PplWare Mobile

CheckUp: Gestor de Performance & Hardware do seu Mac

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Joao says:

    Era mesmo um programa destes que estava a precisar.

  2. Symbiosis says:

    Já usei este programa no Leopard, dava imenso jeito, mas o problema é que pesava mais na RAM que o Safari 3 com 10 separadores abertos.
    Vamos ver se melhorou… 🙂

  3. Pedro says:

    Ce bien !!!

    Assim a 1º vista parece extremamente completo !!!

  4. jd says:

    É estranho mas no meu mac já à muito tempo quando o processo tá com bastante percentagem de uso apresentada no iStat Pro diz-me q o a temperatura do cpu atinge temperaturas de (113º essa foi a máxima) que pelo que andei a pesquisar no google desde que vi pela primeira vez achei absurda. alguma ajuda? Será que tenho de por pasta térmica no cpu?

    • Symbiosis says:

      Será que não viste a temperatura em Fahrenheit? 45ºC = 113F.

      • a Friend® says:

        Exactamente, ia dizer o mesmo, porque a essa temperatura se fosse em graus o normal era desligar logo, já que o sistema de protecção dos CPU’s acciona mais ou menos a essas temperaturas.

        Mas uma pergunta.. os coolers fazem barulho? Um dos sintomas de um Mac estar a aquecer é começar-se logo a ouvir os coolers.. que entram em “Full Throttle”

        • jd says:

          Eu também pensei que deveriam desligar por estar a tão alta temperatura mas nada.. apenas e tal como disseste.. as ventoinhas ligam a full throttle ao máximo a 6200 rpm e pronto.. nem gosto quando estou numa sala ou durante as aulas parece mal.. :/

          • a Friend® says:

            Então não é mesmo nada normal.

            O ideal é mesmo como já foi dito, desmontar e limpar os coolers. É mesmo muito fácil… meia duzia de parafusos, sai a tampa e está ali tudo à mão.. e não quebra a garantia.

            Se tiver tudo limpo e o problema persistir, garantia com ele… é o melhor. A temperatura deles ronda uma média de 55 graus a 2000rpm…então agora no inverno o meu até está a 40 graus.. 🙂

      • jd says:

        Está em graus celsius desde que comecei a usar 🙂 portanto não é disso.

    • José Olas says:

      Já limpas-te a ventoinha e o cooler?

      Tens de o fazer principalmente se trabalhas com o mac na cama! Eu a primeira vez que o limpei tinha 1 Cm (real) de lixo todo acumulado entre a ventoinha o o dissipador.

      • jd says:

        pois disso é que já suspeito. Abriste o mac então foi? eu já cheguei a abrir quando tive um problema e n me pareceu ter muito pó mas também já foi à muito tempo.

        • José Olas says:

          Sim…. Ja abri varios modelos é só sacar o manual tecnico ou algo parecido (abundam na net) e meter mão á obra… Aconselho vivamente a limpares de tempos a tempos, pois alem da performance que ganhas ( o processador quente fica mais lento) vais aumentar o tempo de vida do sistema.

          Usa isto também SMCFANCONTROL, um programa muito util para forçares e controlares a velocidade das ventoinhas.

          Mas o ideal é mesmo verificares se não existe pó acumulado pois o cooler dos macs é muito “apertado” e apanha muito pó.

          Abraços amigo

    • Symbiosis says:

      Aproveita para mudar a pasta térmica que faz bastante diferença, quando mudeia de pasta, consegui baixar 5ºC. Com a limpeza do dissipador e a mudança da pasta, o meu macbook passou dos 65ºC para 45ºC. 🙂

  5. Emannxx says:

    E para o Windows, temos o TuneUp Utilities (eu uso a versão 2011).

  6. Primax says:

    Parabéns á secção de “MAC” no pplware, tem crescido e sido útil.

    Nem sempre comento, mas sou leitor assíduo!

    • Vítor M. says:

      Obrigado. Mas ainda vai melhorar mail. É nossa intenção intensificar os bons posts Mac, principalmente à medida que vamos “aprendendo” mais sobre este mundo, como o fizemos em Linux e sobre tudo em Windows.

  7. Joninhas says:

    eu a pensar que o mac n precisava destas coisas….

    • Vítor M. says:

      De k? Não é o Mac que precisa, somos nós.

      Acho que é sempre necessário conhecer a máquina, por isso é que existem os painéis de controlo e gestão verdade?

      Estás a referir-te a que, concretamente?

  8. nuno says:

    Há algo deste género mas livre? 🙂

  9. atacha says:

    eu acho que sim, já se começam a ver softwares livres para mac, por muito que o steve trabalhos não queira 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.