Análise: ASUS EAH5870
O mercado dos processadores gráficos não está adormecido. Embora distante dos quentes confrontos de outrora o mercado apresenta constantemente propostas que elevam a realidade gráfica a níveis extraordinários. Recém chegada, a ATI Radeon HD5870 apresenta-se como a placa gráfica mais veloz de single GPU do mercado.
A ASUS disponibilizou-nos esta fantástica gráfica para que pudéssemos testar e apresentar-vos credenciais que tornam esta placa um "must have". Nesta review vamos avaliar o seu desempenho em relação ao modelo high-end da família anterior, a HD4870.
Esta placa gráfica foi bastante aguardada, criou bastantes espectativas e traz-nos algumas novidades, grande parte delas já enumeradas aqui no Pplware.
Contudo, os principais recursos são:
- Memória 1GB GDDR5
- Tecnologia ATI Eyefinity com suporte de 6 ecrãs no máximo
- Tecnologia ATI Stream
- Projectado para DirectCompute 5.0 e OpenCL
- AVT (Accelerated Video Transcoding)
- Compatível com DirectX 11
- Suporte para OpenGL 3.1
- ATI CrossFireX multi-GPU
- ATI Avivo™ HD
- Gestão dinâmica de energia com a tecnologia ATI PowerPlay
- DL-DVI, DL-DVI, DisplayPort, HDMI
- PCI Express 2.0
Apresentação
O modelo que recebemos, embora nos tenha sido fornecido pela ASUS, é um modelo genérico e é exactamente igual ao modelo que todas as outras marcas distribuem, pelo menos para já. É apenas identificado como sendo ASUS por ter um autocolante no dissipador. No entanto esta review não poderá ser totalmente considerada genérica pois, como exclusividade da ASUS, temos acesso a uma aplicação chamada ASUS SmartDoctor que permite fazer o Voltage tweak tal como é anunciado na caixa do bundle.
Dito pela ASUS, esta "exclusive voltage tweak technology" conseguirá um aumento de desempenho de até 17%.
Relativamente ao bundle que nos chegou, traz apenas o essencial:
- placa gráfica HD5870
- adaptador de alimentação Molex->PCI-E
- adaptador DVI->VGA
- ponte para crossfire
- CD com manual e CD com software e drivers
- guia rápido de instalação
- paralelepípedos de cartão para dar enchimento à enorme caixa
O bundle inclui também um cupão para adquirir (a partir de 03/Nov nos EUA ou 15/Dez na Europa) o anunciado Dirt 2 que, por alguma razão, foi retirado da caixa.
Galeria de fotos
Bundle:
[01] [02] [03] [04] [05] [06] [07] [08] [09] [10] [11]
Esta placa gráfica vem totalmente camuflada de série estando assim bastante mais protegida para os utilizadores mais descuidados. Como se pode ver (fotos 6 a 10) tem um cooler em todo o seu comprimento em linhas direitas e discretas e duas entradas um tanto ao quanto esquisitas e desapropriadas ao restante design (foto 9) fazendo lembrar a frente de um muscle car.
Na lateral tem duas ligações para a alimentação PCI-E e uma pequena saída de ar junto das ligações das bridge crossfire (foto 8). As suas interfaces para o exterior são duas portas DVI, uma HDMI e uma DisplayPort.
Aqui não está presente a por S-Video. Há muito que a uso, desde que comprei uma GeForce4 MX440 em 2003. Em casa tenho um modulador que me permite ver em todas as TV’s, além de ter um receptor IrDA rs232 em cada TV. Pena as novas gráficas já não trazerem S-Video mas… é a vida. A era digital tem de reinar!
Placa gráfica desmontada:
[12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21]
Olhemos agora para a gráfica desmontada. À primeira vista, dá a sensação que os componentes estão dispersos e o espaço não está bem aproveitado (foto 12, 13 e 19) porque, embora ainda não tenha referido, mas esta placa gráfica é enorme e por isso talvez pudesse ser mais pequena. É maior que a HD4870 em pouco mais de 3cm e tem tamanho semelhante à HD4870X2 e GTX295. À custa disso, até tive de tirar um disco rígido do sítio na minha caixa. Sou adepto de caixas de tamanho “normal” e cada vez mais estamos a assistir ao crescimento das dimensões que, a meu ver, está em regressão. Ah, uso uma Lian-Li PC7.
As memórias são GDDR5 Samsung (foto 16) e a sua frequência default é de 1250MHz (5000MHz DDR). Vamos poder ver abaixo, nas características, que a velocidade relógio que as memórias vêm de fábrica é de 1200MHz. Estamos portanto perante um modelo preparado para algum overclock.
