Cuidado com a sua webcam! Proteja-se com esta aplicação
As câmaras que temos nos nossos computadores são ferramentas essenciais nos agitados dias de trabalho e também nos proporcionam formas de contacto directas com aqueles que nos são queridos.
Mas se as queremos usar de forma directa e controladas por nós, temos de ter presente que são também um ponto de ataque e com implicações muito grandes. Há agora uma forma simples de as monitorizar e controlar, tudo graças ao Who Stalks My Cam.
São bem conhecidos os casos em que as webcams dos computadores são comprometidas e acedidas remotamente, deitando por terra toda a privacidade que possa existir.
Estando ligadas ao computador são um elemento que qualquer hacker pode controlar depois de aceder a uma máquina comprometida. Há ainda casos em que são as próprias aplicações a recolher as imagens dos utilizadores, sem o seu consentimento.
Mas estes dias podem ter terminado com a utilização da aplicação Who Stalks My Cam. Esta app controla e mostra ao utilizador que processos estão a aceder à sua câmara e em caso de necessidade pode simplesmente terminar esse processo.
Tudo está concentrado na sua interface, onde temos acesso directo ao que acontece na câmara, nomeadamente o processo que a controla, o seu estado dentro do Who Stalks My Cam e até a hora de início do acesso à câmara.
Mas porque o utilizador quer ter um controlo fino sobre a sua câmara, o Who Stalks My Cam dá a capacidade de impedir a utilização da câmara a qualquer momento ou, por exemplo, depois de alguns minutos de inactividade do computador.
Há ainda a possibilidade de criar listas de aplicações que estão autorizadas a aceder à câmara, garantindo assim o controlo que todos querem.
Porque os utilizadores não querem passar o tempo a controlar o Who Stalks My Cam e a utilização da câmara, este tem disponíveis alertas que são apresentados no Windows, na zona de notificações, que informam os utilizadores que a câmara está em uso, dando de imediato a possibilidade de terminar essa utilização ou terminar o processo.
Há ainda informação útil dentro do próprio Who Stalks My Cam, que indica qual a hora de inicio e de fim de todas as utilizações da câmara. O próprio histórico dá ao utilizador informação essencial.
O Who Stalks My Cam tem a particularidade de poder ser usado como aplicação instalada no Windows ou como aplicação portátil, facilitando a sua utilização em qualquer computador com o Windows onde tenhamos de trabalhar.
Não é uma solução que impeça de forma total os ataques mal intencionados, mas garante ao utilizador que apenas as aplicações que são confiadas podem usar a câmara web e aceder às suas imagens.
Who Stalks My Cam
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7, 8, 8.1, 10
Download: Who Stalks My Cam
Homepage: Who Stalks My Cam 1.3
Este artigo tem mais de um ano
Nada que um pedaço de fita adesiva preta não resolva…
Mas assim não sabes se tens algum trojan no PC e que processo queira ver a tua webcam, essa cabecinha ai ai, o que conta aqui não é impedir quem vai visualizar a nossa webcam, mas sim o processo que está a pedir para ver a webcam.. e isso é muito bom para detectar malware a correr no nosso PC..
Com um pedaço de fita isso não te ajuda em nada.. qual é o processo? não sabes.
na verdade é mais simples do que parece detectar um trojan escondido, o próprio cmd tem um modo de verificares se estás infectado porem tens de ver manualmente um por um, vendo o numero do processo no taskManager!, de qualquer das formas isso de ter a camera hackeada não funciona assim tão bem, tem uma latencia bastante alta, e ao microfone captado é lhe baixado a qualidade, eu prefiro um pedaço de fita cola preta na lente, pois uso portatil!
Usei um penso dos mais pequeninos em todos os portáteis de casa.
Assim quando quiser tirar e usar a camera não fico com bocados de cola na lente.
na verdade é mais simples do que parece detectar um trojan escondido, o próprio cmd tem um modo de verificares se estás infectado porem tens de ver manualmente um por um, vendo o numero do processo no taskManager!, de qualquer das formas isso de ter a camera hackeada não funciona assim tão bem, tem uma latencia bastante alta, e ao microfone captado é lhe baixado a qualidade, eu prefiro um pedaço de fita cola preta na lente, pois uso portatil!
fia-te nessa, apanhas assim trojans comprados, trojans a serio nao os vês.
