito do post não foi falar do serviço como novidade, aliás começo mesmo por referir isso. O objectivo do post foi alertar muita gente para um benefício que a Zon oferece e que as pessoas não estão a usufruir.

          E, conforme vimos em muitos comentários, resultou! Muita gente vai agora requerer um novo router e passar a usufruir deste serviço. A partilha de sinal aumenta a qualidade de vida, principalmente dos que já não passam sem Internet. :D

          Cumprimentos.

    • Realmente a informação nesse comentário esta um pouco amarfanhada.

  16. Nao conhecia este serviço…muito interessante. Expliquem-me só o seguinte. Eu sou cliente meo, posso aderir a este serviço (ou apenas clientes zon é que podem utilizar)? Uma vez que nao sou zon, tenho alguma vantagem? obrigado

    • Sou cliente clix, e tambem gostaria de saber o mesmo.
      Obrigado

    • A unica operadora com parceria FON em Portugal é a Zon e acho que mais umas quantas mas nenhuma das “grandes” … como MEO, Clix e Vodafone…

      É uma pena, porque isto é global e penso que lá fora abrange quase todas as operadoras.. aqui a ZON foi tão “macaca” que até adoptou o nome Zon@FON pra passar a publicidade.. porque o serviço já é bem conhecido e de origem espanhola… “FON…” ou “Fonera” … ;)

    • Este cliente é para clientes Zon que partilham o seu router (não o seu sinal atenção) com a “comunidade”. Assim, se tivermos um Zon Hub podemos registar-nos gratuitamente na comunidade FON e usufruir de milhares de hotspots em Portugal e milhões no mundo com a comunidade Fonera.

      Em Portugal podes ser um Fonero. Compras um router Fonero e poderás registar-te na comunidade, mas usufruir do serviço em Portugal, dentro da comunidade Zon@Fon, somente os clientes Zon e os que têm os novos Routers.

      O intuito do post hoje foi “alertar” alguns clientes Zon que ainda não têm o novo router e, assim, não estão a usufruir deste serviço.

      • @ Vitor M.

        Segundo informações que me deram (via e-mail), pelo serviço de apoio da FON, mesmo que não sejas cliente ZON, podes aceder aos hotsptos ZON@FON, desde que tenhas um router Fonera.

        Ou seja, qualquer pessoa de outra operadora poderá pertencer à comunidade e usufruir de todos os serviços, desde que tenha um router Fonera.

        • Exacto. Isso é a comunidade Fonera. O Zon@Fon não é nada mais nada menos que uma extensão dos serviços Zon à comunidade Fonera.

          Mas, escusas de comprar ou partilhar o teu sinal se fores cliente Zon e tiveres o Zon Hub. O que quis realçar é que muita gente é cliente Zon e não tem este novo equipamento, logo não partilha… logo não usufruiu da comunidade Fon percebes? :D

          • Eu sou cliente MEO Fibra e quero ver se arranjo um router destes, porque desta forma tenho acesso à comunidade ZON@FON e aos hotspots da PT WI-FI.

  17. Então é assim, eu em tempos tive o meu router fonera e partilhei a minha net já vai uns 3 anos, e com esse mesmo login q usava consigo aceder a comunidade ZON@FON ;D. Isto é n pertenço a comunidade ZON@FON mas pertenço a comunidade FON.

    Na altura da parceria da ZON@FON eu liguei p a ZON a saber se poderia usar o fonera que tinha p esse efeito, contudo disseram-me q era obrigado a usar o fonera deles O.o e estar a pagar 30€ ou algo do género simplesmente p ajudar os outros n fiquei p ai mt virado.

    Status actual, eu c o meu login antigo consigo aceder aos hotspot ZON@FON, o que coloca a questão, como é feito esse controlo, basta aderir à comunidade partilhar 1 dia a net e fico 3 anos com net nos hotspots? Não deveria haver uma obrigatoriedade de cont a partilhar, e se o há, como é feito esse controlo?

