PplWare Mobile

Cidade alemã Gummersbach muda de Windows para Linux Suse

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. poisé says:

    Vamos ver quanto tempo aguenta até mudarem de volta para Windows.

  2. Rui says:

    Só um comentário a cerca do que deve ir ser mais falado, que deverá ir ser a dizer que só não fazem isto em Portugal.

    Se quem anda a atender os clientes em Portugal é geralmente pessoal sem qualificações para tal, que demoram anos a efectuar uma operação simples, penso que se alterassem o sistema que existe actualmente iria então ser o desastre…

  3. Só um gajo says:

    A questão aqui é: SUSE ou openSUSE?
    Se é openSUSE pode ser um tiro no pé, uma vez que tem pacotes instáveis que podem causar problamas graves. Eu utilizo o openSUSE com o GNOME, o sistema é sólido, fluido e relativamente leve. No entanto, e para não variar nada, já não é a 1ª vez que morre do nada porque um programa se lembrou de bloquear e ao reiniciar o gdm ele fica corrompido.
    Se for SUSE na versão empresarial, e paga, pode ser uma boa mudança se houver a mente aberta para a abraçar, senão mais vale ficar na cena da Microsoft.

  4. André Sá says:

    povo inteligente

  5. Fernando says:

    “…à mudança de Windows para Linux ter sido considerado um desastre…” -> outra vez a bater no cego?!

    Começo a perguntar-me se haverá algum lucro em espalhar FUD’s aqui também.

    Aparentemente essa história está mais que resolvida e foi publicado no proprio site da cidade!!!

    Ah, mas isso também me parece ter sido esclarecido nos comentários dessa mesma noticia. Não entendo a razão de se fazer má publicidade e continuar-se a espalhar um boato que está provado ser falso.

    A cidade de Munich – através de um comunicado OFICIAL deixou bem claro que não pretendem mudar para windows novamente, que pouparam imenso dinheiro e que A MIGRAÇÃO FOI UM SUCESSO.

    ( http://www.techrepublic.com/article/no-munich-isnt-about-to-ditch-free-software-and-move-back-to-windows/ )

    Espero que o comentário não seja bloqueado…

  6. irlm says:

    Saiu nova versão openSUSE 13.2 RC1.

  7. J.C.Lopes says:

    “Cidade alemã Gummersbach muda de Windows para Linux Suse”
    O título do poste está imcompleto, falta mencionar até quando.

    “passaram a usar o LibreOffice como ferramenta de produtividade”
    E será que assim se tornaram mais produtivos?

  8. Malic X says:

    Algumas dezenas de milhões depois voltam ao Windows, obviamente.

    Os “boches” estão cheios de dinheiro e podem criar palermices destas. Palhaçada.

    • Tiago Santos says:

      santa ignorancia 🙂

    • Bahh says:

      Claro que não voltam.
      Ainda para mais com os escânda-los da NSA e outros serviços de inteligência a intrometer o bedelho em tudo, é mais uma razão para as cidades e governos mudarem para sistemas operativos livres, assim como para hardware preferêncialmente fabricado nos seus países.

      O poupar dinheiro é perfeitamente possível, se usarem apenas os editores de texto para as coisas mais banais, e o resto for nos formulários… Não deve ser muito complicado!
      Os sistemas com software proprietário deve ser aquele dos autocads e programas de complexidade semelhante provavelmente… para os quais não existe realmente substituição em software de código aberto, e por substituição digo: com o mesmo nível de qualidade a que eles estão habituados… embora provavelmente com o tempo possa surgir.

    • VC says:

      Para mim é indiferente se mudam para linux ou não. É obvio os benefícios que essa mudança trás, para não nas potencialidades todas que é possível fazer com linux que o windows só, quem sabe, num futuro próximo. Exemplo: ficaram maravilhados com os desktops virtuais q o novo windows terá, no entanto isso já é possivel em linux à mais de 10 anos para não falar nas consolas tt1/2.. que tens disponíveis controlando todo o sistema sem necessidade do X, etc, etc gratuito, tudinho…

  9. Tiago Santos says:

    Santa ignorância . . .