Ao retirar o cooler reparei que a pasta térmica não estava nas melhores condições, ou seja, é possível observar (foto 15 e 16) uma zona, no centro do core, que tem a pasta térmica seca. É provável que essa seja a zona que mais aquece e por isso esteja mais degradada. De qualquer forma, não é normal que assim esteja em tão pouco tempo de vida. Sabemos também que esta placa gráfica passou por outras mãos antes de chegar a nós, portanto poderá não ter sido bem manipulada.
O cooler aparenta ser capaz de dissipar todo o calor na perfeição (foto 20 e 21). É de alumínio, tem uma base de cobre e é bastante maior que o cooler da HD4870 (até porque a HD5870 consome mais potência), tem 4 heat pipes (contra 2 da HD4870) e a ventoinha aparenta ser exactamente igual, silenciosa até 30% e a partir daí é um autêntico “tufão”, com ruído em tudo idêntico a um secador de cabelo. Existem ainda vários condutores térmicos para dissipar o calor das memórias e do circuito de alimentação (foto 13).
Comparação estética com a HD4870:
Software
Junto com a placa gráfica há um CD de software que inclui duas aplicações exclusivas da ASUS:
- ASUS SmartDoctor Esta ferramenta permite controlar na totalidade a placa gráfica. É possível obter informação acerca da temperatura, rotação da ventoinha, frequência de funcionamento, etc. É possível ainda alterar vários parâmetros tais como valores “alarme” para o sistema, valores de rotação da ventoinha a mudarem consoante a temperatura (ao estilo do ATI Tray Tools).Além de tudo isso, é uma ferramenta para overclocking que permite alterar as frequências do GPU e memória (tal como o CCC da ATI) e permite alterar a tensão ou Vcore de funcionamento do GPU, permitindo com isso o alcance de frequências mais elevadas (é a tal funcionalidade voltage tweak anunciada).
- ASUS GamerOSD Com esta aplicação podemos fazer captura de qualquer jogo que esteja a correr na máquina, quer seja captura de imagem, vídeo e até streaming de vídeo na rede local, apropriado para LAN Party ou outros eventos. É possível aceder ao stream a partir de um browser.
Características dos componentes
Tal como referi no início, o desempenho da HD5870 vai ser comparado ao da HD4870. Para isso, apresento as diferenças das características de ambas as placas gráficas:
Repara-se facilmente que a HD5870 tem uma grande diferença de consumo entre o valor máximo e o valor mínimo. Isto deve-se ao facto de quando a placa gráfica não está em uso (em idle), as frequências de GPU/MEM desde para uns ínfimos 157/300 MHz.
O sistema usado nos testes foi:
- CPU: Intel Core2Duo E8400 @ 4GHz
- Motherboard: Asus P5K
- Memória: 2x2GB G.Skill PC2-8000 PQ
- Disco: Kingston 64GB SSD V Series SSDNow
- Fonte: LC Power Arkangel 850W
- Sistema Operativo: Windows 7 Ultimate x64
- Drivers: ATI Catalyst 9.10
Vamos aos testes na página seguinte!
1 2
Este artigo tem mais de um ano
“A HD5870 revela-se mais quente em full load (82ºC contra 73ºC da HD4870)” – Pois estas gráficas convém meter sempre um cooler de jeito como o T-rad2. 🙂
Muito bom review! xD
Atenção que essa informação é relativa ao profile default de controlo de rotação da ventoinha, que raramente passa de 35%.
Para a pôr mais fresca? É só aumentar a velocidade de rotação, com recurso ao ATI CCC ou ao Asus smartdoctor… e temos um secador de borla 😀
Sem Dúvida é a melhor Gráfica e o dinheiro que estou a guardar para a montagem do meu DESKTOP com certeza que vai ter a ATI HD5870… =)(x
Excelente review!!!
Irá ajudar-me com toda a certeza a escolher a próxima gráfica para substituir a HD4850 😀
Grande gráfica e grande preço. Vou guardar isto para a próxima guerra PC vs Consola
PC é PC e consola é consola. Não confundas as coisas. Não esquecer de que o PC é para trabalho enquanto que para entretenimento temos consolas.
Os computadores não conseguem acompanhar a evolução gráfica dos jogos, porque para que isso fosse possível teríamos basicamente que andar a trocar de hardware cada vez que surgisse um novo NFS ou um novo GTA. Nas consolas isto não acontece porque as empresas de jogos não se podem esticar. No caso das consolas os jogos é que acompanham a evolução gráfica.
Cumps,
Manuel Rocha
na verdade permite-me discordar, todas as tecnologias relativas a jogos nascem no PC não na consola, e quanto a gráficos, tu com uma placa gráfica topo de gama fazes qualquer dono de consola chorar de inveja, a questão de isso ser dispendioso já é outra história, a consola leva vantagem em ser mais estável e previsível já que é um sistema fechado optimizado para jogos (e nesta óptica até percebo o que queres dizer).