    O meu router Netgear CBVG834G n permite fazer parte da ZON@FON, o q me impede de partilhar a net, não que seja um problema uma vez que a minha conta da FON cont valida, a questão é, será que a ZON me faculta um router p eu partilhar net sem ter que pagar + por isso? Isto é, as vantagens que poderia adquirir dessa partilha já as tenho, era por o simples facto de partilhar e poder ser útil p outros, mas ter q pagar por um router novo p o efeito deixa-me de pé atrás.

  18. E verdade que o serviço ja existe a algum tempo, mas quem tem que dar esta informação não é o pplware mas sim a zon, porque isto é um serviço zon. Eu costumo trabalhar com estes serviços e ja tinha conhecimento desta situação. E todos os sites que ja consultei referente a esta situação dos hotspots.

    Foi aqui no pplware a qual explica melhor a nivel de todas as funcionalidades da existencia deste serviço, como se verifica, alguns netgear tem esta opção, la fonera (criador), e agora os novos routers que a zon disponibiliza, que são os zon-hub (pretos), como tambem para o mercado saiu um modelo destes diferentes tipo zon-hub 2(azul).

    Para informar quem não tem, tem de se registar onde a pplware indica, e é para aqueles que possuem o serviço zon. Sapo, meo cabovisão e outros serviços não conseguem aceder.
    Pelo conhecimento que tenho nos routers tem que ter essa opção ZON@FON activada no seu router em casa, senão apos se registarem não conseguem usufruir dos serviços dos hotspots. Não sei ao certo porque o meu serviço não é o da zon e nunca experimentei, em minha residência, é segundo informação que consulto e que vou trabalhando.

    Desde ja agradeço o conhecimento que deram aos utilizadores, que este site a nivel de conhecimento de novos softwares (e não só…), é muito util, sou um grande utilizador, aprendo muito aqui com estas informações que é muito util no meu dia-a-dia, e no meu trabalho.

    Cumprimentos a todo o pessoal e desejo um bom ano a todos os utilizadores e principalmente aos administradores, que tem muito conhecimento, como tambem perdem tempo para se informarem, e dispõe do seu conhecimento, porque nem todos são assim, normalmente quem sabe muito, são os que menos informam. Vê-se muito no dia-a-dia.
    Boas entradas.

  19. O meu HUB é so meu desactivando logo o hotspot quando o tecnico saiu porta fora :)

    • Não sei se sabes, mas não tens que te registar no ZON@FON para para o teu HUB ficar activo. Por defeito o ZON Free Internet está sempre activo juntamente com o a tua net ZON XXXX. Ou conseguis-te desactivar esta opção?

      • Não entendo. As pessoas poderiam até ler umas coisas e tal.. mas ok, não querem evoluir.

        Primeiro ponto: o Jorge Désirat está erradamente a desperdiçar um serviço. A activar o dele e ao registar-se como Fonero está a abrir um leque de milhares de hotspots onde ele pode ter acesso outside.

        Segundo ponto: Ao partilhar ele não vai perder a qualidade do seu serviço. Ele também não vai ter problemas de segurança. Logo apenas vai aumentar o sinal disponível para os Foneros.

        Terceiro ponto: Um Fonero pode ter várias categorias:

        Linus: um utilizador Linus partilha WiFi em casa e tem WiFi grátis em todo o mundo, em qualquer Hotspot FON.

        Bill: Um utilizador Bill, partilha WiFi em casa e tem acesso WiFi grátis em todo o mundo. Mas, um utilizador Bill também recebe algo mais: 50% da receita líquida da venda de passes no seu Hotspot (é necessária uma conta PayPal para o efeito).

        Aliens: Utilizadores sem conta na FON e que têm de pagar para aceder à rede FON.