  10. Jorge Rosa says:

    Isso sim, é serviço público e a opção certa. Agora esperemos que os milhares ou milhões poupados tenham como alvo a cidade e respectivos cidadãos e não o bolso dos partidos políticos… Triste é já terem pago licenças à MS pelo XP, mas enfim… Mais vale tarde do que nunca.

  11. João Pires says:

    Ja em munique foi o fiasco que foi, linux nao serve pa nada…pessoas usam windows , linux nem pa jogar serve

    • João Terra says:

      Depende para o que usas e para as tuas necessidades.
      Eu uso o windows porque jogo, navego e vejo series.
      Existem varias versões do linux disponivel hoje em dia.
      E também existem linux para outros fins, ao seja, o utilizador tem uma vasta gama de S.O´s por onde escolher!!

      • João Lua Chávena says:

        Navegar e ver séries é possível em qualquer distribuição de Linux.

        Jogos podem estar limitados ao OpenGL, mas a razão porque muitos se ficam pelo DirectX é por mais de 80% (valor em decréscimo) dos computadores terem Windows.

    • Filipe says:

      Nem para jogar? Até parece que jogar é algo básico que um SO tem de ser capaz de fazer… SOs baseados em Linux dão para jogar, sim, com a tecnologia OpenGL, que é uma alternativa Open Source ao proprietário DirectX da Microsoft. O problema de não haver muitos grandes títulos para os SOs baseados em Linux não é do Linux em si, mas sim de quem os desenvolve preferir uma tecnologia proprietária e limitada apenas a Sistemas Operativos Windows, do que uma multi-plataforma. É claro também que o DirectX tem melhor documentação e Suporte Técnico, e daí muitas das escolhas. Mas fora esses jogos, não há nada que o Linux não dê e o Windows dê, ou vice-versa…

      • Só um gajo says:

        O OpenGL é o formato original e não o DirectX, logo o DirectX é a alternativa ao OpenGL. O DirectX foi criado para ser utilizado a par com o OpenGL, que na altura de aparecimento do DirectX estava mais focado no mercado profissional e nas ferramentas CAD.

    • Rodrigo says:

      Essa afirmação provem de nítida falta de conhecimento da causa, aconselho vivamente a uma breve pesquisa sobre a temática, e depois opine sobre a mesma, sem me prolongar mais.

    • Só um gajo says:

      Sai uma posta de pescada para a mesa 12. regado com ignorância e parvoíce.

      Vá, toma lá, e não te esqueças de dizer aos teus amigos: http://store.steampowered.com/browse/linux/?l=portuguese

    • Marco says:

      vai la informar-te melhor sobre Munique.

    • Bernardo says:

      Jogar é o que mais se faz numa câmara. Haja paciência 😐

    • Tux says:

      Se não fosse linux (muito provavelmente) não vinhas aqui deixar a tua ignorância em comentário.
      Quer queiras quer não, usas linux todos os dias que te ligas à internet… de facto, nem saberias o que é a internet actual se não fosse linux.

    • Nome says:

      Já podes jogar muitos jogos em GNU/Linux.

  12. JJ says:

    Não tenham é uma boa equipa de TI, e vão ver que não pouparam assim tanto.

  13. João Penas says:

    Em portugal temos a Tranquilidade com os postos dos utilizadores com linux.

  14. Tundabrashe de Iansan says:

    Esse Suse é tão lento quanto o desenho da foto ! Pricorminia é mais rápido do que ele.

  15. lumitoro says:

    A kernel linux, a kernel winNT e a kernel bsd(base do osx) são boas e estáveis. As ferramentas de produtividade para sistemas baseados em linux e bsd(neste caso excluio o osx porque o mac tem o office :P) deixam algo a desejar. Todas os sistemas baseados nas kernel’s acima enumeradas têm vantagens e desvantagens. Eu pergunto-me o porquê de tanta animosidade por parte de utilizadores do sistema A ou B ou C em relação aos restantes. Na parte que me toca fico muito satisfeito por ter opção de escolha. Dito isto, fico especialmente contente por lêr noticias como esta, já que significa que um dos sistemas menos utilizados em todo o mundo evolui. Na minha opinião, é graças à concorrência entre estes sistemas que estamos cada vez melhor servidos em termos de preço e qualidade.