Quanto à placa em si, é um caso a pensar para quem como eu anda a procura de placa gráfica ( se bem que no meu caso trocar para essa placa implica trocar de PC)
Quando te referes a que todas as tecnologias relativas a jogos nascem no PC referes-te ao desenvolvimento (programação) ou a que as tecnologias gráficas surgem nos PCs e só depois nas consolas? é que se for a última digo-te já que estás redondamente enganado pois muitos dos jogos e tecnologias têm todos eles surgido das consolas. Basta para isso olharmos para jogos como Crysis que revolucionaram o mundo dos gráficos nos jogos e surgiu em primeira mão nas consolas. Metal Gear Solid outro jogão que só muito depois surgiu no PC e no PC ficou-se só pelo primeiro.
O GTA surgiu primeiro no PC mas a grande revolução deu-se nas consolas. Por isso se queres jogar compra uma consola porque o PC é uma máquina de trabalho e não de entretenimento. As pessoas é que sempre idealizaram o computador como a melhor máquina de jogos o que na verdade não é porque se queres jogar em condições tens de desembolsar umas boas lecas para o fazer e ter cuidado com as compatibilidades enquanto que na consola já tens tudo testado e todo o hardware da consola está preparado para jogos e depois a empresa que desenvolve para lá um jogo está limitada o que não permite que se andem para ai a esticar como acontece nos jogos para PC. Isto é a mesma coisa que compararmos a estabilidade do sistema operativo da apple com o da microsoft. O da apple é mais estável porque é desenvolvido para um tipo especifico de hardware enquanto que o windows é desenvolvido de forma genérica e no final temos o resultado que temos. Consegues comprovar isto quando tentas fazer o hackintosh. O sistema da apple torna-se tão instável quanto o windows e muita das coisas por vezes não funciona. No mundo dos jogos é igual, quando compras um jogo para a PS3 tu sabes que ele vai correr lá, a num ser que a consola esteja avariada. Agora quando compras um jogo para PC tens 50% de conseguires jogar e outro tanto de não conseguires. Depois na percentagem de jogar ainda a podes dividir em 3 partes, isto é, a percentagem em que consegues tirar proveito porque tens uma máquina recente, a percentagem em que consegues jogar razoavelmente e ainda a percentagem em que jogas mas com uma qualidade gráfica horrível. Na consola os gráficos já estão optimizados e tu jogas na capacidade máxima gráfica e não te precisas de preocupar com nada.
Volto a dizer, queres jogar compra uma consola.
Cumps,
Manuel Rocha
Não é bem assim!
Não há duvida que uma consola é uma máquina para jogar, enquanto o pc serve para muitas outras coisas, e torna-se mais caro do que uma consola.
Mas a maior parte da tecnologia nasce no pc. A titulo de exemplo, a grá fica da ps3 é baseada numa nvidia 7800… Da xbox, idem. (O processador desta é um intel…)Na altura era uma boa gráfica, mas passados poucos meses foi largamente ultrapassada. Compara-a com o poder da placa em análise.
Mas o facto de não haver evolução facilita o trabalho dos programadores, que conseguem ao longo do tempo aprender a extrair o máximo da máquina.
No pc a evolução é constante, e tem sido muito rápida. Pelo contrário, tal facto, aliado ao variado leque de configurações prejudica o desenvolvimento do software.
Mas talvez mais importante que tudo isto, é a pirataria. Quando sai um jogo para pc, no dia seguinte quem o quiser de borla é só sacar. Nas consolas a coisa fia mais fino. E claro que as produtoras querem é lucro…
No meu caso trocar para esta grafica implica trocar de fonte de alimentação.
Dizes que Pc é para trabalho e consola para jogos! Discordo totalmente de ti! 80% do pessoal que tem melhores PCs em casa é precisamente para jogar e uma consola nem de perto ou de longe chega perto do detalhe e performance de um PC!
Nunca terás condições para ter uma consola com uma gráfica parecida com uma HD5870 ou gtx295 ao preço que as consolas estão hoje em dia!
Também discordo com o ( Manuel Rocha)Para mim Pc é sempre um Pc,vai da escolha de cada um, depende dos gostos,eu por exemplo tenho o meu pc equipado para Bombar alto em jogos,na altura que saiu a Ps3 por exemplo,preferi fazer um bom upgrade no pc e até a nivel de monitor com maior resolução e tal, e neste momento posso-te dizer que tenho uma Ps3 que comprei bem baratinha e que tem muito pouco uso,por causa dos preços dos jogos,eu só compro jogos no máximo até 15 Euros,só a tenho a funcionar com o Fifa 10 ultimamente ,então com o pc é sempre abrir com excelentes qualidades,para mim a única coisa que faz a diferença nas consolas e realmente ligares e jogares logo,não precisas de configurar os comandos nem gráficos(resoluções),agora em relação ao Post,já estive a ver testes desta Magnifica Gráfica,bem é uma bomba está (HD5870),em qualidade preço a ATI está sempre a frente sem duvida,agora só espero que a nível de drives não de problemas como cheguei a ter na minha,esse é o meu senão em relação a (ATI),é drives drives e mais drives, neste momento estou com uma Gráfica Ati Asus HD3870x2,mas finalmente já está estável faz algum tempo,sem problemas nem no Windows Vista Ultimate 64 ,nem Windows 7 ultimate 64,esperemos que esta(HD5870) não tenha grandes problemas no novo (SO),já agora fica outro contra nas consolas,onde está o DirectX11 LooL.Comp.