        Quer isso dizer que pode um Fonero ainda ganhar algum para pagar despesas de electricidade. Embora hoje em dia poucos são os utilizadores que ganham. Os que ganham são aqueles que estão perto de certas instituições onde a existência de Internet é muito escassa. Conheço um Bill que ganha algum, está numa localidade onde existem poucos hotspost.

        Enfim… temos de partilhar informação para as pessoas saberem o que têm em mãos. Pena que muitos técnicos que vão montar os equipamentos sejam muito limitados em termos de conhecimento tecnológico.

      • Não tinha certeza disso apesar de sempre ter visto a função activa (na pág. de gestão do hub) desde que contratei este serviço. Escolhi este router, o MyHub (aquele preto brilhante e azul nas costas), já com este serviço FON em mente. Estou prestes a fazer o registo. Já dei uma olhada na respectiva página e reparei que pede bastantes detalhes mas não vou ser paranóico como um comentador aqui mais acima que deu, segundo o que escreveu, detalhes falsos sobre a sua residência (e por conseguinte o local onde se encontra o modem a servir a rede) por ter medo de que as pessoas que vão de carro estacionar na rua de propósito para aceder à rede wifi com os seus portáteis passem lá o tempo a fazer downloads do seu modem.

    • A tua atitude é egoísta e, a meu ver, incompreensível.

  20. Estive a informar-me melhor sobre esta situação num faq da ZON, e supostamente não foi bem como me expliquei encontra-se disponivel para todos os utilizadores, mas como me referi em cima, são para os utilizadores que podem usufruir do serviço gratuitamente os utilizadores (Linus). Os outros que não tem pagam. Segundo a informação que explico mais abaixo.

    Na comunidade ZON@FON existem 3 tipos de utilizadores: Linus, Bill ou Alien. Todos os utilizadores podem aceder aos Hotspots, mas apenas os que têm um equipamento compatível registado em ZON@FON (Linus e Bill) têm acesso gratuito.

    Linus tem um equipamento registado em ZON@FON, partilha WiFi e tem acesso gratuito à Internet nos Hotspots ZON@FON.

    Bill tem um equipamento registado em ZON@FON, partilha WiFi e tem acesso gratuito à Internet nos Hotspots ZON@FON. Recebe ainda 50% das receitas quando um Alien compra um passe no seu Hotspot.

    Alien é um “visitante” que não dispõe de um equipamento compatível com a ZON@FON, portanto não partilha WiFi com a comunidade. Os Aliens têm um utilizador registado em ZON@FON, recebem informações da comunidade e acedem a Hotspots através da compra de passes.

    NOTA: Se tem um equipamento compatível ZON@FON e ainda é um utilizador Alien, significa que o seu equipamento não foi registado nem associado ao seu utilizador.

    Desculpem a informação errada descrita acima.

    • Exactamente.

      Ao receber o equipamento o novo utilizador dos Zon Hubs já estão a propagar sinal, pois os routers por norma ficam logo activos com hotspot Zon@Fon, mas o seu “proprietário” se quiser usufruir fora de casa, na rede Zon@Fon terá de pagar. É portanto um Alien.

      Ao fazer o registo no serviço, onde indicamos no post, este poderá depois passar a ser um Linus ou um Bill.

      É muito simples. :D

  21. É bem, vou deixar de pagar net então.

  22. Apesar de ser MEO, gostei bastante deste artigo e sinceramente não conhecia.

  23. Ninguem me arranja um login? ahahahah ;)

  24. Penso que a Zon devia tentar divulgar melhor este serviço. No meu caso desliguei essa partilha, porque não altura não tinha conhecimento do sistema…

  25. Não conhecia e gostei!
    É essa ideia de partilha que ajudou a fazer crescer a Internet até o que é agora!

  26. Como user Peter Panton, uso e abuso , 5 estrelas .

  27. Lembrei-me de uma possivel solução para quem tem MEO.

    No meu caso, tenho lá em casa um ZON HUB. Agora sou cliente MEO e lembrei-me que eventualmente se poderia ligar o ZON HUB ao router da MEO e activar o ZON@FON, mas alguém me sabe dizer se o ZON HUB tem alguma porta WAN?

