Virtual Wifi nativo no Windows 7
Provavelmente poucos de vós conhecem o termo Virtual Wifi, mas é um projecto que existe na Microsoft há alguns anos e que pretendia de uma forma fácil (recorrendo a software) virtualizar interfaces de rede sem fios.
Já foi falado há alguns anos aqui no Pplware neste artigo, mas era apenas e só uma ideia a crescer e a ser desenvolvida. Iniciada em 2002 e colocada em hibernação em 2006.
E eis que para espanto de muitos esta ideia foi introduzida no Windows 7.
Uma analogia, pouco conseguida eventualmente mas que ilustra esta ideia, é a da virtualização de sistemas operativos num sistema operativo base. Temos um controlador de sistema (o sistema operativo base) que gere e afecta recursos para os seus "filhos" (os sistemas operativos virtualizados) sendo que são estes que prestam os serviços.
A ideia por detrás deste conceito tem como objectivo permitir que estejamos ligados a várias redes sem fios usando apenas uma placa, ou permitir-nos que possamos tornar-nos parte de uma mesh wireless, ao mesmo tempo que também nós acedemos à rede, pois podemos tornar a nossa placa como um acess point.
Uma rede mesh, para quem não sabe é um conjunto de acess points com um comportamento particular, que para além de fornecerem acesso à rede aos utilizadores ainda servem de repetidores e de gateway para os acess points próximos, permitindo esta forma estender a dimensão de uma rede wireless sem ter de se preocupar com cablagens. Podem ler mais informações sobre redes wireless mesh na wiki
O processo de virtualização das interfaces wireless vituais é feito recorrendo a uma camada de software que faz a ligação entre o hardware e as ligações virtuais, permitindo que cada uma tenha acesso ao seu slot de utilização de hardware.
Tudo não passava de uma ideia que esteve a ser desenvolvida na Microsoft e que parou no tempo. Até que alguém resolveu dar-lhe vida e torna-la parte integrante do Windows 7.
Neste momento ainda não é possível ver nada em concreto no 7, mas de futuro (e num futuro bem próximo) vai ser possível ter acesso a ela. Estará tudo tratado do lado do Windows 7, o problema é apenas a falta de drivers que suportem esta nova funcionalidade.
E de que modo a Microsoft torna esta ideia acessível? Simples, torna obrigatório que os fabricantes de hardware forneçam drivers compatíveis de forma a poderem ter os seus drivers certificados e assinados pela Microsoft.
Pelo que foi para já avançado apenas será disponibilizado para já uma interface virtual, mas é um bom começo para que as redes sem fios possam começar a ter novas funcionalidades e novas capacidades.
Fonte: istartedsomething.com
Este artigo tem mais de um ano
Microsoft sempre á frente… Digam o que disserem é á custa da Microsoft que se tem evoluido. O .NET é disso um bom exemplo.
Cuidado com os erros ortográficos. “à” e não “á” nas duas situações em que o usaste.
Relativamente ao teu comentário, é uma mentira muito grande, se há coisas que a Microsoft fez bem foi a massificação do uso de PC’s (se bem que a meu ver a um custo muito grande, a perda de liberdade), de resto muita coisa já existe/existia, eles simplesmente como têm mais dinheiro a mostram com mais “abrangência”, o que não deixa de validar parte do teu comentário.
Mas à custa da Microsoft não evoluímos tanto como poderíamos ter evoluído, e quem quiser e souber ver e analisar, verá que essa é a realidade.
Neste tema, do Virtual Wi-Fi, realmente é um conceito super-interessante e ainda bem que introduziram algo novo e realmente útil! Parabéns.
…“à” e não “á” … sim eu sei, desculpa lá qualquer coisinha…
“…Relativamente ao teu comentário, é uma mentira muito grande,…”, para muitos pode ser mas para a restante (e inteligente) MAIORIA não é!
“…meu ver a um custo muito grande, a perda de liberdade…”, porque? Alguém te obriga a comprar Windows? Hoje em dia existem marcas que lançaram os seus produtos com Windows e Linux. Mas a verdade é que os que têm Windows apesar de mais caros são os mais vendidos com grande margem de diferença. Digam o que disserem mas a Microsoft é a maior responsável pelo avanço informático. E aqui não estou a falar apenas dos utilizadores, mas de todas as empresas informáticas que existem e que fazem disso o seu negócio. Microsoft não é só Windows e Office.
Ok, não te insultei, mas se achas que os teus argumentos são fundamentados dessa forma, “be my guest”.
Quanto ao Windows, sim. Obrigam-me a comprá-lo quando quero comprar um PC ou um Portátil, e (muito) raros são os casos em que posso escolher não ter o Windows.
Os teus argumentos pecam pela falta de informação. Obviamente que a Microsoft é responsável pelo grande desenvolvimento tecnológico a nível “doméstico” actualmente, mas isso não quer dizer que não possam ter feito mais.
Quando falo em liberdade não falo só em escolher comprar ou não, falo de toda a estretégia de marketing da Microsoft a nível de outros softwares como Visual Studio e Internet Explorer (se tiveres o vs2005 e instalares o ie8, deixa de funcionar o vs2005 e olá formatação), entre muitos outros que nem vale a pena enumerar porque vais passar pelo comentário sem o “ler”.
Se é nisso que acreditas, que a Microsoft é a “boa da fita”, tenho pena, mas se és feliz com isso, parabéns e boa sorte.
