Instalar o Zabbix Network Monitoring no CentOS (Parte I)


Destaques PPLWARE

33 Respostas

  1. Nelson says:

    Muito bom artigo, mas o Zabbix já parece do século passado, hoje em dia, existem soluções como esta:

    http://piwik.org

    Que dão mesmo 15 a 0 😉

  2. Sergio Henrique says:

    Existe também o netxms que funciona bastante bem.

    • Nelson says:

      O NetXMS é um espetáculo mesmo! Mas não tem nada a ver com o Zabbix…

      O NetXMS é direccionado para monitorizar equipamentos de rede, através de SNMP primariamente.

      O Zabbix é direccionado para monitorizar execução de software, como servidores Web. Também monitoriza SNMP, mas é mais um “extra” que a sua função.

      • moi says:

        Desculpa Nelson a frontalidade, mas acho que não fazes a mínima ideia do que o zabbix faz.

        O Zabbix é das ferramentas mais potentes do mercado a nível de monitorização, e dizeres que a monitorização de rede é um extra mostra esse desconhecimento.

        Se queres comparar alguma coisa com o zabbix experimenta falar do Nagios e de todas as suas forks e implementações.

        O zabbix é “super pontente” a nivel de monitorização de aplicações como de rede, inclusive como referido em ambientes distribuídos.

        Posso-te só adiantar que tanto monitoriza o espaço em disco de um servidor windows (utilização básica), como monitoriza grandes infra-estruturas WAN de equipamentos de rede.

        • Nelson says:

          Frontalidade ou arrogância?

          No tempo do Zabbix e do Nagios e outros que mais, havia só um tipo de ferramentas de monitorização… e servia para essa altura…

          Mas hoje em dia, evoluíram, e há três tipos de essenciais de monitorização:

          1. Web
          2. Processos
          3. Rede

          O Zabbix é “super potente” para o (2), quanto ao (1) e ao (3), é “super básico”

          Sendo que o SNMP é um standard capaz de monitorizar a utilização de CPU, memória, swap file, etc. “tudo de uma vez”, se você acha que o Zabbix é “bom”, então nem lhe deve passar pela cabeça o que é um NetXMS, como aqui foi já referido…

          E sendo que hoje em dia, a tendência é comprar/alugar servidores virtuais que correm um único serviço, ou mesmo correr máquinas virtuais no mesmo servidor, que só fornecem uma aplicação (por uma questão de fiabilidade e segurança), para que é que vai querer monitorizar mesmo processos individuais, se cada máquina virtual pode ter obviamente o seu próprio SNMP?

          Se calhar, foi isto que você aprendeu, e foi com isto que você ficou, mas ainda achar que nada evolui nos últimos 10 anos?????? Está mesmo a falar a sério?

          • Nelson says:

            PS: para que fique bem claro, o SNMP monitoriza a utilização do CPU, RAM, espaço no disco, etc… a única coisa que o Zabbix faz que os outros não fazem, é monitorar processos individuais, mas nada que não se resolva, se for realmente preciso.

          • Nelson says:

            EDIT: afinal fui ao Google, e o SNMP também permite monitorar processos individuais, nem sabia… mais um prego nos monitores de processos… 😀

          • Thyago Brasileiro says:

            Nelson, a finalidade do zabbix é para Verdadeiros NOC gerenciar a infraestrutura de toda uma empresa.
            Se voce se desse ao trabalho de ir ate o site oficial do zabbix e ler as feature saberia a gama de recursos que o zabbix tem. UM dos principais é o recurso de Script, que torna o zabbix muito poderoso deixando apenas como limite a criatividade do admin de redes que o administra. Fora isso o zabbix te manda alertas por email, sms, pelo whatsapp, por voip se combinado ao asterisk. Faz inventario de Rede, emite alerta sonoro, consegue reagir a um problema, se o disco ficar lotado a 90% ele pode executar um script e liberar espaço em disco, faz relatorios com graficos; se integrado ao GLPI, a cada alerta ele abre chamado; se integrado ao OCS Inventory, a cada problema ele documenta o equipamento, gera alerta se algum hardware for modificado; se bem configurado, exibe belos graficos, exibe mapa de rede bem detalhado e dinamico. va ate http://www.zabbix.com estude a documentação.