27W e Idle, muito bom.. e a quantidade de transistores tambem é grande face ao gt200 da nvidia..
Esqueceram-se de colocar PPLWARE por todos os lados na imagem 11
Lá vem a dor de cotovelo…
foi precisamente isso que eu pensei..
parabéns pelo artigo! está muito bom 🙂
Que mega placa… Qualquer dia não cabem nas caixas 🙂
ainda me lembro quando abri a minha 9800 GTX+
Cada vez maiores XD
Boa review interessante a acho que sucinta, apelativa ao utilizador curioso (o meu caso) e diria que também ao mais hard-core.
Excelente análise.
A placa tem uma óptima performance. Não admira que muitas máquinas sejam autênticas consolas.
Autênticas consolas? Muito mais que isso! 😀
Comparar um pc de jeito com qualquer consola não tem nada a ver.
Se puxarem pelos neurónios, e compararem o preço de qualquer consola, com o preço só desta placa, devem imaginar porquê.
Tou mesmo a ver o crysis a 70fps numa consola. Lol
Faltou referir que a tsmc tem problemas com o fabrico a 40nm, a ponto de haver falta de placas e a amd ter aumentado o preço:
http://www.clubic.com/actualite-308474-tsmc-rendement-40nm-mauvais.html
http://www.clubic.com/actualite-308210-amd-radeon-hd-5850-prix-hausse-directx-11.html
Grande post….Mauis um grande review do Sr. Cura.
Quando fizer um upgrade deverei ter esta potencia da tecnologia em consideração…
Teste 5*, mas e 3d – alguém já jogou, alguém tem equipamento para isso? Um teste era bem… fiquei um bocado surpreendido nos drivers da nvidia ao ver que tantos dos jogos ditos “3d”, afinal não o eram tanto (e não falo dos Doom, Duke Nukem 😉 ).
…é o futuro!
O futuro será contruir uma grafica com o potencial desta mas em metade do tamanho….Para evitar as nossas actuais torres enormes.
artigo muito porreiro 🙂
assim ja fiquei a conhecer esta beleza e so chego a uma conclusao: melhor que esta placa, só mesmo duas 5870! xD Para quando um teste em crossfire??? =P LOL
Obrigado my friend!
Sem dúvida que seria assombroso testar duas máquinas destas juntas. Talvez para quando houver novidades por parte da NVIDIA com o Fermi GT300 :p
Este novo bicharoco da ATI é do melhor…
Eu tenho desde Abril uma HD4890 e estiou muito satisfeito !! Sempre tudo a topo!
Incrível, não param de nos esmifrar dinheiro todos os anos, o que vale é que a malta do PC vai buscar o dinheiro que derrete em hardware em jogos pirateados…
Se comprasse jogos já tinha optado por uma consola next gen e pelo menos por 5 anos (a Sony fala em 10) tinha jogos optimizados para o hardware!
Muito bom teste.
Eu tenho é um pequeno problema tenho uma HD4670 com saida svideo e não consigo por as Tvs a bombar.
Tem uma informação errada, 2,15 Mil Milhões de trasistores, e não 2,15 Biliões…
ia precisamente apontar essa correcção
Precisamente. Têm razão. O sítio de onde tirei a informação tinha “956 M” para a 4870 e “2.15 B” para a 5870, daí ter sido induzido em erro. Vai ser corrigido.
Obrigado aos 2.
É impressão minha ou 2,15 Mil Milhões é igual a 2,15 Biliões ?!
Não percebo onde está o erro ?!?
Repara que:
1 000 000 = 1 milhão
1 000 000 000 = mil milhões
100 000 000 000 = cem mil milhões
1 000 000 000 000 = milhão milhão? não, é bilião 🙂
É giro a foto de comparação de tamanho entre a HD4870 e a HD5870, a ultima é absolutamente um canhão.
Tenho uma 9800GTX e estou a pensar qualquer dia trocar, mas vou esperar pela concorrência.
Para quem quer o melhor agora, é uma excelente compra a nível de performance, poupança na luz, e preço. Quem poder esperar pelas novidades da Nvidia só faz bem, vai ser giro ver a Nvidia pisar os preços da ATI como tem feito ao longo destes 2 anos.