PplWare Mobile

Análise: ASUS EAH5870


Autor: Hugo Cura


  1. Shadow says:

    “A HD5870 revela-se mais quente em full load (82ºC contra 73ºC da HD4870)” – Pois estas gráficas convém meter sempre um cooler de jeito como o T-rad2. 🙂

    Muito bom review! xD

    • Hugo Cura says:

      Atenção que essa informação é relativa ao profile default de controlo de rotação da ventoinha, que raramente passa de 35%.
      Para a pôr mais fresca? É só aumentar a velocidade de rotação, com recurso ao ATI CCC ou ao Asus smartdoctor… e temos um secador de borla 😀

    • João Costa says:

      Sem Dúvida é a melhor Gráfica e o dinheiro que estou a guardar para a montagem do meu DESKTOP com certeza que vai ter a ATI HD5870… =)(x

  2. Nilton says:

    Excelente review!!!

    Irá ajudar-me com toda a certeza a escolher a próxima gráfica para substituir a HD4850 😀

  3. viperbruno says:

    Grande gráfica e grande preço. Vou guardar isto para a próxima guerra PC vs Consola

    • Manuel Rocha says:

      PC é PC e consola é consola. Não confundas as coisas. Não esquecer de que o PC é para trabalho enquanto que para entretenimento temos consolas.

      Os computadores não conseguem acompanhar a evolução gráfica dos jogos, porque para que isso fosse possível teríamos basicamente que andar a trocar de hardware cada vez que surgisse um novo NFS ou um novo GTA. Nas consolas isto não acontece porque as empresas de jogos não se podem esticar. No caso das consolas os jogos é que acompanham a evolução gráfica.

      Cumps,
      Manuel Rocha

      • fernando says:

        na verdade permite-me discordar, todas as tecnologias relativas a jogos nascem no PC não na consola, e quanto a gráficos, tu com uma placa gráfica topo de gama fazes qualquer dono de consola chorar de inveja, a questão de isso ser dispendioso já é outra história, a consola leva vantagem em ser mais estável e previsível já que é um sistema fechado optimizado para jogos (e nesta óptica até percebo o que queres dizer).

        Quanto à placa em si, é um caso a pensar para quem como eu anda a procura de placa gráfica ( se bem que no meu caso trocar para essa placa implica trocar de PC)

        • Manuel Rocha says:

          Quando te referes a que todas as tecnologias relativas a jogos nascem no PC referes-te ao desenvolvimento (programação) ou a que as tecnologias gráficas surgem nos PCs e só depois nas consolas? é que se for a última digo-te já que estás redondamente enganado pois muitos dos jogos e tecnologias têm todos eles surgido das consolas. Basta para isso olharmos para jogos como Crysis que revolucionaram o mundo dos gráficos nos jogos e surgiu em primeira mão nas consolas. Metal Gear Solid outro jogão que só muito depois surgiu no PC e no PC ficou-se só pelo primeiro.
          O GTA surgiu primeiro no PC mas a grande revolução deu-se nas consolas. Por isso se queres jogar compra uma consola porque o PC é uma máquina de trabalho e não de entretenimento. As pessoas é que sempre idealizaram o computador como a melhor máquina de jogos o que na verdade não é porque se queres jogar em condições tens de desembolsar umas boas lecas para o fazer e ter cuidado com as compatibilidades enquanto que na consola já tens tudo testado e todo o hardware da consola está preparado para jogos e depois a empresa que desenvolve para lá um jogo está limitada o que não permite que se andem para ai a esticar como acontece nos jogos para PC. Isto é a mesma coisa que compararmos a estabilidade do sistema operativo da apple com o da microsoft. O da apple é mais estável porque é desenvolvido para um tipo especifico de hardware enquanto que o windows é desenvolvido de forma genérica e no final temos o resultado que temos. Consegues comprovar isto quando tentas fazer o hackintosh. O sistema da apple torna-se tão instável quanto o windows e muita das coisas por vezes não funciona. No mundo dos jogos é igual, quando compras um jogo para a PS3 tu sabes que ele vai correr lá, a num ser que a consola esteja avariada. Agora quando compras um jogo para PC tens 50% de conseguires jogar e outro tanto de não conseguires. Depois na percentagem de jogar ainda a podes dividir em 3 partes, isto é, a percentagem em que consegues tirar proveito porque tens uma máquina recente, a percentagem em que consegues jogar razoavelmente e ainda a percentagem em que jogas mas com uma qualidade gráfica horrível. Na consola os gráficos já estão optimizados e tu jogas na capacidade máxima gráfica e não te precisas de preocupar com nada.

          Volto a dizer, queres jogar compra uma consola.

          Cumps,
          Manuel Rocha

          • FG says:

            Não é bem assim!
            Não há duvida que uma consola é uma máquina para jogar, enquanto o pc serve para muitas outras coisas, e torna-se mais caro do que uma consola.
            Mas a maior parte da tecnologia nasce no pc. A titulo de exemplo, a grá fica da ps3 é baseada numa nvidia 7800… Da xbox, idem. (O processador desta é um intel…)Na altura era uma boa gráfica, mas passados poucos meses foi largamente ultrapassada. Compara-a com o poder da placa em análise.
            Mas o facto de não haver evolução facilita o trabalho dos programadores, que conseguem ao longo do tempo aprender a extrair o máximo da máquina.
            No pc a evolução é constante, e tem sido muito rápida. Pelo contrário, tal facto, aliado ao variado leque de configurações prejudica o desenvolvimento do software.
            Mas talvez mais importante que tudo isto, é a pirataria. Quando sai um jogo para pc, no dia seguinte quem o quiser de borla é só sacar. Nas consolas a coisa fia mais fino. E claro que as produtoras querem é lucro…

        • Diogo Guedezz says:

          No meu caso trocar para esta grafica implica trocar de fonte de alimentação.

