Ubuntu Touch suportará aplicações em “janelas flutuantes”
O Ubuntu Touch, o sistema operativo da Canonical para dispositivos móveis, foi lançado oficialmente aquando do lançamento do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander (já lá vai bastante tempo).
Como é sabido, a espanhola BQ e a chinesa Meizu serão as primeiras empresas a disponibilizar smartphones com o sistema operativo da Canonical e espera-se que este cheguem já em 2015.
Uma das “novidades” do Ubuntu Touch é a possibilidade das aplicações correrem em janelas flutuantes.
O Ubuntu Touch tem actualmente suporte oficial para o Google Nexus 4, o Nexus 7 2013 WiFi e para o Nexus 10. No entanto existe também já suporte não oficial para muitos outros dispositivos – ver aqui.
Tal como acontece normalmente no iOS e Android, as aplicações são executadas em full-screen. No entanto, o programador Michael Zanetti explicou como é possível redimensionar e re-posicionar apps no Ubuntu Touch.
Para experimentar tal funcionalidade, basta que tenha um smartphone ou tablet com o Ubuntu Touch e um PC com o Ubuntu 15.04 Vivid Vervet (já com o Unity8).
Depois via abd, basta executar o seguinte comando:
gsettings set com.canonical.Unity8 usage-mode Windowed
Para voltar ao modo normal, basta executar o seguinte comando:
gsettings set com.canonical.Unity8 usage-mode Staged
Tal funcionalidade ainda está em produção mas espera-se que passe a ser transparente para o utilizador (tal como acontece no PC). É esta uma funcionalidade interessante nos dispositivos móveis?
Este artigo tem mais de um ano
offtopic: O ThePirateBay já está a funcionar 😮 pensei que fosse só amanhã
Eu acho intressante a funcionalidade só é pena é estar a demorar tanto tempo para que seja lançado equipamentos com o software, demasiado tempo à espera desde o anuncio.
+1
pois, mas a espera vai acabar em breve 😉
O ubuntu seguiu uma estratégica diferente do sailfish por exemplo..
O sailfish como é baseado do MEr, ou seja no core do MEEGO da Nokia, foi mais facil desenvolvelo, mas eles lançaram-no cedo demais e sofreu com muitas criticas, porque tinha muitos bugs..
Hoje já esta muito melhor, mas..
A canonical, ao perceber isso, preferiu adiar o lançamento e melhorar o seu SO…não que ele não tenha bugs, mas pelo menos virá a primeira versão mais estavél 😉
Mas aguardo mesmo é a fusão entre smartphone e desktop, ai sim iremos ter um computador no bolso 😉
Epá, agora só falta ter uma forma de ativar isso automaticamente, tipo quando se liga um teclado, mudar automaticamente para as janelas e quando se desliga o teclado, mudar para o modo fullscreen.
E depois podiam chamar a isso continu-qualquer-coisa.
Isso sim, é uma ideia inovadora!
Mas isso é o que o windows 10 faz. Não é inovador…
Agora já não vai ser visto como inovador, porque demoraram tanto tempo a ter produto no mercado após a apresentação da ideia (à 2 anos!).
É inovador porque a ideia veio da Canonical bem antes do Windows 8 ser lançado, quanto mais o Windows 10.
se não tiver apps e um kit de desenv, não vai vingar