  28. Não percebi o donate no final do artigo.

    • Não ligues, estamos a testar uma nova função….

      • Pois. Pensei que a partilha de conhecimento aqui neste site era grátis, mas já vi que estão a implementar essa nova função :).
        Estamos sempre a aprender :)

        • Que exagero homem. Apenas estava a mostrar a um dos nosso leitores como fica no site. Ele seguiu os guias mas não conseguiu colocar o código no site dele.

          • ehehhhe, epá, com a crise que todos dizem que aí vem (mas que não se nota nas estradas e nos c.comerciais) pensei que já estava a pedir donativos para a publicação de artigos.

            ;)

          • Realmente é como dizes… estradas, restaurantes e centros comerciais… não se vê a crise de facto.

            Mas não, estava a mostrar a um visitantes que tem um site como poderia aplicar o código do paypal.

            Nós vivemos com as vossas visitas. Para isso, temos de trabalhar mais, temos de ter utilidade. Se conseguirmos que venham ao nosso site todos os dias e mais do que uma vez ao dia… chega-nos.

  29. Muito bem, boas notícias nunca são D+ ^_^’

  30. Boas. No meu caso foi mesmo a ZON que me “convidou” a multiplicar a minha largura de banda por 6, ficar com tráfego ilimitado, wifi em casa (devido ao zon hub), mudar de box para ter mais canais e já não sei mais o quê… tudo isto por mais um euro por mês.
    É certo que o que estava a pagar era mais do que o normal para o que me era oferecido antes… e já andava para renegociar as condições ou trocar para outra operadora.
    Ainda não usei os hotspots apenas por falta de necessidade… Ainda hei-de testar com o telemóvel, só por curiosidade… A propósito sou um Linus (adorei a metáfora!! :D)

  31. À umas semanas espreitei o site oficial onde vende os 2 novos routers da fonera, é possível conectar a uma rede doméstica que não da zon?

  32. Ta aí algo que desconhecia..

    Valeu Vítor M.

  33. melhor ainda… é utilizarem as redes ThomsonXXXXX :)

    Há tantas por aí….

    Já sei, vou levar na cabeça de todos os padres!! :P

  34. Quem quiser ter mais conhecimento e ficar melhor informado deste serviço vou deixar aqui o faq, o qual eu consultei e de lá podem tirar as conclusões que quiserem. E ficarem mais informados deste serviço.

    http://www.zonfon.pt/#/faq/

  35. Pronto, mais um que aderiu ao Zonfon, estava aqui mesmo à mão mas nunca tinha percebido para que servia isto….lol

  36. se me dessem um login é que era de valor xD

    • Era bom mas não fazias grande coisa porque se quem te arranjou o login estiver a usar esse login, não podes navegar gratuitamente porque esse login ja usou a vaga.

      Agora se registares mais que um hub na tua conta… Isso já é outra historia… :D

  37. Depois de ler os comentários cheguei á conclusão que sou um expert em informática.
    Claro que há alguns que estão sempre acima da média e fazem questão de o anunciar nem que seja tentando dizer mal do trabalho e opinião dos outros mas haverá sempre sábios.

  38. Alguém me consegue dizer se existe uma app para iPhone e iPad, que permita que o equipamento se autentique automáticamente com as nossas credenciais, assim que detecte uma rede FON?

  39. Já agora ficas-te a pagar quanto?

  40. Gostei da máteria,muito interessante!

  41. o que ninguem fala em nenhum lado é que este serviço só é d borla para clientes com tarifarios com trafego internacional ilimitado,,, os clientes que n tenham tarifarios com net limitada apenas usam a sua net [o seu tarifario fora de casa num hotspot ].
    os consumos num hotspot nunca deveriam ir parar aos consumos na factura dos clientes zon com tarifarios limitados.

