Tile View – Páginas lado a lado no Firefox
Com o aumento natural das definições dos monitores para resoluções sempre maiores, torna-se importante que o espaço que é disponibilizado seja melhor aproveitado. Passamos a poder ter mais janelas abertas e as que preferirmos termos sozinhas no ecrã têm mais espaço útil para nos apresentar informação.
Com esta ideia em mente, e porque por vezes necessitamos de consultar informações de dois sites em simultâneo, torna-se importante ter uma extensão que nos permita ter lado a lado dois ou mais separadores. Para o Firefox existe uma solução e dá pelo nome de Tile View.
Esta extensão vai dar uma nova vida útil ao vosso monitor de grandes dimensões ao permitir que coloquem lado a lado duas ou mais páginas web sempre que estiverem a usar o Firefox. A sua utilização é extremamente simples e permite que com um simples clique activem ou inactivem essa funcionalidade.
Depois de instalada, é necessário que a coloquem na vossa barra do Firefox. Por alguma razão estranha, o Tile View não é colocado de forma automática na zona de acesso, junto à barra de endereço, onde normalmente são colocados os outros ícones. Tudo se resolve com um clique direito na zona superior do Firefox e com a escolha da opção Personalizar. Depois só têm de achar e arrastar o ícone do Tile View para onde o pretenderem.
A partir desse momento podem começar a usar o Tile View. Cliquem no seu ícone e escolham a opção de arrumação das janelas que pretendem. Têm disponíveis 7 esquemas que podem usar para arrumar os vossos separadores.
Se optarem por clicar no ícone do Tile View vão activar de imediato o esquema que estiver definido por omissão. É possível em qualquer altura alterar esse esquema por omissão por outro qualquer que esteja aplicado. Um novo clique nesse ícone e tudo volta ao normal.
O Tile View tem uma função muito útil para estas situações e que permite que façam scroll sincronizado entre as diferentes páginas que tenham abertas. Esta é a melhor forma de comparar dados entre as diferentes páginas que tenham abertas.
O Tile View suporta quatro teclas de atalho que podem ser bastante úteis para quem está mais habituado a usar o teclado. A tecla F2 acciona a expansão da janela activa, a tecla F8 activa o modo de scroll sincronizado, a tecla o Tile View e a tecla F12 fecha o layout actual.
Nas definições do Tile View podem activar ou desactivar o aparecimento de algumas destas funções no menu de acesso.
Usem o Tile View para conseguirem ver várias páginas ao mesmo tempo e para compararem dados entre essas mesmas páginas. É uma extensão que vos vai permitir ocupar melhor o espaço nos vossos monitores e evitar que andem a saltar de separador em separador no Firefox.
O Tile View é suportado pelas versões do Firefox desde a 3.6 até às mais actuais. Nas mais recentes podem ter de activar o modo de compatibilidade de extensões.
Download: Tile View 1.5
Homepage: Tile View
Este artigo tem mais de um ano
boa cena. Sempre precisei mas nunca me dei ao trabalho de pesquisar. Obrigado Pedro
Alguem sabe se existe algum semelhante para o google chrome?
Fez-me lembrar o slipt e vsplit do vim 😀 Boa dica, até pode ser útil para comparar visualmente páginas, ou ler várias referências sobre o mesmo assunto sem andar a trocar de separador.
Já está instalado!
Com o win7 é possível com 2 janelas abertas fazer isto muito rápido atirando as janelas para a esquerda, direita ou topo. E não pesa enquanto mais 1 extensão no FF
obrigado. desconhecia esse truque
Mas não sincroniza o scroll.
É possível trocar as teclas de atalho?
Existem conflitos por ex com o Firebug: F12 abre o firebug enquanto o tile view deixa de ter qualquer acção com esta tecla.
Thx ^^
O Opera já traz isso de forma nativa.
O terminal/console Terminator faz o mesmo no Ubuntu.
http://packages.ubuntu.com/natty/terminator
heheheh esta é fraquita!!! É para pardais!!!
ESTA SIM, É UMA EXTENSÃO PODEROSA:
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/tile-tabs/
(com todo o respeito e consideração pelo autor do artigo! Não podemos conhecer tudo! e o artigo está muito bom!)
Merlin, é bem verdade, não podemos nem conseguimos saber de tudo. Mas, temos-vos a vós! 😀
Desafio: não queres fazer um post a explicar essa extensão? Publicas nos mesmos moldes do post do Pedro Simões e assinas o trabalho aqui no pplware.com, que te parece?