Done that. 😀
+1
Apesar que desligar a câmara fisicamente no portátil é mais eficaz. Também não tem qualquer utilidade…
Com a fita o som contínua a ser captado
Mas…. se colocar um pouco de adesivo não transparente em frente da camara, não resolvera o problema? E não será mais simples e seguro?
Nem mais, mas a malta gosta de criar software para tudo.
Outro és tão inteligente, ISTO não é para impedir quem visita a tua webcam.. mas sim para saberes se tens algum malware/trojan que quer aceder a tua webcam, tu ao pores uma fita, o mesmo não te avisa se tens malware ou quando alguem tenta a aceder a webcam!
Inteligencia a cima de tudo! Isto avisa não só quem tenta aceder, como o processo que tenta aceder.
Vamos começar a lá a pensar. Essa coisa da fita é boa para não verem, mas não é boa para te avisar quando tens algum “intruso” 😉
Estou impressionado com a tua “inteligencia”!
E por isso que não tenho câmara micro
como fizeste para o modulo gsm e gps do tlm?
E desactivar a driver nos dispositivos do computador não seria mais fácil e menos intrusivo que instalar 3rd party’s? É que sem a driver o dispositivo não funca. Mesmo.
Será?
Ora mais nada.
Isso e fita cola é uma maravilha.
Mas alguem pode instalar a driver remotamente se tiver root access ao PC portanto fita adesiva é mesmo a melhor forma, não dá para atacar remotamente :p
seguro só tapar mesmo a camera
da mesma forma que algum software mal-intencionado também poderá desativar este programa de monitorização e ter acesso na mesma a camera. Alias este proprio programa, que é freeware porem não opensource e cuja desenvolvedor é a PHROZEN SASU, não poderá estar reter as informações da monitorização? Vocês conhecem a PHROZEN SASU?
Quando a camara fica ativada ela acende o led de operação . É um sinal que alguma coisa está a ocorrer ..
Existem maneiras de desactivar isso.. hoje em dia alguns malware já têm uma função que desabilita o LED.. 😉 Por isso muito cuidado..
Não é verdade. Isso já foi ultrapassado. Ligar a câmara sem ligar o led.
Sim o luis santos tem razão. O led está ligado em série com a câmara, logo como é algo ao nivel do hardware, se o led acende a câmara está on.
Há muitos putos que mandam malware para os pcs dos amigos e amigas para depois experimentarem estes guias que existem na net para controlar a webcam remotamente. Putos reguilas é o que mais há hoje.
Eu aponto a webcam para o tecto quando não a uso… basta inclinar
Se tiveres um portátil, se inclinares a camara, não vês o ecrã!
Não necessariamente; há (ou havia) portáteis que dava para direccionar a câmera.
E quem tem a camera no portatil?
ha portateis com cameras que podem ser rodadas face ao plano do ecrã
ou se a BIOS tiver opção de desativar a webcam, tambem será uma ideia…
O problema não é apenas a webcam mas sim também o micro..
Fita cola na webcam e está o problema resolvido.
Existe algo semelhante para o Android
“But who watch the watchmen?”
Como já disseram é melhor a fita.
A menos que fosse open source, que não parece ser.
Instalei para experimentar, logo quis desinstalar, o meu espanto deu como estava desinstalado mas o programa continua lá , não consigo achar a diretoria onde foi instalado, diz que não existe. Uma ajuda sff. Obrigado.
Sempre k a câmara liga o Led acende logo não me xateio muito com isso e pelo que vi não há bypass ao Led mas nada que um post it não resolva
Deita a câmara, ou o computador completo no caso de ser um portátil, dentro de um balde de água durante umas 4 a 5 horas, e vais ver que os vírus se afogam todinhos e não te incomodam mais!
Aqui o zé é que sabe, isso de aplicações pra vírus e bla bla bla, à moda antiga é que é.
PS. É melhor usar água morninha pra câmara ou portátil não se constipar é claro!
Não precisam de agradecer : )
e versão para Linux não existe?
….hooo wait…