  42. Afinal qual é a password p se ter acesso grátis à fon zon, alguém me diz? obg. DD

  43. olha assim dessa maneira até vai , agora essa merda dessa fon@zon fdp me roubaram comprei um passe de 5 dias se consegui usar 36 horas foi muito a maioria das horas estava com dificuldades para conectar la constava que tinha sinal mas não cnseguia entrar no site da fonpara abrir sessão cambada de ladrões armação do inferno .

  44. Boa noite,

    não sei se será o local correcto para colocar uma duvida, mas cá vai.

    Adquiri um fonera simpl, e queria liga-lo a rede existente, ou seja, a rede privada que o fon tem “my place”, fazer que esteja na mesma gama de ips da rede existente de forma que quando acesso ao wifi privado do fon com o meu portátil, que seja atribuído um ip na rede existente e não um ip definido pelo fon. como tenho um router smc wifi, este fon será o segundo. quando configurei o smc, desliguei o dhcp, atribui um ip fixo e liguei o cabo a uma porta lan e o router do isp é que atribuia os ip’s aos pc’s que se ligavam na rede, e era o que queria fazer no fon, mas não estou a conseguir.

    se alguém poder dar uma ajuda, agradecia.

    cumps

  45. Tenho uma duvida, por exemplo imaginem que um amigo me deixa ligar á rede zonfon dele, ele consegue-me localizar através do computador dele?

    URGENTEEEEE!!!

    • Explica melhor a tua pergunta.
      O que é a “rede zonfon dele”?
      “Localizar-te” fisicamente (local onde te econtras)?
      “Com o computador dele” que está onde e ligado a quê?

      Um conselho a novatos na internet: a palavra urgente não significa nada aqui. Até te podem responder com um atraso ainda maior… sabes como é.

      Tens que te explicar melhor senão até te responderem vais andar a escrever (postar”) várias vezes. Dá o máximo de detalhes que puderes, explica a situação e antes de publicares aguarda um bocado e lê tudo o que escreveste a ver se outras pessoas te vão compreender.

  46. Olá ppl!!
    Gostaria mt de saber como ter o serviço zonfree fora de casa.
    Tenho zon em casa não está no meu nome pois vivo numa casa social e no local onde pretendo utilizar já vi que tem zonfree.
    Tenho o email k está associado à conta zon e tenho obviamente o login de acesso à net

  47. Mas que fofo ler os tugas brigando por conta de assuntos tecnológicos…imagino que Cabral antes de se jogar aos mares deve ter encontrado muitos freios p/ os pensamentos vanguardistas que tinha. Adoraria felar e mais com um desses geeks(rsrsrs).

    • Para informação aí do índio… O mundo mudou muito em 5 séculos. Algumas cabeças talvez não, mas o mundo não se compadece. Guarda essa risadinha ridicula para forae do orkut; aqui os temas são outros “cara”…

  48. Hoje fomos contactados pela ZON aqui no escritório onde somos clientes sapo ADSL 12mb ilimitado(ping 6.3mb)TF+NET e pagamos 21Euros pelo pacote de 2 serviços, para trocar-mos de fornecedor onde nos propõe por 24.99Euros TV+NET+TF, sendo que a TV é para os 4 canais(mas já não precisamos de gastar dinheiro nos descodificadores MPEG4>2012 nas 3 TVs), a net é 12mb fibra ilimitada tb.(onde asseguram 11.9mb c/ novo router actual) e o telefone passa a ter chamadas grátis ilimitadas para a rede fixa nacional 24h/dia e para Europa á noite+FS+Feriados. Fidelização 12m. SERÁ QUE É BOM? A QUALIDADE DO SERVIÇO VALE A PENA TROCAR OU DEIXA MUITO A DESEJAR? Á partida parece muita esmola! Qual a vossa opinião?

    • Fibra de 12 Mb não existe na ZON.

      A ZON tem FTTB (fiber to the building).
      Não tem fibra até ao modem lá em casa – tem coaxial – que para essas velocidades chega e sobra.