Eu felizmente consigo ver as coisas muito próximas do que elas são.
Convinha dizeres em que sistema operativo é que te acontece isso.
Tenho Vista Business, vs2005, vs2008, SQL Server 2005 professional,SQL Server 2008 professional, SDK para Windows Mobile 5 e 6, SQL Compact (Mobile), o Velhinho VB6, Crystal Reports (2 versões) e muito mais e tudo funciona lindamente mesmo depois do IE8 instalado! Desculpa qualquer coisinha. A Microsoft é a mais abrangente de todas, conta-se pelos dedos (se existir alguma), as empresas informáticas (software), que não trabalham com e para Windows.
Quando compras um PC ou um Portátil, se este tem Windows é opção do fabricante e não da Microsoft.
A Apple (que nem de perto está do mundo Microsoft) o que faz com os Mac? Tem um SO fechado que apenas corre no seu Hardware.
Como já disse a Microsoft não é só Windows e Office, é muito mais que aquilo que muita gente pensa e desconhece.
Desculpa lá qualquer erro ortográfico que tenha cometido.
@viperbruno é no xp
@hugo e tens tudo isso na mesma máquina, não é? 🙂
atira areia para os olhos que eu desvio-me, essa desculpa de que é culpa dos fabricantes é boa… e por falares na Apple, eles ainda são piores do que a Microsoft no que toca a liberdade, e eu não disse o contrário.
Para o teu “problema” do VS2005 e IE8:
http://dpotter.net/Technical/2009/05/upgrading-to-ie8-breaks-debugging-with-visual-studio-2005/
aos teus comentários, não vou acrescentar nada, do que foi dito por outros, porque tu és dos tais que gosta imenso de falar mal da MS, e já chegam ao cumulo de inventar mitos.
em resposta a tua pergunta feita ao Hugo, e só por uma questão de jogo, eu gostava de tentar acertar e dizer que ele é estudante e tem acesso MSDN.
Quanto ao post, e parecendo estranho é o que tenho menos a dizer:
Acho uma inovação espectacular, apesar de possivelmente não ser utilizada o utilizador ordinário diariamente, mas que por exemplo a mim que me acontece ter que sair da rede em que estou para entrar numa privada, depois voltar a sair… nem imaginam o jeito que me vai fazer.
@ADAO
Não sou dos tais que gosta de falar mal da Microsoft, não sou a favor de certas políticas praticadas pela Microsoft e não só.
Não tentes fazer de mim o que não sou.
Normalmente não comento este tipo de comentários, exagerados, quer para melhor ou para pior, exactamente porque depois querem fazê-los parecer que “dizem mal porque sim” ou “dizem bem porque sim”.
Comentei para explicar que a Microsoft não é um “mar de rosas” como o hugo queria dar a entender.
Tenho coisas mais importantes para fazer do que andar a tentar justificar o que tu no fundo sabes mas não queres admitir. 😉
Muito bom! 😀
Todos agradecemos a grandes marcas que desenvolvam novas tecnologias, independente da sua marca (Microsoft, Apple, etc etc) desde que seja sempre o utilizador a ganhar! 😉
Muito bom mesmo 😉
redes wireless, se não tiverem sempre a falhar vão dar mto jeito.
http://www.tagravado.com
Parece uma ideia muito interessante..
Alguém já viu isto a funcionar?
http://ultimasdofutebol.blogspot.com
A Pergunta que vou fazer não tem nada a haver com ligações wireless.
Fui ontem fazer um trabalho num escritório.
Havia uma calha com tomadas RJ45 fêmea que tinha as seguintes ligações (norma 568A):
1-branco verde;
2-verde;
3-branco laranja;
4-azul;
5-branco azul;
6-laranja;
7-branco castanho e castanho.
Do outro lado cravei fichas rj45 da mesma forma e liguei ao router.
Vi que as máquinas conseguiam comunicar entre sim, mas como tinha mais máquinas, estas então liguei-as a um sutch.
O problema é que as máquinas que estão ligadas ao router não comunicam com as do switch, e estas últimas não recebem IP do router.
Liguei um cabo (directo) do uplink do router a uma entrada do switch e nada.
Será que o cabo tem que ser cruzado.
Ajudem-me
Nuno,
É um HUB ou um Swtich? Será que a porta do hub/switch percebe que tem de se cruzar e faz isso de forma automática?
É boa ideia testares com um cabo cruzado e ver se funciona.
Norma 568A utiliza nomenclatura MARROM e não CASTANHO.
E você disse que esta crimpando os cabos, é isso?
Conheces a norma NBR 14465?
Se pudessem adicionar ao artigo um exemplo pratico da “Virtual Wifi” seria bom. Sem nomes, nem esquemas, apenas um simples exemplo na vida real para o comum dos mortais de como isso pode ser usado em nosso beneficio?
ja alguem experimentou o Wifi Metropolis? da para recuperar todas a password pre-defenidas de alguns routers, incluindo alguns da Meo.
se sim, digam se vale a pena.
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=wifimetropolis&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=&aq=f&oq=
Será fantástico pode estar ligado à eduroam com acesso à net e a jogar age of empires em rede co pessoal numa ad-hoc virtual! 😀 ehehe
Microsoft é demais.
Adorei esta nova função e será de muita utilidade na empresa onde trabalho.
Parabens a todos e ao pplware!!
bom fim de semana para todos.