    Abraço

  16. lumitoro says:

    Será que é preciso insultar a inteligência de alguêm que comenta a noticia publicada para o meu post não ser bloqueado? já à algum tempo que não comentava uma noticia aqui no pplware, não acho que tenha dito algo de extraordinário. Na realidade pareceu-me demasiado “politicamente correcto”, obrigado pelo bloqueio. Assim sei que não vale a pena ser comedido nas minhas intervenções. Não volto a cometer esse erro. Obrigado.

    • lumitoro says:

      Faço aqui um pedido de desculpa aos moderadores do pplware. Quando voltei ao pplware para ver a evolução do tema, não encontrei o meu comentário, mem mesmo o aviso de “em moderação” e fiquei admirado, já que nunca me tinha acontecido tal. Mais uma vez, peço desculpa e obrigado. Abraço.

  17. Rui Castro says:

    O povo português gosta mesmo que os nossos impostos esteja a pagar licenças de software. Como os meus impostos são bem investidos 🙁

    • Só um gajo says:

      O SuSE também é um software licenciado, assim como o Red Hat. Não vamos confundir as versões para fins empresariais com as versões mantidas pelas comunidades que são grátis.

      • Rui Castro says:

        Sim, tem razão o sistema operativo e principalmente nos caso de servidores (não workstations).

        E as aplicações, principalmente o Office e outros? Sem falar que o Windows 7 para funcionar minimamente precisa 2 Gb ou seja se um empresa tiver maquinas com Windows Xp com 1Gb terá de investir dinheiro em mais memoria.

        Ao nível de utilizadores se puserem Lubuntu (um exemplo) funciona perfeitamente sem gastos com 1Gb de memoria. Isto é só um exemplo, à maquinas valores na equação.

        No caso de servidores, já é conhecido da parte da Red Hat que muitas empresas quando não podem, passam todo para CentOS (totalmente gratuito) e quando tiverem melhor financeiramente voltam para Red Hat.

  18. Nome says:

    Assim sabem que não estão a ser espiados pela NSA.

  19. O pessoal que defende Windows claramente que ainda não percebeu o conceito FOSS e as suas vantagens. https://en.wikipedia.org/wiki/Free_and_open-source_software

    • Rui Castro says:

      exactamente. Alem da parte financeira, não ficam agarrado a nenhuma empresa. Quantas vezes algo feito, por exemplo o software interno do BES baseado no Classico ASP foi descontinuado. O PHP existiu praticamente ao mesmo tempo e ate hoje ainda existe. Não ASP.Net não é a mesma coisa. Outros exemplos Silverlight (wiki: Microsoft announced the end of life of Silverlight 5 in 2021), Windows HOME Server, Windows Mobile, Pocket PC, Windows CE, XNA, Windows BOB LOL etc… O caso do Windows XP nos multibancos, uma vergonha. A Europa deveria obrigar à Microsoft se não queres suportar e ganhar dinheiro então terás de libertar o código para que alguém o possa o continuar. Caso os multibancos tivessem em algo FLOSS, ate hoje ainda funcionavam sem custos adicionais (novas maquinas, mais memoria, novo sistema, compatibilidades, etc…)

  20. Eu aqui nunca fui enganado. De antigos Macs (até MacOS 8.6) passei p/ PC (NoteBook) c/ o Kurumin, depois Ubuntu e atualmente Mint Xfce 15.
    Sim, há problemas, mas bem menos e sobretudo o essencial: sem as ALTÍSSIMAS INSEGURANÇAS dos “sistemas” da malfadada “empresa”, fora os vírus e escambau.
    Se fosse precisar utilizar algum soft mais específico teria um Mac. BEM menos pior que ficar a mercê do “Janelícas”.
    Nunca se deve subestimar o poder da CORRUPÇÃO que basicamente é o que está por trás dos “insucessos” do Linux.
    Vide uns subsídios:
    https://www.facebook.com/notes/he-dc-desenvolvedor/aquela-empresa-altamente-desonesta-e-você-apóia/812909315389660

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.