      Existia em Dezembro de 2010 uma equipa piloto de FTTH (fiber to the home) para testes.

      Resposta à tua pergunta, queres fibra óptica escolhe Vodafone’s, MEO’s, Optimus (não sei se mais algum).

      Essas velocidades em Coaxial mais TV e Phone – até aos 20 Mb – funciona (atenção que depende se é zona congestionada ou não).

  49. Já alguém experimentou ampliar o sinal da zon@fon que recebe dentro de casa, recorrendo a um AP ou a um range extender?

    • É fácil, eu fiz assim precisas de ter um PC e um router depois crias uma partilha de Internet com ip estático e pronto, o problema e que cada vez que acedes a net tens de por o user e a password.

  50. já fui zon e a uns meses mudei pra meo, e continuo a conseguir utilizar a fon na minha conta que supostamente já devia ter sido cancelada já que cancelei o serviço mas ainda bem qe n foi cancelada :D

    • Boas companheiro olha, e minha net Zon está para ser desligada este mes e nao me convinha nada ficar sem net e já que a tua conta ainda está ativa, queria saber se não me podes emprestar? N sou hacker nem nada disso apenas preciso de internet até a Meo voltar a ligar a minha. Qualquer coisa manda-me um email com os dados, abraço ;)

  51. Zon preciso de conta

    Por acaso não ha ninguem de bom coração que me empreste a sua conta pra ter internet á borla? Por favor =’(

  52. Eu adquiri um fonera directamente a fon por 39,00, depois de configurado aparece no icon de rede wireless FON_FREE_INTERNET (novo) e FON_ZON_FREE_INTERNET (este sempre tive qua já tinha).
    Para perceber, eu apesar de ser um cliente MEO FIBRA posso utilizar qualquer um destes wifi’s desde que estejam disponiveis ou só terei acesso a FON_FREE_INTERNET.
    Obrigado

  53. Internet gratuita??? Sou cliente ZON e deixei de ter acesso ao zonfon. Pede para comprar. (não existem faturas em atraso, ou qualquer divida)

    A internet deveria ser grátis ate 1/2 MB para todos fora de casa, e não andar presos a redes. Mas prontos, é o país onde se paga por tudo e por nada.

  54. Eu tenho conta no serviço FON@ZON e é muito útil mas quero deixar uma dica, para aqueles que pensam que para utilizar a FON@ZOn é preciso ter o hotspot ligado, não é basta criarem conta e depois desligar o hotspot…

  55. Não tenho serviço pago de internet em casa à pala deste serviço. Uso e abuso.

    Atenção que falta frisar que a tua conta só pode ter duas sessões ativas em simultâneo nos hotspots. Se eu quiser ligar três equipamentos com a mesma conta não consigo. Isto falando em termos teóricos.

    Incluam também as aplicações para android, wp e ios. No meu caso uso para android e funciona às mil maravilhas. Basicamente configuram a vossa conta na aplicação e ele faz auto login cada vez que deteta um hotspot.

    Existe a mesma aplicação mas para os hotspots da PT-WIFI, que muita gente tem conta mas acaba por não usar.

  56. E não se paga nada pelo router Zon HUb? Quer pela sua aquisição quer pela manutenção, mensalidades e assim?

  57. O serviço é muito bom, se me preocupo em partilhar? não, usem e abusem do meu hotspot, esta no R/C pertinho duma janela conveniente a todos os que lá passam tem sinal, a mim o registo da ZON@FON já me possibilitou navegar á pala no UK, onde lá a BT tem montes de hotspots. em boa hora veio também o PTWIFI por cá nos routers residenciais. já tenho há muito e também dá jeito.

  58. nunca paguei nem pago internet,muito menos dos gajos da zon.
    basta instalar um app no movel e siga…
    sem um unico centavo,as vezes me pergunto para que e k a malta tem o google.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.