      • PJviana says:

        Dizes que Pc é para trabalho e consola para jogos! Discordo totalmente de ti! 80% do pessoal que tem melhores PCs em casa é precisamente para jogar e uma consola nem de perto ou de longe chega perto do detalhe e performance de um PC!

        Nunca terás condições para ter uma consola com uma gráfica parecida com uma HD5870 ou gtx295 ao preço que as consolas estão hoje em dia!

        • Feli® says:

          Também discordo com o ( Manuel Rocha)Para mim Pc é sempre um Pc,vai da escolha de cada um, depende dos gostos,eu por exemplo tenho o meu pc equipado para Bombar alto em jogos,na altura que saiu a Ps3 por exemplo,preferi fazer um bom upgrade no pc e até a nivel de monitor com maior resolução e tal, e neste momento posso-te dizer que tenho uma Ps3 que comprei bem baratinha e que tem muito pouco uso,por causa dos preços dos jogos,eu só compro jogos no máximo até 15 Euros,só a tenho a funcionar com o Fifa 10 ultimamente ,então com o pc é sempre abrir com excelentes qualidades,para mim a única coisa que faz a diferença nas consolas e realmente ligares e jogares logo,não precisas de configurar os comandos nem gráficos(resoluções),agora em relação ao Post,já estive a ver testes desta Magnifica Gráfica,bem é uma bomba está (HD5870),em qualidade preço a ATI está sempre a frente sem duvida,agora só espero que a nível de drives não de problemas como cheguei a ter na minha,esse é o meu senão em relação a (ATI),é drives drives e mais drives, neste momento estou com uma Gráfica Ati Asus HD3870x2,mas finalmente já está estável faz algum tempo,sem problemas nem no Windows Vista Ultimate 64 ,nem Windows 7 ultimate 64,esperemos que esta(HD5870) não tenha grandes problemas no novo (SO),já agora fica outro contra nas consolas,onde está o DirectX11 LooL.Comp.

  4. João Ramiro says:

    27W e Idle, muito bom.. e a quantidade de transistores tambem é grande face ao gt200 da nvidia..

  5. Bill Brasky says:

    Esqueceram-se de colocar PPLWARE por todos os lados na imagem 11

  6. Pedro A. says:

    Que mega placa… Qualquer dia não cabem nas caixas 🙂

  7. Bruno says:

    ainda me lembro quando abri a minha 9800 GTX+
    Cada vez maiores XD

    Boa review interessante a acho que sucinta, apelativa ao utilizador curioso (o meu caso) e diria que também ao mais hard-core.

  8. Vítor M. says:

    Excelente análise.

    A placa tem uma óptima performance. Não admira que muitas máquinas sejam autênticas consolas.

  9. CarlosMC says:

    Faltou referir que a tsmc tem problemas com o fabrico a 40nm, a ponto de haver falta de placas e a amd ter aumentado o preço:
    http://www.clubic.com/actualite-308474-tsmc-rendement-40nm-mauvais.html
    http://www.clubic.com/actualite-308210-amd-radeon-hd-5850-prix-hausse-directx-11.html

  10. Gilberto Martins says:

    Grande post….Mauis um grande review do Sr. Cura.
    Quando fizer um upgrade deverei ter esta potencia da tecnologia em consideração…

  11. CarlosMC says:

    Teste 5*, mas e 3d – alguém já jogou, alguém tem equipamento para isso? Um teste era bem… fiquei um bocado surpreendido nos drivers da nvidia ao ver que tantos dos jogos ditos “3d”, afinal não o eram tanto (e não falo dos Doom, Duke Nukem 😉 ).

  12. Gilberto Martins says:

    O futuro será contruir uma grafica com o potencial desta mas em metade do tamanho….Para evitar as nossas actuais torres enormes.

  13. ricardo says:

    artigo muito porreiro 🙂
    assim ja fiquei a conhecer esta beleza e so chego a uma conclusao: melhor que esta placa, só mesmo duas 5870! xD Para quando um teste em crossfire??? =P LOL

  14. dajosova says:

    Este novo bicharoco da ATI é do melhor…

    Eu tenho desde Abril uma HD4890 e estiou muito satisfeito !! Sempre tudo a topo!

  15. BrunoG says:

    Incrível, não param de nos esmifrar dinheiro todos os anos, o que vale é que a malta do PC vai buscar o dinheiro que derrete em hardware em jogos pirateados…
    Se comprasse jogos já tinha optado por uma consola next gen e pelo menos por 5 anos (a Sony fala em 10) tinha jogos optimizados para o hardware!

  16. Raul says:

    Muito bom teste.
    Eu tenho é um pequeno problema tenho uma HD4670 com saida svideo e não consigo por as Tvs a bombar.

  17. FDAD says:

    Tem uma informação errada, 2,15 Mil Milhões de trasistores, e não 2,15 Biliões…

  18. Jaime Silva says:

    É giro a foto de comparação de tamanho entre a HD4870 e a HD5870, a ultima é absolutamente um canhão.

    Tenho uma 9800GTX e estou a pensar qualquer dia trocar, mas vou esperar pela concorrência.

    Para quem quer o melhor agora, é uma excelente compra a nível de performance, poupança na luz, e preço. Quem poder esperar pelas novidades da Nvidia só faz bem, vai ser giro ver a Nvidia pisar os preços da ATI como tem feito ao longo destes 2 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.