Revelada a causa do atraso no lançamento do Android Lollipop?
A disponibilização da mais recente versão do Android deveria ter acontecido no passado dia 03, data em que o mais recente tablet da família Nexus foi colocado no mercado.
Esperava-se que nessa data o Android Lollipop começasse a ser chegar via OTA aos restantes equipamentos da linha Nexus. Mas a verdade é que este lançamento não aconteceu e agora pode ter surgido a razão para o atraso que está a acontecer.
A razão que poderá ter levado ao atraso no lançamento da nova versão do Android poderá estar associada a um bug que foi encontrado nesta nova versão de testes que a Google disponibilizou recentemente.
Este bug estará a fazer com que a bateria dos Nexus 5 se esgote de forma muito mais rápida. Do que foi possível apurar pela Google o problema estará a manifestar-se na utilização de redes wireless, sendo associado ao acordar da interface rádio do dispositivo.
O problema está já indicado na plataforma da Google dedicada ao report de problemas com o Android. A descrição do problema fala numa utilização anormal de bateria para os processos "Diversos" sem que sejam indicados nenhuns em particular.
Android Engineering is aware of an issue affecting Nexus 5 users running Android 5.0 which causes significant “Miscellaneous” battery usage while WiFi is enabled. This appears to be caused by an abnormally high number of IRQ wakeup events. We are continuing to investigate this issue.
Na descrição problema é indicado que este afecta principalmente os smartphones Nexus 5, mas provavelmente o problema está presente noutros equipamentos. Tanto o Nexus 6 como o Nexus 9 parecem estar imunes a este problema.
A Google já está a averiguar o problema e muito em breve deverá surgir uma solução para este problema.
Sendo uma versão completamente nova do Android é provável que a Google a queira lançar o mais perto da perfeição possível, corrigindo este bug antes de colocar na rua a versão final do Android.
Não existe uma confirmação oficial de que esta é a razão para o atraso no lançamento e disponibilização do Android Lollipop para os restantes equipamento da família Nexus, mas a verdade é que esta pode bem ser a razão para este atraso.
Novas datas apontadas como prováveis revelam que o lançamento da nova versão, primeiro para o Nexus 7, será feita na próxima quarta feira dia 12, sendo depois gradualmente lançado para outros dispositivos.
Este artigo tem mais de um ano
Noticia fora de horas e esse “bug” já foi corrigido!
Foi corrigido, mas o impacto ainda está lá sim. 😉
estamos a verificar se há novidades.
É fora de horas e o impacto foi o atraso. Não estou a perceber a insistência. Ah já sei Não há muitas novidades pelo lado da maçã.
Hmmm acho que não sabes do que falas. Não me parece que estejas sintonizado meu caro. Novidades pelo lado da maçã? Não há? Liga-te ao mundo e verás que há e muitas 😉
Pessoal, chequem as fontes, o problema já foi corrigido a dias atrás.
O bug já foi resolvido ontem, confirmado por um engenheiro da Google no fórum de developers.
Ja mandavam isso ca para fora 🙂
Não sei se é o mesmo bug, mas se for, supostamente já terá sido resolvido.
https://code.google.com/p/android-developer-preview/issues/detail?id=189#c112
Sim, é esse.
Por acaso já estava a estranhar ainda não ter chegado a atualização ao meu Nexus 7.
Uma pequena observação, falta retocar o texto para ficar um bocadinho melhor 😉
Boas
Tenho o cyanogenmod no meu nexus 5, e queria bastante experimentar esta nova versão.
Para um utilizador que nunca instalou nada sem ser usando a app de instalação do cyanogen, é muito complicado instalar esta versão quando a imagem estiver na net? ou mais vale esperar uns meses pela versao da cyanogen?
Fazer download da imagem do site developers da Google, descompactar, ligar o telemóvel em moto fastbook, unlock do bootloader e./flash-all.sh
Não lhe digas que se ele não remover o parâmetro “-w” no script vai perder tudo a não ser que tenha feito um back up! Shhhh!!!
E para o Nexus 4 sairá na mesma altura?
Sim já foi resolvido -.-
O problema mal tinha sido resolvido infestaram a internet a dizer que havia esse problema…
tenho a versão BETA do “L” e está com bastantes erros ao abrir as aplicaçõe da Google, sempre a dar erro.
>BETA
Tens a versão PREVIEW, que é mais alpha do que outra coisa.
Até os Samsung os receberem já deverá estar resolvido, por isso não tenho pressas
A diferença entre lançar por lançar e lançar como deve ser está aqui.
Well done Google 🙂
Well done ?!?!?!
Quer dizer, a uns dias do lançamento e só agora é que descobrem o bug…?
Somos todos beta-testers, e as empresas c@g@m-se bem para nós…
Mas já instalaste o 5.0? Se instalaste a preview6,entao sim, és beta tester porque a versão final não saiu. Falar mal só por falar…
Não percebeste, hoje em dia as empresas mandam cá para fora coisas “inacabadas” e depois vão-se fazendo os remendos à medida que aparecerem os “buracos” (que deviam ter sido reparados antes, pelo tão óbvio…), muitas vezes descobertos pelo utilizadores… e nesse entretanto o que somos ou fomos nós? Testers, ou não?
Deixem-se de mandar postas de pescada. Os bugs acontecem em todos os softwares e quem é programador sabe disso. Não somos todos beta testers, e é perfeitamente normal haver erros seja em software novo, seja em software testado durante anos. Há erros que se detectam logo e outros que só se detectam ao fim de algum tempo. Eu como programador posso não chegar a detectar um erro que um utilizador que necessite de uma utilidade especifica detecte mais rápidamente. para isso há os develop testers e para isso é que há actualizações… para corrigir o que pode ser corrigido. Pior era haver o erro e nem se preocuparem em resolver.
so que no android nc sao resolvidos, e ha bugs e lags que outros n tem
Atenção que não estou a defender nenhum OS em concreto, falei generalizado. No entanto, no android, ha sempre roms que podem resolver certos bugs. Eu tenho a Miui e sempre que há um bug, a própria xiaomi, no próximo update, tem quase sempre os bugs anteriores resolvidos. É preciso é haver sempre gente a dar a conhecer os bugs.
Para que adiar se ainda por cima era só num telemóvel? Faziam como a Apple, mandavam na mesma e a seguir mandavam uma emenda, que até podia ser pior que o soneto, mas numa posterior versão seria eventualmente corrigido.
Tipo isto:
http://www.neowin.net/news/google-rolls-out-android-444-after-buggy-bug-fixing-443-release
Olha que engraçado, uma comparação com a barracada do iOS 8 foi censurada… quais das regras dos comentárioseus terei transgredido? Aguardo esclarecimento do Pedro Simões.
Confirmo, na versão preview do lollipop que estou a correr ja tinha detetado este bug, cheguei a ter 117% e as outras app com 105 +/- 🙂 Mas nem sempre acontece…
O meu Nexus 7 aguarda há dias pelo Lollipop.