UberStudent – O Ubuntu para estudantes e professores
..uma distribuição para aprender, fazer e ensinar
No mundo académica a escolha dos alunos recai cada vez mais no GNU/Linux como sistema operativo de eleição. O GNU/Linux dá-nos a liberdade de podermos personalizar o nosso sistema, de usar as melhores ferramentas open-source e acima de tudo porque é um sistema operativo que obriga, de forma transparente, os utilizadores a crescerem na área tecnológica.
Hoje damos a conhecer o UberStudent, uma fantástica distribuição Linux, com muitas ferramentas para alunos do secundário e ensino superior.
O UberStudent é uma distribuição Linux, baseada no popular Ubuntu, para aprender, fazer e ensinar. Direcionada para alunos e professores do secundário e ensino superior, o UberStudent é uma distro “out-of-the-box”, muito completa que não só facilita a entrada dos utilizadores no mundo Linux, como também é uma excelente plataforma para investigação.
Recentemente foi lançado o UberStudent 3.0, baseado no Ubuntu 13.04, que traz muitas novidades e das quais destacamos:
- xFCE 4.10 como ambiente gráfico de trabalho
- Kernel 3.8
- Versões de 32 bits e 64 bits
- Repositório “dedicado/específico” – ver aqui
- Ícones UberOxygen
- Templates Académicos
- DocFetcher
- Terminal Guake
- Zotero, para referências bibliográficas,integrado com o LyX e/ou LibreOffice e Chromium e/ou Firefox
Se é adepto do Ubuntu, gosta da interface gráfica XFCE e é estudante/professor, esta é uma distribuição a experimentar, tendo em conta as ferramentas disponíveis. Em termos de performance, o UberStudent é simplesmente excelente! Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: UberStudent
Este artigo tem mais de um ano
Para mim o ubuntu (seja em que distribuição) morreu hoje, com a prova de que o edge era um mero embuste da canonical….
Gostava de te ver juntar 30M….
” o edge era um mero embuste da canonical….” Realmente a Canonical só tem vindo a prejudicar o Gnu/LInux não é?
Foi a primeira vez que um projecto no Indiegogo chegou aos 12,809,906, quase 13 milhões, isso não quer dizer nada não é? Maldita Canonical… As outras é que são boas…
STFU!
Se tivessem acompanhado, como eu o fiz, toda a campanha decerto percebiam a razão de ser do meu comentário. Teriam se apercebido dos constantes tiros no pé da Canonical neste processo, com constantes alterações do preço do equipamento, falta de apoio à divulgação do projecto, recusa em aumentar o tempo da campanha, etc, etc, etc. Mas sei que ao contrário de mim (3 edges) vocês reservaram muitos edges, tiveram muitos referrals e fizeram muitos comentários na pagina do projecto… é isso?!?!
Eu não precisava de 3, apenas um bastava. E divulguei muito o projecto. E ainda aposto que acompanhei mais o projecto do que tu pensas…
Eu sei que a culpa do projecto não ser bem sucedido é da própria Canonical, se tivessem mantido desde o inicio a 3 ou 4 alteração que eles fizeram ( que acho que foi a que mais rendeu ) tinha corrido muito melhor. Mas dai até dizer que a Canonical não vale nada… Em poucos anos já fez mais pelo Gnu/Linux do que outros com 20 anos a mais em cima.
Nao sei ler nem escrever.tambem ha distro para mim ?
Lol
Há. Chama-se Ábaco-buntu…
Guiaste pelas imagens 🙂
aprende a escrever 🙂
Da para instalar numa pen??
Sim, é live CD
Ainda não percebi o que é esse Zotero… Alguem que use pode me esclarecer?
Basicamente, ermite criar uma espécie de Base de Dados de referências, e inseri-las sempre que necessário ao documento.Entre outras ferramentas que disponibiliza que facilita em muito a criação de artigos.
Uso EndNote. Mas o Zotero está em franco crescimento de utilizadores.
Não sei se isto terá grande impacto neste país! Em 2011/2012 estive a trabalhar como técnico de informática num agrupamento e a minha percepção é que o “professor”, usa apenas o computador que tenha lá o MSOffice. Ele nem sabe ou quer saber o que é ou qual é o windows, é o MSOffice. Recordo-me de mostrar o Ubuntu e defazer uma demo a diversos professores, e a resposta foi igual… tem office?! Esqueçam lá o open-office ou libre office. Não vai lá.
Os computadores PTE nas escolas têm dual-boot, uma para o windows e outra para o Caixa Mágica… Ninguém usa, e os que usavam eram os miudos na biblioteca para jogar o pinguim! Tive pena realmente, pensei que houvesse maior entusiasmo, mas a Microsoft volta a ganhar! Curiosamente, a rede PTE assenta ou assentava no Edgebox com Linux a bombar a toda a força… mas claro ninguém sabia sequer do que estava a falar! Talvez com o Kingsoft Office isto venha a melhorar!
Boas…
Eu é precisamente o contrario…trabalho em locais onde não se trabalha com o windows…e quando aparece uma maquina com windows…a malta até olha uns para os outros 😀
Mas confesso que em muitos locais, se não mesmo a maioria quando se pensa em sistema operativo, pensa-se em windows, connosco acontece o mesmo, embora nós pensemos em linux, e bsd…
Em relação ao Office não tem razão de ser essa relutância na mudança, pois as suites de produtividade são em grande parte muito idênticas…o que pode variar são algumas coisas na sua filosofia de fazer as coisas…mas isso aprende-se.
Parecem clubes de futebol, ou os clubes políticos…as pessoas querem ser de um clube/partido até morrer e votam sempre no mesmo, seja bom ou mau para eles…é impressionante…
O ser humano é um animal de hábitos, e a mudança é algo que ele não gosta muito, embora uns percebam as vantagens, outros nem por isso.E se forem pessoas de idade, ou acomodadas na vida…então ainda pior…
cmps
O ensino, ou melhor, tudo que tenha a ver com o estado, ainda assenta quase em exclusivo na MS.
A verdade é que a maioria dos profs, excluindo os de Informática, apenas conhecem Windows e os seus programas. O resto é paisagem. Lá aparece um curioso, mas são poucos.
Os manuais das TIC, quando falam de processadores de texto ou folhas de cálculo, apenas apresentam imagens dos produtos MS. A menos que o prof por sua iniciativa fale de outros SO, os alunos ficam-se pelo SO Windows.
Alguem descobriu como se loga no sistema?
Não foi informado login / senha