        • Edd Silva says:

          Falou certo, se é para comparar o zabbix com outras ferramenta, que uso e não abro mão dela chama-se nagios, pelo visto o nosso colega Nelson tem pouco conhecimento sobre monitoramento de rede e serviços, e estas duas ferramentas são ótimas e todo administrador de rede experiente geralmente instala o nagios ou o zabbix para monitoração de sua rede e serviços, a decisão na hora de optar por uma destas duas esta na variedades de plugins que cada uma oferece.O nagios por exemplo, tem uma variedade enorme de plugins sem contar que você mesmo pode desenvolver seus próprios plugins.

          • Nelson says:

            Tem pouco conhecimento? LOL

            Você usa ferramentas do século passado, que hoje não é utilizada para além da esfera do amador, e vem-me dizer que eu é que tenho pouco conhecimento…

            Provavelmente você nem deve saber o que é o SNMP ou nem deve ter conhecimentos para o instalar e quais as vantagens, nem deve ter ideia do valor do profiling dos utilizadores que ferramentas baseadas em JavaScript (embroma com possibilidade de importação de dados do apache) como o piwik têm para os developers de um site…

            Eu conheço bem o zabbix, fácil de instalar, roda muito rápido, poucos recursos, mas praticamente irrelevante nos dias de hoje, o zabbix e o nagios, podem argumentar que têm SNMP, mas experimentem gerir centenas ou milhares de computadores, experimentem por isso a receber traps, experimentem usar isso para criar mapas de rede extremamente complexos, experimentem para criar relatórios 100% á medida… gauges, etc… Pois…

    • Sergio Henrique says:

      Sim em linux o net-snnmp tem algo que se chama extension:
      extend name /sbin/script.sh

      NET-SNMP-EXTEND-MIB.txt

      Contudo o grande forte do netxms é mesmo o uso de agentes e de uma linguagem própria: NXSL

      Podem construir inclusive dashboards, etc, etc.

      Enquanto continuar opensource não deixa de ser uma das melhores ferramentas de monitorização. É dos mais completos!

  3. xoxota says:

    Esta juventude…mas que raio é que tem o piwik a ver com o Zabbix?! Nada! Têm objectivos completamente diferentes.

  4. André Ribeiro says:

    pessoalmente prefiro o pandorafms.
    ainda tem uma comunidade menor mas esta a avancar muito bem

  5. lmx says:

    Sou o único que tenho nagios e mrtg como standard?:(

    Ó diabo…

    cmps

  6. Edd Silva says:

    Muito bom seu tutorial de instalação do zabbix meus parabéns. E convido a todos a dar uma olhada na comunidade brasileira do zabbix em http://zabbixbrasil.org/.

  7. Marco Faria says:

    E o check-mk? Já usaram? Corre junto com o nagios mas tem um agente melhor e é mais leve.

  8. José Maria Oliveira Simões says:

    Aproveitem e vejam o zenoss em http://www.zenoss.com/

  9. André Déo says:

    Amigos,

    Em breve vou mandar ao Pedro um artigo com as novidades da versão 2.2 (E não são poucas), entre elas o monitoramento de Máquinas Virtuais em Servidores VMWare 😉

    Excelente artigo como sempre Pedro.

    Abraços,
    Déo

  10. Wellington Torrejais da Silva says:

    Parabéns e obrigado.

  11. Lucas Leitow says:

    Galera, qual a necessidade dessa discussão?
    Primeiramente, Nelson, este é um tópico onde é mostrado a instalação do Zabbix, se já pensas que é um ferramenta ultrapassada, tudo bem, sua opinião, mas não menospreze a mesma.
    Se quer falar bem do piwik, cate um fórum sobre esta ferramenta e seja feliz.
    Segundo, parabéns pelo tutorial, ficou muito bom mesmo! Acabei de instalar o Nagio graças a ajuda do Pplware e após as configurações começarei a aventurar-me dentro do Zabbix. Salve Applware! Abraço.

  12. Lucas Leitow says:

    Salve Pplware*

  13. Instalação no Centos 7 says:

    Bom dia sou novo com essas ferramentas não estou acostumado com o Centos, acabei de instalar a versão 7 para seguir esse tutorial mas no primeiro comando instalei o httpd mas ao dar o start da erro de bash que não encontrou o arquivo. Na versão 7 fica em outro lugar o arquivo httpd ?
    Atenciosamente Eduardo

  14. martinho says:

    saudacoes,
    aqui nao tem nenhuma sugestao para windows???

  15. bfr says:

    Segue ótimo laboratório para iniciantes Zabbix e profissionais de TI que queiram monitorar seu ambiente…
    http://www.zabbixlab.eti.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.